20090414

Sinais de cansaço


O sono é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Quando descansado ele come melhor, brinca melhor, dorme melhor e assim sucessivamente.
Um erro muito frequente é segurar o pequenino acordado de dia para que tenha bastante sono a noite. Na verdade o cochilo da tarde é fundamental para que o bebê relaxe para conseguir dormir profundamente durante a noite, enquanto os pais dormem. Minha tia Bebo já dizia, "Bebê que dorme bem de dia, dorme bem de noite."
É recomendável que até os seis meses os bebês sempre tenham cochilos entre as mamadas e o horário de ir pra cama fica a critério dos pais embora seja altamente recomendável entre 7h e 9h. Se achar necessário pegue-o do berço e amamente mais tarde.

Quando colocar o bebê para dormir? Como sei que meu bebê está cansado?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos pais de primeira viagem e até mesmo de pais mais experientes.
Como o bebê não fala, ele utiliza o choro e a linguagem corporal para se comunicar. Conforme eles crescem vão assumindo uma maneira bem própria de demonstrar o cansaço, mas em geral, quando bem pequenininhos eles se comportam de maneira semelhante:
-bocejando
-coçando os olhos, nariz ou orelhas
-fechando os dois punhos (bebês até 4 meses mais ou menos)
-fazendo movimentos bruscos com as pernas e braços, como espasmos "Jerking movements". (bebês até 4 meses)
-resmungando
-ficam parados olhando fixamente para um ponto ou evitam os olhos da mãe.
Uma vez captados esses sinais, o ideal é os pais pararem imediatamente as brincadeiras e acalmar o bebê para ir para o berço ou moisés.
Se o bebê é colocado para dormir assim que apresenta sinais de cansaço, adormecem muito mais facilmente. Caso um desses sinais seja perdido o bebê pode apresentar sobrecarga ficando super estimulado e muito cansado. Nesse estado apresentam dificuldade para relaxar e cair no sono e choram.
Em muitos casos eles choram tanto como se estivessem com cólica.

36 comentários:

  1. Muito bom e elucidativo! Ah..se todos os pais respeitassem seus bebês,certamente teríamos adultos menos traumatizados.Mãezinhas,parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei, milha filha de 6 meses , apresenta tudo isso e quando ponho pra dormir dorme a noite toda, e antes eu ficava perdidinha nao recochecia os sintomas, depois que mudei ela dorme a noite toda, gostei das explicaçoes , PARABENS ...

    ResponderExcluir
  3. Olá, mamãe da Sandra!
    Não sei se vc ainda escreve neste blog, mas tentarei um contato.
    Gostei muito do seu blog. Nada como dividir experiências para ensinar e aprender sobre a tarefa de cuidar de bebês!
    Bento está com 5 meses e meio. Até os 3 e 1/5, ele dormia (no colo) a partir de 20:30h e raramente acordava antes do amanhecer, a não ser por uma fralda que vazou ou um super número 2! Ou seja, um sonho!
    Nos mudamos para uma casa onde tudo para ele era novo, desde o quarto até o colchão e o berço. No início ele estranhou, chorando bastante. Até que ele se adaptou melhor, mas tem dormido muito tarde (na minha opinião) para um bebê. Ele dorme entre 23:30-24h e às vezes acorda às 2h da manhã. Mas pior que o horário, é que ele começa a mostrar que quer dormir por volta de 22h e reluta e chora até dormir de exaustão às 24h quase. Detalhe importante: não consegui fazê-lo dormir sozinho à noite. De dia consigo, mas nem sempre. À noite só dorme no colo!
    Será que vc ou outra mamãe podem me ajudar?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola a minha filha estava assim tbm ela tem 2 meses eu to botando ela no carrinho e balanço e ela pega no sono nembseempre eu consigo botar ela no brrco pq o sono dela e leve!

      Excluir
  4. Meu nome é Adriana e tenho a Yasmin de 2 meses e meio, ela é muuuuito difícil de dormir, preciso de ajuda. Sempre a colocamos para dormir nos primeiros sinais de cansaço. Damos banho morno, depois mama no peito, mas ela não dorme sozinha de jeito nenhum. Ela dorme no peito, quando a coloco no berço ela acorda, pego, acalmo às vezes isso leva um tempinho e la dorme de novo, quando coloco no berço acorda novamente até que parece que o sono vai embora e ela desperta. Isso acontece todos os nas dormidas diurnas e também noturnas. Essa processo leva sempre mais ou menos 2 horas, até que ela dorme. Sei que esta tudo errado, mas ela não dorme de jeito nenhum, já não sabemos mais o que fazer, eu e meu marido estamos exaustos. Já tentamos deixar no berç chorando por um tempo e pegarmos depois, mas ela chora demais, fica roxa, acorda até o irmão de 6 anos e fica mais acorada ainda. Por favor precisamos muito de ajuda. Com quanto tempo posso deixar chorando no berço? Estou desesperada, ela dorme muito tarde e eu e meu marido não fazemos mais nada da vida. Help please!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      Comigo acontecia igualzinho nessa fase. Era desesperador. Dois meses não dormindo quase nada, o berço parecia que tinha espinho!! Visitei uma especialista do sono e uma consultora de lactação. Uma das coisas mais importantes que aprendi foi aprender a reconhecer os sinais de cansaço (aqui no post). Já a consultora me deu umas dicas boas para manter a bebê acordada enquanto mamava. Ela dizia para que eu tirasse minha blusa e a roupinha da nenem de uma maneira que tivesse contato pele com pele durante a lactação (se tivesse frio, colocava uma manta por cima da gente) e quando ela começava a adormecer, massageava o peito com a mão em punho empurrando o leite em direção ao mamilo. Dessa maneira a quantidade de leite que vai na boca do bebê aumenta e ele acaba ficando mais desperto. Mesmo que ela esteja adormecendo, ofereça sempre os dois peitos.
      O ideal é que, nessa fase, passem pouquíssimo tempo acordados, fazendo o seguinte ciclo: Acorda, mama, troca, brinca e volta a dormir.
      Comece de manhã, após mamar e trocar a coloque no chão pra brincar (com um ou dois brinquedos somente) para não ficar muito estimulada e fique observando. Assim que mostrar sinais de cansaço a pegue no colo por uns minutinhos e quando estiver bem molinha, quase dormindo ponha no berço. É legal fazer sempre do mesmo jeito, cantar a mesma musiquinha por ex. As vezes embrulhar no cueiro ajuda. Se ela só reclamar deixe, se começar a chora tente acalmá-la no berço antes de pegar fazendo aquele barulhinho SHHH! e acariciando-a. Se começar a chorar muito, pegue, mas antes tente por pelo menos 5 minutos, pode tentar po-la de volta quando se acalmar. Não tenha medo de deixá-la dormir bastante durante o dia, nessa fase quando mais eles dormem de dia, melhor dormem a noite.
      Espero que ajude
      Fabiana

      Excluir
    2. meu bebê não dorme sozinho nem que a vaca tussa.. to com os braços destruídos.Também não consegui colocar no berço que está ao lado da minha cama. Ele tem 4 meses e o que eu consegui foi deixar ele dormir comigo, assim eu posso dormir um pouco também. Se descolo dele um segundo ele acorda. Não sei o que fazer. Dormindo comigo ele vai de meia noite até meio dia, e mama sonambulo o tempo todo. Tento colocar p

      Excluir
  5. olá mamaes, meu nome é vanessa e tenho o Bernardo de seis meses e meio.. ele da muito trabalho pra dormir todas as noites, coloco ele pra dormir no colo logo nos primeiros sinais de sono, mas mesmo assim ele reluta e chora muito mais de uma hora até que dorme, ai coloco no berço e no maximo duas horas depois ele acorda.. Acorda geralmente tres vezes ou quatro na noite,dou o peito e ele dorme denovo. estou muito cansada e nao sei se devo tirar essas mamadas da madrugada e o que fazer pra ele dormir sem chorar.me ajudem!

    ResponderExcluir
  6. OLA AMIGA
    Meu bebe tem 5 meses, dorme as 9 e acorda a 1 hora direto mama e depois dorme ate que facil só que acorda de hora em hora ate as 5 ou 6 da manha estou ficando louca pois ja esou trabalhando. No livro Nana Nene diz que o treino para ensinar o bebe a dormir so pode ser feito a partir do 6º mes de vida. Da pra fazer antes pois não estou aguentando.
    Mariana

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha bebe esta com 6 meses, dorme pesado as 18:00 faço de tudo para ela ficar acordada, mas ela chora muito com tanto sono, acorda depois de 4 ou 5 horas para mamar e depois disso de 3 em 3 horas até as 6 h, volto a trabalhar brevemente e nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é Aline
    Que maravilha, eu não sou a única, kkkk!
    As vezes acho que vou enlouquecer e nem quero ver a cara do bebê de tão stressada.
    Ele TODAS as vezes que vai dormir, chora muitooooo e eu me stresso e fico muito exausta!
    Ele só dorme no colo e mesmo morrendo de sono reluta e o seguramos em pé para que veja a TV e se acalme, qdo vejo que está bem cansado deixo-o deitado para aninhar e ele começa a chorar, chorar, chorar, até dormir.... não sei mais oq faço.
    Me ajude!!!!

    ResponderExcluir
  9. oi,achei o que tanto procurava...me ajudem, meu bebe tem 9 meses e acorda duas ou tres vezes para mamar no peito. sera que passou da hora de comprir todas essas medidas. me ajudem, por favor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca passou da hora, sempre há algo que você pode fazer para ajudá-lo a aprender a dormir melhor.
      Eu diria que a primeira atitude poderia ser cortar as mamadas da madrugada. Ele não precisa mais delas. Dê antes de dormir e quando ele acordar.
      QUem sabe, quando ele chamar no meio da noite, o papai vai até ele. É mais difícil não dar o peito quando é você lá, cheirando a leite.

      Excluir
  10. o q eu faço, minha bb so dorme no peito, dou a chupeta mas num adianta muito ela chora, chora ate eu dar o peito novamenta, me ajude?? e tem mais qnd consigo dar a chupeta ela dorme bem pouco e logo acorda aos berros... me ajuda Meninasss Bjos ela ta com 2 meses e 4 semanas kkkk

    ResponderExcluir
  11. oi, meu nome e Raphaella e eu tenho a Beatriz de 1 ano e 10 meses e ate hoje ela nao dorme anoite toda.Ela acorda pelo menos 3 vezes para mamar e so quer dormir na minha cama, pra colocar ela pra dormir de tarde e muito dificil e ela nao toma mamadeira nem chupa chupeta.Por favor nao sei mais oque fazer pra ela dormir me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaella,
      O mais importante é que ela durma. O método que você vai utilizar é uma escolha sua, que vá de acordo com seus princípios. Quem segue holística diria que é assim mesmo e que vc deve continuar assim enquanto você tiver energia. Já os adeptos do "sleep trainning" (muitos dos métodos que cito aqui no blog) diriam que você tem que ajudá-la a aprender a adormecer sozinha mesmo que pra isso tenha que deixá-la chorando. Eu, particularmente, fico meio que entre os dois lados. Já tentei um pouco de cada, mas acho, hoje, que a melhor coisa é decidir e insistir no método escolhido.
      Tb amamentei minha filha até quase dois anos, mas fiz questão de não amamentá-la durante a noite. Se você e seu marido estão confortáveis com ela na sua cama, deixe, uma hora ela vai querer a cama dela, mas mamar durante a noite nessa idade já não é mais tão bom pra ela. É ruim pros dentes (pode dar cáries) e atrapalha o apetite durante o dia. Algo que me ajudou bastante foi colocar o papai mais ativo. QUando a estava desmamando, em vez de eu levantar com ela, quem ia era o pai e ele oferecia novidade como leite batido com banana, leite com chocolate etc. Aos poucos ela foi se interessando pelos novos sabores e nem quis mais saber de mamar.
      Com quase dois anos, sua pequena já entende muita coisa, dê um passo de cada vez, tente explicar pra ela que mamar só de manhã ou antes de dormir e que se ela acordar de noite não terá mamá. Quem sabe sem ganhar o mamá ela nem acorde mais.
      Quanto as dormidas do dia, tente passear de carrinho após o almoço, mesmo que ela não durma, ela pelo menos descansa um pouco. É normal algumas crianças perto dos dois anos não dormirem mais a tarde.
      espero que ajude,
      com carinho,
      Fabiana

      Excluir
  12. Oi pessoal!!!

    Tenho uma pequena de 1 mês que briga com o sono todos os dias, já ficou chorando por 3 horas antes de conseguir pegar no sono, não adianta colo, peito, berço, fico sem saber como agir, e meu marido falta chorar de dó. Li todas as teorias desse blog e amei.. já comecei hoje a mudar algumas coisas que estavam em desacordo. Mas será que ela é muito pequena? Como eram os filhos de vocês nessa fase? Como vcs agiam? Preciso de ajuda!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day,
      É normal os recém nascidos terem esses momentos de choro. As vezes eles ficam superestimulados, com sobrecarga e não conseguem desligar e dormir. A Sandra tinhas umas crises por volta das 6 da tarde e era dureza.
      Achei que ajudava ir no quintal onde estava batendo ventinho, outros ares, ajudava a acalmá-la.
      Dê uma olhada aqui no post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sabia-que-o-bebe-chora-de-sono.html
      Fique atenta aos sinais de cansaço e tenet colocá-la pra dormir imediatamente, mesmo que vc precise dar o peito, colo ou passear de carrinho. Nessa fase eles precisam dormir o tempo todo, praticamente só ficam acordados pra mamar e dormir.
      Pode ter certeza de que descobrirá maneiras de acalmar a sua pequena também. O comecinho é assim mesmo.
      Tenha paciência, tranquilidade e acredite nos seu instintos.
      parabéns pela nenê
      Fabiana
      PS. Criei uma pág no facebook para o Sono do Bebê, se quiser ouvir opiniões de outras mamãe me mande um email ou mensagem que repito seu post lá tb. https://www.facebook.com/SonoDoBebe

      Excluir
  13. oi meu nome é Loana e tenho a Lívia de 2 meses e 23 dias ela não dorme bem durante o dia meu Deus não sei oq fazer dorme qnd esta mamando coloca no carrinho berço ou cama e acorda durante a noite acorda umas 2 vezes e dai acorda as entre 6 e sete da manha e não volta a dormir sofro mto durante o dia com ela a noite eu sei que esta na fase dela dormir entre 4 horas e acordar porem ela esta assim eu dou mama as 23:00 e coloco ela para dormir as vezes ela acorda as 2:30 da manha e as 4:00 e depois as 6:00 e as vezes vai direto ate as 06:00 e depois ela dorme picado 30 minutos ela acorda muito durante o dia com o susto dela mesmo ela é mto agitada se assusta mto e tambem tem cólica as vezes alguem pode me ajudar? me adicionem no msn para trocarmos informações as vezes uma coisa que faço ajuda vcs e outras ajuda a mim vamos nos adicionar para conversarmos meu msn é nilofuscarini@hotmail.com é do meu marido eu não tenho mais fico sempre nesse obrigada

    ResponderExcluir
  14. Ola Mae de Sandra,
    tenho um menino de 3 meses e meio. Durante a noite ele esta dormindo bem, dorme as 20h e acorda entre 2h e 3h da manha e depois disso de 3 em 3 horas. O meu maior problema eh coloca-lo para dormir sozinho. Durante o dia é um sacrificio...tento coloca-lo no berco depois que vejo os sinais do sono, mas do nada ele se agita e comeca a chorar (a ponto de nao querer pegar a chupeta), minha duvida é se com essa idade eu posso aplicar o metodo da encantadora, de pegar ele, acalmar e devolver no berco? A noite eu dou banho e logo em seguida dou de mamar e geralmente ele adormece no meu peito...devo mudar? dar banho, deixar brincar e depois coloca-lo para dormir?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Ola tenho uma bebe de dois mesese tres semanas e a situacao chegou ao extremo, como nao tenho ninguem pra me ajudar dirante o dia malmente consigo me alimentar direito e a noite coloco a bebe no berco e tampo os ouvidos com algodao pra poder suportar o choro. Sei q estou doente e esta fase da vida q era pra ser tao boa tornouse um tormento, ja tentei tudo o possivel e hoje resolvi ler uns posts pela ultima vez pq ja nao tenho mais forcas. De dia o meu bebe dorme tres sonecas de 10 min de noitinha dou bainho e comeca o suplicio dorme soninhos de 15/20 min intercalando com mamadas e so adormece pesado as 4 da manha' acorda as 9 mais ou menos e nao dorme mais. Passa ,aistempo acordada e chorando do q dormindo e ainda li q neste periodo deveria dormir 15 horas' puxa q coisa, asvezes ela dorme no berco 20 minutos e acorda sorrindo pra mim axo q isso nao me deixa desistir mas algumas vezes ja arranqei meus proprios cabelos, tenho medo de nao conseguir recuperar a saude. Pelo menos sei q nao sou so Eu nesta situacao, este e um desabafo, desculpem.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas!!
    PriMonteza

    ResponderExcluir
  17. Acho bem legal essa troca de experiências. Em algumas situações na vida é muito importante entender que o que nos acontece também acontece com outras pessoas... Isso fortalece para continuarmos a lutar!
    Fazer nossos filhos dormirem não é diferente de outras situações. Estou também nessa luta de conseguir que meu bebê de 3 meses durma a noite toda! Não tinha problema com o sono dele, mas depois que ele precisou tomar um antibiótico por prevenção (contato com o primo diagnosticado com coqueluche) tudo mudou... Acho bem legal todos os métodos ensinados e tento praticá-los na medida do possível. Porém, não vi em nenhum comentário que a calma dos pais é essencial para a tranqüilidade do bebê. Por mais cansada que estivermos, nosso filho (a) não pode sentir isso... Um lar calmo com pais calmos ajuda muito durante esse processo. Percebo que essa é uma das grandes dificuldades. Ambos os pais precisam estar em harmonia durante esse processo... O bebê sente tudo!! Pratiquem a calma e verão que todo esse processo torna- se mais fácil e mais curto... Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá..
    tenho um bb de 8meses e meio...tenho que fazer ele dormir durante o dia e a noite tbm,pois ele nao dormi sozinho de jeito nenhum...Nao sei mais o que fazer,isso está acabando comigo..estou mto estressada e cansada...E ele tbm mama 2 ou 3 vezes na madrugada,e só mama no peito..estou tentando tirar as mamadas da noite mais ele nao pega mamadeira...POR FAVOR me ajudem...o que faço pra ele dormir sozinho e parar de mamar a noite????

    ResponderExcluir
  19. Olá..
    tenho um bb de 8meses e meio...tenho que fazer ele dormir durante o dia e a noite tbm,pois ele nao dormi sozinho de jeito nenhum...Nao sei mais o que fazer,isso está acabando comigo..estou mto estressada e cansada...E ele tbm mama 2 ou 3 vezes na madrugada,e só mama no peito..estou tentando tirar as mamadas da noite mais ele nao pega mamadeira...POR FAVOR me ajudem...o que faço pra ele dormir sozinho e parar de mamar a noite????

    ResponderExcluir
  20. ola..tenho um bb de 8 meses e meio..ele nao dormir sozinho de jeito nenhum nem durante o dia,ja nao sei mais o que fazer pra ele dormir sozinho..Ele tbm mama 2 ou 3 vezes de madrugada,estou querendo tirar as mamadas depois q ele dormi,mais nao consigo...POR FAVOR me ajudem..nao sei mais o q fazer...estou mto cansada e estressada

    ResponderExcluir
  21. Ola sou a mamae do joao manoel, tem 4 meses e mei. Ele dorme as 20hs e acorda as 6 hs da manha pedi para o pediatra se era normal.isso vai de cada rn e eu fui de sorte. Bjs e boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog, é excelente! Sou mãe de primeira e meu bebê Raphael de 1 mês e meio mama de 2 em 2 horas, parece um relógio, e chora muito para dormir, só dormindo com embalo. Sei que deveria deixar ele no berço chorando um pouco, mas dói e estou tão cansada que me denominei de mamãe zumbi. Sei que é normal e que o bebê e eu estamos nos adaptando a uma nova rotina de vida e que deve ser mais difícil para ele. Meu filho parece mamar pouco, por isso acorda tantas vezes seguidas, mas ele adormece e nada parece acordá-lo. Help! preciso colocar regras no bebê, mas principalmente em mim mesma!

    ResponderExcluir
  23. Estou com mesmo estou desesperada

    ResponderExcluir
  24. Poxa tb estou sofrendo com isso,minha bebe tem 3 meses e meio,ela chora sempre no mesmo horário a partir da 18:00 h grita muito de ficar rouca, e vai ate as 09:00,cochila,acorda e chora,nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  25. Meu bebe tem 2 meses nao dorrme e quando cochila fica o tempo todo se mexendo e reclamando dou remedios mais nao vejo sucesso estou desesperada

    ResponderExcluir
  26. ola sou mae de primeira viagem tambem e minha garotinha dorme bem desde dos 1 mes dela

    ResponderExcluir
  27. Ola a minha filha tem 3 meses ela dorme muito bem durante o dia,mas de noite ela nao dorme passa toda noite cosar nós olhos puxar os cabelos e fregar a rosto no meu peito.o Que e eu faço para ela começar a dormir bem de noite?SOS

    ResponderExcluir
  28. Ola,minha filha tem 3mes so dorme durante o dia de noite ela fica acordada e chorando......o que faço para ela dorme de noite?SOS

    ResponderExcluir
  29. Olá, minha filha tem 4 meses. Temos toda uma rotina durante o dia, nao mama no peito desde os 2 meses pois havia feito reducao de mama e meu leite era muito pouco. As 21h dou um banho e 21:30 a ultima mamadeira. Ja dormiu ate as 7 da manha mae de uns 40 dias pra ca acorda de 1 em 1 hora. So dorme com a chupeta e quando ela cai acorda chorando pra colocar de novo. Eu e meu marido estamos exaustos. Sera onde estamos errando? A chupeta e a unica forma de acalma-la ja que nao amamento no seio. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Meu bebê desde os dois meses dorme a noite toda, durante o dia faz os cochilos e por volta das 21hs dorme e acorda 7:30,uma bênção!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com