20090902

Metodos para ensinar o bebê dormir sozinho - Ferber :


É também conhecido como Ferberização ou deixar chorar.

O Dr. Richard Ferber propõe fazer com que o bebê durma sem nenhum auxílio como o peito, mamadeira ou a companhia da mãe. Ele sugere fazer a rotina habitual  com o bebê, dar um beijinho, dizer eu te amo/boa noite ou o de costume costume, mas não permanecer no quarto até que ele durma.


O bebê certamente irá chorar! Espere então 3 min, volte no quarto, não o pegue, não fique até que ele adormeça, apenas afague e saia do quarto novamente. Repita esse procedimento  até que o bebê consiga dormir sozinho. Nos dias subsequentes, aumente o tempo fora do quarto.

Deve-se fazer isso toda vez em que colocar o bebê para dormir inclusive nas sonecas da tarde.

Alguns pais usam variações deste método colocando uma cadeira ao lado do berço e afastando-a um pouco por dia até finalmente sair do quarto.

Há também o método progressivo em que aumenta-se o tempo fora do quarto de um em um minuto. Pode ser feito na mesma noite.

Outra variação é fazer isso apenas a noite e nas sonecas diurnas permitir que o bebê durma em qualquer outro lugar como no carrinho durante um passeio ou na cadeirinha do carro, no canguru ou de qualquer outro modo. O problema é que a variação do método torna a eficácia muito mais lenta pois é importante a consistência para que o bebê compreenda que está sendo deixado ali apenas para dormir. Por outro lado essas variações tornam o ato pscicologicamente um pouco mais suave para os pais que sofrem muito ao escutar o bebê chorar.


Na minha opinião pessoal esse é um método eficiente, meu preferido já que nenhum sem choro funcionou pra gente. Não conseguiria a deixar chorando e só voltar no quarto na manhã seguinte.

Temos uma babá eletrônica/ monitor com imagem o que considero fundamental quando se está utilizando desse método com bebês mais velhos pois pode-se ver se não ficaram em uma posição desconfortável no berço como por exemplo com um braço ou perna pra fora da grade ou se estão de pé ou sentados sem conseguir se deitar novamente.

Recomenda-se não iniciar essa abordagem antes do quarto mês.


Saiba mais sobre o Dr. Ferber
Quanto o bebê precisa dormir segundo o Dr. Ferber

Bibliografia: Solving your Child's Sleep Problems - Dr. Richard Ferber.  Bom Sono, ed. Relativa em português



53 comentários:

  1. Esse método é uma agressão ao bebês...
    Essa nossa cultura ocidental distancia sempre pais dos filhos.

    ResponderExcluir
  2. nao, nao tem agressao alguma. agressao é criar um bebe achando que é o centro do universo e deixarmos que ele controle quem vai dormir, quanto e quando. isso é o início da educacao de uma crianca.

    ResponderExcluir
  3. isso é um horror! como pode pensar q um bebe pensa em quem vai controlar?
    por isso as crianças americanas são loucas, por isso vemos tantos assassinatos nas escolas de la!

    ResponderExcluir
  4. Leiam mais galera antes de dar palpite!!! Isso é importante para impor limite às crianças! Mostrar que não há nada demais em dormir sozinho...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a favor! Os resultados valem a pena. Fiz com minha filhinha (hoje com 1 aninho) e ela dorme a noite toda desde a 9a semana de vida. Segui os princípios do livro Nana Nenê (Ezzo e Buckman) e da Encantadora de Bebês (Tracy Hogg) que ensinam um método semelhante desde o 1º. dia em que se chega em casa da maternidade. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Após 4 meses e meio e várias tentativas frustradas (outros métodos), exaustos e cansados, optamos por seguir o método de Richard Feber: ao fim de 3 dias o meu bebé deixou de dormir na minha cama, com luz acesa, a pedir mamar a cada 20 minutos e sem dormir mais do que 2 horas seguidas (sempre foi assim desde que nasceu), para dormir sozinho no berço dele, com a luz apagada, no quarto dele e em menos de 10 minutos após deitá-lo (após o seu ritual de deitar completo: com banhinho tomado, massagem executada, fralda limpa, mamar e muitos beijinhos de boa noite). Confesso que não foi fácil ouvi-lo a chorar os quinze minutos de espera a cada nova ida ao seu quarto, cortou-me o coração, chorei e meu marido teve que me segurar, mas hoje com ele a dormir em média 7 horas após cada mamada, das 9:00 da noite até as 10:30 da manhã, com apenas 5 dias após a implementação do método, tenho que dizer « I'm a belivier!» e o meu bebé está sem olheiras, feliz, risonho e visivelmente mais descansado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou tentando fazer esse metodo mas quando ele chora muito e fica desesperado, suado, ai não aguentei e fiquei lá...estou na duvida e não sei quanto tempo demora para ele acostumar... ele não chorará mais quando acostumar?

      aritroia@gmail.com

      Excluir
  7. estou no processo de deixar chorar...não está sendo fácil mas não vemos outra solução, senão ela vai ficar no meu colo o tempo todo.
    minha filha tem 5 meses e duas semanas...espero suportar mais um tempo para voltar aqui e dizer o quanto foi valido todo esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  8. Eu acabei de colher os frutos do controlled crying do Dr. Febber. Aqui na Inglaterra 'e o metodo considerado mais eficiente e deve ser feito soh a partir do 6o mes. Eu fiz com 7 meses e eu achei que nao ia funcionar, que nada pdia dar jeito na nossa situacao (eu com ela no colo o dia e noite todo) E funcionou! Eh facil atirar pedras qdo nao se esta passando por uma situacao extrema. Eu era contra o metodo, mas uma enfermeira aqui me indicou. Segunda ela, o bebe precisa aprender a dormir. Imagina vc depender de alguem sempre que quiser dormir! E tambem, uma mae mais descansada= bebe mais bem cuidado e feliz.
    Felfis, eu fui bem inconsistente, qdo chorava demais eu acudia e tambem comecei a nao fazer com as sonecas diurnas e agora, com 2 semanas ja funcionou! Um milagre. Meu bebe sempre teve problemas p dormir, desde recem nascida.

    ResponderExcluir
  9. Meu bebe não dorme sem colo de jeito nenhum e eu estou cada dia mais cansada! Não acho agressão, acho até bom q ele aprenda a dormir sem chorar tanto... vou começar hj

    ResponderExcluir
  10. Vocês até podem não achar agressão este método, mas o bebé ao chorar bem faz valer o seu ponto de vista... De outro modo, não choraria! Concerteza não chora de felicidade...
    Porque não dar colo enquanto eles pedem e querem? Daqui uns anos os vossos filhos vão querer vos ver pelas costas, e de certeza que não vão querer adormecer ao vosso colo. Esta fase tão linda nunca mais voltará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que absurdo... pelo jeito nao tem filho, deixar dormir sozinho e a melhor coisa, depois eles ficam espertos e mandam sim na gente! tem q impor limites sim nao tem nada de agressao... sem noçao

      Excluir
    2. Tenho um bebê de 10 meses que só dorme no colo, seja mamando ou não, mas tem que ser no colo sendo ninado. As vezes é sim muito cansativo, mas em nenhum momento passou por minha cabeça deixá-lo no berço chorando até adormecer. Vou ficar coladinha com o meu pequeno enquanto for necessário.

      Excluir
  11. Olá,
    Obrigada pelo seu comentário, imagino que outros leitores pensam da mesma forma, inclusive, eu era dessa opinião antes da minha experiência de mãe da Sandra.

    Você tocou num ponto importante. Sou a favor de dar colo aos bebês. Filhos, mesmo quando crescem, precisam de colo. Acho, inclusive, que as mães que estão satisfeitas com o método utilizado para ajudarem o bebê a adormecer devem ater-se a ele. Cada família funciona de um jeito assim como cada bebê. O importante é que pai, mãe e bebê estejam felizes.

    No entanto, alguns bebês que adormecem no colo ou sendo amamentados tem a qualidade do sono muito pior pois dormem menos horas e acordam durante a noite com muito mais frequência. Além disso o ato prazeroso de ajudar um bebê de 4kg, por 15 min, a adormecer no colo acaba por se tornar nada agradável quando o bebê começa a pesar 7kg e demorar mais de uma hora para dormir. Especialmente quando repetir esse ritual umas 5 vezes por noite se torna rotina.
    Somado a isso, o bebê cansado, com sobrecarga, acaba por ficar irritadiço, brincando pior e comendo pior. Dormir bem, para os bebês, é tão importante, quanto comer bem.

    Outra questão importante é a saúde física e mental dos pais que com a privação constante do sono acaba se deteriorando e tornando a qualidade do cuidado com o bebê pior.

    A situação que descrevi acima, foi o que vivi, e acredito que alguns leitores do blog estão passando por algo semelhante. O intuito do blog é justamente compartilhar essa experiência e dividir meu aprendizado dessa jornada com esses pais. Tornando, quem sabe, o dia a dia deles, um pouco mais fácil.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  12. Entendo todos os comentários, fui criado com o método do deixa dormir sozinho e acho que muitos dos que acham errado também, nem por isto eu quero qualquer mal para os meus pais e muito menos ficar longe deles, amo-os de todo coração e com os meus filhos faço o mesmo processo tenho um de 10 meses e outro de 10 anos e nenhum apresenta traumas, devemos enteder que criança, seja qual for, sempre quer passar dos limites impostos e nós na responsábilidade de pais "e não de amigos" devemos impor os limites para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fui fazer isso com minha bebe, assim q eu sai do quarto ouvi o barulho, cuidado isso pode ser perigoso, ela pulou do berço, não sei como, ela conseguiu se debruaçar e cair, graças a Deus nada de grave, apenas pontos no nariz

      Excluir
    2. Nossa, que susto!! Espero que sua bebê já esteja bem.
      Ótimo que você tocou no assunto, é sempre bom baixar o berço assim que o bebê aprende a ficar de pé e tirar a grade assim que começam a tentar sair.
      Nós usávamos uma babá eletrônica com imagem, mas várias mães ficam no quarto, as vezes sentadas ao lado do berço ou escondidas olhando o bebê.
      obrigada pela colaboração
      Fabiana

      Excluir
  13. Nosso bebê de um ano nos acorda várias vezes a noite querendo atençao.. E qdo deixamos chorar ele chora mais que 40 min de um choro sofrido e gritado.. Será que o método será util a ele?

    ResponderExcluir
  14. Quando minha bebê tinha um ano o sono estava ficando bagunçado, ela não queria mais adormecer sozinha e eu comecei a ficar no quarto com ela. Percebi que dessa maneira ela se acalamva e dormia mais rápido. As vezes, quando estava muito agitada,chorava bastante, ficava brava, mas eu ficava lá do lado do berço acalmando-a e explicando que ela estava ali pra dormir. Em cerca de uma semana ela se acostumou. Comecei então a me afastar aos poucos até que saí do quarto.
    Respondendo a sua pergunta, em teoria, a técnica funciona sempre, mas por experiência própria posso dizer que com o tempo só fica mais difícil. Quando eles começam a sair do berço é bem mais trabalhoso.
    Alguns autores afirmam que adormecer sozinho é uma habilidade que a criança precisa aprender, como comer e vestir-se sozinhos e que se até um ano ainda não o fazem recomenda-se usar alguma técnica para ensiná-los a dormir. Aqui dizem "sleep training".
    Acho que o importante é fazer algo que esteja de acordo com sua filosofia de maternidade, com seus princípios. Se for colocar o bebê na sua cama, o faça, se for ensiná-lo a dormir sozinho vá até o fim.
    Tente ser o mais consistente possível e insista até obter resultado. Desistir no meio faz com que todo o sofrimento tenha sido em vão.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tem 5 meses e hoje, no segundo dia que pratico o método Ferber, ela já dormiu sozinha, sem ficar nervosa. Fiz um ritual de mamada mais 10 minutos de acalanto e coloquei no berço acordada. Em 30 minutos, sem sofrimento, minha lindinha estava dormindo profundamente. Achei o método simples, prático e nada traumatizante!

    ResponderExcluir
  16. Cada um pensa de uma maneira; e eu nunca deixaria minha filhinha chorando. Não há nada demais o bebe dormir em colo ou mamando; a minha acabava pegando no sono mamando sempre, e quando desmamou, foi aprendendo aos poucos a dormir com carinho aconchegada em mim. Hoje faço bastante carinho, ela relaxa, deito com ela numa cama que tem em seu quarto e ela dorme rapidinho; a coloco no berço e dorme por 11 a 11h30 horas seguidas. Acorda só quanto tem incômodo: gases, dentes, resfriado.
    Faço a mesma rotina desde 2 meses de idade: começa um pouco antes das 19h00 com banho, leite (antes era no peito) e fico com ela no quarto ate dormir; por volta das 19h45 está dormindo. Mesmo com parentes em casa ou em viagem a rotina é a mesma.
    O problema é que muitos pais colocom o bebe para dormir quando estao exaustos e tarde. É consenso entre especialistas que a hora ideal é entre 18h30 e 20h00. Choram por excesso de cansaço, às vezes ambiente barulhento, etc... Conheço vários pais que colocam bebes e crianças pequenas para dormir na hora em que eles vão dormir - 23h00!!!!! BbÊs não são adultos e não fazem coisas de adultos. Além disso, há pais muito ansiosos, apressados, querem que o filho saiba tudo antes do tempo, dormir sozinhos, andar, ler.
    Se é para deixar chorando, como distinguir quando o choro é por dor ou incômodo? Neste caso, os pais que concordam em deixar chorar também deixam? Seguem vários link de textos interessantes:
    http://solucoes.multiply.com/journal/item/1
    http://solucoes.multiply.com/journal/item/3
    http://solucoes.multiply.com/journal/item/2
    http://www.maternidadeconsciente.com.br/artigos/nao-deixe-seu-bebe-chorando/
    http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=863&id_subcategoria=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esta sendo proibido que a criança durma no colo, cada um usa o método que acha melhor, ninguém é obrigado a fazer nada. Eu já fui baba de muitas crianças e agora vou ser mãe, cada família tem um jeito de ninar seus filhos. Acredito plenamente, que chorar um pouco antes de dormir não faz mal ao bebe. Pelo contrario, impõe a ele alguns limites, e essa criança tem menos chances de chorar sem motivos.

      Excluir
  17. minha filha esta com 2 meses , chora sem parar a madrugada toda, minha mulher parece um zumbe , por causa da privaçao do sono , ja chegou ate a dar um tapinha no bumbum quando ela fez xixi trocando a frauda , traumatizante esta sendo ter um filho , varias vezes escuto minha mulher falando q se arrepende de ter tido um filho , eu me apego esperando q no terceiro mes tudo passe , e por esse motivo digo q nao me arrependo , estou tentando este metodo e tenho q forçar minha mulher a fazelo , pelo nosso bem e pelo bem de nossa filha.
    muito doque eh dito aqui soa como brincadeira ou q tudo eh uma faze , mas nao eh , a privaçao e preocupaçao acabam com qualquer um , eu nao tenho mais um pingo de paciencia, minha esposa esta com depressao , ela mal consegue tomar banho , por este motivo estou escrevendo aqui , para q possa servir para outros pais e maes q se correm de culpa por fazer algo estupido a seu filho (A) por nao conseguir dormir , trabalhar, comer , tomar banho ou simplesmente assistir tv.
    tentarei o metodo e relatarei os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que vcs estão passando, nós passamos a mesma coisa com nossa filha e só quem passa por esta dificuldade, é que sabe o quão desgastante é um bebê novo e toda mudança de rotina que ele traz, por mais que o amamos e esperamos, nunca imaginamos as dificuldades que passaremos com a nova rotina, ainda mais quando nossos bebês não são sossegadinhos por natureza, que dormem a noite toda por conta própria, sem que façamos nada. Este método é ótimo, salvou nossas vidas! demoramos 2 meses para que nossa filha passasse a dormir sozinha de vez, pois por ignorância nossa, ela estava sem rotina e como aprendemos na marra com primeiro filho (!), assim que aplicamos este método, com perseverança, ela começou a dormir melhor e sozinha. Começamos quando ela tinha mais de 1 ano e graças a Deus, conseguimos que ela aprendesse a dormir sozinha, às vezes agora é preciso que fiquemos com ela no quarto até ela adormecer, falo para ela que estou sentada no sofá ao seu lado e deixo tudo escuro, para facilitar para ela pegar no sono. Boa sorte para vcs e que vcs consigam curtir sua bebê o mais rápido possível.abraços.

      Excluir
  18. estou fazendo isso todo dia esta funcionando sim eu sei que doi muto para nois mas vele a pena tentar nos tbm temos que viver nao da pra aguentar ficar com a crianca no colo o dia entero balancando...

    ResponderExcluir
  19. Aiiiiiiii gente minha filha tem 1 ano e 2 meses e ñ dorme sozinha ha não ser que der peito ou balance ela acorda de 1 em 1 hora e dou peito estou muitoooo cansada cada dia mais pesada não sei o que fazer, ainda ñ tentei o método pq acho que ela iria chorar demais ate pegar no sono e incomodar os viznhos me ajudem devo ou não tentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa escolher algum método, ser firme nele e esquecer os vizinhos. Eu tb tenho vizinhos, e tento ignorá-los. Uma vez um veio perguntar pq me bb chorou tanto, falei q é pq ele tem dificuldade com o sono, e ele partilhou q a dele tb tinha. Relaxa qto aos vizinhos. O q vc precisa é escolher um método, escolher com muita vontade de fazer, e fazê-lo. Boa sorte.

      Excluir
  20. minha filha tem 1 mes e meio e dorme comigo na cama tentei no inicio fazer com q ela ficasse no berço mais ela chorava muito, sem para ela tirava cochilos e era assim a noite toda pegava no colo ninava e devolvia ao berço e começava tudo de novo ela nunca dormiu mais de 20 minutos por estar muito cansada e debilitada resolvi coloca-la na cama comigo e assim ela dorme bem melhor porem se eu me levantar para beber uma agua pra qualquer coisa ela acorda e começa a gritar eu e meu marido já estamos bem cansados ela ñ dorme durante o dia e a noite só comigo e mesmo assim só depois das 00hs. ñ sei mais o que fazer ela chora sempre q me afasto nem no carrinho ela fica sem atenção, preciso muito mudar essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose,
      Sua bebê ainda é muito novinha, é normal isso que estão passando.
      Se você encontrar uma maneira mais confortável e segura (dê uma olhada em "dividindo a cama com o bebê aqui no blog) de dividir a cama com sua bebê, faça isso.
      Uma alternativa é colocar o berço no seu quarto, ao lado da sua cama para facilitar as coisas. Aqui na Austrália e na Nova Zelândia, recomendam dividir o quarto com o bebê até o sexto mês.
      Nessa fase quando mais descansado, melhor o bebê dorme, então certifique-se de colocá-la para dormir toda vez que vir os sinais de cansaço - tem um post aqui no blog sobre isso. Certifique-se de que ela esteja bem alimentada dê bastante mamá durante o dia, para poder aliviar um pouco a noite.
      Logo logo as coisas vão melhorar.

      Excluir
  21. Eu estou no 3° dia deste método, hj para minha surpresa meu filho de 16meses, após o almoco, falou nana e foi em direcao da cama, nem acreditei.... deixei ele no berco reclamou um pouquinho assim que eu sai, diria que menos de 1 minuto e nao foi choro. Tbém era contra estes metodos, o da Tracy Hogg nao funcionou qdo ele era mais novo, pois como mamava no peito foi impossivel. Este achei menos doloroso, pois vc sempre vai ver a crianca desde que ela continua chorando... Mas achei simples pois meu bebê nao usa mais chupeta e nao toma mais mamadeira ou peito antes de ir dormir, e já nao estava mais querendo ficar no meu colo para dormir tbém, sempre pedia para ir para cama, mas tinha dificuldade de pegar no sono. Aqui fiz assim o 1°dia a noite fui ve-lo em 3 minutos e depois a cada 5min, dormiu em 30 min. 2° dia fui a primeira vez em 5 min... e iria a proxima vez em 7min, mas ele adormeceu. Fiquei super satisfeita. Hj 3° dia aconteceu o que descrevi acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi
      Que bom!! Parabéns pelo seu esforço e obrigada por compartilhar.
      Fabiana

      Excluir
  22. Apliquei o método por apenas duas noites, pois em ambas a Marcela acordou as 2 da noite e praticamente não dormiu mais.... ficou em pé no berço esgoelando, já com a voz rouca e quando dormia com o método acordava dentro de 30/40 minutos já esgoelando de novo... também não consegui fazer ela tirar soneca no berço... ela chorou duas horas seguidas de dia e não dormiu nem um minuto... sequer deitou..depois do segundo dia, eu, quase deprimida com a situação, desisti do método e, sinceramente, tive uma das piores experiências da minha vida...
    voltei a acalmá-la no quarto, esperar ela adormecer e, nos primeiros dias após, o trauma da Marcela foi tal que tive que praticamente passar a noite toda no quarto com ela, pois ela me vigiava a toda hora para ver se eu estava lá mesmo...
    sentei no chão, ao lado do berço, e quando ela acordava, só susurrava para ela saber que eu estava lá mesmo... depois de uma semana, consegui deixar ela sozinha de novo no quarto e agora, depois de quase um mês, ela voltou a dormir de 20h até as 05h/05h30, acordando uma vez ou nenhuma durante a madrugada.
    Bem, tudo isso revela que não existe regra, cada família tem que testar o que funciona.... não é fácil, mas é incrível como a risada e as palavrinhas da criança tem um poder fantástico sobre nós mães! Como me derreto cada vez que veja ela acordar e estender os bracinhos para sair do berço...! Encho ela de beijos e vamos vivendo, dia após dia..
    Bem, essa foi a minha experiência..
    Sorte (grande) de que tem sucesso com o método já no segundo ou terceiro dia...
    Para mim não deu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você descreve deu sim, só que de uma maneira diferente do método Ferber. QUe bom que você encontrou uma maneira mais tranquila e que funcionou.
      Obrigada por compartilhar. :)

      Excluir
  23. Oi Flor!!! É a segunda vez que leio seu post pra me dar coragem hehe. A primeira foi pra fazer meu bebê dormir a noite toda, pois ele acordava d 2 em 2 h e queria mamar, mas ele já tinha 7 meses.Daí apliquei o método q funcionou, mas toda x que viajamos ou q ele fica doentinho tenho q repetir tudo. Mas minha maior luta agora é c o sono da tarde. Ele já está com 10 meses e reluta muito e quando o fazemos dormir ninando ou mamando no peito (ele n pegou mamadeira), ao colocar no berço ele acorda já aos berros. Preciso de coragem p aplicar o metodo d dia, mas meu coração anda mto amolecido.

    ResponderExcluir
  24. Eu também sempre achei as sonecas do dia bem mais difíceis. Se ele adormecer mamando ou sendo ninado, espere um pouco para colocá-lo no berço, até ter certeza de que ele já entrou no sono profundo.
    Acho que só devemos mesmo iniciar o processo com total segurança.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. MEU FILHO TEM 8 MESES, E ELE DORME SOZINHO NO QUARTO DELE DESDE QUE NASCEU, ELE É SUPER INDEPENDENTE, ELE NÃO GOSTA NEM DE MAMAR NO COLO, É PRECISO DEITA-LO NO BERÇO,AI ELE MAMA LARGA A MAMADEIRA E ELE POE A CHUPETA NA BOCA E DORME. NÃO É AGRESSÃO NENUMA COMO COMENTARAM AI, ISSO FAZ BEM PRA FAMILIA TODA, POIS EU E MEU MARIDO DESCANSAMOS MAIS, E ESTAMOS MAIS DISPOSTOS A BRINCAR COM ELE. NÃO FICAMOS EXAUTOS.COMO A MAIORIA DOS PAIS FICAM POR PEGAR NO COLO PRA DORMIR E FICAR BALANÇANDO. É PESSIMO PRA CRIANÇA, E PRINCIPALMENTE PARA OS PAIS.

    ResponderExcluir
  27. Mães chorar faz bem para o pulmão, não faz mal deixar a criança chorar um pouco no berço, se ela estiver alimentada e sem dor, provavelmente é manha, para vc pegar no colo. dor não passa no colo da mãe!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Estou com um bebê de 3 meses e 1/2, mas li que o método Ferber só deve ser aplicado a partir do 4 mês. Por favor, gostaria de saber o porque, pois estou prestes a iniciar o treinamento no meu pequeno que só dorme mamando ou sendo sacudido ou embalado, mas já não aguento mais as minhas costas, já que ele está com 6Kg. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. olá! tenho uma linda bebê de 8 meses, que sempre dormiu bem, dormia as 20:30 até as 6:30...dormia no berço sozinha...mas faz uma semana que ñ quer dormir...se debate e chora muito, mesmo limpa de barriguinha cheia e sem dor(eu acho pelo menos), ela fica com sono no horário de sempre mas parece q não quer dormir...parece que tem MEDO do berço...e quando engrena no sono ñ tem o q faz para, nem colo, nem carrinho, bebê conforto berço minha cama...estou exausta já...tentei o método uma noite e ñ aguentei! ela chorou por 15 minutos, estava até sem voz já...ñ consigo identificar o q a fez mudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Passei por algo semelhante nessa mesma fase. É muito difícil mesmo, mas acho que não se deve tentar nenhum método de "deixar chorar" se der para insistir por pelo menos uma semana. Deixá-los chorar é contra intuitivo e ficamos todos estressados, por isso considero super importante ler bastante sobres os métodos para ter mais segurança e consequentemente ser mais consistente. É super importante ser consistente para o método funcionar.
      No entanto não se sinta culpado por esse 1 dia. Eu também falhei algumas vezes, escrevi aqui no blog alguns desabafos.
      Uma das causas da mudança por ser "ansiedade de separação" é aquela fase que começam a chorar quando saímos de perto. Segundo os psicólogos é quando entendem que a mãe e eles são duas pessoas diferentes. Se sua linda estiver passando por essa fase, uma dica é pedir para o papai colocá-la para dormir. (muitas vezes é mais fácil separar do pai). Outra é colocar um "objeto de transição", bichinho de pelúcia ou peça de roupa junto com ela toda vez que ela for dormir. http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/07/objeto-de-transicao.html
      Outra opção é colocá-la para dormir no seu quarto ou até mesmo na sua cama.http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/08/dividindo-cama-com-seguranca.html
      O importante é que ambas durmam e encontrem a solução que melhor funciona para sua família.
      PS. Criei uma pág pro sono do bebê no facebook https://www.facebook.com/SonoDoBebe Se quiser que seu comentário seja publicado lá para ser comentado por outras mamães, me mande um em-mail.
      Beijinhos e obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  30. Ola, tenho uma bebe de 4 meses que nunca me deu trabalho para dormir anoite, qndo estava gravida li o "nana nene" minha filha com 1 mes e 1/2 dormia a noite inteira, e mama no peito!
    MAS ela sempre me deu um pouco de trabalho para dormir durante o dia.. ja tentei um tanto de coisa pois trabalho de casa e nao posso ficar ninando nenem ou dando peito, meu sonho è que ela deite no berço e durma, e as vezes estou com cliente e ela berrando do berço, è horrivel! estou em processo de deixar chorar e parece que cada dia ela chora mais! mas pelo oque li aqui eu acho que estava fazndo algo errado pois quando eu voltava no quarto para acalma-la, batia na bundinha e ela ia fechado os olhinhos eu ficava ate ela dormir pelo oque li aqui, eu acho que esta errado ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acho que o sonho de toda mãe é que eles deitem no berço e durmam. rs Infelizmente apenas uma minoria tem essa sorte. Até mesmo bebês que dormem super bem e adormecem sozinhos as vezes choram antes de adormecer. Tudo depende de quão excitados estão, dos estímulos que tiveram durante a manhã etc.

      Não acho que exista "fazer errado", descrevi diferentes técnicas de que tomei conhecimento aqui no blog. Passei por diferentes fases, desde dormir com o bebê na nossa cama a deixá-la chorar para adormecer sozinha. O que existe e o que funciona pra você e sua família. Só acho que é muito importante que você seja consistente, faça sempre do mesmo jeito toda vez que for colocá-la pra dormir, somente assim eles "aprendem", associam que o que está sendo feito é para ajudá-los a dormir.

      Se você acha que com tapinhas no bumbum ela dorme melhor e mais rápido do que sozinha, faça isso, não há necessidade de deixá-la chorar antes. Mas se quer ensiná-la a adormecer sozinha é melhor que faça o oposto, primeiro dê tapinhas e quando ela estiver quase dormindo você sai do quarto. As vezes assim ela nem chora.

      Confie nos seus instintos, tenha paciência e persistência e dará certo.
      Obrigada por visitar o blog
      Fabiana
      PS.
      Curta nossa pág no facebook https://www.facebook.com/SonoDoBebe
      Se quiser colocar perguntas ao público me mande um mensagem que publico no blog.

      Excluir
  31. obrigada pela resposta! o seu blog tem me ajudado muito. tenho passado por algumas situações que tem me feito buscar ajuda..nós mães as vezes só precisamos mesmo è saber que nao estamos sozinhas e que nosso filho não é o unico que da trabalho! rs.. quero sim tentar de tudo e nao desistir, quero que a Gabi seje independente sim, isso è bom pra ela e pra mim! agora meu unico problema é fazer com que meu marido concorde comigo nas minhas desicoes.. pq ele nao procura ajuda mas tb acha errado td que eu fasso, principalmente deixar chorar. e pra mim, pior do que ouvi-la chorar è não ter o apoio dele as vezes afff.. ô vida! rs
    -Marcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella

      Toda vez que ouço que o blog, de alguma maneira, ajuda outras mães. Só quem cuida o dia inteiro de um bebê sabe quão árdua é a maternidade.

      Espero que o blog te ajude a juntar ferramentas para criar o método que melhor atenda as necessidades da sua família.

      Tente, na medida do possível delegar um pouco do cuidado da Gabi para o papai, tente deixá-la um dia inteiro só com ele, tire leite se precisar, deixe-o se virar para pô-la pra dormir, dar banho, trocar etc QUem sabe assim não desperta um pouco de interesse por leituras que podem facilitar um pouquinho a vida de vocês.

      De qualquer maneira, acho que é super importante que você tenha apoio em casa. Ouvir nosso bebê chorar é muito difícil, fazer isso sozinha é um desafio e tanto, mexe demais com todas as emoções.

      Se cuide e tente descansar
      com carinho
      Fabiana

      Excluir
  32. Esse método serve para bebê de 1 ano e 3 meses?

    ResponderExcluir
  33. Em teoria serve sim, mas eu, particularmente, achei bem mais difícil aplicá-lo com minha filha já nessa idade. De qualquer maneira já ouvi de muitos pais que é mais fácil ensinar a criança a adormecer sozinha quando elas são mais velhas e conseguem entender que você o está deixando ali para dormir.

    Eu diria que tudo depende da personalidade da criança e da sua persistência.


    ResponderExcluir
  34. Vou tentar esse método, porquê sofro muito com dores terríveis na coluna por conta do peso do meu bebê, que tem 1 ano e 1 mês e quase 14kg. Então ninar ele antes de dormir por mais de 5 minutos significa crise de coluna. Mas também já tentei deixa-lo chorando e sai do quarto e não funcionou, ele chorou de um lado e eu de outro. Mas também só tentei uma vez. Vou tentar esse método de coloca-lo no berço, após um banho, uma mamadeira, pra poder criar uma rotina e em seguida sair do quarto e voltar a cada 5 minutos caso ele chore. Espero conseguir. O fato não é que ele acorda várias vezes durante o sono, porquê ele dorme a noite toda, em média 8 a 9 horas seguidas. A questão é que ele só dorme se eu acalentar ele nos braços. Eu amo fazer isso, mas minha coluna não suporta o peso. (Conceição/Recife-PE)

    ResponderExcluir
  35. Sandra, vou começar com algum método pra minha bebe de 5 meses dormir sozinha, o que eu faço quando ela começar a despertar durante a noite? Espero ela chorar bastante para acalmá-la ou já posso pegar quando começar a resmungar?

    ResponderExcluir
  36. Amigos comecei hoje a deixar meu bebe chorando para ele entender que esta na hora de dormir. ele ficou por 40 minutos chorando. mas no fim acabou dormindo.temos de ter paciência para ensina-los.Na hora que eles choram o coração pede para parar...

    ResponderExcluir
  37. Amigos comecei hoje a deixar meu bebe chorando para ele entender que esta na hora de dormir. ele ficou por 40 minutos chorando. mas no fim acabou dormindo.temos de ter paciência para ensina-los.Na hora que eles choram o coração pede para parar...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com