20090907

Métodos para ensinar o bebê dormir sozinho - Plunket


Se não morri por falta de sono até hoje é por causa da Plunket. É uma organização neozelandeza fundada há mais de cem anos com o objetivo de informar e apoiar as mães acompanhando o desenvolvimento dos bebês e garantindo a saúde de toda a família.

Possuem enfermeiras altamente treinadas e propõem uma metodologia bastante flexível. Na realidade oferecem consultoria individualizada analisando caso a caso. Vou tentar resumir em poucas linhas para compartilhar um pouco do que aprendi com elas conforme a idade do bebê.

A partir do segundo mês elas recomendam seguir os sinais de cansaço do bebê e seguir uma rotina mama, atividade, dorme. Como a da encantadora de bebês. Sugerem colocá-lo para brincar no chão em cima de um tapete ou cobertor pois dessa maneira é mais fácil observar os sinais de sono e em seguida colocá-lo para adormecer no berço. Nesta idade é melhor evitar mostrar mais de dois brinquedinhos para que o bebê não tenha sobrecarga e é indicado colocá-lo de bruços um pouquinho todos os dias para fortalecer o pescoço e as costas.

Falam também da importância de se colocar o bebê para dormir imediatamente após observar os sinais de sono/cansaço e sempre da mesma maneira pois ele já começa a aprender que está indo dormir. Pode-se por exemplo pegá-lo no colo, dar carinho, cantar e colocar no berço. Muitos surpreenderão suas mães dormindo sem chorar, as vezes com apenas uma reclamação, as vezes, sem nenhuma.

(...)Tive muita dificuldade em fazer nossa bebê dormir após o primeiro mês e seguindo essas orientações a Sandra começou a dormir a noite toda no final do segundo mês. Quando ela tinha 5 meses comecei o blog para compartilhar meus aprendizados com outras mães desesperadas como eu tinha sido.

No sexto mês quando fui para o Brasil visitar a família meus problemas começaram e o resto já contei aqui no blog.(...)

Se a mãe não vir quando o bebê mostra os primeiros sinais de cansaço, ele ficará superestimulado e portanto será muito mais difícil de relaxar para dormir e cai chorar. Neste caso a recomendação da Plunket é embrulhar, ou colocar o bebê no berço com o lençol preso embaixo do colchão limitando os movimentos espásmicos que são involuntários e acabam por deixá-lo ainda mais agitado.

Uma dica legal para bebês novinhos é colcoar um rádio fora da estação, de preferência nuna AM, no quarto. O barulho de chiado com vozes no fundo por alguma razão acalmam o bebê. Dizem que é parecido com o quê eles ouvem no útero.

Depois de colocá-lo no berço pode-se ficar parado ao lado até que ele durma. Ou se preferir deixe o quarto e espere 15 min. Se ele chorar volte, tente acalmá-lo no berço, se não for possível pegue-o, acalme-o e ponha de volta para dormir no berço.

Após o quarto mês, em geral, é melhor sair do quarto pois o bebê está muito mais esperto e pode ficar excitado com a presença da mãe. No entanto não é necessário se prender a um tempo definido para esperar fora do quarto enquanto o bebê chora. Pode=se ficar atento ao choro, se o bebê fica muito nervoso, é melhor voltar logo para acalmá-lo para então deixá-lo para adormecer sozinho novamente. Mas se só está reclamando, apenas fazendo alguns ruídos é melhor esperar, ele provavelmente já vai adormecer.

Após o sétimo mês ou quando o bebê começa a se sentar e/ou se levantar no berço é melhor não voltar no quarto muito antes de 10min. Elas recomendam esperar o máximo possível (que a mãe aguenta), não passando de meia hora, mesmo que o bebê se levante ou sente assim que você sair do quarto.

A Sandra está agora com 9 meses e meio portanto só sei até aqui. rs Atualizarei no futuro.

Mas o que posso dizer é que se você pensa em fazer algum tipo de treinamento para dormir com o seu bebê, é melhor começar logo a não ser que ele esteja doente, como foi meu caso. Pois depois que começam a se levantar no berço tudo fica bem mais complicado.

Não deixe de ver também:
Sinais de cansaço
Como ensinar o bebê a dormir a dormir a noite toda
Bebê chora de sono
Método da encantadora de bebês

81 comentários:

  1. Nossa muito boas as dicas!! pena que só vi agora rsrsrs o Lucas já está com 9 meses rsrsr suas dicas pararam aí...

    Mas eu por instinto, acabei adotando alguns desses metodos .. ele já dorme no berço .. basta colocar a mão nas costinhas dele por uns minutos que pega no sono...
    Mas quando ele fica muito estimulado e eu vejo que está com sono mas naquela briga e nem deita na cama? eu sento com ele na frente da TV para ver desenho animado ele dorme em 3 min!! quando vejo que está bem sonolento já o coloco no berço..
    OBRIGADA PELAS DICAS!

    ResponderExcluir
  2. ola, gostei muito do seu blog, confesso que leio toda vez que penso em desanimar. meu filho tem 3 meses e 15 dias. como teve muita colica ate 3 meses e tem muito refluxo, ficou muito no colo e agora estou na luta para faze-lo dormir no berço de dia. a noite ele dorme desde o segundo mes, embora agora tenha voltado a acordar muito a noite tb. confesso que me sinto um pouco incompetente. queria saber se é normal neste processo ele acordar varias vezes no berço . ele acorda 5 ou 6 no espaço de 1 hora e volto para acalma-lo. outra dificuldade é a chupeta, toda vez que cai ele acorda. nao sei como fazer, nao sei se é melhor tirar assim que ela ficar solta na boca ou colocar no berço sem ela. ja tentei e o escandalo é grande. muito obrigada pela ajuda e parabens pela sandra

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog visitarei sempre!! bjos nas duas

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog e a sua iniciativa em compartilhar com outras mães tudo que vc já aprendeu durante este processo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog!
    Miguel está com 4 meses e 3 semanas e só dorme se colocá-lo no peito, mesmo durante o dia. Estou ficando desesperada com esta situação... não sei como farei para voltar a trabalhar.
    Quando ele tinha 10 dias, foi internado devido a icterícia. Com isso, não deixava ele chorar, assim que resmungava, pegava no colo. Quando ele estavanervoso, colocáva-o no peito para se acalmar - virei uma chupeta humana...
    Vc tem alguma idéia de como me ajudar a resolver isto?

    Abraço, Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia. Estou passando pelo mesmo dilema seu. Minha filha tem quatro meses e só dorme durante o dia no meu peito. Já não sei mais o que fazer, estou muito cansada e estressada. Ela chora o dia todo.

      Excluir
  6. OI Marcia,
    Tudo no papel tudo parece mais fácil, eu mesma que já escrevi tanto aqui tenho uma bebê de quase dois anos que pelo menos duas vezes por semana acorda a noite e acaba indo pra nossa cama.
    Quem vai cuidar dele quando você voltar a trabalhar? Como essa pessoa pretende colocá-lo para dormir quando você estiver ausente?
    Isso acontece porque ele associou o peito com dormir, tente trocar essa associação. Pode ser uma mamadeira, colo, passeio de carrinho ou o berço (que ser o ideal). Se estiver disposta tente deixá-lo adormecer no berço, fique do lado acalmando-o.
    Seja qual for sua decisão tente já mudar antes de voltar ao trabalho, assim pode fazer a transição lentamente e com amor.
    Abraço
    Fabiana

    ResponderExcluir
  7. ola, minha bebe tem 3 semanas, e vou tentar usar a tecnica para ela adormecer no berço.Ela só dorme no berço quando cai profundamente no sono.Nao sei se tenho paciencia para acostumala a dormir no berço. Tenho medo que demore mt, mais ficar com ela até adormecer msm e depois coloca-la no berço, me deixa muito cansada a noite,e perco meu tempinho de dormir até que ela acorde novamente. ela acorda de 2 a 3 horas. Como faço para coloca-la para dormir no berço, se ela der um escanda-lo?

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Muito legal o seu blog..parabéns. Mas existe uma coisa que me inquieta nesse assunto de ensinar o bebe a dormir sozinho..e gostaria de compartilhar. Pra que? pq precisamos ensiná-los tão cedo a dormir sozinho? pq não dar o nosso colo? qual é o beneficio disso? Essa fase vai passar...vai chegar um momento que eles não vão querer mais o nosso colo, então pq não aproveitar esse momento? e o lado ruim disso, alguem já analisou? se o bebe acostuma a dormir sozinho no berço, esquece viagem tranquila, ficar na festa até mais tarde, pq o bebe se condiciona a dormir sozinho em silencio no berço. Bom, eu tenho uma filha de 1 ano e 1 mês, ela só dorme no meu colo, uso um travesseiro, coloco ela de bruço e nano, dorme rapidinho, e o melhor...dorme em festa de aniversário, com barulho ou sem barulho, e desde que ela nasceu eu pedia para todos fazerem ela dormir, para ela não acostumar só comigo, pois no meu trabalho eu viajo demais, resultado: ela dorme com qualquer um e de qualquer jeito, com a minha mãe ela dorme na cama, com minha mãe batendo na bundinha dela, na minha sogra ela dorme na rede....e assim vai. Eu aproveito cada momento, minha mãe me ensinou isso, ela dizia assim que a Belle nasceu: dá colo minha filha..pq esse momento não volta nunca mais....e eu segui seus conhelhos, rs bjs... Adriane Maciel

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriane,
    Você levantou um ponto super interessante.
    Li um livro chamdo "Helping your baby to sleep" da Anni Gethin and Andy MacGregor que é contra deixar o bebê chorar.
    Acho que é sempre bom colher informações de diferentes pontos de vista pois cada bebê é único assim como cada mamãe não é mesmo?

    Como já falei aqui no blog anteriormente. Se você faz seu bebê dormir no colo e sua bebê dorme bem, não há porque mudar o método.

    Mas o que acontece na maioria dos casos dos bebês que adormecem no colo é que poucos minutos após serem colocados de volta no berço eles acordam e isso se torna um ciclo que dura a noite toda.

    Isso acontece por causa do ciclo de sono dos bebês que é em média de 50 min. Quando estão no sono leve o (REM) acordam mais facilmente. Se só o bebê adormece no colo pode estranhar, acordar e chorar para voltar para o colo.

    Além disso alguns mesmo condicionados ao colo demoram muito para adormecer. Ter um bebê no colo por meia hora a cada duas hora durante a noite não é nada prazeroso.

    Em geral quando os bebês aprendem a adormecer no berço acordam com menor frequência.

    Concordo que esses momentos não voltam nunca mais. Mas para mães em tempo integral como eu
    ter um bebê bem "dormido" e gastar menos tempo o colocando para dormir a cada soneca torna o dia muito mais prazeroso.

    A Plunket sem diz: "Whatever works for you." Faça o que funciona pra você.

    Aprendi que não há certo ou errado. O quê importa é o que faz sua família feliz e seja qual for o método escolhido siga sem culpa e com confiança.
    bjs
    Fabiana

    ResponderExcluir
  10. O meu filho ja tem,16 meses,mais nao consigo fazer ele dormir sozinho pois dormimos no mesmo quarto,ele adormece na minha cama edepois coloco ele no berco, alguem pode me dar uma dica,obrigadoooooo

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tenho o meu Bebê. Mas estou grávida de 3 meses e me sinto muito insegura quanto a isso. Já que sou nova demais. Tenho apenas 16 anos. Moro com meu esposo na casa dos meus sogros. Nossa vida é tranquila. Somos Cristãos.
    O que me inqueta é a chegada do nenêm. Se nossa vida ficará muito agitada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu bebê tem um mês e estou seguindo suas dicas , ta dando tudo certo, ele ja dorme sozinho no berço, e quando acorda pra mamar as 5 da manha ele mama e coloco de volta no berço acordado e ele ja pega no sono dinovo até as 8, e quando eu saiu ele tambem dorme em qualquer lugar, acho que ele ja se acostumo com o horario, ai deu 10 da noite ele dorme,e nao chupa chupeta, mamadeira e peito, peito antes de durmi, madrugada e de manha, mais eu queria agradecer suas dicas, pois fiquei um pouco perdida no começo,muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. ola..meu nome eh barbara tenho 18 anos tenho uma filha de 5 meses e meio...e nao sei como fazer ela dormir no berço pois ela nao fica de jeito nenhum..ate consigo fazer ela dormir em meu colo mais na hora que eu coloco ela no berço ela começa a chorar...e nao sei oq eu faço pois ela fez o meu peito de chupeta...ja tentei de tudo e ela nao dorme sem estar mamando no peito...oq eu devo fazer?^??

    ResponderExcluir
  14. Sandra muito legal a dica sobre o sono REM, tenho um bebe de 4 meses, temos uma rotina estabelecida desde o primeiro mes, brincar, massagem, banho, mamadeira e Leita Materno, funciona tanto que no banho ela ja começa a fechar os olhinhos de tao cansada... so tem um problema ela dorme no peito ai coloco ela no berço, ela dorme 50 minutos exatos.. ai começa a briga ... ela chora eu pego no colo assim que ela fecha os olhos ja coloco no berço, dali a pouco a mesma coisa.. isso por 1:30, exatamente a 00:00 ela dorme e graças a Deus so acorda por volta das 10:00 do outro dia.. Alguem tem alguma dica? Ou melhor nao mudar nada uma vez que ela dorme a noite inteira sem acordar?
    Abraçs

    ResponderExcluir
  15. o meu bebe tem 9 meses e quando eu coloco ele no berço ele acorda e fica em pé,eu deixo ele chorar mais eu fico perto do berço,parece que a minha presença perto dele, ele chora mais o que eu faço? me ajudem....

    ResponderExcluir
  16. Quanto mais recebo comentários no blog, mais tenho certeza de que não existe uma resposta certa. Cada bebê é um e cada mamãe é diferente.
    Siga seu coração.
    Eu diria, saia do quarto, volte a cada 5 min para acalmá-lo. Mas só faça isso se ele estiver 100% saudável (faça um check up no pediatra) e vc tiver determinacão, coragem e paciência para insistir no método até ver o resultado.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  17. Oi gostaria de sua ajuda minha filha ja tem 1 aninho e ainda dormi conosco, não consegui coloca-la no berço, sempre que tento ela chora chora e quando dormi fica soluçando um tempão e acorda em meia hora, ela ta um grude comigo, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  18. Olá...
    Gostaria muito de sua ajuda, estou desesperada, meu filho tem quase 4 meses e logo estou voltando a trabalhar e ele é muito impaciente. As vezes acho que não sou uma boa mãe. Ele nunca dormiu sozinho, nem no berço nem na cama e nem no chão. O sono dele durante o dia é super complicado, drome só no colo, chora muito até dormir e qdo o coloco no berço ele acorda 15 minutos depois em berros e não consigo faze-lo dormir novamente. E agora preciso também colocá-lo na mamadeira e não quer pegar de jeito nenhum, ja tentei varias mamadeiras e nada. O leite já tentei o Nan, o nestogeno, aptamil e agora estou tentando o de pacote mesmo sem autorização do pediatra que disse que não pode dar leite de vaca. O que eu faço, por favor, eu choro muito qdo vou dar de mamar pra ele, pois ele quer o peito, fico nervosa. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o seu caso só o tempo vai resolver esse problemas . tenho 2 filhos e os 2 nao me deram trabalhos. volto a trabalhar tbm agora abril. meu bebe pegou bem a mamadeira e nao tem problemas p/ dormir . fique tranquila qdo ele sentir fome ele vai mamar. e o sono com o tempo ele se adapta. fique bem cada bebe ajusta de de jeito.

      Excluir
  19. Olá,meu baby tem 4 meses ,a 3 semanas atras,passei a fazer esse método de deixar chorar no berco...fiz e consegui...mas ele ainda chora mto para dormir...por volta de 15 a 20 minutos .Nao sei se estou agindo corretamente...acho q simm os primeiros sinais de sono,coloco logo no berco.
    Gostaria de saber se e assim mesmo...se leva tempo para ele se acostumar...nao sei as vezes penso q ele nao gosta de dormir :s
    Ah,um detalhe ele dorme no peito apenas ah noite...o processo estou fazendo de dia e a noite ele dorme bem acorda de 4 em 4 hrs pois mama no peito.

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  20. Olá querida,
    Quando vi seu desespero, respondi imediatamente, espero que você retorne a página para ler minha resposta e quem sabe de alguém mais.
    Passei por essa fase difícil quando minha bebê uns 2 ou 3 meses e comecei a escrever no blog quando as coisas melhoraram. Depois tive outras fases difíceis como vc pode ler no blog.
    Eu não daria o leite de vaca, as estatísticas mostram que as crianças que tomam leite de vaca após 1 ano tem menos chance de ter alergia (intolerância a lactose). Além disso o leite de vaca não possui todos os nutrientes que seu bebê precisa para crescer com saúde.
    Você já tentou tirar o seu leite e dar para ele na mamadeira? Ofereça a ele antes de dar o peito. Ou peça pra alguém fazer isso. Pode insistir na mamadeira, um pouquinho, todos os dias. O leite materno pode ser congelado até 3 meses e tb pode ser guardado na geladeira por 24 horas. Você pode mandar o leite materno para a creche. Elas são ótimas em fazer as crianças pegarem a mamadeira.
    Se quer tirar o peito mesmo, opte por esses especiais para bebê, eles tem o gosto mais similar ao leite materno e tem os nutrientes.
    Outra opção é tentar aqueles copinhos para bebês ou até mesmo copo comum.
    Minha filha tb nunca mamou na mamadeira.
    O ciclo de sono do bebê nesta fase é curto e por isso ele acorda, na fase do sono leve, no berço. Acontecia exatamente assim com minha bebê e de outras mãe aqui no blog.
    Se ele aprender a adormecer sozinho, provavelmente conseguirá dormir mais.
    Visite o pediatra, elimine qq chance de desconforto e comece a ensiná-lo a adormecer no berço.
    Não precisa deixá-lo chorando sozinho. Pode colocá-lo lá, como se estivesse no seu colo (de costas) e dê leves tapinhos no ladinho do bumbum, falando calmamente para ele dormir. Mas faça isso assim que perceber os sinais de cansaço. Veja o post http://sonodobebe.blogspot.com/2009/04/sinais-de-cansaco.html
    Quando eles estão muito cansados sentem mais dificuldade de dormir.
    Vai dar tudo certo. Você não está sozinha, muitas de nós passaram ou estão passando por isso.
    beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
  21. meu bebe vai fazer 4 meses dia 6 fevereiro . ele já dormi no quarto dele tem dia q/ ele dorme sozinho as vz chora um pouco coloco a chupeta na boquinha dele ai ele dorme sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria legal se você compartilhasse com a gente algumas dicas de como conseguiu colocar seu bebê para dormir sozinho sem problemas. ;)

      Excluir
  22. Temos uma menina de cinco meses, estamos aprendendo tb. Ao que me parece, bebês tem uma certa facilidades pra dormir, desde que que vc consiga mostrar a ele como(atravez do hábito)e um local onde ele adormeça e continue depois que dormiu, ele o fará. Quando nós mudamos alguma coisa nesse processo,é choro. Seja na rotina ou no lugar onde dorme..
    No carro, bastam 2 minutos. (muito habituada)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,
      Também acho que uma rotina estruturada facilita a vida de pais e bebês. O desafio é sabermos quando mudar a rotina para se adaptar a nova fase da criança.
      Obrigada pela visita.
      Fabiana

      Excluir
  23. Olá, meu nome é Vanessa, tenho um bebê de 6 meses, a hora de dormir é sempre um desconforto, pois fica muito irritado, quando ele da os sinais de cansaço tento coloca-lo para dormir, mas é impossível. Ele dorme em meus braços, até um tempinho atras ele dormia sem problema algum, agora ja fica nervoso e irritado toda vez que vai dormir, estou ficando cansada já, não sei o que fazer. Se alguém puder me dar alguma dica, ficarei agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gilsonrioverde@gmail6 de abril de 2012 às 21:37

      OI VANESSA TUDO BEM MEU NOME E MIRIAM E TENHO UMA FILHA DE UM ANO E UM MÉS ELA TAMBÉM FICA MUITO IRRITADA CHORA MUITO,EU CANTO PRA ELA OU COLOCO MUSICAS CALMA PRA ELA,FAÇA CHÁ DE CAMOMILA;ERVA CIDREIRA AJUDA BASTANTE E SE TIVER MUITO CALOR DE UNS 3 BANHO POR DIA VAI ACALMAR MUITO O SEU BEBE.

      Excluir
  24. Ola.. meu nome é Francieli, tenho um bebe de dois meses, ele chora demais para dormir, naada ta bom para ele..nao quer colo, nao quer berço, nao quer carinho, nao sei mais o que fazer. Sou contra a chupeta mas com ele to tentando dar, mas percebo que ele fica mais irritado ainda qnd nao consegue segurar ela e assim vai até que ele dorme de canseira. A noite ja é tranquilo, acorda de duas a tres vezes, mas nao faz escandalo nenhum, mama e dorme, e se acorda deixo no berço e ele pega no sono. Mas meu problema é de dia, nao consigo fazer nada em casa, fico só em funçao dele. Meu bebe tem refluxo leve, e vejo que as vezes isso o encomoda. Estou dando remédio, mas mesmo assim ele é muito irritado, o que faço para fazer ele dormir sem chorar tanto? me deem uma luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francieli,
      Essa fase é difícil mesmo, não sabemos direito o que fazer, não dá pra saber porque estão chorando e ficamos muito inseguras.
      O refluxo complica o sono mesmo. Incomoda e acorda o bebê, mas a boa notícia é que a maioria dos bebês que sofrem de refluxo melhora no terceiro mês.
      Ouvi dizer que deixar o berço um pouco inclinado ajuda bastante pois a própria força da gravidade se torna uma aliada e que na hora de arrotar é melhor massagear as costinhas em vez de dar tapinhas.
      Dê uma olhada aqui no blog nos posts: http://sonodobebe.blogspot.com.au/search/label/sinais%20de%20cansaço, http://sonodobebe.blogspot.com.au/search/label/sobrecarga e http://sonodobebe.blogspot.com.au/2010/02/dormir-noite-toda-2-meses.html
      Espero que as coisas melhorem em breve
      Fabiana

      Excluir
    2. Existe um colchão antirefluxo que ajuda muito. Voce pode colocá-lo onde quiser,como uma cama, e pôr deu bb. A minha usa desde que nasceu e não teve refluxo!

      Excluir
  25. Oi meu nome é Denise, e moro na Nova Zelândia e tive os conselhos da plunkt tbm , mas não está sendo fácil.Minha bb começou a se levantar do berço com 7 meses e hj fez 8 meses e continua dormindo no meu peito e não quer saber do berço. Estou maluca de tanto cansaço, não sei o que é dormir mais.
    Tento rotinas mas nunca da certo, quando ela acorda e está no berço começa a chorar e se eu não a pegar logo já começa a esperniar, logo levanta e chora muito. Só acalma quando a coloco na minha cama. Quando tinha quatro meses tive mastite então eu nõa parei de amaentar mas, amamentava deitada poruqe era muita dor. Enfim , acho que estou fazendo tudo errado. No momento ela está dormindo , durmiu as cinco horas e está até agora dormindo 6:30pm... me ajudem please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, não acho que dividir a cama seja o fim do mundo, só precisa cuidar pra não criar o hábito de amamaentar a noite toda, de ter que dormir com o peito de fora como se fosse chupeta. rs
      Veja esses depoimentos aqui no blog http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/08/nao-sabia-que-sandrinha-dava-bailes.html e tb http://sonodobebe.blogspot.com.au/search/label/dividindo%20a%20cama%20com%20o%20bebê
      É difícil mesmo e nessa fase quando já estão bem espertos é mais difícil ainda. Liga de novo pra eles se for o caso. Me lembro que quando decido fazer o sleep training com a Sandra e ela chorava muito eu ligava lá chorando tb. rs
      Se serve de consolo, passei por tudo isso hoje com 3 anos está tudo bem tranquilo.
      Se escolher um método de sleep training, seja consistente e não desista que vai funcionar, mas pode demorar até um mês.
      Espero que as coisas melhorem em breve. É muito mais difícil quando estamos sozinha e longe da família né.
      beijo
      Fabiana

      Excluir
  26. Oi Fabiana. Gosto muito dessa iniciativa de dividir nossas experiências num blog. Ajuda tanta gente! Incusive a nós mesmas - organizando ideias, nos fazendo observar nossos filhos, pesquisar sobre dificuldades. Gosto tanto que estou louca para escrever um! Ja criei o endereço e tenho um milhão de posts na minha cabeça. Mas o problema é que minha filha de 10 semanas praticamente não dorme mais de dia.
    Quando comecei com a rotina da encantadora, por volta a quinta semana, ela se encaixou rapidamente. Mas duas semanas depois passou a não conseguir voltar a dormir depois de um primeiro ciclo, durante o dia. Você tem alguma sugestão? O que faço quando ela acorda uma hora antes da proxima mamada? Atividade ou tento fazer com que ela durma novamente?
    Obrigada e beijos pra vc e a pequena Sandra.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Obrigada, você tem razão, comecei o blog no intuito de ajudar outras mamães compartilhando o que tinha aprendido, mas acho que acabei sendo a maior beneficiada pois escrever certamente me ajudou a organizar as idéias e acalmar as angústias. Amo a blogosfera, acho uma ferramenta ótima. Vá em frente com o seu e tenha muito sucesso!!

      Eu também não tive sucesso em estender as sonecas da tarde. A Sandra tb só dormia um ciclo. Dizem para esperar um pouco antes de ir pegá-la no berço, pelo menos uns 5 minutos. Mas não funcionou pra gente.
      Tive mais sucesso seguindo a sugestão da Plunket. O bebê acorda, vc dá mamá, faz atividade, observa os sinais de cansaço e põe de volta pra dormir. Sempre nesse ritmo. Então, respondendo a sua pergunta. Quando ela acorda uma hora antes da próxima mamada, dê mamá e continue com o ciclo, eu diria atividade, mas se a achar cansada, tente por pra dormir novamente. Ela ainda é muito novinha e se não dormir bem de dia, não dormirá a noite. Sou a favor de não por horários para as mamadas. Acho que durante o dia, quanto mais dar, melhor, daí a noite vc pode começar a diminuir.
      Obrigada pela visita e beijos para vocês também
      Fabiana

      Excluir
  27. minha filha tem 1 aninho e sempre foi nanada más tem dias que éla pode estar caindo de sono e não dorme nunca. e eu fico lá balançando tem dias que fico muito canssada. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde,estou com problemas com meu filho de 01 ano,ele sempre dormiu mamando e dorme comigo desde que nasceu,mama a noite toda,mas agora ele mama mais e so dorme no meu braço se coloco ele no travesseiro ao meu lado ele ja acorda e começa tudo de novo mamar para pegar no sono e tem que ficar no meu braço senão acorda,gostaria de saber como faço para colocar ele no berço,fazer ele conseguir dormir no berço,pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  29. Meu no nome é Mara,tenho um filho de 01 ano enão consigo fazer ele dormir no berço,na verdade ele so dorme mamando no peito e dai coloco na cama comigo,no berço ele acorda em seguida,so que agora ele so quer dormir mamando e quando pega no sono ele soq uer ficar dormindo no meu braço,quando ele sente que coloquei ele no berço acorda e volta a mamar e começa tudo de novo e é a noite toda assim,preciso saber como faço para coloca-lo para dormir no berço e não mamar tando a noite,alguem pode me auxiliar por favor?

    ResponderExcluir
  30. minha filha tem 10 meses, e assim como o caso acima, ela dorme no peito, com minha mãe ou meu marido ela toma mamadeira e dorme sozinha, mais comigo não, quando a coloco no berço ela acorda e chora. não sei mais o que fazer,mais vou tentar começar do 1º passo mesmo ela estando com 10 meses, as dicas são boas, e as usarei, e quem sabe se eu tiver mais um filho no futuro, ja começo desde cedo seguindo-as novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany,
      Já que com eles ela dorme, tente deixá-los colocá-la para dormir o máximo possível. É normal eles terem mais dificuldade de se separar da mãe do que do pai. Isso acontecia com minha filha também a ponto de dormir a noite toda quando o pai colocava e acordar 2 ou três vezes quando eu colocava.
      Qualquer que seja o método escolhido, persista e tenha confiança de que você está ensinando uma habilidade importante à sua filha, a de adormecer sozinha.
      Boa sorte!

      Excluir
  31. Ola.....tenho um bebe de 1 aninhos e 3 meses...desde que nasceu eu dorme no bercinho dele la no lindo quartinho dele...mas pra fazer ele dormir eu arrumei uma forma q foi otima...mas acho q so funciona pq em casa eh so eu e meu marido, funciona assim..la pelas 7 horas eu ja comeco a diminuir as luzes...paro com as brincadeiras....dou um bainho nele...converso baixinho....e coloco ele deitadinho em um colchao q fica na sala...e dou mamadeira a ele...qndo comeca a novela das 8 ele ja esta dormindo...so pego ele e coloco no berco...ae pronto so no outro dia 6 horas da manha pra mamar novamente....

    ResponderExcluir
  32. Olá ... tenho um bebe de 01 aninho e ele não dorme no berço de forma alguma, ele só dorme na minha cama e ainda acorda muitas vezes durante a noite. Já tentei fazer o método de deixa-lo no berço e chorar até dormir, mas não deu certo, ele não dorme, pelo contrario fica ainda mais agitado. Ele ainda mama no peito e complemento com mamadeira a noite, porem msm assim, tomado banho bem tarde e com a barriguinha cheia, ele acorda de tres em tres horas certinho. Como faço para ele começar a dormir no berço e a noite inteira sem traumatiza-lo?

    ResponderExcluir
  33. Olá. meu filho tem 2 meses.Ele dormiu na minha cama até o humigo cair, quando caiu, ficou inflamado, ai esperei ele sarar, quando sarou de vez começei a colocá-lo berço, que não foi muito difícil. Mas, ele só dorme no colo, dorme no peito, mais hoje eu começei a fazer diferente: Pela manhã, dei banho nele, dei peito e o coloquei no berço, ele ficou acordado, ora chorava fraco, ora ria, ora resmungava, coloquei a chupeta( que ele não pega de jeito maneirA) e coloquei na boca e encostei uma fralda, ele dormiu, mas qdo a chupeta caiu ele acordou, porém calmo. Peguei uns lençóis coloquei no chão e fique com ele por algumas hora quando percebi que estava com sinais do sono, dei mama e percebendo que ele ia dormir no peito tire-o do peito, coloquei-o de bruços e fiquei dando tapinhas nas costas. Ele ficou levantando a cabeça de um lado para o outro, depois finalmente adormeceu, peguei do chão e coloquei no berço, isso era umas 10:00hs, agora já são 14:55 e ele ainda está dormindo. Espero conseguir fazer isso a noite, mas quem estraga ele é o pai que não aguenta ouvir um'ué' que corre logo pra pegar. Obrigada, adorei seu blog e começei a fazer isso depois que li e vi que estava fazendo tudo errado. Beijos

    ResponderExcluir
  34. Bom, a noite não funcionou... coloquei ele pra dormir, saia do quarto e tal, mas o pai ouvia ele chorar e vinha logo, não sei o que fazer, ja falei a ele que ia fazer isso e ele disse que ia muito deixar o menino chorando.Desanimei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Relaxa, dê um tempo. É muito importante que o pai e mãe concordem com qualquer que seja o método de ajudar o bebê a adormecer.
      É importante também aprender a distinguir quando eles estão resmungando e quando estão chorando mesmo. As vezes quando estão chorando muito não conseguem se acalmar sozinhos.
      Seu bebê ainda é muito novinho, fique atenta aos sinais de cansaço e tente colocá-lo imediatamente para dormir, mesmo que seja no colo. :)
      Acostumá-lo a adormecer sozinho é bom, mas as vezes um pouquinho de ajuda, como você descreveu no comentário acima, é necessário.
      Siga seu coração
      Fabiana

      Excluir
    2. Bom, ele já esta dormindo sozinho, acredita?? É pq ele não pegava a chupeta, ai começei a passar a chupeta no suco e dar a ele, ai pegou direitinho, agora coloco ele no berço, dou a chupeta, qdo vou ver ele ja esta dormindo. Bjos e obrigada.

      Excluir
    3. Que coisa boa Ana, um alívio enorme pra vcs. :) Agora é só tentar manter a rotina.
      Obrigada pelo retorno.

      Excluir
  35. Minha filha de 8 meses estava mau acostumada a dormir somente no colo, para depois a colocarmos no berço. Acontece que, ocasionalmente, ela acordava e tínhamos que fazê-la dormir novamente no colo. As vezes mais de 1 vez durante a noite. Percebi (como pai, kkkk) que esse "xou" tinha que terminar. Durante a noite conversei com ela que ela já está grande, que já tava na hora de dormir sozinha. Deixei ela reclamando e chorando no berço, ela estava com muito sono; fechei a porta e fiquei ouvindo reclamações e choro por 10 minutos. Depois abri a porta, dei água para ela, coloquei ela no colo e conversei novamente com ela. fiquei uns 2 minutos com ela no colo e coloquei-a no berço novamente e fechei a porta. ela gritou por 3 minutos e parou. Abri a porta e lá estava ela dormindo exatamente em cima do travesseiro dela. Dormiu a noite toda, acordou de manha e ficou sem reclamar no berço. Foi muito fácil (para mim, papai). As mamães sofrem a toa (kkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs. Acho que é verdade, nós mães sofremos muito. Legal ouvir de um pai. A maioria das vezes é a mãe passando por tudo sozinha. Nada como ter os dois envolvidos.
      Obrigada pela visita. :)

      Excluir
  36. Minha bebê tem 4 meses, volto a trabalhar no fim de janeiro, como ela vai para a escolinha, estou tentando ensiná-la a dormir sozinha, mas, ela só dorme mamando ou no colo. Não sei o que faço, já deixei ela no berço, mas ela fica hs acordada e não dorme e acaba se irritando e abre o berreiro, aí tenho que dar o peito pra ela se acalmar e dormir. Como posso reverter isso?

    ResponderExcluir
  37. O nosso bebé - de 7 meses e meio e na creche há um mês - é igual a tantos casos. Ganhou maus hábitos de só readormecer depois de mamar ou depois de uns minutos de colo. Acordava de hora a hora ou duas em duas sempre a precisar de 5 ou 10 minutos de colo ou mama.
    Fizemos uma terapia de choque num fim de semana.
    Primeira noite foi o caos.
    Eu e minha mulher revezámo-nos junto dele no berço, cantando baixinho e fazendo sons tipo "shhhh" durante uns minutos largos - se houver alguma luz no quarto é melhor fechar os olhos para ele não conseguir comunicação visual com o pai/mãe... berrou o tempo todo. Saíamos e aguardávamos 5 minutos e voltávamos ao mesmo, depois, 10 e voltávamos, ele sempre a berrar connosco lá ao lado a tentar acalmá-lo, mais ainda quando saíamos.
    Eu quase me passei da cabeça, só me apetecia dar murros na parede e tive de sair pra fumar um cigarro no terraço. A dada altura a minha mulher também mergulhou no sofá da sala a chorar. Mas olhámos um pró outro e dissemos que tínhamos de aguentar sem o tirar do berço.
    Por fim, depois de uma hora ou duas de berreiro, já nem lembro mais, resolvemos parar, a minha mulher deu-lhe de mamar e ele adormeceu e ficou a dormir no berço, de cansaço, acho.
    Na noite seguinte melhorou muito. Berrou muito menos. Rabujava e refilava mas nada parecido com a noite anterior. Na terceira noite, milagre. Acordava ainda de hora a hora ou de duas em duas mas eu levantava-me, ia ao berço, cantava trinta segundos e quando ele virava a cabeça de lado começava a fazer o "shhhhh" e ele adormecia de imediato. Demorava 1 minuto a readormecer.
    Agora, como parece estar com os dentinhos a romper e alguma febre devido a constipação a coisa complicou-se... mas a ver se não perdemos o que conseguimos naquelas duas/três noites de sofrimento triplo.
    O nosso método não foi tirado de lado nenhum mas uma mistura de vários métodos sendo que antes dos 5/6 meses ninguém aconselha deixar os bebés chorar sozinhos no berço. Na verdade, a diferença para com o "control crying" é que passámos mais tempo ao lado do berço a tentar acalmá-lo do que recomendam e suponho que passávamos menos tempo fora do quarto também.

    ResponderExcluir
  38. olá, meu bebe está com 10 meses e acorda várias vezes e só dorme no colo, socorro....

    ResponderExcluir
  39. olá querida!suas dicas são muito boas...valew por compartilhar...queria uma opinião sua. minha bb tem 5 meses e tem reefluxo..até 2 meses ela dormia facilmente sozinha no bercinhu dormia cedo eu dava banho as 17hrs la pela 18hrs ela ja dormia e só acordava 3hrs p mamar..(tempos bons..rsrs)chegou dormir 12hrs seguidas...só que dos tres meses pra frente ficou impossivel faze-la dormir sozinha...tem que ter muita paciencia´apenas eu consigo faze-la dormir e é uma briga...ela não quer dormir as vezes nem no colo mesmo com sono acorda 3 4 5 vezes durante a noite e durante o dia dorme bem pouco...eu associei esse comportamento devido ao refluxo pq ela dormia super bem antes e agora mesmo quando ela consegue dormir ela se bate o tempo inteiro no berço e eu não consigo dormir nadinha...;(comecei a usar essa tecnica de deixar no berço mas parece que ela fica mais irritada...vc acha que devo esperar os sintomas do refluxo melhorar pra tentar alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder. Nesse meio tempo tive outro bebê e tenho andando bastante ocupada com os dois, para piorar meu computador quebrou.

      Não sei qual foi sua decisão, mas eu não deixaria o bebê chorar com nenhum desconforto, sim, esperaria os sintomas de refluxo passarem.

      Excluir
  40. O meu bebe so que dormir no colo eu coloco no berço ele acorda.. Ja nao sei oqe fazer.. Ele ta com 40 diias !!:-\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito comum com bebês pequenininhos. Parece que o berço tem espinho né? A melhor coisa para resolver isso é deixá-los adormecer no berço, no entanto novinho assim muitos bebês não conseguem adormecer sozinhos.
      Umas idéias que eu mesma uso:
      Tente embrulhá-lo no cueiro antes de ajudá-lo a adormecer e então o coloque no berço.
      Fique com ele no colo um dia por umas três horas, preste atenção no soninho dele observe os padrões e descubra quando ele está no sono profundo. Nesse estágio ficam com o corpo bem relaxado (como se fossem bonecos) e com a respiração bem silenciosa. Essa é a melhor hora para transferi-los para o berço.
      Deixe-o adormecer no carrinho em movimento.
      Use um sling ou canguru e o deixe dormir em você.
      Não se preocupe até os três meses eles ainda não tem cognição para ficar mimados.

      Excluir
  41. obrigada pelas dicas, a Mariana esta com 2 meses, acho que não tenho percebido os sinais de cansaço.

    ResponderExcluir
  42. Ola, querida. Gostaria de saber como contratar uma profissional p ajudar nessa dificil missao rs, sozinha nao estou obtendo sucesso. Vc conhece alguem q vc possa indicar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder. Não conheço nenhuma profissional para indicar.
      Quando o método não está dando resultado recomenda-se parar por pelo menos duas semanas para então tentar novamente. "Deixar chorar" não funciona com todos os bebês e é recomendado começar somente após o quarto mês pois antes disso podem não conseguir se acalmarem sozinhos.

      Excluir
  43. Ola, meu bebe tem 2 meses ele adormece no colo e logo depois eu o coloco no carrinho adaptado com moises, ainda dorme em meu quarto, ele ainda e pequeno as vezes chora de colica. Bem ele dorme 19:30 hs, por volta das 11 e poquinho hs ele mama ai eu aproveito e o troco ele adormece novamente e so volta acordar entre 4 a 5 hs pra mamar ai ele disperta. Pego ele ponho em minha cama e faco carinho e tapinha nas costas ele volta a cocilar 30 minutos ai acorda denovo as 6hs, ligo a tv ele fica assistindo desenho adormece denovo bem sai do quarto por volta das 8:30hs abrindo a janela e dando bom dia pq ai nao tem mais jeito ele cansa do ambiente. Troco ele e ponho ele na caderinha em frente a tv pra ver desenho fica um pouquinho + ou - 15 minutos ai o soluco vem ele fica impaciente comeca a chorar pego ele no colo do agua e nino ele ele nao ficar estressado pq ele e nervosinho dorme de novo as 9:30 hs acorda 10:30 fico interagindodou com ele no berco com seus bichinhos (mobile), dou banho por volta das 12hs ele dorme logo depois de mamar + ou - umas 4hs e assim vai minha rotina e essa. Sera que quando colocar ele no berco ele nao vai ficar ??? ele e bonzinho so que tem que saber o que ele ta querendo dizer caso contrario abre um berrero de gritar e eu e meu marido as vezes fica sem saber o que fazer... Tem alguma dica a me dar ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você desde cedo já estabeleceu uma rotina. É recomendado que o bebê durma no quarto dos pais por pelo menos 6 meses para reduzir o risco de morte súbita no berço.
      Mesmo os bebês bonzinhos, as vezes, tem fases ruim, mas não acho que deva se preocupar. Você presta atenção e respeita o seu bebê tudo indica que a transição será fácil.
      Quanto a dica... Não sei o que te dizer, seu bebê está dormindo melhor que o meu. rs
      Beijinho e obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  44. Oi to precisando de ajuda, minha baby fem 2 meses e num consegue dormir sozjnna, ja tentei tapinha nas costas. Ela dorme bem no peito, mas to cansada na vdd esgotada. Ela dorme a niite tem dia que da 01:00 as 03:30 mamam e depoismde 1 hr consigo fazer ela dormir. Gefalme te a noite eu dou compleme to e deixlo o peito pra mais tarde. Ela acorda dai as 07:30 e mama asvezes ela dorme depoismas vezes ela fica acordada. Dai elamcochila maism1hr no periodo da manha. A tafde e umatragedia ela so dorme no colo, dai qd coloco ela pra dormir no espaco dela na minha cama(moyses) ela acorda fixa tenndo espasmo emacorda. Dai vai eutentar fazer dormir d novu,mas coloco no kufar dela e ela acorda.. e vai a tarde toda assim. Como tah frio onde eu moro to dando banho u a vez as 17:00 edai faco carinho do mama e tento fazerdormir, ela tah apresent ado todos sinais de cansaco mas ela reluta em dormir ..dai anoite geralmente meu maridl chega e acaba brincando.

    Mas temoutro tipo de rotina temdia que ela vica acordada das 17:00e so vai dormir as 03:30 .. eu to num nivel de stress q so Deus,. To tenta do manterrotina mas e dificil. Aceito qq cinselno q pode me dar. Ela tinha uma rotina legal, mas ela teve alergia do leite q eu bebia e passava pra ela pelo meu leite dai teve q tomar um remedio a base de corticoide por 5 dias dai nao conseguimos estabelecer mais nada.to em desespero. Obrigada denise

    ResponderExcluir
  45. Olá Denise,
    É super normal nessa idade eles dormirem no peito e nao conseguirem dormir sozinhos.
    Minha sugestão pra você é embrulha-la no cueiro bem apertadinho, eu faço isso, assim ela não conseguirá mexer os bracinhos e não acordará com o Reflexo de Moro, os espasmos como vc descreveu.
    Vc pode até dar mama e se ela ainda estiver acordada colocá-la embrulhada no Moisés e dar uma balancadinha, melhor tentar pela manhã. Ela pode até adormecer sozinha.
    Esse dias que ela fica mais de duas horas acordada provavelmente é porque está com sobrecarga e nao consegue relaxar. Tenta colocar um secador de cabelo ligado ou um radio fora da estação com chiado, esse tipo de 'white noise' os ajuda a dormir. Tem que ser bem alto.

    Quando o papai chegar e quiser brincar com ela. Ensine-o a embrulha-la, ensine-o a rotina direitinho e deixa ele se virar para po-la para dormir. Deixa ele ficar com ela no colo até adormecer assim ele entende a importância de brincadeiras mais tranqüilas no final da tarde e ainda fica mais tempo com ela.

    Enquanto isso vc dorme. Deixa a casa, a louça etc quando ela dormir você deita também mesmo que seja só pra relaxar. É super importante que você descanse para ter um bom suprimento de leite e fique calma para poder cuidar dela.

    Espero que essas dicas te ajudem um pouquinho
    parabéns pela pequena
    Fabiana

    ResponderExcluir
  46. Olá, gostei muito do seu post, mas gostaria da sua ajuda. Meu filho tem 3 meses, e ja dorme a noite toda, pois já conseguir estabelecer uma rotina noturna, inclusive adormece sozinho no berço. Mas estou com problemas para ele dormir durante o dia. Eu sigo a rotina da encantadora de bebes, mama, atividade e sono, então ele mama durante uns 10 minutos, brinca durante uns 40 minutos, troco a fralda e ele já esta cansado e adormece. Então ele tira umas 5 sonecas por dia. Mas não consigo faze-lo adormecer no berço ou em qualquer lugar, somente no colo, eu gostaria que ele dormisse em qualquer lugar, para não termos problemas quando saímos de casa. Você tem alguma dica?
    Abraço
    Maíse

    ResponderExcluir
  47. Olá Maíse,
    O mais difícil você já conseguiu que é tê-lo dormindo a noite toda.
    Será que o quarto não fica muito claro para as sonecas da tarde? Você segue uma rotina parecida quando tenta colocá-lo no berço a tarde? No carrinho ele dorme?
    Ele é pequeno ainda, não me preocuparia muito com as sonecas da tarde já que ele está indo tão bem a noite. Aos poucos você vai fazendo a transição e o coloca para dormir no berço. Por volta dos quatro meses, ele sozinho, estabelecerá umas 3 sonecas apenas. Em geral uma pela manha, uma perto da hora do almoço e outra no final do dia. Assim fica mais fácil colocá-lo no berço.
    Espero ter ajudado
    Fabiana

    ResponderExcluir
  48. Meu bebe tem 7 meses e só dorme balancando no xolo queria uma dica como faço pra ela dormi sozinho?

    ResponderExcluir
  49. Poxa...acho que tive sorte. Fiz esse passo a passo por puro instinto. Nunca li nada sobre isso. Enfim, uma bela noite eu ninei tanto Joaquim pra dormir e quando colocava no berço...nada. Não chorava, mas ficava agitado. Eld tinha 5 mesez nessa época. Daí coloquei ele no berço,dei um beijo nele e encostei a porta do quarto dele e fiquei espiando. Daí ele se debateu um pouco e caiu no sono. Descobri que a minha presença o deixava agitado. Enquanto eu estava ali ele queria brincar e lutava contra o sono. Fiz o mesmo nas outras noites. Eu só o colocava no berço ACORDADO, me despedia e em menos de 5 min estava dormindo. Até hj ele dorme sozinho. Acho que ele nem sabe o queé ninar pra dormir rsrs.

    ResponderExcluir
  50. --*
    Meeu bebe teem 4 meses & eele estava aucustumado ah dormi na rede agora estou tentando aucustuma-lo ah dormi no ber¢inho deele queria uma dica de como eeu possa fazer eele dormi sozinho no ber¢inho deele ? .

    ResponderExcluir
  51. Minha bebe tem 9 meses e acorda várias veses a noite e durante o dia tem muita dificuldade pra dormir o q eu faço

    ResponderExcluir
  52. Queridos amei o blog, preciso de ajuda,tenho uma bb de 3 meses ela no 1 mês dormiu na cama comigo e o pai dela (em.uma caminha feita na cama) pq ela sempre teve refluxo demais e tinha medo de deixar ela dormir só e sufocar. No 2,mês coloquei ela no berço do lado da minha cama mas quando ela acordava no horário das 3da madrugada eu a pegava e ela voltava a dormir só que comigo pq ela não ficava no berço, agora com três já coloquei o berço dela no lugar que é p ficar um pouco distante ,mas ela nunca dormi direito no berço..acorda muito e ficou muito cansada no outro dia. Queria que ela dormisse mais e que fosse no berço dela. Pq vejo muitas mães falar que seus bebes (TB c 3 meses já dormem só e a noite toda) .

    ResponderExcluir
  53. Queridos amei o blog, preciso de ajuda,tenho uma bb de 3 meses ela no 1 mês dormiu na cama comigo e o pai dela (em.uma caminha feita na cama) pq ela sempre teve refluxo demais e tinha medo de deixar ela dormir só e sufocar. No 2,mês coloquei ela no berço do lado da minha cama mas quando ela acordava no horário das 3da madrugada eu a pegava e ela voltava a dormir só que comigo pq ela não ficava no berço, agora com três já coloquei o berço dela no lugar que é p ficar um pouco distante ,mas ela nunca dormi direito no berço..acorda muito e ficou muito cansada no outro dia. Queria que ela dormisse mais e que fosse no berço dela. Pq vejo muitas mães falar que seus bebes (TB c 3 meses já dormem só e a noite toda) .

    ResponderExcluir
  54. meu nome é va I gostam de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum porque eu nunca pensei que eu vou ter o meu namorado de volta e ele significa muito para mim o garoto que eu quero me casar me deixou dois meses para o nosso casamento para uma outra senhora, quando liguei para ele que ele nunca pegou minhas chamadas, ele me excluído em seu facebook e ele mudou seu status no Facebook a partir de plano de casada com Único, quando eu fui para o seu lugar de trabalho que ele disse a seu chefe que ele nunca quer me ver Eu perdi meu emprego, como resultado desta cos eu não posso me meter mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não passou suavizar com a minha vida, eu tentei tudo que eu poderia fazer para tê-lo de volta para todos não deu certo até que eu conheci um homem Quando eu viajo para a África para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver alguns anos back.I disse-lhe o meu problema e tudo o que passaram por na obtenção de volta e como eu perdi meu emprego.
    ele me disse que vai me ajudar aqui na África eu não acredito que, em primeiro lugar, o rapaz me disse que ele tem pai espiritual que me pode.
    depois do meu negócio, ele me apresentar para o homem, o homem disse-me a razão por que o meu namorado me deixou e disse-me também alguns secrets.i escondida ficou espantado quando ouvi isso dele, ele disse que vai lançar um feitiço para mim e i verá os resultados no próximo par de dias, então eu viajar de volta para US o dia seguinte e eu liguei para ele quando eu cheguei em casa e disse que ele está ocupado lançando esses feitiços e ele comprou todos os materiais necessários para as magias, ele disse vou ver resultados positivos nos próximos 2 dias que é quinta-feira, antes de eu conhecê-lo, meu namorado me chamado exatamente 12:35 no sábado e desculpas por tudo o que ele tinha feito, disse ele, que ele nunca soube o que ele está fazendo e seu comportamento súbita não foi intencional e prometeu não fazer isso again.it era como estou sonhando quando eu ouvi isso dele e quando terminou a chamada, eu liguei para o homem e disse-lhe o meu namorado chamado eo pai disse que eu paraíso ' t visto nada ainda, ele disse que eu também vou buscar o meu emprego de volta em três dias o tempo, e quando a sua segunda-feira ,, eles me chamaram no meu local de trabalho para retomar o escritório seguinte ao dia, e eu também obter mais promoção do meu escritório a mesmo week.I não sei como agradecer senhor, tudo que eu posso fazer é deixar as pessoas sabem que temos um pai como você, senhor.
    por favor, se alguém precisar de tal ajuda deve entrar em contato urgente esse pai, porque esta é a única maneira que eu posso pagar-lhe e ajudar o meu companheiro fórum também. este é o e-mail, drokojiehealinghome@gmail.com, eo número de telefone é, 2348106743270

    ResponderExcluir
  55. Boa noite. Tenho uma bebê de 9 meses e ela nao dorme sozinha no berço de jeito algum. Tento deixar ela no berço e fico do lado e ela fica em pé e se deixar fica meia hora chorando em pé e não dorme. O que você me recomendaria fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  56. Boa noite. Tenho uma bebê de 9 meses e ela nao dorme sozinha no berço de jeito algum. Tento deixar ela no berço e fico do lado e ela fica em pé e se deixar fica meia hora chorando em pé e não dorme. O que você me recomendaria fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  57. Realmente o sono dos bebês é muito complicado no inicio, e uma noite mal dormida traz muitos "prejuízos" para a mamãe que passa a viver exausta. Tive muitas dificuldades com minha primeira filha. Com o segundo foi mais tranquilos, já sabia onde havia errado e busquei muita informação para não cometer os mesmos erros. Foi bem mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  58. Olá! Gostei muito do seu blog! Eu estou com muita dificuldade com o meu bebê, ele está com 3 meses e dorme sempre no meu peito me fazendo de chupeta. Eu não consigo fazê-lo relaxar fora do meu peito. E ele acorda toda vez que coloco ele no cantinho dele dormir e então volto pro meu peito de novo e fica assim a noite, de madrugada...não sei como agir mais. E o ruim pra mim que é que ele não pegou chupeta :( eu estou chateada comigo e me sentindo incompetente entende? Aí, alguma sugestão pra me ajudar fazer ele pelo menos parar de me fazer de chupeta e dormir sem precisar me chupetar? Sem contar que ele acorda de 1 hora ou 2 em 2 horas...eu estou sofrendo muito sem dormir...:( Obrigada,desde já! Gislene!

    ResponderExcluir
  59. Oi,boa tarde!

    Como eu faço pro meu bebê parar de me fazer de chupeta? Ele sempre pega no sono e é um sono leve no meu peito, quando eu vou colocar ele pra dormir no cantinho dele ele acorda me procurando. Ele tem 3 meses. Eu estou acabada sem conseguir dormir...:(

    Como eu devo agir com meu filho pra ele dormir pelo menos de 3 em 3 horas? E sem ser no meu peito? Vc pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com