20100117

Sobre deixar chorar para aprender a dormir sozinho

Se deixar chorar para que o bebê aprenda a dormir sozinho realmente funciona, por que não funciona pra sempre? Por que tenho que repetir o processo.

Por que de uma hora para outra a Sandra volta a chorar quando saio do quarto após colocá-la no berço?

Os livros comentam sobre a individualidade de cada bebê, que uns levam 2 dias e outros 30 para se adaptar a nova rotina e conseguir adormecer sozinho sem stress, mas pouco comentam sobre reincidências.

Falam sobre os bebês voltarem a acordar a noite quando os dentes estão nascendo, quando estão doentes ou passando por alguma mudança. Mas e quando voltam a acordar sem nenhum motivo aparente?

Acho que esse é o caso da Sandra. Será que não a conheço suficientemente ou será que sou muito mole.

Uma vez ouvi que ser mãe é fracassar eternamente. Faz todo sentido, quando estamos dominando uma situação lá vem um novo desafio e erramos de novo até aprender a fazer o certo.

Escrevi tudo isso porque nossa filhinha que já está com 1 ano e dois meses, cuja mãe escreve um blog sobre "o sono do bebê" continua acordando a noite. :) É irônico, mas a verdade é que o blog provavelmente já teria morrido ou nunca teria existido se tudo tivesse sido fácil não é mesmo. Meu consolo é que assumir todos meus fracassos e compartilhar minhas experiências ajudaram outras mães de alguma maneira.

A situação atual é, a Sandra continua adormecendo em seu próprio berço, mas continuo no quarto até que adomeça pois caso contrário ela chora. Provavelmente ela continua acordando porque voltou a depender da minha presença para adormecer.

E agora? Vou ter que começar de novo? Já foi tão difícil. Será que realmente vale a pena? Será que o método "deixar chorar" realmente funciona para todos os bebês?

Veja também:
Como ensinar o bebê de dois meses a dormir a noite toda
Como ensinar o bebê de mais de quatro meses a dormir a noite toda
Ensinar o bebê a adormecer sozinho
Método da Encantadora de bebês
Método Plunket
Método Ferber
Método Dana Obleman
Dividindo a cama com o bebê

106 comentários:

  1. Tenho uma filha de 8 meses, a Heloísa. Tentei seguir o método do Nana Nenê desde o primeiro mês, mas nunca ia até o final, pois não conseguia ser tão rígida com a rotina dela. Acostumei-a a dormir no meu colo, cantando para ela, mas com o tempo, passou a não dormir no colo de outra pessoa que não fosse eu e quano ia colocar no berço abria os olhinhos e chorava. Foi então, com o apoio da minha terapeuta que resolvi deixá-la sozinha no berço para que aprendesse a dormir. Já faz quase dois meses que comecei e às vezes ela ainda chora para pegar no sono. Com a babá ela dorme mais facilmente do que quando estou em casa. Se eu ficar indo no berço, consolá-la quando chora aí é que ela não dorme mesmo. Até hoje, ñão é uma coisa bem resolvida pra mim essa questão do soninho dela. Mas, acho que é o melhor caminho, pois ela não dorme a noite inteira e acorda bem feliz e eu também. Já percebi que às vezes ela acorda e consegue dormir sozinha numa boa. É isso que me dá forças para insistir no método.
    Amei o blog, queria ter conhecido antes.
    Leilesdiane

    ResponderExcluir
  2. OLá, meu filho Theo tem 4 meses e meio. Seguimos a mesma rotina, quase todos os dias
    ( exceto qdo vmos a casa dos avós, por ex.), mas sempre tento chegar em casa a tempo de dar banho, por volta das 20h, colocar a mesma canção para dormir,dar mama e colocá-lo no berço. Ele tem dormido a noite toda, às vezes vejo que ele acorda durante a noite e volta a dormir sozinho. Ele adormece por volta de 20h30, 21h, acorda mais ou menos às 23h30 para mamar e vai até às 6h da manhã... tudo está perfeito, o único problema é que tenho q niná-lo durante o dia e durante a noite, se eu colocá-lo no berço acordado, ele abre os olhos e começa a espernear... é sempre assim... hoje pela manhçae o deixei tentar dormir sozinho, ele ficou 40 minutos aos prantos e qdo eu o peguei no colo estava com os olhinhos inchados e tanto chorar, em 1 minuto dormiu... tem sido duro, quero q ele aprenda a dormir sozinho, mas sem que se estresse, e sem chorar tanto, mas pelo jeito acho que não tem como, não é?

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle,

    Há autores que dizem que não adianta tentar ensinar o bebe a adormecer sozinho antes dos 4 meses, outros dizem 6 e outros até mais tarde.

    De qualquer maneira, seu bebê está dormindo a noite toda, talvez não seja necessário deixá-lo chorar.

    Por que não tenta transferi-lo para o berço assim que fechou os olhinhos e lentamente vai o colocando cada vez mais acordado.

    ResponderExcluir
  4. MEU BB TEM 8 MESES,COMECEI HOJ A DEIXA-LO SOZINHO NO BERÇO...ELE CHOROU UNS 15 MINUTINHOS,DEPOIS DEITOU SOZINHO SEM DORMIR...TO ESPERANDO P VE-LO DE OLHINHOS FECHADOS RSRS,JA TENTEI FAZER ISSO ANTES MAS DESISTIA...HOJ VOU TENTAR DORMIR A NOITE TODA SEM DAR MAMAR À ELE,ATÉ PQ ELE JA NAO MAMA...PEGA O PEITO P FAZER DE CHUPETA...

    ResponderExcluir
  5. hoj coloquei meu bb p dormir sozinho no berço...(ele tem 8 meses)dei um pouco de peito e depois dei mamadeira,ele quase nao mama,faz o peito de chupeta.ele chorou uns 10 minutinhos e dormiu,to anciosa p saber como sera a madrugada...to tirando o peito de vez,ja q ele ja se alimenta de outras coisas...tomara q a dica de vcs dê resultado positivo p mim..um abraço e boa noite!

    ResponderExcluir
  6. minha filhinha tem 5 meses e todo dia ela chora muito pra dormir!!! esperneia, grita, faz pirraça!!! não tive coragem de deixa-la chorando

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, espero que todos tenham lido o livro p/poder seguir corretamente! Eu li os dois nana nene, mas acho q o de capa laranja explica melhor o método. Não é deixar chorando a fio até adormecer. Tem que ir nos tempos que o livro recomenda até o quarto, conversar com o bebe, deixar q ele nos veja e depois sair. Tem toda uma técnica e tempo certo para que seja eficiente e não judie do bebezinho. Assim como a rotina antes de ir p/ caminha. Tentei de tudo com minha princesa (7 meses e meio), mas ela sempre dormiu no peito, e depois acordava 2, 3, 4 até 5 vezes á noite. Aí resolvi estabelecer uma rotina e aplicar o método certinho. Pasmem, mas tem dado resultado! Já consigo coloca-la acordada no berço e ela adormece sozinha. Mas recomendo que leiam o nana nene de capa laranja (Estivill) e boa sorte á todos!

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Minha filha tem 6 meses e so mama no peito.
    Sempre dou um mamá depois do banho e ela dorme no peito, senão fico na cadeira de balanço cantando pra ela até ela dormir pesado e eu poder coloca-la no berço. Ela acorda um vez na madrugada para mamar e depois vai ate 6 da manhã. Meu marido insiste que temos que deixa-la no berço para dormir sozinha e hoje fizemos isso. Ate ele que é mais durão ficou meio arrasado. Ela ficou 40 minutos chorando e acabou dormindo soluçando e fungando o nariz. Eu sinceramente não acho que vale o desgaste, gosto de faze-la dormir, de ter esse momento com ela.
    O que me preocupa é que cada vez mais ela aceita menos dormir no colo de outras pessoas, não sei o que será mais pra frente....

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem 1 ano e 2 meses, e não dorme sozinha de jeito nenhum. Também não consigo deixá-la chorando, mas não sei mais o que fazer. Cansei de ficar horas tentando fazê-la dormir, por que chego cansada em casa. No momento ela dorme em frente a tv, sei que não é muito saudável e nem sempre dá certo...

    ResponderExcluir
  10. Após as férias minha filha de 2 anos só adormece na minha cama. :)
    Meu conselho politicamente incorreto seria: Deixe que adormeça em frente a tv. Livre-se da culpa e descanse. :)

    ResponderExcluir
  11. minha filha tem 4 meses e nao dorme muito tempo no berço,ela chora e eu pego,nao sei o q fazer pq é um trabalhao p durmir!!!
    mais a noite inteira ela dorme! aff!que alivio né?

    ResponderExcluir
  12. É bom saber que não estou sozinha neste mundo...rs. Meu filho de 10 meses ainda acorda várias vezes a noite para mamar. As vezes a mamadeira resolve, as vezes a chupeta, mas tem hora que é só o peito mesmo. Já tentei de tudo! Minha próxima tentativa, é um remédio a base de maracujá, Passiflorine, receitado pela pediatra dele. Se der certo aviso vocês...rs. Mas vejo que grande parte da culpa é nossa mesmo, pois acostumamos a pegá-lo no colo todas a vezes que chorava (se bem que se não pegássemos, ele chorava que nem um louco!) e acho que o organismo dele acostumou com isso. Se ele desperta, não consegue dormir sozinho. Agora nas férias do meu marido, vou tirar o peito, quem sabe não melhora. E vou tentar faze-lo adormecer sozinho no berço também... Pois é, vamos tentando. Mas ninguém morre disso, daqui há alguns anos, teremos boas histórias pra contar! Mamãe Sandra, adorei seu blog! Tenho um também (Vida de Mãe), onde compartilho minhas experiências de mãe. Posso pegar umas dicas suas para postar lá? Você me autoriza...rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. minha filha tem 1 ano e 6 meses
    nao amoleço na hora dela dormir
    eu penso da seguinte maneira
    se a nenem ta bem nao ta doente e nao esta com fome nem sede
    foi pra escolinha brincou com os amiguinhos e foi tudo bem
    quando chega em casa eu deixo ela ver 1 desenho animado quando acaba eu desligo a tv e falo amor agora ta na hora de vc dormir. ela da uma choradinha eu coloco ela no quarto dela deito ela na cama cubro com o cobertozinho dela dou um beijo de boa noite e fecho a porta do quarto dela. com a luz totalmente apagada. ela chora as vezes de 2 a 5 minutos e dorme ate o outro dia. as vezes ela acorda uma ou duas vezes de noite eu so escuto um chorinho e ela volta a dormir sozinha. sou pai solteiro e cuido sozinho da minha filha. a mae dela estraga tudo o q faco. qunado ela vai passar fim de semana na casa da mae ela dorme com a nenem na cama dela. toda segunda feira e o dia q ela mais chora no quartinho dela pois fica querendo dormir na minha cama. mas mantenho minha firmeza e deixo ela chorar ate dormir. eu acho q entrar no quarto so atrapalha pois a nenem vai ficar com essa dependencia pra sempre. acho q o principal problema das criancas q nao conseguem dormir sozinhas sao as maes q mimam demais e se preocupam demais sem ter motivo. é o q eu falei se a crianca nao ta doente nao ta com fome nao ta com sede entao tb nao tem motivo nenhum pra chorar tem q deitar e dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa quanta frieza... se for medo? E se ela quer um carinho. Acho absurdo tratar bebes como adultos...bebe tem que ser ninado. Eu faÇo isso com meui filho sem culpa e sei que ele náo vai ser dependente de mim por ter carinho

      Excluir
  14. gente help! meu filho tem 7 meses e meio e sempre me deu trabalho pra dormir! ele chora muuuuuuuito antes de ir pro berço, já tentei fazê-lo dormir sozinho, mas não conseguir aguentar vê-lo chorando por 40 minutos sem se quer dá sinal de que ia dormir! já não sei o que fazer! ele acorda várias vezes pra mamar e só depois volta a dormir e dorme muito tarde: por volta de 11:00 da noite à 11:30! please, preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Nossa! São duas horas da manhã e eu estou aqui acordada.
    Meu bebê tem quase 4 meses e meio e está me dando um trabalhão. Ele vai para o berço por volta das 20h e daí fica acordando praticamente de 2 em 2 horas, chorando e querendo mamar, dou mama e ele volta a dormir. O problema é q há algum tempo atrás ele estava acordando apenas 2 vezes por noite e definitivamente só por volta das 6h30 ou 7h, agora além de acordar muitas vezes ele dorme só até as 5h da manhã... estou tão cansada que não consigo relaxar... por exemplo agora eu perdi o sono totalmente e daqui a pouco quando meu sono voltar ele vai acordar querendo mamar...
    Não sei como fazê-lo dormir mais e melhor... ele está dormindo cada vez menos, dorme no máximo, mas no máximo mesmo, 12 horas por dia.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  16. Olá Jordana,
    Palpite 1 - Tente dar mais mamá durante o dia e menos durante a noite.
    Quando ele acordar a noite, tente apenas dar carinho, sem amamentar, só amamente se não tiver jeito mesmo. Daí das 5 em diante vc dá bastante leite pra ele até a hora de dormir. Se ele mama só no peito não tem risco de amamentá-lo mais demasiadamente. Dessa maneira vc o acostuma adquirir as calorias de que precisa durante o dia e não durante a noite.
    Palpite 2 - Nessa idade quanto mais o bebê dormir durante o dia, mais dormirá durante a noite. Tente não acordá-lo das sonecas e fique atenta aos sinais de cansaço. Veja o post: http://sonodobebe.blogspot.com/search/label/sinais%20de%20cansa%C3%A7o
    As vezes quando eles ficam muito excitados durante o dia não conseguem relaxar a noite. Por isso é importante dormir bem de dia.
    Palpite 3 - Tente relaxar. Siga o ritmo do seu bebê, não ligue para tabelas ou blogs :) siga a rotina que funciona para vocês.

    ResponderExcluir
  17. Olá,meu filho tem 1 ano e 1 mes,só mama no peito e não aceita mamadeira com leite, somente pra beber suco e água.Ele só dorme no peito e está acordando muito durante a noite só pra fazer meu peito de chupeta.Hoje resolvi colocá-lo no berço para dormir sozinho, mas ele chorou durante uns 15 min sem dar sinal que iria parar, não aguentei e o peguei. Dei mamá até ele dormir.Não sei mais o que fazer, eu amo amamentar, o único problema é ele acordar durante a noite até 5 vezes.Estou mto cansada.

    ResponderExcluir
  18. meu bebe so tem 23 dias e nao dorme nem de dia e nem de noite ja estou esgotada pois so pensa em ficar no peito e fazelo de chupeta quando ponho no carrinho abre o olho arregalado (é normal um bebe tao novinho nao dormir??) ne dem ume luz por favor!!!

    ResponderExcluir
  19. Ola meu nome é Paloma , tenho um bebe de 1 aninho.
    Ele só queria dormir mamando no peito, mais achei que ele agora com 1 ano, já esta bem grandinho pra ficar so no peito. Pois não posso sair, porque ele não fica com ninguem.
    Ai resolvi pesquisar na internet e achei esse blog. adorei, resolveu muito o meu dilema..rs
    Agora ele dorme sozinho e sem chorar..

    obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Olá, achei muito interessante seu blog e claro sua experiencia no assunto.Sou mais um mae de primeira viagem desesperada com um bebe em casa rsrsrs!!! Meu pequeno principe se chama Lucas e esta me deixando louca. Estou mega cansada ele tem 3 meses e nao dorme nada. Gostaria muito da sua ajuda. Sera que poderia que me ajudar?! Beijos!!! Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENTE O MURICALM EU FAÇO O USO ,TENHO 3 FILHOS E FUNCIONA....DA DE VEZ EM QUANDO NAUM FAZ MAL.O PEDIATRA Q RECEITOU ,OU RECEITASSE ALGUMA COISA A ELE OU A MIM POIS EU JA ESTAVA FICANDO LOUKA....

      Excluir
    2. O Muricalm é um antialérgico que tem como efeito colateral dar sonolência em algumas crianças. No entanto algumas crianças podem ter reações alérgicas ao remédio o que pode ser muito sério.

      Nenhum tipo de remédio deve ser dado a crianças sem o conhecimento do médico!

      Excluir
  21. Esse assunto do sono é muito complicado! estou com problemas tambem. Tenho GEMEOS de 14 meses, a partir dos 3 meses de vida eles passaram a dormir a noite inteira, das 21:00 as 7:30h! Uma bêncão! Mas quando chegaram perto de 1 ano, a Lara resolveu estressar.

    Ela só dorme com alguem do ladinho dela, se virar as costas ela abre aquele berreiro! Alem disso nessas alturas do campeonato virou moda ficar acordando e chorando umas 3 vezes por noite! Meu marido virou escravo dela (eu não tenho paciencia), ele fica no minimo 15 minutos lá no quarto, toda santa noite, no escuro, segurando ela pra ela dormir.

    Ontem decidimos que ninguem mais aqui é escravo e ela precisa aprender a dormir sozinha, como seu irmão! O Victor dorme sozinho e a noite toda, mesmo do lado da gritaria da irmã. Ela gritou, gritou, gritou, eu fui 1 vez colocar a chupeta e deita-la (pq ela fica gritando de pé no berço), e qdo saí do quarto ela continuou gritando. Mas foram uns 15 minutos, ou 20 no máximo, e ela adormeceu. Dá a maior dó (e dá dó do irmão tb que está lá no mesmo quarto! HAHAHHA). Acho que esse método vai funcionar, alguns dias pra ela aprender! Veremos esta noite.
    Parabens pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  22. Vcs conhecem o livro da Encantadora de bebes? É muito interessante e ajuda com muitas dúvidas postadas aqui!

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Carolina e tenho uma filha de 1 ano e 2 meses e minha filha nao dorme se nao estiver encostada em mim, pode estar quem for do lado dela que ela sabe que nao sou eu e ai abre um berreiro e nao dorme nem tão cedo. Com isso minha rotina fica comprometida pq alem de só dormir comigo, ela nao fica durante o dia sem mim, não sei o que fazer, até pra tomar banho é dificil, tenho que estar com ela no banheiro pq senão ela fica chorando qnd não me ver! Preciso de ajuda!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. TENHO UM FILHO DE 5MESES E ELE ESTA APRENDENDO A DORMIR NO BERÇO ELE CHORA UM POUCO MAS TA DANDO SUPER CERTO ESTOU MUITO FELIZ O PROBLEMA É Q ELE ACORDA MUITO A NOITE.

    ResponderExcluir
  25. olá sou a edy tenho um filho de um ano ele só dorme se for mamando no peito e em minha cama.se faço ele dormi no colo e ponho no berço abre um berrero...nao sei mais oq fazer me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos. Quero recomendar um livro que ensina a dormir. Foi o que eu apliquei e o resultado é fantástico. Mas não é de um dia para o outro, é preciso ler o livro, percebê-lo e ter paciência para aplicá-lo. A autora é totalmente contra deixar os bebes a chorar sozinhos, mas ensina alternativas razoáveis. O livro é "Segredos de uma encantadora de bebes" de Tracy Hogg. Fantástico. A minha menina de 1 ano passou por todas as etapas descritas no livro e as soluções propostas sempre resolveram tudo. Há muitos meses que dorme a noite toda e só tenho de repetir a rotina. Há um blog em inglês da mesma autora e outros livros sobre o mesmo assunto.

    ResponderExcluir
  27. Agora reparei que o Dani tinha referido o mesmo livro

    ResponderExcluir
  28. AI GENTE, COMO É COMPLICADA ESSA HISTÓRIA DE DEIXAR O BEBÊ DORMIR SOZINHO NO BERÇO! TO PASSANDO POR ESSA EXPERIÊNCIA, AI COMO DOI!, ACHO QUE DOI MAIS EM MIM DO QUE NELE MESMO, HOJE É A TERCEIRA NOITE, NA PRIMEIRA FOI TORTURANTE VÊ-LO DORMIR SOLUÇANDO AGARRADO EM UM PANINHO, MAS DA SEGUNDA NOITE EM DIANTE TA DANDO CERTO, ELE AINDA CHORA, MAS NÃO TEM COMPRAÇÃO E EM MENOS DE 5 MINUTOS ELE JA ESTAVA DORMINDO.A DÓ MAIOR É QUE ELE NÃO QUER NEM VER O BERÇO E JA CHORA. AFFF! TA COMPLICADISSIMO.MAS FAZER UMA ORAÇAO PEDINDO A DEUS QUE O CONSOLE TAMBÉM AJUDA VIU!?
    O BOM É QUE RESOLVE.

    ResponderExcluir
  29. Olá, meu bebe se chama Guilherme, ele tem 3 meses é muito lindo ms nao dorme se nao tiver meu peito na boca. Quero colocar ele no berço mas ele chora de mais. Meu marido esta dormindo no chao no querto do Guilherme, e o Gui na minha cama. Me ajudem por favor..

    ResponderExcluir
  30. meu caso é complicado, minha casa nao esta pronta por isso moro ainda com os meus pais, e o berço do meu pequeno Davi de 1 mês e 20 dias fica no mesmo quarto que eu e meu marido. Ele só esta dormindo no colo, e quando nem assim dorme acabo colocando ele na minha cama. Não consigo deixar ele chorar. Algum tempo ja mantenho uma rotina para ele perceber que esta na hora de dormir, dou-lhe mama, depois um banho e conto historia ou canto uma musica para ele, mas ele nunca dorme assim e nem no horario certo, faço isso no maximo até as 20:00 horas, mas ele só vai dormir lá pela 23:00, nesse intervalo é muito choro e colo

    ResponderExcluir
  31. Olá! Compartilho deste mesmo problema, sono difícil! Minha filha tem oito meses e acorda chorando diversas vezes a noite. Coloco a chupeta e ela volta imediatamente a dormir. Porém, é muito cansatico ficar colocando chupeta a noite toda na boquinha dela, além de que, cada vez que ela chora meu coração vem na boca! Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  32. Preciso de ajuda!
    Meu bebe tem 8 meses, mas desde bebezinho não pegou a chupeta e dorme mamando a noite, durante os soninhos do dia ele dorme no colo, comigo cantando e embalando, mas temos um problema sério.
    Essa semana ele começou a adaptação na escolinha onde ficará na parte da tarde, ele sempre tira várias sonecas de 10 a 15 minutos no maximo a tarde, mas sempre embalando e na escolinha as já querem colocar ele direto no berço. Tem um outro detalhe por causas da cólicas homéricas que ele teve recem nascido, uma única vez coloquei ele para dormir de bruços e desde dai ele nunca mais dormiu de barriguinha pra cima, somente de bruços, mas só coloco ele no berço depois que pegou no sono, como posso ajuda-lo a dormir sozinho sem agredi-lo e de forma que ele durma tranquilo e confortavel ja que pra ele a forma confortavel e de bruços.
    Confio na escolinha e nas profs dele mas tenho medo que alem da adaptação que a eh uma mudança pra ele(ele ficava sozinho comigo em casa, agora ele esta com varias crianças, tres professoras e sem a mãe dele), passar a mamadeira no mama da tarde e ainda tem a parte do sono. Acho que é muito agressivo, muita mudança na cabecinha ao mesmo tempo.
    Estou pensando em conversar com as profes sobre o sono dele pelo menos ate q ele se adapte na escolinha.

    ResponderExcluir
  33. Olá. Minha bebêzinha tem 8 mêses. Ela sempre dormiu no meu colo, ouvindo musica que ela adora e sempre no mesmo horário 8:30 9:00hs. Hoje que ela está engatinhando pra tudo quanto é lado não quer ficar no colo para dormir, daí passa do horário e fica irritadinha, chora muito, esfrega os olhinhos, não mama... Daí eu não sei se devo deixá-la no berço para dormir sozinha.Durante o dia dorme bem mas no carrinho.
    Eu nunca deixei ela dormir no berço sozinha, já li o Nana Nene, mas nunca tive coragem de deixá-la no berço. Talvez por eu estar trabalahndo e quando eu chego quero ficar com ela mesmo que seja para fazê-la dormir, ou será que ela está com saudades de mim também? Porque ela não janta de jeito nenhum, me espera para eu dar o peito pra ela... um outro problema também, que estou passando.
    Alguém tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma princesa de 2 meses e 1 semana e começei ontem a tentar coloca-la no berço. Ontem ela dormiu das 22 as 23 e começou a chorar. Coloquei no carrinho, ela demorou, mas dormiu sozinha! No carrinho ela sempre dorme sozinha, por isso espero não ter problema em coloca-la no berço! Hoje vou tentar novamente!
    No carrinho ela dorme umas 23 e acorda as 6!

    ResponderExcluir
  35. Oi...tenho uma bebe de 4 meses, a Beatriz....com 2 meses comprei um livro maravilhoso "A Encantadora de Bebês" da tracy Hogg e Melinda Blau...é ótimo, e desde então minha filha dorme a noite inteira exceto se algum problema como cólica acontece. Neste livro aprendi que deixar o bebê chorar é extremamente prejudicial e faz a criança perder a confiança de sua cuidadora, no caso, a mãe. Neste livro tem muita coisa referente à alimentação, sono, comportamento....recomendo para todas as mamães....com bebes de qqr idade..este livro abrange desde os primeiros dias até os 4, 5 anos do bebe! Boa sorte com seus baby's!
    Deborah Cozachevici

    ResponderExcluir
  36. OI De
    Uma vez uma das infermeiras da Plunket da nOva Zelândia me disse que carrinho não era lugar para bebês dormirem.
    Hoje eu te diria, avalie a segurança do carrinho que ela dorme, perigo de cair no chão etc e deixe. Como no ditado "time que está ganhando não se mexe".
    Uma alternativa é colocá-la num moisés. Talvez ela se sinta mais segura no carrinho por ter um espaço mais restrito. Pense sobre isso.

    ResponderExcluir
  37. OLA ME CHAMO PATRICIA MEU BEBE TEM 2 ANOS E DE 2 SEMANAS PARA CA SEMPRE QUE O COLOCO NO BERÇO ELE CHORA E SE EU NAO PEGAR ELE CHORA SEM PARAR MESMO ATE FICA SEM FOLEGO MAS NAO PARA MESMO SEM DORMI DE DIA COSTUMA COLOCAR 22H MAS ELE QUER VIM BRINCAR E QUANDO MEIA NOITE 1H EU VOU COLOCO NOVAMENTE E COM 15 MIN ELE DORME OQUE DEVO FAZER PARA QUE MEU BEBE DURMA MAS CEDO. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  38. Olá! Minha filha tem 5 meses e 8 dias. Ela dormiu na cama comigo até os 3 meses...Eu não aguentava mais dormir toda torta na cama. Detalhe: com a aza pra cima p ela mamar a noite toda. Se eu tirasse o peito ela abria um berreiro. Até que um dia....eu tirei ela do peito dormindo..coloquei no berço que até aquele dia era só enfeite..e ela resmungou muito...e dormiu..no outro dia muito choro..lágrimas...mas acostomou-se..até que ela começou a dormir a noite toda sem acordar p mamar e só acorda as 8 ou 9hs da manha...mas tb o dia inteiro sem dormir...pense! Tá difícil..ela só mama..e tenho que voltar ao trabalhar Tô muito preocupada..pois sou a mãe e tem horas que me aperreio, imagine quem vai fik com ela...Só Deus!

    ResponderExcluir
  39. Olá! Minha filha completou 3 meses cinco dias atrás e, quando fui à visita de rotina ao pediatra, contei para ele problema semelhante dela não dormir, de jeito nenhum, antes de no mínimo meia-noite. Isso quando ela não decidia ficar brincando no colo até as duas da manhã. Só sei que esse começo foi uma barra, e piorava com o fato de eu e meu marido sermos estudantes de medicina e precisarmos imensamente da ajuda da minha mãe. Então, o problema é ainda pior, porque quando ela não me cansa, cansa a minha mãe, ou meu marido, ou a mim de novo, em um ciclo vicioso que só acaba depois de muita balançada e peito. Ainda que ela dormisse até o dia seguinte quando pegava no sono para valer, e mamasse às sete da manhã para acordar de novo meio-dia, eu já tinha idéia que esse tipo de rotina não poderia fazer bem para ela, porque bebês, independente da idade, precisam dormir cedo. Então a partir da consulta, aconselhada pelo pediatra a tentar esse método de ensiná-la a dormir sozinha, eu passei a amamentá-la até no máximo nove da noite, e em seguida começar todo o longo e torturante processo de ensiná-la a dormir por si só no bercinho. Claro que na primeira noite eu desisti. Depois de meia hora chorando, junto com um longo choro da minha mãe dizendo que aquilo era tortura, e um apelo do meu pai para que eu não torturasse a bebê e minha mãe ao mesmo tempo, eu desisti e peguei ela no colo. Resultado: fomos todos dormir uma e meia da manhã, e, até esse horário, ela ficou extremamente traumatizada, e qualquer menção de fazê-la deitar já era motivo para que entrasse em pânico e começasse a chorar desoladamente.

    ResponderExcluir
  40. Na segunda noite, resolvi tentar novamente, e longos quarenta minutos de muita conversa, canto, balançado de berço e gritos ensurdecedores junto com soluços, ela começou a cansar (finalmente) e a mexer com a fraldinha de pano sobre o rosto, até fungar cada vez menos e parar de vez com os soluços, substituídos por roncos. Resultado: foi dormir pouco mais de dez da noite, mas não acordou mais e levantou só as cinco da manhã para mamar, engatando o sono em seguida e acordando para valer perto de meio-dia. Ou seja, a rotina dela a partir da parte da manhã não foi alterada em absoluto, mas a da noite, que era a mais difícil e a mais importante, eu consegui mudar, mesmo que com muita marra.
    O detalhe é que, eu só consegui ir até o fim dessa vez porque meus pais haviam saído e meu marido esteve ao meu lado o tempo todo, sem questionar o andamento do novo método, por mais que doesse nele.

    ResponderExcluir
  41. Eis então o meu conselho: primeiro - não fraqueje. Sei que deve ser extremamente difícil para muitas mães, mas como eu já havia lido em um dos comentários, se seu bebê não está doente, não tem cólica, não tem fome e nem fralda suja, não há nada mais a se encaixar nesse perfil de choro do que apenas manha. Isso é um fato, grande parte do chororô inconsolável deles é simples manha, uma dependência que nos torna escravos da rotina que o bebê nos impõe, quando deveria acontecer o contrário. Mas muitas se questionam: meu bebê é novinho e eu sou a mãe dele, eu deveria ter forças para aguentar essa nova rotina imaculada dele, mas não é bem assim. Devemos pensar no que é melhor para o bebê e para nós também. Nem sempre o que se quer é o melhor para você, e isso se aplica a bebês também. E se, como estudos já demonstram, a liberação de melatonina, um hormônio produzido pela pineal com função antioxidante, tem horário para ser liberado (entre 9 e 11 da noite), não justifica privar um bebê disso apenas por não ter coragem de vê-lo chorar, pelo tempo que for preciso. Segundo - o filho é seu. Isso eu aprendi (e demorei alguns meses para aprender) depois de instituir que a metodologia utilizada com a minha filha, em qualquer quesito, seria definida por mim em grande parte, e pelo meu marido, e apenas nós. O fato de morar em uma casa que não é exclusivamente sua não dá o direito de outras pessoas também quererem dividir as questões a respeito da criação dos seus filhos, mesmo que uma dessas pessoas seja sua própria mãe (claro que depois disso deixado claro, houve discussões. Mas elas sempre irão existir). Seu filho é seu e de seu parceiro. Ponto final. E terceiro - sempre pense adiante. Essa situação, por mais difícil e sofrida que seja, é passageira. Dura mais para uns do que para outros, isso é fato, tanto que hoje coloquei-a para dormir e ela chorou por vinte minutos, vinte tristes minutos, mas dormiu sozinha novamente. E não importa o quanto ela chore amanhã, ela dormirá no berço novamente, até conseguir fechar os olhos e pegar no sono sem chorar e sem precisar que eu a console em demasia. Deve-se sempre pensar que sacrifícios por filhos sempre irão existir, independente da fase em que estejam. Mas existem aqueles pelos quais devemos passar, e aqueles pelos quais ESCOLHEMOS passar. Eu escolhi passar três meses por esse perrengue até ter coragem de ouvir minha filha chorar por mais de cinco minutos e não ir correndo consolá-la, e muito menos deixar que mais alguém o fizesse. E espero, honestamente, que todas aqui consigam, porque isso é qualidade de vida para você e seu bebê. Mesmo que alguém ao seu lado diga que isso é tortura, acredite, não é.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  42. minha bebe tem 3ms e 15dias ela dorme cerca de 7hs p noite picada e3hs picadas p dia isso e normal? e fica muito nervosa o que devo faser?

    ResponderExcluir
  43. Meu deus!!!
    Como uma mãe tem coragem de deixar seu bebe chorar por 40 minutos???
    Doeu meu coração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, respeito sua opinião é realmente muito difícil deixar seu bebê chorando quando seu instinto é tomar uma atitude em relação a isso.
      O intuito aqui, porém, não é deixar o bebê chorando por chorar. É ensiná-lo a adormecer no berço quando está cansado onde é o local mas seguro para uma criança pequena dormir. Infelizmente, na maioria das vezes envolve muito choro do bebê e da mãe. Mas sendo consistente tem resultado.
      Pense no seguinte, se vc está esgotada física e emocionalmente, como irá cuidar de alguém? É como no avião, recomendam que em caso de emergência se coloque a máscara em você para depois ajudar aos outros. :)

      Excluir
  44. Estou ficando louca, meu bebê de 8 meses era um amor dormia sempre sozinho no berço, mas o pai ficou em casa um mês e o ensinou a dormir no braço. Ele é muito apegado ao pai. Porém o pai é alcoólatra e acabamos por nos separar, dês de então meu filho só dorme no braço. Acorda a noite de hora em hora, faz muito birra, chora excessivamente. E não deixa ninguém dormir. Tenho tentado de tudo, mas sem solução. Me ajudem o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Vd deve estar passando por uma fase muito difícil, ainda mais sozinha. Espero que esteja tendo algum apoio da família. Se não peça, se oferecerem, aceite. :)

      Com 8 meses, muitas mãe passam por essa fase complicada. Quando os bebês não passam mais de um ciclo de sono dormindo sozinhos. É quando eles aprendem que a mãe pode se separar deles. Eles entendem quando saímos de perto, mas não sabem que sempre voltamos. Então tem medo de estranhos, domem mal etc.

      Tente colocar sempre um paninho ou bichinho de pelúcia na hora de dormir. Tente manter a rotina. E faça o que achar melhor para vc. Se for colocá-lo na sua cama, coloque. O importante é vc ficar bem para poder cuidar bem dele né.

      Excluir
    2. Muito obrigada mãe da Sandra

      Excluir
  45. Então gente, estou com um problema sério! O meu filho tem 2 e três meses e tem dormindo muito tarde 23 a 24:00...não sei o que fazer porque antes eu deitava na cama dele e ele dormia tranquilo agora eu faço isso e ele fica inventando um monte de coisas para não dormir (água, xixi, pede música, saí pede pra desligar a música, e fica falando que nao quer dormir...). Agora tem briga aqui em casa todo noite antes de dormir. Não sei como vou resolver isso. Para piorar, meu marido não ajuda muito, espera eu chegar no meu limite ou nem assim pra tomar alguma providência. Sei que está tudo errado, mas sinceramente não estou sabendo como resolver. Quando ele era pequeno tentei o método de deichar chorar mas sinceramente não consigui. Foi a partir disso que resolvi desmontar o berço dele com 1 ano e dois meses e comecei a deitar com ele pra ele dormir. Resolveu por durante um bom tempo. Tem um mês que o negócio desandou.

    ResponderExcluir
  46. A Sandra hoje está com 3 anos. Estou passando por algo semelhante. A hora de dormir é sempre um escândalo.
    Uma amiga deu uma dica, Não tentei ainda:
    Ponha uma garrafinha de plástico ao lado da cama e diga que ele só tem direito a um pedido antes de dormir.
    Diga para ele que vc vai colocá-lo na cama e que vc vai no banheiro e já volta. Se ele estiver bonitinho na cama vc vai desenhar uma estrelinha e no dia seguinte ganhará um presente.
    Volte rapidinho, se estiver fora, seja dura. Se estiver direitinho de um beijo.
    Saia novamente diga que se ele estiver de olhos fechados, ganhará um beijinho da mamãe.
    saia novamente... E assim por diante. Eventualmente ele terá adormecido sozinho.
    Na manhã seguinte dê presentinho.

    Minha amiga disse que em 4 dias, voltou a velha rotina.
    Tentarei em breve.
    Se der certo, compartilhe.
    bjs

    ResponderExcluir
  47. Olá, meu filho tem 5 meses e meio e não dorme sozinho, só no colo e quando colocamos no berço ele acorda, hoje é o terceiro dia que deixo ele chorar pra dormir... É muito ruim, o coração fica apertado depois de quase 1 hora ele dorme sozinho. Da uma sensação de fracasso pois parece que não está resolvendo nada. Além disso as noites tem sido muito cansativas pois ele acorda umas 4 vezes na noite, não estou dormindo quase nada, não sei o que fazer ....

    ResponderExcluir
  48. Olá Poliana,

    Quando escrevi esse post estava me sentindo assim. Nossas emoções se afloram ao ouvir nossos filhos chorar, principalmente quando lutamos contra o nosso instinto de atendê-los de imediato.
    Mas não desista, você já conseguiu três dias. A consistência é importante para assimilarem o processo.
    Tente o objeto de transição (ursinho, peça de roupa sua etc) http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/07/objeto-de-transicao.html E não se esqueça de repetir sempre a mesma rotina na hora de dormir.
    Uma amiga minha repete, de maneira bem carinhosa, as palavras "nanar", "dormir". Isso os ajuda a associar a palavra ao ato.
    Se achar que os ajuda. Fique no quarto ao lado do berço. Veja o método da Dana Obleman aqui no blog. Atualmente (Sandra com 3 anos) tenho ficado no quarto e a hora de dormir tem sido rápida e tranquila. Mas me lembro que quando era mais nova minha presença a excitava.
    Ah! Quando ele acordar de noite. Espere uns 5 min antes de ir até o quarto, as vezes voltam a dormir. Tente não amamentar, brincar, dar muita atenção na madrugada. Não faça nada que possa deixar a madrugada "muito interessante".
    Deixe que ele durma bastante durante o dia, nessa fase quanto mais dormem, mais dormirão.
    Tente não receber visitas, sair pra passear, fazer brincadeiras muito excitantes no final da tarde. Pelo menos nesse período.
    Pense que logo os dentes estarão nascendo e que leite na madrugada é ruim para os dentes e que você o está ensinando uma habilidade importante. A de adormecer sozinho.
    Espero que tenha sucesso
    Fabiana

    ResponderExcluir
  49. A Joana tem 1 ano e 4 meses e ainda tem o sono muito complicado. Desde que ela tinha 11 meses parou de dormir no berço com o consentimento da pediatra. Eu não aguentava mais levantar de 3 a 5x/noite para chupeta, mamar, colo, pois tenho que trabalhar cedo. Além disso, ela tem o sono leve, por isso o pai teve que sair da cama. Essa é a nossa realidade. Está longe do ideal, mas pelo menos estamos todos dormindo, o que não acontecia antes. O problema é que não sei como refazer a transiçao pra caminha ou berço novamente. Alguém teria uma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela,

      Já passamos por algo parecido. Veja no post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/07/foi-tudo-por-agua-abaixo.html

      Particularmente não considero necessariamente ruim dividir a cama com os filhos. Muita gente fez isso e criou filhos saudáveis. (tem posts a respeito) A maioria das famílias que seguem holística, dividem a cama. Só não acho legal para o casal ter que dormir separado.

      Pelo que entendi ela já adormece na sua cama, certo? Ela continua acordando a noite?
      Será que não dá para transferi-la para o berço após ter adormecido? Depois que ela adormecer, espere uns 15 min para entrar no sono profundo e a leve. Você pode dizer a ela quando estiver acordada que irá levá-la pra caminha dela depois que adormecer.
      Quem sabe tem sorte e ela acaba até dormindo melhor lá.

      Uma dica legal é deixá-la brincando no berço em por alguns momentos do dia. Coloque alguns brinquedinhos lá. Brinque, com ela quandoe stiver lá dentro. Ter familiriadade com o berço pode facilitar o processo.

      Mostre pra ela como o quarto dela é legal, como ela é importante por ter um quarto só pra ela.

      Você pode tentar fazê-la adormecer no berço dela, pode ficar ao lado dela, pode até mesmo deitar no berço (faça o teste antes pra ver se te aguenta). Quando tiramos a grade do nosso me deitava com a Sandra com frequencia sem problemas. Você pode até mesmo trocar a grade grande por uma de caminha.

      Sei que é difícil vê-los chorar, mas com 1 ano e 4 meses ela já entende bastante coisa e você pode explicar o que está fazendo. Você pode não ceder se o choro for de contestação.

      Se nada disso funcionar, tente alguns dos métodos que descrevi aqui no blog. Tem o da Plunket, o do Ferber, da Encantadora de bebê. Veja os links à direita e no final do texto.

      Se não se sente confortável com isso, tente pelo menos trazer o papai de volta. Quem sabe a Joana não se adapta aos barulhos do papai.
      Boa sorte
      Fabiana

      Excluir
  50. Olá Sandra, por favor me ajude, minha filha tem 1 ano e 10 meses e não consegue adormecer sem eu estar no quarto com ela, falo que vou ao banheiro ao lado para arrumar as coisas dela e a deixo mamando, mas ela desce da cama dela e vai atras de mim, volto ela e falo a mesma coisa , ela joga tudo no chão, fala pra eu ficar lá, chora, eu cato tudo e acaba que tenho que sentar no sofá que tem no quarto dela e esperar q ela adormessa. Mas na madrugada ela acorda e chora, e então se eu demoro a ir , ela vai até meu quarto. Até que me marido lá pras 5 se cansa e vai dormir no quarto com ela em um colchão,agora ela fica pedindo pra mamar , mas nunca dei mama pra ela na madrugada. O que devo fazer para ensinar ela a dormir sozinha. NÃO AGUENTO MAIS, ME AJUDE! Obrigada Juliana

    ResponderExcluir
  51. Olá,

    Nessa idade eles conseguem nos manipular bem, sabem como nos tirar do sério, mas também podem ter medo do escuro ou de ficar sozinhos. Vou te dizer como é nossa rotina e vou te dar uma dicas baseada na nossa experiência. Mas cada família é diferente e tenha paciência que com certeza encontrarão o melhor método para vocês.
    Minha filha, hoje com 3 anos, também pede para que fiquemos no quarto com ela. Quando tentávamos deixá-la ela ficava inventando mil coisas para retardar nossa saída. Era água, xixi, mais um livro, frio, calor etc.
    Atualmente as coisas estão mais fáceis, continuamos, porém, ficando lá com ela. Um dia fica o papai no outro a mamãe, se ela começar enrolar saímos do quarto. Como ela quer nossa presença tem ficado quietinha. Lemos um livro e pronto. Ela tem adormecido sem problemas em 5 min. eventualmente ela acorda de noite e vem até nosso quarto. Normalmente a levamos de volta, mas as vezes a deixamos dormir com a gente. As vezes ela me chama. Vou até lá ajeito a coberta e ela volta a dormir.

    É normal a criança acordar a noite uma vez ou outra. Aprendi que não dar tanta importância ao assunto (ou não deixar transparecer à criança) ajuda muito. Eles são sensíveis e percebem nossa ansiedade.

    Reduzir o tempo da rotina da hora de dormir ajuda bastante, se encompridarmos muito pode excitá-los. O ideal é que não demore mais que 20 min. Banho - história/oração - cama, por exemplo.

    Minha dica pra você (funcionou pra gente)
    - Desista de sair do quarto (pelo menos por hora). Explique que ficará lá até ela dormir, mas que se ela sair da cama vc terá que deixá-la. Eu dou boa noite, deito ao lado da cama e finjo que estou dormindo, se minha filha fala comigo respondo com no máximo um uhã.
    - Quando ela não te acordar a noite, elogie, dê um presentinho. Uma adesivo, estreliha etc.
    - Alterne com o papai. Um dia você, um dia ele para colocá-la para dormir.
    - Não desista da sonequinha da tarde, mas não a deixe dormir muito. Vai depender de que horas a põe para dormir a noite. A soneca da tarde ajuda a relaxar para dormir melhor a noite.
    - Se ela não vai na escolinha, estimule-a a se exercitar, nessa idade quando ficam fisicamente cansadas dormem melhor. Corte a TV pois os fazem se exercitar menos e podem ter pesadelos.
    - Tire o mamá da rotina. Já está na hora de tirar a mamadeira. O leite pode dar cáries e o bico pode entortar a arcada dentária. Visite uma odontopediatra, elas em geral tem umas dicas boas para ajudar a cortar a mamadeira.
    - Se quiser dar leite antes de dormir, o faça antes de escovar os dentes, num copo normal ou num copinho daqueles com tampa.
    - Caso não tenha, compre uma luz noturna para o quarto não ficar totalmente escuro.

    Sei que o cenário ideal é dar o beijinho de boa noite e sair do quarto, mas cada criança tem seu tempo, passam por fases em que são mais independentes, outras em que precisam mais da gente. Vocês irão se ajustar. :)

    ResponderExcluir
  52. SAndra, minha bebÊ TEM UM MÊS E MEIO E DESDD QUE COMLETOU UM MÊS NMÃO DORME MAIS DE DIA... ELA TEM SONO E TUDO MAS QUANDO A EMBALO E A COLOCO NO BERÇO ELA CHORA, DOU BATIDINHAS NAS COSTA E CANTO, MAS ELA NÃO SE ACALMA FACILMENTE. É HORRÍVEL, É RARO QUANDO A COLOCO NO BERÇO, ELA RESMUNGA, DOU AS BATIDINHAS E ELA DORME, RARO MESMO. SERÁ QUE ELA PODE MELHORAR?
    elizana_novaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizana,
      Sim, vai melhorar. Tinha essa mesma sensação nessa época. Com quarenta dias eles ficam mais sensíveis aos estímulos do dia a dia. Pense que para um bebê dessa idade tudo é aprendizado, os perfumes, barulhos, vozes, texturas, temperaturas, tudo. Dê uma olhadinha no post dos "sinais de cansaço", tem um link do lado direito do blog. Quando estão muito cansados eles tem dificuldade de relaxar, veja também. "O bebê chora de sono."

      Excluir
    2. Sandra, desde ontem estou deixando minha bebÊ CHORAR até dormir.. tem sido muito difícil, mas estou sem secretária do lar desde segunda e essa foi a única alternativa que encontrei pra conseguir fazer as coisas em casq.. dói muito, pq ela demora muiiiiito a dormir, hoje ficou meia hora chorando.. tadinha! e quando está acordada, não fica no carrinho, só quer colo.. tomara que eu consiga ser persistente e ela consiga realmente dormir sozinha, esta noite ela´só acordou uma vez, pois sempre acorda três vezes pra mamar.
      elizana_novaes@hotmail.com

      Excluir
    3. Elizana,
      Aprender a adormecer no berço é uma habilidade importante que você está ensinando a sua bebê, mas pessoalmente, acho que só deve colocá-la para dormir quando estiver demonstrando sinais de cansaço. Dessa maneira ela entenderá que está sendo colocada no berço apenas para dormir e depois ela terá colo e carinho.
      As vezes choram por bastante tempo, mas tente ser consistente, tente manter a mesma rotina.
      É normal ficarem mais carentes nesse período, tente dar mais atenção durante o dia, mesmo que tenha que deixar a casa meio abandonada. Sei que é ruim, mas priorizar a bebê vale a pena e passa tão rápido. Falo isso por experiência própria.
      Você não mencionou a idade dela, mas tente deixá-la brincando enquanto você arruma. Deixe-a no chão, brinque de cadê achou enquanto vc arruma a cama. Dê a ela conteiners de plástico na cozinha (longe do fogão de objetos perigosos) pra brincar enquanto cozinha, tente inseri-la no contexto.
      Boa sorte
      Obrigada pela visita no blog
      Fabiana

      Excluir
    4. ELA TEM DOIS MESES... NOS RIMEIROS SINAIS A COLOCO NO BERÇO, TALVEZ EU NAO ESTEJA ESPERANDO MAIS SINAIS, PQ ELA FICA MUITO AGITADA...ELA ESTA NO MEU COLO AGORA BOÇEJANDO E COÇANDO AS ORELHAS..RS

      Excluir
    5. Ai que graça! Vc está fazendo certinho, assim que vir os primeiro sinais, para tudo e faça a rotina de por no berço e ponha.
      Como ela é muito pequeninha pode não conseguir se acalmar sozinha. Se achar que ela está muito nervosa, chorando muito, vai lá, fique fazendo carinho da barriga, falando com ela.
      É legal ficar com ela um pouquinho no colo até ela está bem molinha e então transferir pro berço. Assim, em geral, adormecem mais rápido e mais facilmente. :)

      Excluir
    6. fIZ O QUE ME SUGERIU, MAS QDO A COLOQUEI NO BERÇO, ELA ABRIU O BERREIRO DE NOVO.. AI DÁ VONTADE DE DESISTIR, MAS PRECISO SER FORTE, BREVE ESPERO CONTAR MINHA HISTÓRIA DE SUCESSO.RSRS. AS VEZES DESACREDITO QUE VAI FUNCIONAR.

      Excluir
    7. Por fim, depois de ir ao quarto duas vezes acalmá-la, dormiu..rsrs. Ô Jesus.. e como mantenho essa rotina dela dormir sozinha, qdo estiver na rua? num aniversário, a noite, como fazer FAbiana? Se Deus quizer vou ser persistente, e vai dar certo. seu blog, foi o único que verdadeiramente me encorajou a tentar. obrigada.

      Excluir
    8. ´Hoje são dois dias tentando deixar minha bb de dois meses dormir sozinha, mas ela ainda, ao ser colocada no berço, está muuuuuito agitada.. e preciso colocá=la no colo, acalmá-la pra que ela durma.. e sempre no meu braço. Ela chega a ficar rouca de tanto chorar.. é muito doído, não sei se estou fazendo bem em colocá-la no colo...
      elizana

      Excluir
    9. Eu acredito que o mais importante é que a bebê seja colocada num local em que se sinta segura para adormecer quando estiver cansada. O melhor é o berço, mas quando estiver na rua, coloque-a imediatamente no carrinho, mesmo que a titia insista em ficar com ela mais um pouquinho no colo. rs
      Mas isso é só minha opinião, tem bebê que dorme em qq lugar, com qq barulho e em qq colo. Não é o caso da minha e como você pode ver eu tb tinha essas mesmas dúvidas que você está tendo.
      Acho que é importante seguir seu coração. Se achar que tem que ficar com ela no quarto até que acostume, fique. Se preferir sair, saia. Faça com amor e sem culpa ou pelo menos tente. :)
      Quanto a vida noturna, já vi muita criança que se adapta, mas nós mudamos bastante nossos hábitos por conta do sono da Sandra. Muito raramente saímos a noite, só abrimos exceção nas férias e ela acaba ficando bem difícil não dormindo direito.
      É aquela coisa, cada família encontra seu próprio método. O CERTO é o quê funciona para vocês.
      Sim, por favor, mande sua história de sucesso. :) É sempre bom ter diferentes pontos de vista.

      Excluir
    10. Hoje é o quarto dia de tentativas a fim de ensinar minha pequena (dois meses) a dormir sozinha.. no sono da manhã, chorou por dez minutos, isso é bom, ontem ela ficou 15 minutos chorando, já está diminuindo,no primeiro dia ela ficou por uma hora chorando. Vou conseguir. Quero encorajar aqueles que querem começar, é difícil, muito.. mas tem que pensar que será melhor pra todo mundo.. culpa eu sinto, e muita.. mas tento não pensar nisso.
      Fora que ontem ela dormiu os sonos da manhã e da tarde, sem problemas, a noite ainda acorda pra mamar, mas creio ser normal. porque ainda é novinha.

      Elizana.

      Excluir
    11. Veja, sou Elizana, hoje fazem 06 dias que tenho deixado minha bebê de dois meses chorar... mas hoje ela ainda demora muito tempo pra dormir, cerca de 01 hora, isso varia, há dias que ela passa meia hora, outros 15 minutos.. mas chego a achar que ela se sente mau no bercinho, é de um jeito que qdo ela está adormecendo no meu colo, e vou colocá-la no berço, ela já chora, antes de ser deitada. Estou angustiada, porque acho que a estou fazendo sofrer muito. Me ajude.

      Excluir
    12. Elizana,
      Sou apenas uma mãe, assim como você. Siga seu coração, muitos bebês so aprendem a adormecer sozinhos após os 6 meses. Se você acha que não está funcionando. Tente outro jeito. Fique fazendo carinho na barriguinha, pegue no colo (mas não balance), faça oquê você acredita que funcionará pra você. Mas lembre-se que terá que repetir em todas as sonecas. Então não tente nada mirabolante, do tipo, ficar dançando com ela no colo. :)
      Espero que consiga descansar um pouco em breve. Esse comecinho é duro mesmo.
      Fabiana

      Excluir
    13. Obrigada FAbiana, vou mesmo seguir meu coração, hoje ela dormiu em 05 minutos.. preciso ser firme...
      Como é difícil essa tarefinha..rs

      Elizana.

      Excluir
    14. FAbiaana, é elizana. parei com a tentativa, pois minha pequena (de dois meses) está gripada, aí não acho legal deixá-la chorando enquanto está doentinha.

      Excluir
    15. Faz bem! Eu também faria o mesmo. O duro é que, as vezes, depois precisa-se começar tudo de novo. :(

      Acho que dar bastante colo é bom, principalmente quando estão doentes. Se for tentar novamente após a gripe, não se esqueça de fazer um check up com a médica antes. Principalmente para ver os ouvidinhos. É duro mesmo!!

      Excluir
    16. Nossa, é elizana. estou insistindo nos comentários, porque quero compartilhar como é difícil ensinar o bebè a dormir sozinho. Tenho percebido que a ruptura da técnica de deixar chorar (proque minha bebê esteve gripada), quebrou com todo o aprendizado dela, porque agora está dando muito trabalho pra dormir, demorando muito e chorando, percebo que quando a acalmo no colo e coloco de volta no berço, ela volta com mais agitação do que quando a peguei. Aí dá vontade de desistir. acho que estou fazendo algo errado ou então com ela não vai funcionar.. gente, alguém teve sucesso com essa técnica? acho que minha bebÊ É DIFÍCIL.
      ELIZANA.

      Excluir
    17. Muito legal que você está dando este retorno Elizana. Sua experiência certamente ajudará muitas mães.
      É assim mesmo, não é nada fácil ouvir nossa amada bebê chorar e agir contrária ao nosso instinto. Pra piorar a privação de sono deixa nossas emoções bem mais afiadas. Ficamos mais sensíveis, irritáveis, insegura.

      Pelo que descreve aqui, você deve estar usando a técnica da encantadora de bebês. Ficar pegando e pondo de volta no berço também não resolveu pra mim. Eu voltava no quarto e sempre tentava acalmar a Sandra no berço, só pegava se ela estivesse muito nervosa. Mas teve uma fase que eu não conseguia deixá-la chorar e deitava minha cabeça dentro do berço. Uma cena bizarra!!

      Se não se sente segura, por que não tenta dar um tempo? Ela ainda é bem novinha. Alguns bebês só aprendem a adormecer sozinhos após o sexto mês. Você pode, ficar ao lado do berço, ou até mesmo sentada com ela no seu colo. Só tente não criar hábitos complicados, como mencionei acima.

      Enquanto isso você passa a conhecer melhor os chorinhos dela, os ciclos de sono e pode criar uma rotina de sono bem estabelecida. Por exemplo, você pode apagar a luz cantar sempre a mesma musiquinha toda vez que for colocá-la para dormir ou ler um livrinho.

      Algumas crianças são mais difíceis mesmo, mas você vai conseguir melhorar o soninho dela. Tente manter a calma e seja qual for sua decisão, faça confiante. Você melhor do que ninguém sabe o que é melhor para vocês.

      Tente ler um poquinho mais sobre diferentes técnicas e quando se sentir bem confiante, tente novamente.

      Escreva sempre que quiser e/ou puder. :)
      Fabiana

      Excluir
    18. Ahh FAbiana, é muito bom ler comentários serenos..rsrs, porque eu já não estou mais.rs. Agora, ela dorme muito pouco, os cochilos variam de 20 a 30 minutos e já acorda chorando. Minha primeria filha também era bem difícil pra dormir, mas não cheguei a tentar nada com ela. Bom, preciso mesmo tentar manter a calma.
      bjos, e obrigada, mas continuarei por aqui..rs

      Excluir
    19. Tudo bem Fabiana, é difícil mesmo.. ela sempre fica mais agitada quando a pego no colo e volta de novo pro berço. E ultimamente os soninhos chegam a 20 ou 30 minutos.. o que não me deixa fazer nada.. e ela não fica no carrinho.. em lugar algum .
      Bom, vou continuar tentando e ficando sempre por aqui. Gosto de compartilhar com vc minhas angústias e sempre ter um retorno pra me acalmar. Obrigada.
      Elizana.

      Excluir
    20. Elizana, você deve estar exausta! Me lembro bem dessa fase. Também não foi nada fácil pra mim!! Chame alguma amiga, parente pra ficar com a bebê umas horinhas pra você descansar e se conseguir, desencane da casa por um tempo, quando a bebê dormir, deite e feche os olhos, mesmo que não durma, se sentirá um pouco mais descansada. Sua saúde é mais importante que uma casa impecável. Vi uma frase outro dia que me inspira (funciona melhor aqui onde pouquíssima gente tem faxineira). Uma casa arrumada é sinal de uma vida desperdiçada. Adorei!! :) Difícil pra nós brasileiras nos acostumarmos, mas é verdade. rs
      Até breve
      Fabiana

      Excluir
    21. Fabiana, ela continua dormindo muito pouco de dia (20 minutos), as vezes acorda, resmunga (gritinhos) e dorme de novo, as vezes acorda chorando, dou de mamar e coloco no berço, as vezes berra, as vezes ficalá quietina. mas não dorme.. enfim, é complicado entender, porque os sonos dela variam muito.
      Elizana.

      Excluir
    22. Olá Elizana,
      É normal o sono deles variarem, provavelmente não é só uma fase e logo entrará nos eixos.
      As vezes quando estão com sobrecarga, superstimulados eles não conseguem relaxar para dormir o suficiente. Será que ela não está precisando dormir mais vezes durante o dia?
      Dê uma olhada nesse post aqui do blog http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/09/metodos-para-ensinar-o-bebe-dormir.html
      A plunket e a encantadora de bebês sugerem a seguinte rotina: Você dá de mamá, troca, coloca o bebê pra "brincar" (dura minutos) e observa os sinais de cansaço. Assim que vir um sinal você põe pra dormir. Mas não há nada de errado em colocá-la para brincar no berço. Só lembre de não deixar muitos estímulos. Um ou dois brinquedinhos e tá bom! Eu precisei tirar o mobile e todos os enfeites do berço ou minha filha não dormiria.

      Outra coisa que fiz, na época de crise, foi comprar um "front pack" e ficar carrengando-a que nem canguru pela casa. Minha mãe me chamava de louca! Mas eu arrumava a casa com ela presa ali e muitas vezes ela dormia, eu deixava ela lá e continuava. Igual índio mesmo!

      A gente fica agoniada né? Não dá tempo nem de arrumar as coisas deles direito. Mas é assim mesmo, algumas crianças dormem menos, mas logo vocês se ajustam.
      bj
      Fabiana

      Excluir
    23. FAbiana, ela agora já acorda váaaarias vezes a noite.. pq desisti por uns dias de deixá-la chorando pra dormir, aí dou mamar e ela dorme, percebo que ela está fazendo meu peito de chupeta... Jesus.. tou perdida.
      Elizana.

      Excluir
  53. Olá meu filho está com 23 dias e simplesmente não dorme, exceto quando está no peito que em muitos casos faz como chupeta, além de exausta estou ficando desesperada não sabendo como agir, por favor nos der uma "luz".

    Analine ( mãe do Lucas )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Analine,
      É difícil mesmo esse começo, dê uma olhadinha nos primeiros posts do blog, que podem ser acessados pelos links à direita. Aprender os sinais de cansaço, os motivos pelos quais os bebês choram ajudam bastante.
      Tente descansar enquanto ele dorme tb, tente amamentar deitada se for o caso, aí você também pode tirar um cochilo. Mas o ideal mesmo é só deixá-lo dormir no peito após ter mamado o suficiente.
      Uma dica que me ajudou bastante nessa fase foi tirar a roupa da minha filha enquanto ela mamava, dessa maneira ela não ficava tão quentinha para adormecer. Uma consultora de lactação me ensinou a tirar a minha blusa também de forma que minha pele tocasse a dela. O contato pele com pele traz vários benefícios ao bebê e a mamãe.
      Outra coisa que pode fazer, quando vir que ela está quase adormecendo é massagear seu seio, empurrando o leite em direção aos mamilos. Assim quando ele estiver quase dormindo virá uma golfada de leite e ele acorda com a mudança de ritmo.
      Faça carinho nele, converse, qualquer coisa para tentar mantê-lo acordado enquanto mama.
      As coisas vão melhorar, você vai ver.

      Obrigada pela visita,
      Fabiana

      Excluir
  54. Fabiana, estou passando pelo mesmo problema que vc passou. Meu filho tem a mesma idade que a Sandra tinha quando acordava à noite. Como você superou isso? Ele acorda a noite interira de tempos em tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana, respondi pra você lá no outro post. :) Adorei seu blog!
      bj

      Excluir
  55. Mariane

    MEu nenem de 4 meses não dorme no berço e so colocar ele la que acorda e chora muito, so dorme no colo e de noite acorda de 2 em 2 hras para mamar não sei mais o que fazer me ajudem ela ta enorme pesado e cheio de manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã brincava que parecia que tinha espinho no berço, era só colocar o bebê pra ele acordar berrando. rs
      Por que você não tenta amamentá-lo mais vezes durante o dia , talvez de 2 em 2 horas (de preferência mantê-lo acordado para mamar e a noite você começa a espaçar as mamadas em pelo menos 4 ou 5 horas? Mesmo que ele acorde, você o pega, mas não amamenta. As vezes funciona melhor se o pai pegar.
      O problema de quando eles não adormecem no berço é que quando acordam lá, choram. O ideal é tentar colocá-lo quase dormindo para adormecer no berço. Dê uma olhada aqui no blog em algumas técnicas.
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/como-fazer-o-bebe-dormir-noite-toda.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/09/metodos.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/09/metodos-para-ensinar-dormir-sozinho-mae.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/10/metodos-para-ensinar-o-bebe-dormir.html
      Espero que ajude
      Fabiana

      Excluir
  56. Oi é Elizana de novo.. ainda estou nas tentativas, ainda é difícil ela chora muito, e fica procurando algo pra sugar, as mãos.. o que for.. por isso fica difícil dormir, mas sempre que está agitada a pego no colo um pouco e volta pro berço, aos berrros, faço isso até ela dormir.. as vezes cedo.. e dou o peito..rsrs é difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que a encantadora propõe que você coloque e tire do berço até que o bebê se acalme e adormeça. Só lembre-se que é importante consistência para que o bebê associe o berço com dormir. Se você as vezes dá o peito e as vezes não o método pode não funcionar. O bebê vai sempre preferir o peito e conforme cresce irá chorar até que vc ceda.
      Esse negócio de fazer o peito de chupeta é super comum, se pensarmos bem foi a chupeta que foi inventada para imitar o peito. Antes do bebê começar com os sólidos não há como você superalimentar um bebê só com leite de peito portanto se isso não te incomoda e ela dorme bem após mamar, amamente! A vantagem é que você pode fazer isso em qualquer lugar a desvantagem é que não dá pra fazer pra sempre. rs

      Excluir
  57. Olá! Preciso de ajuda meu filho tem 1 ano e só dorme no carrinho! Não dorme no berço de jeito algum e o meu marido detesta ficar ouvindo ele chorar no berço! ESTOU ME SENTINDO PESSIMA!! porque a culpa é minha que não o colocou pra dormir desde o inicio no berço!! não sei o que fazer se alguém tiver uma dica agradeço!! meu email é TACHIMED@hotmail.com!! obrigada!!!

    ResponderExcluir
  58. Olá Tarsila,
    Se ele dorme bem no carrinho, deixe-o dormir no carrinho!
    Se você começou a colocá-lo para dormir no carrinho é porque viu que desse jeito ele dormia. As crianças precisam dormir! Nós todas passamos por coisas parecidas, não se sinta mal e siga seu instinto.
    obrigada pela visita
    Fabiana

    ResponderExcluir
  59. Oi FAbiana, é Elizana. Nâo estou colocando minha bebê para dormir no peito. O ciclo é o seguinte, mama, brincadeirinha (conversas) e dormir.. assim que apresenta os sinais de cansaço.. mas é muito berro, e ela fica tentando ficar de bruços pra colocar o lençol na boca.. sempre fica procurando algo pra colocar na boca.. afffffffff... dá a impressão que ela não consegue dormir de outra forma, aí eu a pego no colo, pq ela fica muuuuuito agitada e chora muito, ela demora a se acalmar no meu colo também, aí volta novamente pro berço, ontem esse processo demorou cerca de duas horas.. cheguei a achar q ela estava com dor, e dei remedinho e tudo.. mas dormiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Elizana,
      Tá difícil né? Algumas crianças são mesmo mais difíceis. A minha era uma dessas. :)
      Você já tentou colocar uma daquelas fraldinhas de algodão (das pequenas) pra ela segurar/chupar? A minha filha chupava a manguinha da blusa, quando estava calor a coisa complicava.
      O problema é que quando ficou muito nervosos e agitados não conseguem relaxar pra dormir. Aí você precisa pegar e acalmá-la mesmo.
      Se você ficar fazendo carinho nela no berço ela acalma? É assim toda vez ou as vezes você a faz dormir no colo? Quando adormece no colo ela dorme bem?

      Excluir
    2. FAbiana, a minha é difícil mesmo.. eu dou a fraldinha pra ela, percebo que qdo ela chupa ela fica mais calma.. as vezes ela puxa o lençol do berço, e fica todo desforrado.rsrsrs. ela se acalma no colo, mas as vezes fica tão nervosa, que demora uns 15 min pra se acalmar, qdo ela está muito cansada (de chorar) basta eu dar umas batidinhas no bumbum q ela dorme..não sei dizer qdo ela dorme bem. as vezes dorme três horas seguidas, durante o dia, as vezes 40 min. SE eu fizer somente carinho na primeira vez que a coloco no berço, ela não se acalma não.

      Excluir
    3. Oi FAbiana, esta noite minha pequena (três meses) passou a noite inteira dormindo com auxílio do peito,se não começava a resmungar e chorar... afffffff, e é porque não coloquei esta hábito, durante o dia só dorme sozinha, chorando, depois colo, depois berço, choro, colo, berço, este é o ciclo. Nâo sei o que acontece... acho que ela ainda não entendeu q o berço é pra dormir, pq ficaa extremamente agitada..´dá gritos horríveis... meu marido fica com dó e pede pra eu dar o peito, mas não dou.. tento acalmá-la as vezes por quinze minutos... depois berço... no início do mês ela vai pro hotelzinho e temo que até lá, não consiga dormir só no berço, pq desde os dois meses estou tentando. e Nada. como é difícil, Meu Deus.
      Elizana.

      Excluir
    4. Ol Elizana,
      Imagino que você esteja exausta!!
      Sei que não é o que você quer ouvir, mas vai melhorar. Ela vai crescer e as coisas ficarão mais fáceis.
      Dar mamá a noite toda não é fácil! Já passei por isso,é um ciclo complicado pois acabam mamando menos durante o dia e assim por diante.
      E se seu marido a colocar para dormir, será que não fica mais fácil? Tente quebrar o ciclo, se tiver que dar colo, dê colo, mas tente fazer todos os dias da mesma maneira.
      Dê notícias

      Excluir
  60. Eu descobri através do hotelzinho que o berreiro dela, era cólia, pois eles deram Chá de Endro, e ela ficou calminha, calminha, até dormiu ontem a noite sem dar trabalho, fiquei impressionada.... nossa, acabei ficando aliviada.. provavelmente as cólicas dela ou gases, se estenderam mais um pouco, pq segundo a pediatra dela, há bebês que ficam assim até os quatro meses...
    Estou certa de que tudo vai melhorar, hoje de manhã qdo a deixei no hotelzinho, ela simplesmente ficou no colo da babá e dormiu em 05 min. Gente, que bom !!!
    Elizana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Elizana,
      Você deve estar se sentindo bem aliviada. Pelo jeito ela vai se adaptar lá bem rapidinho. :)
      Obrigada por dar notícias.
      bj
      Fabiana

      Excluir
    2. Só uma coisa... converse com a pediatra sobre os chazinhos para ver a dosagem e tudo direitinho.

      Excluir
    3. Fabiana, ela está mais tranquila... ainda acorda a noite, mas acho que é normal... está tomando mais leite (90ml), e só fazem quatro dias que começou a tomar. Estou amamentando pela manhã e a noite..
      E pra dormir, não dá muito trabalho, deixo ela no meu colo por uns 10 min... e ela relaxa.. coloco ela no berço assim que fecha os olhinhos...
      Elizana.

      Excluir
    4. Olá Elizana,

      Finalmente um pouco de paz, não? Fico feliz em saber disso. Ela já aprendeu a adormecer sozinha. Acordar de vez em quando é normal até porque ela ainda é muito bebezinha. Quando ela acordar, você pode tentar esperar uns 5 minutinhos (ou o quanto conseguir) antes de ir lá, eventualmente ela volta a dormir sozinha.
      Obrigada por compartilhar todo o processo, nas dificuldades e no sucesso, isso certamente ajudará muitas outras mamães.
      Tudo de bom pra vocês duas :)
      Fabiana

      Excluir
  61. FAbiana, é Elizana... está melhorando aos poucos. o problema é que as vezes para dormir, ela fica agitada de novo, porque quer algo pra sugar...rs. cmo o peito ela dorme rápido, mas quero que seja assim... fica estressadinha, e agoniada, colocando a mão na boca.

    ResponderExcluir
  62. Minha bebe de 7 meses e agitada e nao dorme durante o dia e nem a noite ela fica acordando a noite inteira para dormir nao peito como se fosse chupeta.Eu ja tentei de tudo para ela dormir,ate tentei dar chupeta para ver se ela fica mais calminha mas ela nao gosta, ja tentei deixar ela dormir sozinha,mas nao funcionou.O que posso fazer?alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  63. Estou procurando informacoes sobre como fazer o bebe dormir sem chorar, ou seja sem lutar contra o sono. Primeiro, sou totalmente contra isso de diexar ele chorar no berco ate aprender a dormir. Me parece um crime, ele vai crescer e vai aprender a ficar so. Bom, nao tenho achado nada que me ajude pq nao encontro bibliografia que falam de gemeos. Tenho duas bebes e se uma nao esta bem dormida o resmungo da outra acaba acordando. Alguem sabe onde posso encontrar informacoes que funcionem com gemeos? Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com