20090414

Sabia que o bebê chora de sono?


É! Eles choram! Na verdade podem abrir o maior berreiro!
Infelizmente demorei uns dois meses para descobrir isso. No começo achava que minha filhinha sofria de cólica ou que tinha algo errado com meu leite.
Foi então que comecei a ler a respeito e procurar ajuda com profissionais.
Todo mundo dizia que com o tempo os bebês começavam a ficar mais tempo acordados e estava achando normal minha nenem de um mês e meio dormir apenas cerca de 11 horas por dia.
Não, não é normal, os bebês precisam do sono para seu desenvolvimento.
O resultado da falta de descanso é um bebê irritadiço, resmungão e com crises de choro.
Certa vez ela berrava sem parar enquanto meu marido e eu revezávamos os colos para tentar acalmá-la até que subitamente ela caiu adormecida. Ficamos até preocupados, fomos checar a respiração para ver se estava tudo bem.
A coitadinha estava berrando de exaustão como se implorasse para que a deixássemos em paz. Estava certamente tentando nos dizer que a agitação estava sendo demais pra ela.
Para um bebezinho tudo é novidade, cada detalhe da própria casa já o entretem portanto uma saída demorada ou muitas brincadeiras podem trazer a sobrecarga para o bebê.

Se você tem um bebê menor do que três meses ou acha que ele sofre de cólica, não deixe de ver o post Como acalmar o bebê e veja o vídeo.

Também pode ser útil

Sinais de cansaço
O reflexo de Moro
Contato pele a pele

34 comentários:

  1. Ainda bem que vi este seu relato, pois meu neto chora tanto e só dorme umas 12 horas por dia, e não quer mamar e grita muito e ví que é sono mesmo!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece até q eu mesma escrevi esse texto, pois eu e meu marido passamos por essa mesma coisa com minha filha de 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me identifiquei com esses relatos, eu e meu marido revesamos o colo, pois nossa princesa chora para dormir , porém nao é sempre, pensava que era cólica mas agora fiquei muito confusa.

      Excluir
  3. Oi!
    Isso acontece com nossa pequena Maria Eduarda, ela tem chorado muito à noite, eu mesma já imaginava que era sono porque de repente ela dorme, mas as vezes é um choro tão intenso que penso ser dor. Ela vai completar dois meses agora dia 22/11 e sei que é muito novinha ainda para ter uma noite tranquila de sono, mas ela estava dormindo bem até umas duas semanas atrás, de repente voltou a dormir muito pouco, tenho percebido que ela só dorme no colo, qdo passamos pro berço em questão de segundos ela acorda e começa a chorar novamente. Não sabemos o que fazer!! Como não dar colo a uma bebê tão pequenina ainda?!
    Qdo conseguimos pelo menos 03 horas de sono seguidas já ficamos felizes, mas ela não tem dormido nem 01 hora direto, até durante o dia o sono tá mais curto.
    Pode nos ajudar?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. meu bebe tem 8 meses e toda hora q ta com sono ainda chora,fico preocupada parece q ele ta com alguma dor,sera q doi alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  5. Meu bebe chora, berra, esperneia de sono (ele tem 50 dias)...eu e meu marido tentamos de tudo para acalma-lo e fazê-lo dormir, muitas vezes sem sucesso. Hoje ficamos mais de 2h com ele chorando e sem conseguirmos fazê-lo dormir. Gostaria de saber se há algum de adormecer ou acalmar meu bebe mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, bem minha filha também chorava muito , pensava que era cólicas (era mesmo) mas o sono também fazia com que chorasse, porém comecei a colocar musicas para ela dormir e dançar com ela, musicas calmas mas, tipo valsas ai agora eu so coloco a musica ela ouve e ja inicia seu soninho embalo um pouco e coloco na cama e ela dorme muito, ela tem 3 meses

      Excluir
  6. Nesta fase tem uma técnica da encantadora de bebê que é bem popular entre as mamães.
    Depois de excluídas as possibilidades de calor/frio, fralda cheia ou com fome. Tente o seguinte:
    Pegue o no colo em posição vertical, dê leves tapinhas nas costas (como que repetindo os batimentos do coração da mãe) e faça aquele barulinho SHHHH com a boca ao mesmo tempo. Segundo a encantadora o bebê não consegue chorar e "prestar atenção" nos duas coisas e se acalma.
    Com a nossa bebê, sair de dentro de casa, respirar ar fresco de fora ajudava bastante. Mas por cerca de um mês, mais ou menos nesta fase, ela chorava muito no final do dia.

    ResponderExcluir
  7. Minha bebê tá com 03 meses, e passo por toda essa rotina qdo ela quer dormir,minhas costas ficam podres ao final do dia. Agora pra piorar to quase voltando ao trabalho e ela não quer tomar mamadeira não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, eles são craques na escolinha em introduzir a mamadeira, ela vai pegar. Vc pode começar tentando dar o seu leite na mamadeira. Na hora da mamada peça para o papai ou outra pessoa tentar dar. Tente todo dia um pouquinho, sem stress.

      Sabia que você pode conservar seu leite extraído em um recipiente esterilizado por dois dias e no freezer por uma semana. Pode até mandar para a creche.

      Tem umas dicas bem interessantes nos sites. aleitamento.com e amigasdopeito.org.br Vale conferir.
      Alguém mais tem dica?

      Excluir
  8. Meu bebê tem 4meses e esta sendo muito dificil ele dormir sozinho, ele chora muito não sei o que fazer.. acabo sempre tendo que pegar ele no colo e balançar bastante ate que ele caia realmente no sono e ele nunca dorme bem,não passa de 4 á 5 horas e ele lá esta acordado.. ME AJUDEEEEM !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dormir mais que 4 ou 5 horas seguidas aos quatro meses é normal. Se prefere ajudá-lo a adormecer no colo, tente sentar-se em uma posição confortável em vez de balança-lo. Cuidado para não criar hábitos que depois ficam difíceis para não dizer impossíveis de manter afinal eles crescem. :)

      Excluir
    2. Gente por favor um bebê que ainda não anda é um bebê de colo isso já responde que fazer ele dormir no colo é perfeitamente normal e não vai criar nenhum hábito ruim além de ficar apegado a vc. 90% das pessoas do mundo fazem os bebês de colo dormir no colo e isso não faz com q ele durma no seu colo pra sempre.

      Excluir
    3. Gente por favor um bebê que ainda não anda é um bebê de colo isso já responde que fazer ele dormir no colo é perfeitamente normal e não vai criar nenhum hábito ruim além de ficar apegado a vc. 90% das pessoas do mundo fazem os bebês de colo dormir no colo e isso não faz com q ele durma no seu colo pra sempre.

      Excluir
  9. nossa esse relatorio me ajudo muito,pos tenho uma bebe de dois meses q estar com esses mesmo sintomas ,sempre a noite na hora de dormir ela cai de sono mais chora muitoooooooooo e eu tava muito procupada ,sabia q era de sono mais sempre agente pensa mais coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta fazer um ritual de sono (um banho morno rápido, dá de mamar, reduzir as luzes e embala´lo). Meu bebe tbm estava assim, mas qnd comecei com essa rotina ele melhorou bastante. Outra dica é fazer isso mais cedo pra q ele possa ir pra o beço mais cedo.

      Excluir
  10. meu bebe nao dorme nada tem 4 meses e chora de sono

    ResponderExcluir
  11. ola tenho uma filha de 6 meses ela chora o dia todo so para de chorar no colo nao consigo fazer nada com ela,,,nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, acho que o primeiro passo é levá-la no pediatra para ter certeza de que está tudo bem, depois criar uma rotina para organizar o soninho dela. Isso com certeza ajudará bastante.

      Excluir
  12. Olá, sou mãe do Pedrocas com 2 meses. Preciso de ajuda!! Tenho a rotina dele ao contrário... (acorda, troca brinca e mama) como ele era muito difícil para mamar,habituou-se a adormecer à mama,ou seja, ao colo. Noto também que apartir das 20h ele fica muito rabugento numa luta acesa com o sono, mas apenas adormece profundamente a partir das 24h (hora do último biberão). Não sei como devo fazê-lo dormir mais cedo e no berço.
    Os conselhos que me são dados, passam por deixar chorar no berço. Não consigo imaginar o meu filho a chorar horas, até porque fica mais irritado e excitado, ele já dorme no quarto dele desde o 3º dia em casa, o que para nós foi muito bom, na maioria das vezes quando o vamos levantar está a sorrir.
    Como devo de o habituar a dormir mais cedo e adormecer no berço?
    O pai chega sempre pelas 18h, ele fica muito excitado mesmo eufórico (se isso é possível num bébé tão pequeno), acho que por isso ele não quer dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mamãe do Pedrocas,
      Muita gente fala mesmo "deixe chorar no berço que as frescuras acabam" como se fosse a coisa mais simples do mundo. E mesmo muitos especialistas que recomendam técnicas para ensinar o bebê a adormecer sozinho, que em geral, envolvem choro, não recomendam o uso da técnica antes dos quatro meses.
      Você tem uma rotina, o quê, na maioria das vezes, ajuda muito e é normal bebês pequeninos assim adormecerem mamando. O Pedrocas tem apenas 2 meses, é muito pequenininho e mesmo assim, pelo que você descreve, ele tem dormido boas horas durante a notie.
      O início da amamentação pra mim foi muito difícil e uma dica, (de uma consultora de lactação) que me ajudou muito foi a de tirar toda a roupinha da nenê e também a minha blusa durante a amamentação. Você poderia tentar essa técnica, mesmo usando o bibeirão.
      Quanto ao pai, é duro mesmo, dizia que o brinquedo favorito da minha filha era o pai, ele sempre a deixava super estimulada, com sobrecarga e atrapalhava a hora do soninho. E se você passasse a tarefa de colocá-lo para dormir para o pai? Ele mesmo pode dar o bibeirão e quando estiver quase dormindo passe para o berço. Assim ele já vai se acostumando.
      Obrigada pela visita
      mamãe da Sandra

      Excluir
  13. O meu bebe Lucas tem 2 meses e meio e também da muito trabalho para dormir, pelo que estou percebendo com o blog, é mais normal que imagino, porém muito stressante e sempre achamos que é algo pior.
    Há uma duas semanas o danadinho chorou tanto e tão alto que a vizinhança ficou preocupada e até o levei para o médico, porém ele dormiu no caminho, finalmente mamou e qdo a médica o atendeu ele estava super bem. Fiquei com a cara no chão, pois a médica disse que ele não tinha nada e que era muito risonho... kkkk
    O Lucas dorme por volta das 21:30 hrs, acorda de 3 em 3 horas para mamar e desperta por volta das 9 da manhã. Mas durante o dia, ele fica acordado uma hora ou duas, chora MUITO pra dormir e qdo dorme, dorme apenas 1 hora no máximo. É assim mesmo?
    Mãe da Sandra, ou alguma outra mãe que tenha passado por isso... ME AJUDEEEE!!!
    bEIJooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      É assim mesmo, no comecinho eles não dormem muitas horas seguidas e acordam com frequência para mamar. A Sandra mamava a cada 2 horas.
      As vezes deixamos passar os sinais de cansaço e eles ficam com sobrecarga e demoram para conseguir relaxar e adormecer. Dê uma olhada no post sinais de cansaço. O ideal é colocá-lo para dormir assim que você perceber os primeiros sinais. Nessa fase ficam muito pouco tempo acordados.
      As vezes, embalá-los no cueiro ajuda pois como não têm controle das mãozinhas o próprio movimento delas já os deixa mais excitados
      Dê bastante mamá durante o dia para ele ir se acostumando a mamar mais de dia e menos a noite. Com sorte, em breve ele já estará dormindo a noite toda.
      bjs
      Fabiana

      Excluir
  14. Olá! Achei seu blog procurando sobre o sono de bebês... minha bb tem 1 mês e 20 dias e não dorme quase nada... fico tão angustiada porque ela é prematura e precisa ganhar peso, além disso está com um problema de pele que ainda não fechou diagnóstico... ela toma 90ml de leite mais meu peito, mas chora demais e fico com o coração na mão! ela passa de 5 horas acorda de de uma vez só e raramente dorme por mais de 3 hs seguidas... onde eu vejo, bebês pequenos assim dormem muito, mas ela não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla,
      É normal bebês novinhos acordarem o tempo todo para mamar e chorarem bastante. O estômago deles é muito pequenininho ainda e por mais que mamem bastante, logo precisam mamar mais.
      Quanto a ficar 5 horas acordada é realmente muito tempo. O bebê recém nascido deve dormir cerca de 16 horas por dia. Veja a tabela http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html
      Tente ficar bastante tempo com ela no colo, compre um carregador ou sling, isso pode ajudá-la a dormir.
      Pesquise sobre o método "mãe canguru".
      Veja http://mamarnopeito.blogspot.com.au/2009/10/amamentacao-e-o-contato-pele-pele.html
      As coisa vão melhorar, mais rápido do que vc imagina. :)

      Excluir
  15. Oi, meu bebê vai fazer 4 meses...por isso preciso de ajuda agora, pois sei que qnto antes melhor pra ajustar o q está errado. Ele dorme a noite inteira....Meia noite até seis ou sete da manha....antes ele acordava as 9h...mas estão construindo um prédio aqui na frente então ele acorda assim que eles começam a fazer barulho. Pois bem....mesmo ele dormindo bem a noite...ele passa o resto do dia acordado, no máximo tira cochilos de meia hora...depois da mamada. Ele tem refluxo e o pediatra disse q ele TEM que ficar meia hora na posição de arroto. Essa meia hora já é o cochilo dele...e na mamadeira de meia noite ele já termina capotado! eu reveso Peito com mamadeira....pra ele tirar um cochilo de dia eu dou peito pra ele relaxar, as vezes funciona! É como se eu não soubesse colocar ele pra dormir...eu tentei fazer o que a encantadora de bebês fala...mas se eu fizer uma atividade depois da mamada...aí que ele não dorme mesmo! eu dou a mamadeira sempre na duvida se ele vai dormir ou não! e ele sempre tem hora certa pra comer, tomar banho e etc...tentei colocar ele acordado no berço tbm....ele nem chorou e nem dormiu...brincou até a hora da próxima mamada no berço!!! Sei que se continuar assim...qndo ele começar a acordar a noite...ele vai me chamar...quero que ele aprenda a dormir sozinho no berço e que ele tire os cochilos do dia...o que eu faço??? (desculpa pelo texto grande) aaahhh... e eu percebo que ele está com sono...coça os olhos, a orelhinha...fica com olhinho miúdo...mas ele acaba se irritando pq ele não consegue dormir. .... a unica hora que ele dorme é a noite....de dia ele não dorme nem três horas se juntar todos os cochilos! Preciso muito de uns conselhos!

    ResponderExcluir
  16. EU TMBM PASS PELA MESMA COISA

    ResponderExcluir
  17. Minha filha tem 2 meses e meio e não consigo fazer ela dormir no berço. Nino ela na cadeira de balanço, quando coloco no berço ela acorda e chora muito. Já tentei o método de colocar ela no berço dando tapinhas nas costas, segurando a chupeta mas não consigo ter sucesso.
    No começo tive problema com o fluxo do meu leite que era lento, ela chorava muito de fome... Agora eu não consigo fazer com que ela durma bem...
    O que fazer pra melhorar a qualidade do sono da minha filha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha esta com o mesmo problema ,so que acorda chorando muito ...

      Excluir
  18. Meu filho está com 10 meses, ele sempre pega no sono 21:00 hs, mas ele tem o sono muito leve, por qualquer coisa ele acorda, coloquei uma cama de solteiro ao lado da minha, pois ele não ficava no berço de forma alguma. Na maioria das vezes ele acorda só para eu ninar ele, então volta a dormir. Tem dias que ele acorda mais de 5 vezes. Ele dorme bem pouquinho, na parte da tarde tbm. Por favor alguém pode me dar alguma dica do que posso vir a fazer?

    ResponderExcluir
  19. Ola sou mae da Alice de 10 meses ,ela nao consegue dormir direito de madruga ela acorda chorando e se mexe muito ,quando ela dorme a tarde ela nao faz isso gostaria de saber pq ela so faz isso de madrugada minha fala que nao e normal..

    ResponderExcluir
  20. Ola sou mae da Alice de apenas 10 meses ,gostaria de saber se e normal um bebe acorda toda madruga chorando ...Minha mae fala q nao e normal pelo fato que quando ela tira sua soneca ela dorme tranquila ..O que devo fazer !!!

    ResponderExcluir
  21. Olá meu nome é Ana Paula preciso muito de ajuda sou mãe de primeira viagem, meu bebê vai fazer 2 meses ele chorar direto só para quando vai dormir e não é chorona normal não viu, é grito fico dasesperada se colocar ele no colho chora se colocar no carrinho chora também ele não me deixa fazer nada, por favor me ajude.obg

    ResponderExcluir
  22. Minha filhinha tem 2meses e tô passando por isso a uma semana. Ela chora tantooo antes de dormir, já sei os horários que ela vai pedir pra dormir, mas nem a deixo chegar ao estresse, antes mesmo já pego pra ninar , mas não adianta. Achei até que fosse alguma irritabilidade por conta das vacinas, pois isso começou exatamente um dia após tomar. Não sei mais o que faço, nada acalenta , nem colo, nem peito :(

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com