20100228

dormir a noite toda - 2 meses

"Minha filha tem dois meses agora e não dorme a noite toda de jeito nenhum agora eu to dando mamadeira a noite pq ela não sustenta so com peito, ela esta dormindo 4 horas seguidas mas agora é de 2 em 2 horas e ela não dorme no berço de jeito nenhum.
O que faço pra ela dormir no berço e dormir a noite toda pelo menos 5 horas seguidas.."
Glaucya...
Olá Glaucya,

Para a maioria dos bebês 2 meses é ainda muito cedo para dormir a noite toda, muitos começam a dormir mais de 6h seguidas só após o sexto mês. Veja os sites abaixo:
Família Sapo
baby center

Não sei se entendi direito, mas parece que sua bebê passou a dormir 4h seguidas quando você introduziu a mamadeira, mas agora voltou a acordar a cada 2h certo?
Provavelmente esse é um indicativo de que ela não estava acordando porque o seu leite não a sustentava.

Lembre-se que quanto mais você der de mamá, mais leite produzirá. O corpo da mãe vai se ajustando à necessidade do bebê.
Se sua bebê estava crescendo e engordando dentro da curva não é necessário dar o leite em pó.

Realmente acredito que o leite materno seja a melhor opção. É mais econômico, mais nutritivo, tem anticorpos e não tem como você superalimentar um bebê com leite de peito.

Voltando a sua pergunta, tente seguir os passos que descrevi no post Como fazer o bebê dormir a noite toda
e se certifique de que sua bebê durma bastante de dia, "porque o bebê que dorme bem de dia, dorme bem de noite" isso porque eles precisam estar relaxados para dormir melhor.

Veja o post sobre os sinais de cansaço
Esse post é bem específico para bebês pequenininhos como a sua. Quando vir qualquer um dos sinais descritos, pare imediatamente oquê esta fazendo, acalme-a dando um pouco de colo ou cantando uma canção de ninar e a coloque no berço.

Você pode sair ou ficar ao lado fazendo aquele barulhinho com a boca SHHHH e dando leves palmadinhas. Se ela não tiver com sobrecarga ela vai dormir rapinho.

Segundo a encantadora de bebês, ajuda muito embrulhá-la como faziam na maternidade, com a minha bebê eu colocava só o lençol bem preso embaixo do colchão e deixando os braços livres porque ela chupava a manga do pijama. Dessa maneira eles se sentem mais seguros.

Faça isso em todas as sonecas e de noite também.

Certifuque-se de que ela arrotou após mamar antes de deitá-la no berço. Principalmente se você deu a mamedeira.

Tente não colocar muita roupa ou roupa de menos.

Tente elevar um pouquinho o berço colocando listas telêfonicas embaixo dos pés da cabeceira. Se ela tiver refluxo isso pode aliviar.

IMPORTANTE
É normal bebês dessa idade acordarem a cada duas horas. Eles tem o estômago pequeninho e precisam se alimentar com mais frequência.

Consulte sempre seu médico antes de qualquer atitude.

Veja também:
Dormir a noite toda
Sinais de cansaço
Rotina
Dividindo a cama com segurança

33 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Meu nome e Wagner martins e Kelly Cristina, tenho um menino de 2 meses e 20 dias e a 3 dias ele nao quer mamar no peito direito e fica a noite toda querendo chupetar o esquerdo minha esposa ja nao sabe mais o que fazer, pois toda vez que que tiramos ele chora e nao pega chupeta. o que podemos fazer para ele mamar no outro peito?

    ResponderExcluir
  3. meu bebe ao ta durmindo a noite,quando é oito horas da manha,ele dorme o dia inteiro,ai quando é a noite nao quer durmi o que eu faço? por favor,pois estou muita cansada...

    ResponderExcluir
  4. oi meu bebe tem 1 mes e 15 dias, ele dorme a manha toda e pega u pouco da terde e de noite n dorme oq faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbem era assim foi qndo resolvi da o nan realmente funcionou

      Excluir
  5. Minha filha está com 4 meses e só agora dorme a noite inteira, das 21 horas, às vezes até mais cedo, às 5 da manhã(acorda para mamar).Está dormindo no berço dela e já dorme sozinha, sem necessidade de niná-la.E depois volta a dormir de 5 às 8.Ela acordava muito durante noite e não dormia mais que 1 hora durante o dia. Foi difícil,mas passou...

    ResponderExcluir
  6. Meu bebê quando tinha alguns dias trocou o dia pela noite, segui o conselho do pediatra de acordá-la a cada 02 horas durante o dia começando a partir das 06h até as 22h deu certo, hoje ela dormi muito bem a noite.

    ResponderExcluir
  7. oie, minha bebê tem 2 meses e 18 dias e só dorme de duas em duas hrs .Quando é de dia só dorme 30min e fica acordada a tarde toda .o QUE EU faço???

    ResponderExcluir
  8. meu bebe não quer dormir no berço só quer ficar junto a mim o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela visita.
      Para te dar qualquer sugestão seria importante saber a idade do seu bebê e exatamente o que estão passando. De qualquer maneira, dê uma olhadinha aqui no blog no post Sinais de cansaço. Na minha opinião um dos melhores aqui do blog.
      Fabiana

      Excluir
  9. Fabiana,
    Tenho um bb de 2 meses. Gracas a Deus ele e bonzinho. Mas eu estraguei ele :(
    Meu marido sempre fez terrorismo em acordar de noite; e eu para tentar ajuda-ló deixava o meu bebe resmungar ate o niver máximo antes de chorar e já pegava. Mas na ultima semana ele passou a acordar de hora em hora mas nao p mamar, simplismente para adormecer no meu colo ( esse adormecer era questão de segundos) e as 3h e as 6h para mamar. Sei q tudo isso e pq eu mostrei p ele q ele terá colo e carinho. Mas eu nao quero isso!
    Sendo assim ontem comecei a nao pegar, tento acalma-ló no berco mas ontem isso durou umas 2h.
    Resmungou choramingando uns 20min outros 20min, ele ficou brincando c urcinho e o resto começou a chorar. Eu do lado cxhorando junto. Colocando minha mão, fazendo carinho, mas sem pegar... Sepois de uns 3min chorando eu peguei, o acalmei e coloquei de volta quase dormindo. Ele se mexeu um pouco mais ficou.

    Eu gostaria de alguma ajuda, alguma dica de como me ajudar a concertar isso. Espero estar fazendo certo.

    Uma outra duvida que tenho. Meu bebe acordando mais ou menos sempre no mesmo horário p mamar e pq ele esta c fome ou pq acostumou e tem como eu enrolar um pouco ele para afastar aa mamadas?

    Se puder me responder
    Fico aguardando

    * seu blog e muito bom. Tem me ajudado muito.
    Tirar duvidas e nada como aprender com a experiência dos outros.

    (se puder responder tb no meu email.
    tabysoria@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. OLÁ BOA NOITE !

    Minha bebê,tem 2 meses & 6 dias ela.sente muita cólica e não dorme a noite
    de jeito nenhum, ela dorme de dia e a noite bem pouquinho acorda de 2 em 2 hrs & ainda tenho outro Bebê de 4 ANOS que me da muito trabalho então não posso dormir tbm de dia ME AJUDE POR FAVOOOOOOOOOR BJOS

    BRUNA_TALI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. Tenho um bebê de um mês e dezesseis dias, ele chora a noite inteira, sempre das 12h as 5h da manhã. Até mesmo para dormir ou mamar. O que faço? È normal um bebê chorar tantto

    ResponderExcluir
  12. minha bebe tem 5 meses desde de quando ela nasceu ela nunca dormiu uma noite completa acorda 1h da manhã toma mamadeira depois dorme acorda 3h e ñ dorme mais ja ñ aguento mais sem fala q durante o dia ela ñ adorme direito so cuchila o q eu faço por favor mim de uma dica obr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pelo jeito ela está dormindo muito pouco mesmo. Tente ajudá-la a dormir mais durante o dia (mesmo que tenha que sair para passear de carrinho ou de carro) e ela dormirá melhor durante a noite.
      Se ela estiver bem na curva de crescimento/peso, corte essa mamadeira da 1h. Você pode ir dando as 12h, depois as 11h, depois as 10h e dar a última as 9 ou 10h e então outra só de manhã (após as 5h). As vezes eles criam o hábito de adormecer mamando e acordam só para mamar. Se for esse o caso, tente evitar que adormeça mamando.
      Você pode ficar ao lado do berço ou segurar ela no colo até que esteja quase adormecendo. Se ela se condicionar a adormecer no berço as coisas provavelmente ficarão mais fáceis. :)
      Boa sorte

      Excluir
  13. Olá
    Tenho um bebê de 2meses e 7dias que não dorme sozinho,só no colo e fica agitado para dormir á noite. como viajo alguns fds e o levo,ele volta agitado para casa. não sei se estou fazendo certo pois o pai mora em outra cidade e para nos vermos preciso ir pra lá. o que faço pra ele não sofrer cm essa mudança de ambiente???alem do mais ele não dorme a noite toda e acorda ás vezes de 2em 2h ou de 3 em 3h. me ajudem!!!!!


    luziane_dortas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite,tenho um bebe de 2mese. Ele quase nao dorme de dia, acorda de 5:30 da manha ai dou um banho de sol nele uns10 a15 minutos,depois dou banho dou mamadeira e tento botar pra dormi,ele dorme. No maximo 5. Minutos e isso é o dia todo ele fica muito. Chorao e chatinho nao sei mais o que fazer e a noite acorda a cada 3 horas,ah e ele so dorme em rede,nao quer ficar no berćo,nem no carrinho e nem mesmo na cama por favor mim ajude!!o que faço pra que passe a dormir durante o dia obrigada.

    Gerlane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerlane,
      Desculpe a demora em responder. Estou grávida de 8 meses e tem estado uma correria ultimamente.. Por isso criei uma pág. no facebook e estou repassando muitos dos comentários pra lá. (todos como anônimo). Dessa maneira outras mães podem dar palpite tb e as leitoras do blog tem uma resposta mais diversificada e eficiente do que a minha. Afinal sou também apenas mais uma mamãe. Para ler as respostas veja: https://www.facebook.com/SonoDoBebe
      Curta nossa pág e quem sabe no futuro você também não dá dicas para outras mamães. :)

      Excluir
    2. QUanto ao seu pedido de ajuda. Dê uma olhada no post aqui no blog sobre sinais de cansaço. http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html As vezes por estarem sempre com sobrecarga, cansados os bebês não conseguem descansar.

      Se você não está dando mais o peito, tente experimentar uma fórmula diferente (essa pode estar dando gases), veja se ele não está com calor ou frio, as mãozinhas do recém nascido devem estar sempre frias (não geladas nem quentinhas).

      Quanto a acordar de 3 em 3 horas a noite pra mamar, é normal nessa fase. Com o tempo melhora.
      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  15. o meu bb tem 2 meses e 2 semanas e dormi direto depois de um banho gostoso e dormi super bem d tarde e as vezes anoite...

    ResponderExcluir
  16. Ah esqueci de comentar no outro pedido de ajuda para minha bebe de 2 meses, que... consigo faze-la dormir mas ela acorda apos 20 mint. Ja fiz rolinho com ela pq acho q qdo ela se movimenta se assusta.. mas mesmo assim ela acorda apos 10 a 20 minutos... por isso mau dorme de dia e a noite então pra dormir da muito trabalho fico mais de uma hora tentando faze-la dormir ela parece lutar com o sono pega no sono mas logo acorda to exausta amiga help please!!!

    ResponderExcluir
  17. minha bebe term 25 dias e nao dorme de jeito nenhum de madrugada, de dia mama e dorme acorda so para mama mas depois que passa da 00h ela nao dorme mais ate amanhecer me ajudem nao sei mas o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha menina era assim também no comecinho e uma amiga me deu a dica de colocá-la para dormir durante o dia com a janela aberta ou na sala com todas as coisas acontecendo e naturalmente ela ajudou o relógio biológico dela.

      Pode ser também que ela prefira dormir no barulho, dentro da barriga é bem barulhento, daí quando fica tudo silencioso a noite ela fica agitada.

      Excluir
  18. Meu filho tem 3 meses so se alimenta com o leite materno,ele dorme na cama comigo.
    Não me deixa fazer nada pois é muito apegado em mim o q faço.
    Me ajudem sou mãe de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  19. Isso que está passando é super normal e com o tempo vai ficando mais fácil.
    Leia aqui no blog os posts sobre sinais de cansaço e sobrecarga, mas acima de tudo confie nos seus instintos porque ninguém sabe melhor que você o que é certo para o seu bb.

    Sobre ele ser apegado a você, não se preocupe, isso é um ótimo sinal. O vínculo mãe e bebê é muito importante para um desenvolvimento saudável. Os bebês aprendem mais e melhor quando tem um forte vínculo afetivo com a mãe.

    O que você pode fazer é tentar espaçar um pouco as mamadas para que fiquem de 3 em 3 horas mais ou menos e tentar colocá-lo para domir toda vez que vê os sinais de cansaço.

    Você pode estimulá-lo a ficar sozinho aos poucos. Por exemplo, quando ele acordar, vai na cama, brinca com ele, mas ainda não o pega.
    Se ele tiver bem descansado, ele ficará mais bem humorado e terá mais tolerância em ficar sem sua presença.

    Cada bebê é diferente e ninguém conhece o seu melhor do que você mesma. Se você está feliz do jeito que está, não mude. Eles mudam muito e logo virão novos desafios.

    Parabéns pelo bebê
    Fabiana

    ResponderExcluir
  20. minha bebe também n dormia e nao gostava do berço foi que minha irma fez uma rede emcima da minha cama agora ela dorme a noite toda e passa o dia bem relaxada

    ResponderExcluir
  21. esqueci de dizer a rede eu fiz com o mosquiteiro do berço porque e mais grossa e firme a tela com esse calor e otimo

    ResponderExcluir
  22. Ola adorei as dicas,mas gosraria de sua opniao,meu bebe tem 2meses ele se chama davi.ele acorda as10:00horas eu dou banho nele as 11:30 e entao ele dorme a tarde toda vai acorda la pelas 18:00 comigo chamando e com muita luta ele acorda,as 21:30 dou outro banho e ele dorme no maximo duas horas ai ele acorda eu boto ele na minha cama ele passa a noite enteira mamando e so coxilando.ja tetei muitas coisas para controla isso mas nao consigo gostaria de um conselho.vouto a trabalhar o proxima mes vou ter que acorda logo cedo se continua assim vai se dificil.obg.se puder meu claudiarayana2@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Tenta dar chazinho de coentro secos, uma colher cuidado para não engasgar, o doce faz eles engasgado. Eu tenho uma de dois meses. Vai a dica chá de camomila ajuda também.

    ResponderExcluir
  24. Olá, minha bebê tem dois meses . A noite ela dorme mas nem sempre dorme no berço. As vezes dorme na minha cama, mas dorme entre 4 a 6 horas. Mas durante o dia algumas vezes ela dorme pouco. Gostaria de saber ao certo quanto tempo ela deve ficar acordada de Dia? E qual a duração das Sonecas? Os. Tem dias pela manhã que ela acorda as 7:00 ou 8:00 e fica acordada a de tarde.

    Obrigada...

    ResponderExcluir
  25. Minha bebe tem 2 meses ela dorme bem a noite acordando umas 2 vezes apenas para mamar,durante o dia ela tambem dorme bem fica no maximo umas 4hrs intercaladas acordada,isso é normal?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com