20130714

Reflexo de Moro

Por que meu bebê acorda com um espasmo?

Qual mãe ou pai já não vivenciou a seguinte cena: O bebê adormece no colo e na hora de colocá-lo no berço ele acorda com um sobressalto como se tivesse assustado, caindo com bracinhos abertos. Ou o bebê dorme por cerca de 15 min e então acorda com um espasmo, abrindo os bracinhos.

Isso acontece por causa do reflexo de Moro.

Reflexos são respostas dadas pelo sistema nervoso a certos estímulos, eles são um sinal de que o bebê é saudável e são essenciais para a sobrevivência do bebê dentro do útero e também fora dele. Os bebês nascem com diversos reflexos primitivos que desaparecerão mais tarde. Falarei aqui dos três que considero mais importantes para o sono e para a amamentação.
O reflexo de Moro é ativado quando o bebê perde a sustentação da cabeça ou perde a sensação de estar bem segurado.


O reflexo de Moro é o vilão no transporte do bebê do colo para o berço porque na perda de estabilidade eles acabam acordando com o espasmo. Um bom jeito de evitar que seja ativado é embrulhar o bebê antes adormecê-lo nos braços ou segurar bem os bracinhos e a cabeça ao transferirmos o bebê para o berço. Mesmo no berço o reflexo ainda pode ser ativado por um barulho ou até mesmo entre os ciclos de sono.

A boa notícia é que esse "vilão"pode ser impedido de agir com um método que nossas avós já usavam. É só fazer o famoso charutinho. Basta usar o cueiro ou um lençol para deixar o bebê bem embrulhadinho. A princípio parece que eles reagem, tentando impedir ser restritos, mas dormem melhor pois se sentem mais seguros dessa maneira. Com sorte, no fim do ciclo do sono, ele se sentirá seguro e embalará em mais 50 minutos de sono.

Colocar o bebê de bruços tem a função do cueiro, no entanto não é mais recomendado pelo risco de SMSI Síndrome da morte súbita infantil.


O reflexo de Sucção é o que faz eles sugarem quando encostamos algo na boca do bebê.

O reflexo de Busca é ativado quando encostamos na bochecha do recém nascido fazendo-o virar para o lado que foi tocado. Esse reflexo existe para que o bebê encontre o mamilo da mãe mesmo no escuro.
Esse reflexo merece uma atenção especial porque é comum vestirmos os bebês com roupinhas com golas. Quando deitado de costas eles viram a cabeça para o lado e a gola toca a bochecha estimulando então a busca pelo seio materno. Acontece que o seio não está lá e o bebê, muitas vezes, acaba acordando.

5 comentários:

  1. Meu bebe as vezes faz isso até acordado. Ele é muito ativo e se assusta com os próprios movimentos.

    ResponderExcluir
  2. Mas moro no nordeste... Muito calor
    ... Não tem como empacotar...
    Assim minha bebe tem dificuldades de dormir devido ao reflexo de moro.... E ainda se esreguca e desperta.... A bebe tem 1 mes. Meu nome é Leilane.

    ResponderExcluir
  3. Minha bebe tem reflexo de sucsao o que eu faço ela não dorme anoite fica o tempo todo procurado algo Fico desesperada pois estou exausta ela tem um mes e vinte oito dias.

    ResponderExcluir
  4. Até quantos meses o reflexo de moro acompanha o bebê?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com