20090903

Métodos para ensinar o bebê dormir sozinho - Encantadora de bebês

Tracy Hogg propõe organizar a rotina do bebê estipulando horários para as mamadas, brincadeiras e sonecas, necessariamente nesta ordem.

É o que ela denominou de rotina E.A.S.Y.
A recomendação é que os pais comecem o dia da seguinte maneira:
E Eat(comer), mamar, assim que acordar. É o melhor momento para ser alimentado uma vez que está descansado e terá menos chance de adormecer enquanto mama.
A Activity(atividade), deve fazer alguma atividade como troca de fraldas, brincadeira ou banho dependendo do horário e da idade do bebê. Se for recém nascido a atividade é basicamente trocar a fralda e talvez trocar de roupa pois logo já estará pronto para dormir de novo.
S Sleep(sono), assim que o bebê apresentar sinais de cansaço deve-se começar o processo para colocá-lo para dormir
Y You(você) finalmente enquanto o bebê dorme temos algum tempo para nós

Entender o método da encantadora de bebês é bem fácil porque ela nomeia e classifica tudo desde a personalidade dos bebês até os tipos de choro.

Mas acima de tudo fala da importância de ensinar o bebê a dormir no berço.

É responsável pela popularização do método "Pick up/Put down" a tradução é algo como pega (o bebê do berço) e põe de volta. A encantadora se diz contra "deixar chorar" e instrui a mãe a pegar o bebê quando este começa a chorar pra valer, acalmar o bebê, não deixar que durma no colo, e então colocar de volta. Não se deve pegar quando o bebê está chorando de birra.

O problema é que nem sempre sabemos se nosso bebê está chorando só de reclamação porque ou se é uma dor ou desconforto. Li em uma edição antiga do livro ela dizendo que aos 3 meses, ela já esperava que os pais pudessem distinguir os tipos de choro do seu nenê. Já em uma edição mais recente ela comenta que é totalmente compreensível que os pais não saibam exatamente se um determinado choro é só birra afinal estão se baseando provavelmente em apenas um bebê.

Esse método só deve ser utilizado a partir do terceiro mês pois antes de completar três meses não terá eficácia pois o bebê ainda é muito novinho para compreender o que está ocorrendo podendo ainda ficar mais excitado com o movimento de sair e voltar para o berço.

Os pais devem permanecer no quarto durante o processo, mas apenas se deixar ser visto pelo bebê se sua presença não o estiver estimulando ainda mais.

A encantadora sugere esperar pelo menos uns dez minutos para sair do quarto pois o bebê já terá passado do sono R.E.M. quando é mais fácil de ser acordado para o sono profundo.

Acho que se o bebê não pode te ver dá na mesma você ficar ou não no quarto desde que você tenha uma babá eletrônica. Na verdade, neste caso, prefiro sair para não acontecer de esbarrar ou fazer algum barulho e acabar acordando o bebê como já me aconteceu.

Já tinha esperado uns 15 minutos e quando fui sair do quarto, na pontinha do pé, quando ouvi um "uifF"! Pisei num brinquedinho que fazia barulho. rs Tive que começar tudo de novo.

Vou copiar a tabela de sono por idade do bebê em um outro post.

Segue o link para a tabela de quantas horas o bebê precisa dormir conforme a idade.
Tabela

58 comentários:

  1. vc pode me passar essa tabela..obrigada

    vanessa_vieira13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que não entendi: devo colocar o bebe no berço e permanecer no quarto até ele dormir? E depois que dormir, ficar mais uns 10 minutos, é isso? Pode me passar a tabela tbm? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Boa Tarde
    Poderia me enviar essa tabela?

    camila_oguchi@hotmail.com

    Estou tendo muuuitos problemas com a minha bebê, ela tem 1 ano e 2 meses, tá impossivel. Se puder me ajudar agradeço!
    Abçs
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Minha bebê de 9 meses não dorme a noite toda. Se puder me ajudar agradeço!

    Poderia me enviar essa tabela?

    tathyvicmoura@hotmail.com

    Abçs
    Tatiane

    ResponderExcluir
  5. Poderia me enviar também? Muito Obrigado
    Breno
    breno.apolinario@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, onde consigo esta tabela? Poderia enviá-la para mim, por favor?

    Atenciosamente, Marcia

    mhb.m@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola se vc me permitir posso escrever em seu blog sobre minha experiencia com o metodo da tracy hogg, eu moro na italia, sou psicologa e tive varios problemas com meu filho,no inicio, muito estimulo, muitas pessoas diferentes, refluxo, infecçao urinaria e bla bla, isso deixou o seu sono e seu processo de desenvolvimento bastante conturbado, pois qd ele nasceu eu passei tres meses na casa de meus pais, e nao consegui por ele em uma regra por que tinha muitas visitas, em fim foi umcaos, chegando aqui na minha casa na Italia de volta , decidi começAr o easy apra ajuda-lo, foi muito dificil e entao chamei uma profissional a melhor e unica eficaz aqui na Italia que trabalha com o metodo para me ensinar a trabalahr com o meu filho, estamos em exatamente 10 dias de processo e a melhora foi gritante, agora eu começei a fazer um curso e estou estudando este metodo para trabalhar com as maezinhas que precisarem de ajuda, se vc me permitir posso deixar dicas e trocar ideias e experiencias com vc e com todas as maes que entram no blog. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bebe tem 6 meses e gostaria mto de aprender este método, poderia me passar.

      Excluir
    2. MINHA FILHA TEM DOIS ANOS ENAO QUER DORMIR A NOITE CHORANDO DIRETO

      Excluir
    3. O QUE FAÇO PARA MINHA FILHA DORMIR SEM FAZER ESCANDALOS E CHORAR MUITO?

      Excluir
    4. Minha bebe de 6 meses não dorme direito de dia e a noite acorda muito p beber água e mamar ( mamadeira) além de chorar muito quando vai dormir. já tentei de tudo mas ela berra até pegar ela no colo. Não sei o q fazer 😢

      Excluir
  8. Acho ótimo, todos os comentários são super bem vindos. :)
    Não sou profissional, sou apenas mais uma mãe. Toda contribuição é bem vinda a mim e a outras leitoras do blog.
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
  9. Ola Fabiana, vou contar um pouco o que eu aprendi com meu filho e como pude usar o metodo com ele: Gabriel toda vez que chegava a hora de dormir ele ficava nervoso, relutava e chorava e impressao que eu tinha è que estava forçando ele a fazer uma coisa que nao queria, porem nao era isso, pois ele estava com sono, e durante o dia qd dormia, conseguia por somente 40 a 50 minutos o que para ele era insuficiente pois,eu o notava cansado e nervoso, mas nao sabia o que fazer, o noite dormia atè bem, mas acordava ainda duas vezes para mamar e ele ja tem quatro, segundo tracy ele ja deveria dormir a noite toda. Entao elaboramos um plano eu e a profissional que veio na minha casa: Ajudar Gabriel a dormi, dando tapinhas nas costas e fazendo shhh, shhh, depois por no berço e tampar os estimulos visivos com a mao. Se ele voltasse a acordar depois de 40 minutos, tentar faze-lo dormir novamente, por pelo menos mais 40 minutos a uma hora. primeiro acalmando no berço se acaso nao desse certo fazer a tecnica de pegar no colo e colocar no berço, ok. Primeiro dia Gabriel chorou 26 minutos para dormir na soneca, tiramos o bico por que ele nao pode ficar condicionado ao bico para dormir e entao depois de 40 minutos ele acordou, fiz ele dormir novamente acalmando no berço foi preciso 5 minutos e entao ele dormiu por 1hora e 4o minutos. Maravilhaaaaaaa eu pensei. Segundo dia gabriel chorou menos para dormir acordou depois de 40 minutos e entaooooooo, 3 horas de choro pega no colo e poe no berço, pega no colo e poe no berço....., enfim e le dormiu mais uma hora.
    Terceiro dia dormiu em 3 minutos acordou de pois de 40 minutos e 2 horas de choro na tecnica pega no colo e poe no berço... e entao ele dormiu mais uma hora
    Quarto dia dormiu em 5 minutos acordou de pois de 40 minutos 1 hora com a tecnica pega no colo e poe no berço e entao dormiu mais uma hroa
    Quinto dia 3 minutoa para dormir e a cordou depois de 40 minutos era tao nervoso que eu nao inssinti, mas vi que ele ainda tinha sono e dai o que fazer meu Deus, por que mesmo que ele dormisse rapido, ele sempre chorava muito e intenssamente, entao eu me sentia mal, parecia que a hroa de dormir era um trauma pra ele, o que nao deveria ser. Entao fiz o que toda mae deve fazer escutar seu bebe e se colocar no seu lugar (ha isso sempre acontecia no periodo da tarde por ele estava mais canssado, pois de manha eu sempre conseguia acalmar ele no berço_) Ok me colocando no seu lugar percebia que Gabriel ativo como è, (parecido comigo) poderia estar estressando com a minha presença, entao experimentei colocar uma musica calma a noite que era hora em que ele dormia com mais facilidade, entao fiz a abordagem em um momento em que ele era mais flexivel. Coloquei a musica e me afastei do berço,

    ResponderExcluir
  10. coloquei um objeto transitori, no caso um palhacinho e ele ficou olhando pra ele, resmungou um pouco, fez o choro do mantra eu nao intervi e ufaaaaa deu certooooo. Entao passei isso para as sonecas do dia, e eurekaaa, funcionou è claro que nao condiciono ele a musica, eu a desligo depois que ele se acalma e ele dorme no silencio, chupando o dedinhos. resultado Gabriel passou a chorar 80% menos, sabe se acalmar sozinho, pois aprendeu a chupar os dedinhos, nao precisa mais do bico, e dormir passaou a ser prezeroso. è claro ele ainda nao faz a passagem durante o dia, acordou depois de 40 minutos, mas eu ajudo dando tapinhas de leve nas costas e fazendo shshhsh, nesta hora ele nao se irrita, pois è meio adormentado. Enfim esta sendo muito bom, è claro que tudo isso respeitnado o EASY, mama de 4 em 4 horas, faz tres reposinhos de dia 2 horas de manha, 2 a tarde e 30 minutos no final da tarde. Oq ue começou a acontecer fazem tres dias è que Gabriel começou a acordar varias vezes no meio da noite, mas eu nao intervenho, deixo ele voltar a dormir sozinho, ele nao chora, por que è claro agroa ja aprendeu a se acalmar sozinho, entao hj estou experimentando a deixa-lo dormindo somente por 1 hora e meia de manha e 1 hora a tarde e o repouso por 30 minutos apra ver se pode ser o caso de ele estar dormindo demais durante o dia. Amanha eu conto pra vcs. Espero que meu depoimento sirva de coragem apra a mae que deseja usar a tecnica a qualquer insegurança. Nao è facil inicialemente mas eu posso afirmar com toda a segurança que funciona e o resultado è maravilhoso pra vc e para seu filho.
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho deve completar 6 meses dia 8 de dezembro agora, nao sei p que fazer ele acorda de 3 a 4 vezes a noite para mamar e nao consigo fazer ele dormir sozinho no berço ele chora muitoooo e fica irritado o que posso fazer???

      Excluir
    2. esqueci de escrever meu e-mail é cacaupiva@yahoo.com.br, por favor se puder me mandar a tabela agradeço abraços

      Excluir
  11. oi agora tive um tempinho para me cadastrar e me identificar qd manda as mensagens. Rosa Maria

    ResponderExcluir
  12. Acho que não escrevi o meu email: quica.oliveira@gmail.com
    Não sei muito bem como é que isto funciona, é a primeira vez que escrevo num blog: estou rezando para que alguem leia a minha mensagem e me de alguma ideia/dica/ajuda. Acho que a mensagem de há bocado não entrou. Minha filha tem sete meses feitos ontem. Está na creche há 1 mes e 12 dias. Tem muita dificuldade em dormir e eu acho que ela fica irritadiça, com dificuldade em se concentrar nas brincadeiras e até em interagir comigo. Já falamos disto na creche e responderam-me que ela não pede para dormir, que já é dela, que tem muita vida.Eu acho que ela não sabe "fechar para balanço".Antes de ir para a creche dormia 1 hora de manha, 3 á tarde e 8 seguidas durante a noite e depois mais duas(mamava ás 6h).Sempre adormeceu ao colo (até aos 2 meses pouco dormia de dia, era horrivel o choro)Pensei que ia fazer uma depressão pós parto, foi dificil que ela dormisse de dia. Agora até dar de mamar é dificil porque não está quieta, mexe-se, atira os braços e as pernas quase com violencia. Tudo o que tinhamos conseguido (até já readormecia sozinha á noite) foi ao ar. Já pensei varias vezes retira-la da creche e por numa ama, não tenho como deixar de trabalhar....

    ResponderExcluir
  13. Olá. Será que dá para me enviar a tabela do sono por idade?Minha filha tem setes meses, feitos há 2 dias e está na creche há 1 mes e 12 dias. Antes de ir para a creche dormia 1 hora de manha, 3 á tarde e sete a oito horas de noite seguidas, mamava ás seis e depois dormia mais 2 horas. Na creche tem dificuldade em dormir e alterou os padroes de sono.Acho que ela não consegue "fechar para balanço" e eu sinto que fica mais irritadiça, co menos capacidade de concentração e taé interage menos. Mas na creche dizem-me que tem muita vida e que não pede para dormir. Foi dificil conseguir o padrão de sono que já referi. Só aos 4 meses é que consegui.Mas adormece ao colo e na creche adormecem-nos na espreguiçadeira.Nem sequer consigo dar-lhe de mamar porque está irrequieta, mexe e atira com os braços e as pernas. Já pensei retirá-la da creche e por numa ama. Se alguem tiver uma dica ou estratégia para me oferecer agradeço imenso!
    Meu e-mail é quica.oliveira@gamil.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha filha está vai completar seis meses e gostaria de ensina-la a dormir sozinha. Me interessei muito por esse método. Poderia me enviar esta tabela?
    Parabéns pelo blog!!
    andreamidorip@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ola, minha filha vai completar 3 meses e ainda não dormiu nenhuma noite inteira, e ultimamente depois da quatro da manhã acorda de hora em hora.Estou muito cansada por favor me ajudem...alguma dica e se puder me enviar esta tabela.
    Desde já agradeço.
    Meu nome é Ilda e meu e-mail é ildabalabuch@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. minha filha vai completar 3 meses e ainda não dorme a noite toda, e de uns dias pra cá vem acordando depois das quatro de hora em hora.
    Podem me ajudar por favor, alguma dica e gostaria tbém de receber essa tabela.
    Obrigada.
    ildabalabuch2yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. ola, minha filha vai completar 3 meses e ainda não dormiu a noite toda e de uns dias pra cá vem acordando depois das 4 de hora em hora...Podem me ajudar por favor com alguma dica e com essa tabela.
    desde já agradeço.
    ildabalabuch@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!!! minha filha também vai completar seis meses e só dorme no peito... gostaria de ensiná-la a dormir sozinha.Poderia me enviar essa tabela também?? bjão Ana Manuela
    meu email:pradolela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, infelizmente acostumei o meu bebe a dormir no peito, gostaria muito de ensina-lo a dormir sozinho, pois logo tenho que voltar a trabalhar e vai ser dificil deixa-lo ja que so dorme no peito, por favor qualquer ajuda sera bem vinda. Meu email é muniquefp@hotmail.com...desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Socorrooooooo!!!!!!
    preciso de ajuda tbm! Miguel tem 2 meses e dá um trabalhinho pra dormir...
    geannenunes@hotmail.com
    gostaria de receber a tabela tbm.
    Parabéns pelo espaço!

    ResponderExcluir
  21. Olá gostaria muito de receber a tabela meu bb tem 9 meses e acorda varias vezes a noite nessalmartins@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá estou com dificuldade para colocar meu bebê para dormir, ele fica irritado, não consegue dormir e chora muito. Só dorme assistindo um filminho que ele gosta. Gostaria de alguma ajuda. Volto a trabalhar daqui a 2 meses e ele não dorme a noite toda acorda 3 x. Obrigada. Samara

    ResponderExcluir
  23. Olá! Também estou desesperada! E o mais engraçado eh q eu achei q soh era eu q sofria com o o do meu bebe!
    Meu bebe só dorme depois de mamar no peito e, a maior arte das vezes no colo! Ele fez 3 meses agora, entaum queria muito usar o método com ele.
    Vc poderia me passar a tabela?
    junia_sana@yahoo.com.br
    Obrigada antecipado!

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostaria de receber a tabela...bjs...liviaabueno@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Meu bebe só dorme no colo, balançando e cantando, tá bem complicado. Gostaria de ajuda, alguém tem alguma sugestão??? E essa tabela de sono?? cordeiro.thalita@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita,
      Segue o link para a tabela:
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Excluir
    2. Nossa estou fazendo com a minha bebe de 1 mes ,ela responde muito bem ,a diferenca e que o tsc tsc tsc e feito no colo e quando a crianca finalmete adormece e que e colocada no berco ,isso pode levar muito tempo e recomendado colocar uma chupeta pra ela se acalmar e nesse intervalo tem que dar tapinhas nas costas de leve e o chiado tem que ser longo e firme ,mas nao muito alto nem perto da orelha pois pode perfurar a membrana do ouvido

      esta dando certo comigo ,
      qualquer duvida meu email e carol_berti@hotmail.com

      Excluir
  26. Olá mamães, para as que não receberam por email. Desculpe a demora. Coloquei um link para a tabela.
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
  27. boa tarde minha bebe ta com 4 meses so dormi se for no braço, e quando coloco no berço ela acorda chorando. e minha primeira filha mim ajudem por favor. mim respondam por imal. felici-dade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Sou desfavorável ao sistema EASY depois que li a respeito da TEORIA DA EXTERO-GESTAÇÃO...

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem, estou precisando desta tabela. Gostaria que enviasse, é possível? Meu bb tem 8 meses dorme no quarto dele sozinho, no berço, mas ainda se acorda muito durante a noite e o pai não é parceiro para estes assuntos.... imagine só, estou um zumbi desde que ele nasceu. rebecawerlang@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. EU ADOREI ESSA POSSIBILIDADE DE APRENDE COM A ENCANTADORA DE BEBES E COM TODOS QUE PARTICIPAM.

    ResponderExcluir
  31. ola tbm adorei esse metodo e queria aplica-lo com meu bebe de 6 meses
    pode me enviar essa tabela....

    email: laisfernanda1323@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. ola tbm queria recebe receber esta tabela

    email: laisfernanda1323@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais, de uma olhada no seguinte post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Excluir
  33. ola minha filha tem 6 meses mais ela chora muito ela so quer ficar no colo o tempo todo nao sei mais oq fazer sei que todo esse choro e manha.oq eu faco??

    ResponderExcluir
  34. ola minha filha tem 6 meses e so dorme no peito e ela c quando estar acordada chora o tempo todo ela so para de chorar no colo,e ainda tenho q ficar de pe com ela pq ela tmb nao gosta de ficar sentada ja estou desesperada sem saber oq fazer pois nao consigo fazer nada em casa e tmb nao consigo deixa-la chorando oq eu faco??

    ResponderExcluir
  35. Tb gostaria da tabela para colocar em prática.
    Meu bb tem um ano e dois meses, e td dia tenho
    que fazer ele dormir com tapinhas no bumbum.
    E acorda a noite toda.

    andressalorenzonii@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, espero que seu bebê já esteja dormindo melhor http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Excluir
  36. Olá por favor preciso mto dessa tabela, meu filho tem um aninho e um mes, ele dorme mto pouco durante o dia e acorda a noite toda, estou mto cansada pois não tenho ninquem p me ajudar, meu marido tenta coitado mas não consegue pois trab mto.

    karla.st@bol.com.br
    Obrigada estu anciosa esperando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá karla, aqui uma tabela: http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Excluir
  37. Tb gostaria de receber a tabela do sono do bebê.
    Obrigado!
    Sander

    sanderlang@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada no post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Excluir
  38. Bom dia pessoal....meu filho tem 8 meses e sempre dormiu mamando ou no colo. Há algumas semanas consegui introduzir a rotina do EASY e resolvi o problema de mamar para dormir. agora o problema esta sendo dormir no berço. Tentei por dois dias deixar ele chorando e ir lá de vez em quando, mas ele acalmava quando eu entrava e ficava desesperado cada vez que eu saia, ai em uma dessas vezes fiquei lá acalmando ele e ele dormiu...agora estou cada vez na duvida não sei se deixo chorando e volto as vezes ou se fico lá para acalma-lo, pois ele chora dois dos jeito e isso ja faz 4 dias. claro que o choro diminuiu, agora as vezes é uma hora e as vezes só 20 minutos...alguem pode me ajudar? o que fazer? quanto tempo demora para acostumar?

    me mandem emails aritroia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Acho que se ele dorme com sua presença, tente ficar lá, as vezes fica ais fácil acalmá-lo.
      O livro diz que demoram 3 dias para acostumarem, mas eu acho que varia de criança para criança e de quanto conseguimos ser consistentes.

      Excluir
  39. Olá! O meu bebê só dorme no peito desde q nasceu e estará completando 5 meses próximo dia 06.07. Ele acorda bastante durante a noite e só volta a dormir mamando. Tento coloca-lo no berço diversas vezes qdo dorme, mas sempre acorda e termino sendo vencida pelo cansaço e levo ele p cama comigo. Durmo sentada com ele nos meus braços mamando. Ele passa quase o dia todo acordado e qdo cochila (no peito) é por uns 20 min. Se mudo de posição no braço acorda na mesma hora. Nunca apliquei nenhuma técnica com ele e gostaria de sua sugestão por qual técnica começar. Aguardo retorno. Obrigada!
    Emiliana Costa.Email fisiomile@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá Emiliana,
    Apesar de ter resumido aqui a técnica da Encantado de Bebês, eu mesma nunca tive sucesso com ela. Apliquei com sucesso a rotina "E.A.S.Y." proposta por ela, mas o "pick up, put down"nunca funcionou comigo.
    Quando eles não dormem bem de dia, geralmente, também não dormem bem a noite pois ficam com sobrecarga. http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sabia-que-o-bebe-chora-de-sono.html

    A minha sugestão para você, durante o dia é tentá-lo colocá-lo para dormir de alguma outra maneira que não seja mamando, no carrinho talvez. Saia para dar uma volta ou até mesmo balance-o dentro de casa mesmo. Se necessário balance o carrinho durante uma hora ou o tanto que aguentar. A idéia é que você consiga espaçar as mamadas para que ele se alimente melhor em uma "refeição" e durma por mais tempo. Aí quando ele acordar você oferece o peito. Se ele adormecer, você troca a fralda e dá o peito de novo (*de preferência o mesmo seio) para ficar de barriguinha bem cheia.

    Tente dar um intervalo entre as mamadas de pelo menos duas horas e vai aumentando lentamente até que seja entre 3/4 horas. No ponto de vista do bebê está tudo bem, mas você deve estar exausta porque o que ele está fazendo é cochilando e petiscando e acaba se alimentando bem apenas durante a noite.

    Acredito que melhorando o sono do dia, automaticamente melhorará o da noite.

    Você deve estar mesmo muito cansada, a gente não descansa direito quando dorme com eles no colo né. Já passei por isso. Já considerou tentar dar de mamá deitada ou usar o berço acoplado à cama? Pus um link no facebook com idéias legais. https://www.facebook.com/SonoDoBebe

    Espero ter ajudado de alguma maneira
    Fabiana

    ResponderExcluir
  41. Fabiana, mto obrigada por sua atenção. Vou seguir seus conselhos e estou torcendo p dar certo. ;)

    ResponderExcluir
  42. Oi, boa tarde!
    Meu bb tem 10 meses. Já tentei de tudo , mas ele ñ dorme a noite toda. Socoooooorro!

    Meu e-mail: mayrlla_x_costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostaria de uma ajuda / orientação. Minha bebê de 4 meses têm feito escândalos horríveis para dormir. Não dorme sozinha no berço, só no colo com muita guerra e grito, confesso q estou cansada. Obrigada. Silvana

    ResponderExcluir
  44. Sou vovó , e gostaria de dicas de como mudar o hábito de só dormir bem qdo está no colo, pois minha filha só dorme sentada com a bebê no colo e agora ela está com 5 meses e estou começando a ficar com ela p minha filha poder trabalhar. Sou contra deixar no berço chorando até cansar. Acho q não gostaria q fizessem isso comigo kkk. Vcs acham q fazer dormir no colo e depois colocar no berço , mesmo depois de muitas tentativas , no final acabamos tendo sucesso tb? Grata

    ResponderExcluir
  45. Meu bebe tem 5 meses, dorme por volta das 21, mas fica irritado demais! Só dorme no peito e acorda 2 vezes na madrugada chorando. Não dou mais o peito na madrugada, mas tenho Q pegar no colo e cantar. Ele não dorme soZinho.
    Meu email micheletmt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com