20090420

Como fazer o bebê dormir a noite toda


Primeiro precisamos definir o que é dormir a noite toda o que varia conforme a idade do bebê.

Até o segundo mês é muito raro um bebê conseguir dormir mais de 4 horas seguidas e na verdade se a mãe estiver amamentando precisa das mamadas frequentes para garantir o bom suprimento de leite.
Sei que essa não é a melhor notícia pra quem anda constantemente "caindo pelas tabelas". Mas vai passar!

A partir do terceiro mês muitos bebês , sozinhos, começam a dormir das 12h até as 6h da manhã. Isso acontece porque conforme o pequenino cresce, seu estômago também aumenta de capacidade e portanto uma boa mamada já permite sustentá-lo por mais tempo.

Se seu bebê está dentro da faixa ideal de crescimento, seguem algumas dicas para incetivá-lo a te garantir um pouquinho mais de sono:

-Comece a reduzir o tempo das mamadas da madrugada. Comece a cronometrar e tirar um minuto por dia.

-Pare de trocar a fralda a não ser que ele chore por causa disso. Se possível coloque uma fralda de tamanho maior e encha de creme contra assaduras para prevenir.
Quando minha filha dormiu a noite toda pela primeira vez foi um dos dias mais felizes da minha vida!!!!

-Caso precise trocar. Você pega, dá carinho, mamá, faz o que precisar, mas tudo em silêncio. Tente evitar luz forte e contato visual.

-Garanta que o bebê tire as sonecas entre as mamadas inclusive a da noite. O bebê precisa estar relaxado para poder dormir mais tempo. Ficar o segurando acordado só o deixará mais cansado (sobrecarga) dificultando todo o processo.

-Se seu bebê gostar de banho, comece a dá-lo à noite para que fique bem relaxado e mesmo que tenha mamado uma hora e meia antes dê mais uma mamada depois do banho para dormir de barriguinha bem cheia.

- Se seu bebê for muito sensível aos estímulos visuais, tire os brinquedinhos do berço.
Foi conselho do meu pai, pra mim funcionou maravilhosamente. É uma forma de condicionar o nenê. Tentar ensiná-lo que o berço é pra dormir.

-E por último, o que foi o mais difícil, mas acho que deu resultado. Deixar que ele aprenda a adormecer sozinho no berço. Isso é importante pois se acordar no meio da noite pode voltar a dormir sem chorar.

Quando balançávamos nossa filha para dormir ou a fazíamos dormir no colo ela sempre acordava nos procurando algumas horas, as vezes 15 min depois. Começou a dormir mais tempo depois que passou a adormecer no berço.

-O bebê fica condicionado a algumas atitudes, é legal fazer vários rituais diferentes e adotar o que parecer dar mais certo. Recomendam que faça todos os dias uma rotina bem parecida daí o nenem fica menos ansioso porque já sabe o que está por vir.
A nossa é assim: banho>mamá>fralda>nana nenê (cantiga de ninar)>berço. Agora com 5 meses ela vai pra cama por volta entre 7 e 8 horas, mama dormindo entre 10 e 11 horas e vai até as 7h da manhã.

Tem um bebê de menos de três meses? Acha que seu bebê tem cólica? Não deixe de ver o post Como acalmar o bebê, o método Havey Karp

Gostou? Passe adiante. Tem algo a acrescentar, por favor, deixe um comentário.

Não deixe de ver também
Dormir a noite toda 2 meses
Método Plunket
Método Encantadora
Método Ferber
Método Dana Obleman
Sinais de cansaço

Para os que querem evitar o choro
Dividindo a cama I
Dividindo a cama II
Dividindo a cama com segurança

Nem dividindo nem chorando tanto
Depoimento da Angela

Pesquisa recente

183 comentários:

  1. OI qrida... gostei mto do seu blog... e sobre esse assunto de dormir.. eu tenhu mta sorte.. desde qdo meu filho nasceu ele dorme mto bem.. de noite acordava 1 ve só pra mamar e agora dorme a noite inteira... agora só depois das 7... as vezes antes mas é raro!!.. e de dia ele tbm dorme bem.. eu tento deixa-lo doormir o maximo q ele quizer de dia pq sei q anoite ele fika bem relaxado e é mais facil pra durmir do que qdo está estressado!.. um beijo flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha tem 10 meses e ela se acorda ate duas 3 veses por dia
      nao sei o k faser

      Excluir
    2. Foi muito bom tirar minhas dúvidas 👌👌👍

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado. Você é realmente sortuda! Minha irmã e eu desde o princípio enfrentamos muitos problemas para fazer nossas bebês dormirem. Por isso estamos estudando tanto o assunto. A idéia aqui é compartilhar experiências com outras mães desesperadas. Aceitamos qualquer dica. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja nao tive sorye ,minha nenem,nao dorme troca o dia pela noite me ajudem

      Excluir
  4. Meu filho ainda acorda bastante,mas seus conselhos me ajudaram pq ele resmunga e eu já dou peito.Mas vou me corrigir!!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Meu filho está com 2 meses e meio e acorda de 2 em 2 horas até hj...passou alguns dias dormindo quase 6 horas e meia seguidas mas de repente voltou a não dormir...minha médica está com medo até do leite diminuir pq estou muito cansada...será verdade mesmo? Ela me indicou um médico homeopata mas ele só atende particular...será que um dia tudo isso passa?

    ResponderExcluir
  6. O descanso da mãe contribui para o suprimento de leite, mas nada faz mais leite do que um bebê mamando portanto se seu bebê mama bem não acho que deva se preocupar com isso.

    Não conheço nenhuma mãe que tenha conseguido dormir mais do que 4 horas seguidas até o segundo mês. A grande maioria dorme muito pouquinho mesmo. Se fosse assim todas as mãe já iriam ficar sem leite no primeiro mês não acha?

    Além disso muitos pediatras, para aumentar o suprimento de leite, recomendam que a mãe amamente em intervalos menores como de 2 em 2h inclusive de madrugada.

    Fique atenta aos sinais de cansaço e tente colocá-lo acordado no berço. Bem molinho, mas acordado. Nessa idade a maioria nem chora, só resmunga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas meu bebe vai fazer 2 meses nao esta dormindo nada durante a noite acorda as 2 da manha e vai dormir as 6 7 hoje ele dormiu agora as nove ta dormindo mais durante o dia vou falar com a pediatra essa semana gostaria de saber qual o melhor horario para eu dar banho nele pois alguns artigos falam ate a noite outros ja falam pra da mais cedo o que faço e meu primeiro bebe...me ajudemmm

      Excluir
  7. A minha tem quase 7 meses e nem ritual de macumba faz ela dormir toda noite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk ou meu Deus

      Excluir
    2. KKKKKKKK Eu ri pq aqui em casa é igual.. qdo a gente acha que resolveu o problema volta tudo a estaca zero!

      Excluir
  8. meu bebe no inicio ate os 2 primeiros meses dormia mal acoradva varias vezes mas agora ele esta dormindo bem so acorda 1 vez na noite um chazinho de alface 2 vzs ao dia é tiro e queda. experimente agora ele ja esta com 4 meses

    ResponderExcluir
  9. Olá!O meu filho tem 10 meses,ainda não sei o que é dormir uma noite seguida,desde do dia que ele nasceu.Para além, de dormir muito mal, ainda toma leite durante a noite,sempre que acorda chora.Já não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei seu ritual.Estou desesperada, minha filhinha tem quase 8 meses e acorda muitas vezes até hj.Como vc consegue q o bebê durma sozinho no berço.Me explica com mais detalhes: e-mail- anaruzza@hotmail.com.
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  11. tenho um bbzinho de 25 dias de vida. mas ele durante o dia mama bastante, dorme bem. as vezes dorme a tarde toda... mas a noite e madrugada ele acorda e não quer dormir, chora bastante. o que deveria fazer? Hhaiannie Carpanini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De dia não deixe ele dormir mais que 3 horas. E pronto, resovido! Depois das 21h da noite, só dê uma mamada extra (com ele dormindo) as 23h e pronto!

      Excluir
  12. Estou no mesmo barco, minha bebê já dormia a noite toda, mas agora aos 8 meses acorda de meia em meia hora e chora... Como conseguir fazê-la dormir sozinha no berço... deixar chorar até que adormeça? Pode explicar melhor?
    Grata,
    Daniele
    danikps@pop.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola,
    Minhha filha tem 6 meses e acordada a cada 2 ou 3 horas pra mamar...
    Tambem ja nao sei o que fazer... isso eh terrivel, algumas raras vezes ela dorme 5 horas seguidas.
    Estou tentando o seguinte:
    1) dar mingau a noite pra deixa-la de barriguinha mais cheia
    2) Deixa-la adormecer no berco (isso ainda nao conseguimos... ontem por exemplo ela dormiu la pelas nove no carrinho, depois acordou la pelas 10, dai eu decidi deixa-la no berco... entao chorou ateh as 2 da manha..., eu a pegava de vez em qdo e dava aguinha pra que ela nao ficasse estressada, e tbm revesava com meu marido, pra que ela nao ficasse sozinha no quarto... ateh que adormeceu... mas acordou as 5 da manha... entao todo o investimento nao valeu nada)

    Fico me perguntando... o que estou fazendo de errado?
    Ajudem por favor...
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada criança é diferente!! O que está errado em todas as mães do blog é não respeitar seus filhos, seus limites. Os métodos utilizados são equivocados e fazem seus filhos sofrerem sem necessidade. Permitindo a eles em tão pequena idade o sacrificio que trás muitos danos ao seu desenvolvimento psico-sensorial. E a mãe moderna e imatura crê que está fazendo bem.
      O certo é relaxar que tudo é uma fase que passa umas cedo e outras mais tarde, mas passa. Dè colo não negue seu colo.

      Excluir
    2. Olá, tenho uma bb de 5 meses, dorme mamando mamadeira,então as 9 a coloco no berço dai então de 2 ou 3 em 3 acorda,gostaria muito de uma noite com pelo menos 7 horas direto, por favor me mandem uma técnica Moniccrotti@hotmail.com

      Excluir
    3. Falar eh facil Anessa!

      Excluir
    4. Acredito que desrespeitar os filhos é deixá-los acordados e estimulá-los ainda mais quando já estão exaustos. Não sei o que Alessa quer dizer quando se refere a danos ao desenvolvimento psico-sensorial, mas caso se refira à liberação do hormônio cortisol que é liberado quando choram por muito tempo gostaria de acrescentar que a privação de sono também libera cortisol. Além disso, muitos bebês que não sabem adormecer sozinhos, choram de sono e choram muito.

      Acho também importante considerar que a saúde da mãe é fundamental para um bebê saudável e feliz portanto, desde que feito com amor e paciência, todos os métodos para ajudar o bebê a dormir melhor são válidos.

      A intenção do blog não é promover nem criticar nenhum método específico e sim discorrer sobre métodos que já ajudaram muitas mães inclusive a mim mesma. Não estamos aqui para julgar as escolhas que cada família escolheu e sim, para trocarmos informações e nos fortalecermos e ficarmos mais confiantes como mães.

      Obrigada pela atenção
      Fabiana

      Excluir
    5. Olá, que belo comentário Alessa, sou pai de 4 filhos, cada bebe tem seu "tempo", seu "time", não podemos forçá-los á nada ou deixá-los sozinhos sem carinho...TODOS, vejam bem, TODOS os relatos aqui são iguais, 99% dos bebês dão essas "surtadas" mesmo, médicos e supostos pais especialistas dizem que algumas vezes é cólica, outras vezes que o bebê sente falta do útero materno, outros dizem que é dor de ouvido, disso e daquilo, bem, ser pai e mãe é uma dádiva, temos que ter acima de tudo RESPONSABILIDADE antes de colocar um filho no mundo, nenhum pai ou mãe dirá pra você que será fácil, que é "mil maravilhas", pelo contrário, é bem difícil, estressante, desgastante e é como digo: Um filho é a melhor e a pior coisinha que pode acontecer na vida de um ser humano, quando digo "pior" é por esses fatos TODOS relatados aqui neste blog e quando me refiro ao "melhor", pergunto: Que pai ou mãe que está aqui neste blog não daria a vida por um filho? Qual o pai ou mãe não daria de tudo para que esse "choro" parasse e seu filho (a) dormisse tranquilamente, seja lá o motivo que for, dor e tudo mais? Bem, sejam RESPONSÁVEIS, sejam PAIS DE VERDADE, amem seus filhos, deem tudo que eles precisarem nesta fase, um dia cedo ou tarde isso vai passar e voces sentirão falta daquele bebê lindo, deitado no berço, chorando ou não... fica a dica.... jamir_temer@ig.com.br

      Excluir
    6. Com toda certeza o mingau. Deve estar pesando muito o estômago dela. Vc não dá LM ou LA? Pq ela dorme no carrinho? Sua bb tem q dormir no berçinho dela e não em outro lugar! Ela tem q se alimentar as 20h, dormir as 21h e dar mais uma alimentada com LA ou LM as 23h (com ela dormindo) uns 100ml.

      Excluir
  14. olha minha filha tem dois meses agora e não dorme a noite toda de jeito nenhum agora eu to dando mamadeira a noite pq ela não sustenta so com peito, ela esta dormindo 4 horas seguidas mas agora é de 2 em 2 horas e ela não dorme no berço de jeito nenhum.
    O que faço pra ela dormir no berço e dormie a noite toda pelo menos 5 horas seguidas..
    Obrigadaa,..
    Glaucya...

    ResponderExcluir
  15. Olá Glaucia,

    Respondi em um post, assim fica mais fácil para outras mamãe também lerem.

    http://sonodobebe.blogspot.com/2010/02/dormir-noite-toda-2-meses.html

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  16. minha filha tem 4 meses e chora a noite inteira. já estou ficando louca. alguém me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Primeiro de tudo vc deve observar o que vai com ele: deixar chorar ateh durmir ou dar colo ateh durmir. tente um por dois dias e depois tente outro... ele precisa entender tbm o q estah por vir..por isso falo 2 dias... o q ele aceitar passe a utilizar. a minha durmia chorando... mas acorsava 30 min depois... passei a fazer caricias na cabecinha, abracar, dar uma boa mamadeira p ela tbm...e ela passou a ficar mais calma e a durmir por mais tempo... no comeco era quase 2 horas p fazer ela durmir.. agora 15 min cantando e acariciando eh o suficiente p ela durmir quase 6 horas seguidas..e ela soh tem 2 meses... mas cada bebe eh de um jeito...precisa ter paciencia p encontrar o q acalme seu bebe...

      Excluir
  17. Meu bebê tem 4 meses sempre dorme por volta das 2:30 da manhã ai dorme até as 7:00.......preciso que ele durma por volta das 10:00 e vá até o outro dia mas.....já tentei de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanta que ela tire os 3 cochilos durante o dia (5 horas 3 de 2 horas ou de 1:30h) com intervalos de 2 horas para a próxima soneca. Bbs exaustos e privados de sono, são chorões, e dão muito trabalho pra dormir. Não Precisa por às 22h pra dormir. As 19h ou 20h já é um horário muito bom!

      Excluir
  18. Meu bebê tem 4 meses, antes ele dormia bem por volta das 24hs e acordava as 8hs da manhã. Agora quer dormir a manhã toda,e, a noite,aliás de madrugada dorme as 5hs da manhã e acorda 11hs. Socorro, não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe ela dormir mais que 2 horas cada soneca durante o dia! São 5 horas de soneca divido em 3 sonecas e 10 a 11 horas de sono a noite, ex: das 20h as 6 ou 7h da manhã.

      Excluir
  19. ola amigas me ajudem...
    meu bebe tem 5 meses ele acorda a noite toda eu dou papinha as 19:00 e a ultima mamadeira as 23:00 mas ele acorda para mamar di 2 em 2 horas ja dei banho 21:00, ja dei mama as 12:00hs para ver se ele dorme...e nada e eu trabalho e acordo 7:30 estou só o pó..SOCORROOO

    ResponderExcluir
  20. Meu filho tem 5 meses só vai dormir por volta das 23:00 quando é 3:00 acorda 6:00 acorda 9:00 acorda a noite ele como sopinha por volta das 18:00 e e as 21:00 eu dou uma mamadeira com mucilon mesmo assim ele so dorme as 23:00 ou 24:00 e acorda tudo isso estou proxima de voltar a trabalhar e nao sei o que faço. Ele dorme tambem no colo e depois colo no berço porque a noite para dormi eu dou mama no peito...

    ResponderExcluir
  21. OLA MINHA FILHA DE 7 MESES ACORDA DE HOHRA EM HORA A NOITE PRA MAMAR O PEITO,O QUE FAÇO PRA ELA DORMIR.NAO DURMO MAIS

    ResponderExcluir
  22. meu bebe tem 15 dias e ela nao dorme a noite tem muita colicaso que eu fasso

    ResponderExcluir
  23. É normal, com apenas 15 dias eles não dormem muitashoras seguidas. Tente amamentá-lo com mais frequência durante o dia quem aisso ajude durante a noite.

    A encantadora de bebês da a dica de pegar o bebê no colo e fazer aquele chiado "shhhhh" e ao mesmo tempo dar leves tapinhas nas costas para acalmá-lo. Funcionou por muito tempo com a Sandra.

    Vc tb pode tentar embrulhá-lo no cueiro como fazem no hospital.

    ResponderExcluir
  24. NOSSA QUE INVEJA DESSAS MÃES AFF... MINHA FILHA TEM DEZ MESES E ACORDA DE 5 A 6 VEZES POR NOITE NOSSA TO CANSADA SABE.. MAS JA TENTEI DE TUDO, E ELA ACORDA ..ESPERO QUE PASSE POIS NÃO É FÁCIL FICAR SEM DORMIR A NOITE POR TANTO TEMPO..
    BEIJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,

      Tenta dar o cha de ameixa junto com o leite de lata se ela tiver tomando.

      Pegar um pouco de agua e colocar 4 ameixa preta sem caroco e deixar ferver , apos ferver desligar e deixar ferver.

      Quando for na hora de dar de mamar para ela, da um banho bem gostoso primeiro... pega este cha de ameixa que vai estar com cor coloca na mamadeira o ml que costuma dar e mais o leite e dissolver e dar para ela.

      Durante o dia no intervalo da mamadas de apenas o cha.

      Ela ira dormir a noite toda..minha nene tem 4 meses..desde dos 2 meses dorme das 6 da noite ate as 5 da manha...

      Boa sorte

      Anna

      Excluir
  25. Com seis meses, ainda há pouco, coloquei meu fiho pra dormir no berço, pela primeira vez. Ele brincou muito, depois qd o sono foi chegndo,chorou e rolava de um ladopro outro.Eu tive que resistir pra não ceder a vontade de niná-lo no colo.Mas fiquei na minha cama ao lado do berço até que, depois de uns 15 min de choro ele parou no cantinho do berço.Eu balancei o bumbumzinho dele, sussurando uma canção de ninar, intercalando com a musiquinha do móbile( pq a gente cansa né?! ).Ah, sim...ele mama no peito. Então,preparei uma mamadeira com mucilom pra ficar mais forte e sustentá-lo por mais tempo, antes dele dormir.Tem uma hora + ou - que ele adormeceu.Vou me deitar agora e espero termos uma boa noite de sono.Continuarei insistindo até que ele acostume.
    Bj pra todos!

    ResponderExcluir
  26. meu filho tem oito meses e nao dorme, a noite toda acorda chorando querendo mama ele so mama no peito nao pega mamadeira de jeito nenhum nao sei o que faço

    ResponderExcluir
  27. meu filho tem 5 meses e tambem nao dorme a noite toda e para dormir ele chora muito e quer dormir no colo.. gostaria muito de conversar com outras maes.. meu email niz_sidat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. minha filha tem hoje 20 dias de nascida,ela toma banho pela manhã umas 8:00h , depois mama de dorme se deixar o dia todinho, a noite ela acorda uma duas vezes, e o utimo horário dela é 2:00h da manhã só voltando a dormir quando o dia amanheçe, não aguento mais, preciso de mais dicas suas para eu ter uma boa noite de sono,meu e-mail é tayana_trindade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Minha filha tem 2 anos e 5 meses. Desde que nasceu não durmo uma noite inteira!! Juro, não aguento mais! Já li todos os livros possíveis e já fiz todas as técnicas, sem sucesso. Já estou totalmente sem paciência e desacreditada. Ela adormece bem, deita por volta de 21 horas, dorme no berço, sempre alegre, dorme rápido. Fico no quarto com ela até adormecer (dura uns quinze minutos), na cama próxima ao berço. Após 2 horas de sono, começa meu martírio. Ela acorda várias vezes, sempre chorando muito, na maioria das vezes mesmo minha presença não resolve, ela fica uns quinze a 30 minutos chorando, até que consegue me ouvir e ceder a dormir novamente. E assim vai umas 3-6x/noite. PRECISO DE AJUDA ESPECIALIZADA. Moro em Belo Horizonte, alguém conhece algum especialista? Meu email: fbpieroni@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Minha filha tem 5 meses e meio e briga para dormir. Tem noites que dorme bem mas ultimamente esta com um intervalo de 2 a 3 hs. O q percebi é que ela esta ficando manhosa pois no colo dorme bem, ate ronca, mas é colocá-la no berço e ela desperta. Faço ela dormir por volta das 21:00 depois que ela mama. Minha mulher com um intervalo de 3hs dá peito mas as vezes acorda e quer brincar e ela so dorme comigo, com minha mulher ela sente cheiro do leite e quer ficar mamando. Utilizamos conforme a encantadora de bebes a tecnica E.A.S.Y.(eat, activity, sleep and you) funcionou no começo, agora o que percebo é que ela dorme realmente muito pouco depois que começamos a intercalar mamadeira. Durante o dia ate que vai bem mas o que gostariamos é seus intervalos fossem maiores. O que devemos mudar em nossa rotina? Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Boa noite amigas, tenho uma filha de 1 mes ela dormi bem a de dia mais quando chega as 23 horas ate as 4:00 da manha ela chora muito mesmo no colo ela chora faço tudo para ela parar de chorar, quando ela dormi no meus braços coloco ela no berço e ela acorda chorado muito então pego ela e novamente dormi, isso acontece varias vezes na noite até q por fim ela dormi estou esttressada, o q posso fazer me ajuda..........mail amelinhalima2008@bol.com.br MSN amelinhalima2009@hotmail.com Amélia

    ResponderExcluir
  32. Olá,

    Meu filho completou 01 aninho e até agora foram apenas duas noites que ele dormiu sem acordar. Como vários comentários, ele chega a dormir bem no bercinho, mas chega de madrugada começa a chorar sem parar, o coloco para dormir comigo na cama, mas nada resolve,resmunga,chora. até pensei que ele quisesse brincar, mas nada. Troco de fralda, nada. Já deixo mamadeira pronta, nada... Agora marquei gastro para saber se é algum problema no intestino, pois ele tem prisão de ventre, mas sei não viu... estou muito cansada e desanimada. Preciso de uma boa noite de sono... Só um desabafo de mãe...rsrs

    ResponderExcluir
  33. Socorro!!! meu filho acorda anoite de uma em uma hora , durante o dia ja estou tirando do peito e estou conseguindo com facilidade mas a noiteeee!! ele esta com 6 meses.
    Simone

    ResponderExcluir
  34. olá me chamo ALYNE
    meu filho GABRIEL

    ele tem 2 meses e sempre acordou
    de 3 em 3 horas pra mamar
    quando atrasa é coisa de minutos
    é muito manhoso e des de um tempo pra cá
    quase não fica mais no berço de madrugada
    não vejo a hora disso mudar!!!

    ResponderExcluir
  35. Nossa, parabens pelo blog. Vendo o sofrimento de muitas das maes neste blog fico sem saber se rio ou se choro com elas. O meu tem 5 meses e meio e ainda acorda 2 vezes durante a madrugada. Como no seu caso, ele dorme sozinho entre 7-8 da noite, depois entre 10-11 da noite. Porem, acorda às 3 da matina e depois entre 5 e 6 da manha. Eu sou super rigorosa com a rotina dele, fazendo tudo o que sugere em seu blog, pois desde o comecinho leio um livro chamado 'Contented little baby' de Gina Ford. Eh muito bom, mas mesmo seguindo a risca os conselhos dela (q sao parecidos com os seus) ainda nao consegui uma noite inteira de sono. O que voce sugere para um bebe de quase 6 meses e que mama exclusivamente no peito? Muito grata desde ja!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Fabiana,
    Sinceramente não sei, talvez seu bebê acorde só para ganhar um carinho seu. Vc amamenta quando ele acorda de madrugada?

    Todos os conselhos do blog podem ajudar muito na maioria dos casos, mas nem sempre são soluções definitivas. No meu caso mesmo não foi. :)

    A Sandra adormece sozinha no berço, mas acorda por volta das 2h para ir para a nossa cama. Acho que enquanto a estiver levando para dormir com a gente ela continuará acordando, mas andamos meio conformados com a situação.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  37. oi meu nome e Alessandra meu bebe tem 7 meses ele não dorme toda noite é imprevisivel não sei mais como agirse deixo ele dormir as 8 ele acorda as 10 e fica quase até meia noite tentei fazer dormir as 9.30 as vezes ele dorme até a 1 as vezes acorda de 1 em 1 e durante o dia dorme uma soneca de 1 hora demanhã e 2.00 hs a tarde o que eu faço ele mama e toma nam?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  38. minha filhinha de um mês dorme bem mas é um suplicio na hora de mamar, ela mama durante dez minutos dorme cinco minutos mama de novo, sei que ela deveria mamar no minimo 30 minutos mas ela só enche a barriga depois de 1 hora e meia, e além disso briga com o peito por causa da quantidade excessiva de leite. depois dessa luta ela dorme mais ou menos 3 horas porque eu acordo pra mamar e trocar fralda que está sempre cheia, o sono dela é tão pesado que ás veses faço isso com ela dormindo pois não acorda nem se colocar de cabeça pra baixo, se deixar dorme 6 horas diretos mas não deixo pois ela precisa mamar, pois é muito novinha, a noite dorme ás 21 horas e vai até ás 4 se deixar, ou seja o problema é encher a barriga dela já tentei dar nan mas ela fica com gazes e as veses vomita tudo,bebês mamam devagar assim mesmo?

    ResponderExcluir
  39. boum gente eah o seguinte paso pelo mesmo problemas que vs, minha nenen tem dois meses e nao dorme no berço mas que meia hora.
    a noite era um kaos pra ela dormi, por conta de colicas q por sinal ainda tem e mts.
    mas agora ela dorme a noite toda... sabe como!?
    ponha o seu bebe pra dormir nos pes da cama... do berço... carrinho tanto faz.. faça isso por uns 2 dias e pronto. suas noites serao as melhores do mundo. a unica coisa q ainda nao consegui foi convecela a dormi no berço. me ajudem

    ResponderExcluir
  40. tenho um bebe de 2 meses , dormi sempre tarde da noite e de dia tambem tem sono curto , pois fica se torcendo e chorando ... o que faço? a noite acorda 3 vezes .. se torce muito e chora,mais seu coco é normal , mama no peito, só peito. O que faço para ele dormir mais , nao consigo fazer nada , so quer colo. pois fica se torcendo de dor.

    ResponderExcluir
  41. Ola mae de Sandra, parabens pelo blog. Tenho um filhinho que fez 4 meses ontem, e percebo que todqs passamos pela mesma dificuldade no mundo inteiro. Digo isso, porque alguns paises da Europa e nos EUA existem mulheres especializadas emensinar as mamaes a cuidarem dos seus bebes e elas nao sao nem babas e tampouco enfermeiras. Como me dei bem com os metodos do meu filho, estou tambem ajudando mais 2mamaes a cuidarem de seus filhos e tem sido um sucesso. Penso seriamente em obter um pouco mais pratica em educar os bebes. Se me permitir gostaria de deixar o meu contato para as mamaes que necessitem de ajuda em SP, por enquanto, com bebes com menos de 4 meses, que é a idade do meu filho HOJE. Como quero realmente ter experiencia, espero ajudar o maximo de mamaes (desespero por desespero, acho que sera bom pra mim e tambem pra quem sera ajudado). ANOTEM: 11 9306-3848 ou nascimento.luli@gmail.com. Meu nome Luli Nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lili pode me ajudar? a minha filha tem 3 meses e vai para a cama por volta das 21h. dorme bem ate as 2h. dou lhe o biberao, volto a deitar a menina mas depois acorda varias vezes. eu ponho lhe a chupeta as vezes perto de 7 vezes entre as 2h e as 7h30 da manha. estou cansada. meu e.mail. manu3@iol.pt eu chamo me manuela

      Excluir
    2. Olá Manuela,
      Ela está dormindo bem, 5h seguidas para um bebê de 3 meses é bom. Ela mama bem as 2h? Arrota? Será que não fica com um pouco de refluxo após essa mamada?

      E se você tirasse a chupeta de vez? Ou a usasse só quando sua nenem estivese muito cansada de agitada e difícil de adormecer. Me lembro que quando tentei dar chupeta, minha filha acordava toda vez que a chupeta caía, então desisti. Não seria o caso?

      Tente elevar um pouquinho o berço, se for refluxo a inclinação alivia, mas nesse caso é bom visitar o pediatra.

      Tenha certeza de que ela está dormindo bem durante o dia, nesta fase, dormir bem, ajuda muito no sono da noite. Dê uma olha no post dos sinais de cansaço aqui no blog.

      Espero ajudá-la
      Fabiana

      Excluir
  42. tenho uma bebe de oito meses e já fiz de tudo o que está escrito acima e ela acorda de 2 em 2 horas, á vezes de 1 em 1 hora tenho muito leite ela mama muito e o pediatra disse que é normal ela acordar muito durante a noite, só que meu outro filho foi completamente diferente, o que eu faço?????????

    ResponderExcluir
  43. Tenho um filho de 8 meses, e ele acorda muito durante a noite, cerca de 1 em 1hr. Eu fico sem saber o que fazer, pois ele é muito estressado, e costuma adormecer depois das 23:oohrs (depois de muito choro).
    queria tanto que ele dormisse mais tempo, mas não sei o que faço :S

    ResponderExcluir
  44. Olha, lí todos os depoimentos e digo pra vcs... fiquem alegres por passar noites e noites de sono com filhinhos de mesessss....kkkkk, pois não vi nenhuma mãe falar que o filho ja tem um ano... um ano e pouco e ainda não dorme... Na verdade acho que vou ser a primeira...
    Minha filha já tem um ano e quatro meses e não dorme, acorda varias vezes chora come e vai dormir de novo, ai daqui a pouco acontece a mesma coisa... Pois é, isso é muito dificil. Olha, e eu já fiz tudo pra minha bebe dormir bem ou pelo menos acordar menas vezes mais nada...JA FIZ RITUAL DA HORA DE DORMIR, JÁ DEIXEI ACORDADA NO BERÇO, JA COLOQUEI DEPOIS QUE DORMI, JÁ TENTEI TIRAR AS MAMADEIRAS, JÁ DEI CHAZINHO... POIS É JA FIZ TUDO O QUE ME ENSINARAM, SO NUNCA APELEI PRA REMEIDINHOS, TENHO MEDO... e ai me digam o que faço nesse caso?

    ResponderExcluir
  45. Obrigada a todas pelas visitas e comentários. Desculpe não responder a todas as perguntas, mas não sou especialista, sou apenas uma mamãe compartilhando experiência e conhecimento.
    Atualmente a Sandra está com 20 meses e tem acordado quase todas as noites para ir para a nossa cama. Nem parece a mesma bebê citada neste post que com 5 meses já dormia a noite toda na berço.
    As coisas mudam, melhoram e pioram e a gente vai descobrindo novas soluções e problemas.
    Por favor, continuem escrevendo, dando opiniões e me ajudem a responder as questões de outras mães desesperadas.
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
  46. minha bb tem 3 meses, ela esta dormido bem as noites, +++ de uma semana pra ca ela começou a acorda duas vezes por noite ja estou desesperada, bjs as tds as mamãe
    obrigada
    luciana

    ResponderExcluir
  47. Ola mamaes, que bom compartilhar todas essas experências. Ha pouco estava achando que so acontecia comigo...mas agora confesso que estou aliviada...e ate conformada. Meu Dante tem 3 meses e meio. Desde seu nascimento se mexia muito, nunca chorava, ficava angustiada achando que ele estava desconfortavel...mas confesso que sempre amamentei e troquei as fraldas sem sequer ouvir um pio...so quando vieram as colicas, que por sinal ainda as tem...Desde o 2 meses ele acordava apenas duas vezes por noite...Ia dormir por volta das 18h30 ou 19h, e acordava somente as 2 da madrugada e depois por volta de 4h ou 5h...dai so voltava a dormir uma soneca 1 hora depois...So que desde que fez 3 meses esse cenario mudou...vai dormir por volta das 19 ou 20h, e acorda para mamar as 23h, e de novo as 3h e depois entre 5h e 6h... e todas as vezes acorda chorando, coisa que nao fazia antes. Na hora de dormir, as vezes consigo coloca-lo para dormir sozinho, mas a maioria das vezes tem sido dificil...Essa madrugda por exemplo, acordou 5 vezes, sem motivo, e chorando muito. Durante o segundo mes, que ele dormiu tao bem, confesso que o colocava para dormir na minha cama, comigo ate pegar no sono, so depois o colocava no berço...isso por causa das colicas que sempre o acometiam no final de tarde. Agora, depois que a pediatra me deu uma bronca e mandou eu colocar ele no berço, ate nas sonecas de tarde que ele tirava ou na minha cama ou no carrinho, tem sido uma luta...vou tentar mais essa semana, mas se nao der certo, vou voltar a deixa-lo dormir comigo...pois era melhor..ele dormia melhor. Outra coisa que me espanta e que as sonecas dele e de 20 minutos so...todos os dias dorme varias vezes, mas apenas 20 minutos...rfranzan@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá mamães,
    Minha filha Fiorella tem 9 meses e eu ainda sofro muito pra conseguir faze-la dormir. Ela dorme muito pouquinho, acorda muito facilmente. E só dorme mamando no peito, já não aguento mais. Conversei com a Pediatra e ela me disse pra deixá-la chorar, que isso iria persistir por 5 dias no máximo e depois ela iria acostumar. Mas não consigo deixá-la chorando, me da um aperto no peito e passo mal em saber que eu posso conforta-la. Fiz o teste do choro por 1 dia, no dia seguinte minha filha nao quis comer direito, nao queria brincar só queria colo. Acho que isso piorou o desenvolvimento dela (por um dia inteiro pelo menos). Li em alguns sites, inclusive aqui no blog algumas dicas diferentes. Eu realmente não queria mais amamentá-la pois preciso fazer alguns tratamentos com medicações fortes e que eu só poderei quando não estiver mais amamentando. Se vocês tiverem alguma dica de como eu desmamá-la sem ela sofrer, me ajudem, serei eternamente grata. Hoje estou realmente muito desesperada, e até me sentindo triste e impotente, sinto como se eu não fosse capaz de educar minha filha direito.
    Beijos à todas mamães.
    Contato: palomads@live.com

    ResponderExcluir
  49. Meu bebe tem 5 meses, com 2 meses e meio começou a dormir a noite toda, mas agora acorda de hora em hora, começei a dar nan ar mas nao adiantou, o que eu faço? Me ajude estou acabada.
    contato:nanda.f@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá Mamães,
    A alguns dias postei aqui um comentário sobre o sono da minha filha Fiorella de 9 meses. Após muita conversa com a pediatra, chegamos a conclusão de que o melhor para Fiorella e para mim seria desmamá-la. Comecei devagar, uma mamada por dia, ate que parei com todas, ela já tomava mamadeira, o que deixou bem claro que meu peito era realmente apenas uma chupeta, era a única associação que ela fazia para dormir. Agora tenho que fazer ela dormir no colo, mas ela dorme a noite inteirinha. Faço ela dormir por volta das 10 da noite e ela acorda apenas as 7:30 da manha. Depois disso senti um alivio muito grande por voltar a dormir bem, e isso tem sido ótimo, pois agora eu consigo cuidar bem melhor da minha pequenina.
    Beijinhos à todas as mamães, espero com sinceridade que todas consigam soluções para seus bebes e para si.
    Paloma

    ResponderExcluir
  51. Ola
    mamas
    O meu filho tem 21 meses, e desmamei-o agora faz uma semana, ele nunca tinha tomado leite artificil mas pouco a pouco comeca aceitar, so que ele acorda 2 a 3 vezes de madrugada penso que e a procura da mama.
    Nao tenho dormido desde entao...alguem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  52. OI TENHO UMA FILHA DE UM MES ELA DORME DURANTE O DIA BEM SÓ QUE QUANDO CHEGA 21HS ELA FICA ACORDADA ATE 4HS NAO SEI MAIS OQUE FAZER COM ESTA SITUAÇAO POR FAVOR ME AJUNDA BEIJOS ALINE.

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal, tenho 1 filho de 11 anos e agora uma bebe de menos de 1 mes. Estou meio preocupada porque sempre escuto das mamães que os bebes não dormem a noite toda, que acordam a cada 3 hrs para mamar às vezes em intervalos ainda menores, isso aconteceu com meu primeiro filho, ele mamava e em seguida já estava a chorar novamente, mais também tinha cólicas.
    Já a minha bebe, ela dorme a noite toda, eu moro no Japão e aqui os hospitais tem um rotina bem rígida, mesmo ficando 6 dias internada e acordando ela a cada 3 hrs ela não se acostumou a essa rotina, durante o dia ela acorda a cada 3 hr, às vezes antes, às vezes depois. Mais a minha preocupação é se devo ou nao acordá-la durante a noite, já ouvi dizer que se não acordar o bebe entra em coma. Detalhe ela nasceu com 3.800 kg. No hospital que eu fiquei é obrigatório o uso da mamadeira, nos primeiro dia de vida os bebes são alimentados com 20 ml a cada 3 hr, aumentando 10 ml por dia, o máximo que as enfermeiras deixam em cada peito são5 minutos, elas falam que no inicio não temos leite e que o fato de o nenem ficar sugando só vai fazer com que eles se cansem e perca peso, eu não concordo com essa teoria. No dia que eu sai do hospital a enfermeira falou que eu podia fazer uma mamadeira com 100 ml para dar a minha bebe, eu achei um exagero...ela disse que o peso dela é muito superior ao peso de bebes japoneses, realmente isso é verdade, os bebes aqui nascem com 2.300 2.500 kg, mais independente do peso ela é recem nascida, e 100 ml de leite artificial pra um bebe de 6 dias é muito.
    Bem...mais no momento minha unica aflição é essa duvida a respeito do soninho noturno da minha pequena. Mais eu penso que se ela dorme sem reclamar é porque eu tenho tido leite suficiente para saciar a fome dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha filha hj tem 2 anos e 4 meses e dormmi de 12 a 15 hs direto!!Mas isso desde pequenina, começou por voltas dos 2 meses já no quarto dela. Eu aconselho a nao acorda-la, pois se ela sentir fome irá chama-la. bjs

      Excluir
  54. Nossa, que diferente né? Aqui na Nova Zelândia e na Australia sugerem que se espere até 6 semanas para começar a dar a mamadeira. Consideram a perda de peso (de até 10%) nos primeiros dias normal.
    Eu diria para você seguir o seu instinto de mãe.
    Eu não acordava minha bebê para mamar a noite não. Mas durante o dia a amamentava bastante.
    Nunca ouvi falar que o bebê pode entrar em coma, apenas na sídrome da morte súbita que não tem relação com o número de horas qeu o bebê dorme. Tenho um post a respeito, dê uma olhada. http://sonodobebe.blogspot.com/2009/08/morte-subita-no-ber.html

    ResponderExcluir
  55. ola amiga, meu bebe tem 1 mes e 6 dias e ta acordando cada dia em hrs diferentes .esses dias deixamos ele chorar 1 hora pra ver se ele calava mas ele nalo calou enquanto nao amamentei ele nao calou,mas no outro dia ele dormiu bastante e acordou 1x,meus peitos esta uma situaçao de dar do mas eu to amamentando e to dando tambem nestogeno 1 a noite e so mamadeira. beijos fofa

    ResponderExcluir
  56. oi amigas meu bebe tem 3 meses dorme as 20 hrs acorda as 3 da manha dai fica acordando de duas em duas horas ate amanhecer....isso me mataaaaa pois o sono da madrugada fica totalmente partido rsrsr,...enfim vou tentar tirar as mamadeiras da madrugada acho dificil mais tem q tentar ne bjs amigas

    ResponderExcluir
  57. ola meu bebe tem 1 mes e 16 dias..ele dorme o dia inteiro se deixar,nais quando chega por volta das 23:00 ele acordae nao dorme mais so la pras 07:00 da manha..eu nao tive leite materno entao des que ele nasceu dou nestogeno com mucilon pra ele sustentar bem..mais mesmo assim ele nao dorme de geito nenhum a noite..ja dei cha de tudo quanto e coisa e nao adiantou ja troquei o buscopan pra colicas pelo atroveran e nada coloxo ele de lado de frente de bruços e nada nao sei mais o que fazer..vou tentar mante-lo acordado durante o dia pra ver se a noite ele dorme bem sera que isso e bom ou pode prejudicar o bebe? me ajuden

    ResponderExcluir
  58. Minha filha de 7 meses CHORA COMO SE ALGUEM A TIVESSE QUEIMANDO COM PONTAS DE CIGARRO. COISA DE LOUCO!!! E meu primeiro filho foi maravilhoso ja no segundo mes de idade dormiu de 22 às 7. Foi um sonho. Bom o que eu fiz foi colocar na minha filha uma pomada chamada TRANSPUlMIN que contem Eucaliptol, Mentol, Cânfora e Guaiacol. É uma pomada muito similar ao VICKY só que bem melhor. Rapaz a menina pegou num sono tao profundo que eu ate rezei. Eu nao consultei medico nenhum. Mas ta dando certo. Coloquei um pouco só nas costas para nao arder os olhinhos! Bom VEREMOS!

    ResponderExcluir
  59. oi, tenho gemeos pela segunda vez, agora foram duas meninas, já tenho dois meninos gemeos. com eles foi mais tranquilo , agora com elas esta sendo muito dificil, elas querem dormir tarde, estou ficando muito cansada, vou tentar suas dicas . obrigada

    ResponderExcluir
  60. Oi meu Alfredo já tem 2 meses,apesear de ser uma criança bem agitada, ele acorda 2 vezes na noite para mamar ,procuro proporcionar uma noite bem calma sem barulho e de dia ele dorme com barulho isso ajudar adapta-lo a diferenciar a noite do dia. bjos

    ResponderExcluir
  61. oi o meu filho nicollas ele e muito dorminhoco que fico muita preoculpada com isso,vejo na internete tudo sobre sono pra ver se e normal.Ele dorme o dia inteiro e as 10 da noite e a ultima mamada dele e troca ,ele so vai acordar as 7 da manha,eu fico muita preoculpada com esse sone dele.(ele tem dois meses).

    ResponderExcluir
  62. É sério?!?? Que inveja!!!! QUe delícia!
    Só quem pode te dizer com certeza se tudo está bem é o pediatra, mas todos os bebês novinhos precisam dormir bastante mesmo. Vai ver ele é o bebê ideal.

    ResponderExcluir
  63. OI, MINHA FILHA TEM 1 ANO E 10 MESES E Ainda procrura o peito de madrugada, o que faco. obs ela nao toma mamadeira

    ResponderExcluir
  64. Passei pela mesma coisa. Amamentei a Sandra até 1 ano e onze meses e ela também nunca tomou mamadeira. Quando acordava a noite sempre queria mamar. Acabei cedendo uma ou duas, mas cortei de novo deixando então apenas a mamada da manhã.
    Eu te diria para não dar. Ela não precisa dessa mamada. Vá até lá, dê carinho, mas não o peito. Ela preovavelmente vai chorar, mas alguns dias, mas vai perder o hábito. Melhor seria se o pai ou outra pessoa pudesse levantar.

    ResponderExcluir
  65. Olá!Minha filhinha ja vai fazer 5 meses , dorme muito bem de dia e fica muito tranquila , mas quando chega 6 horas da tarde ela chora muito e vai dormir so la pela meia-noite(custando a dormir)!ela acorda de madrugada , mama uma vez .Mas tem noites que ela dorme direto.O que eu faco pra ela dormir mais tranquila e parar de chorar muuuuuito depois das 6? O que pode ser? aninnha_oc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. minha bb vai fazer 2 meses ela dorme muito durante o dia!!
    quando e a noite ela chora muito...
    não fica deitada só quer ficar no braço...
    quando ela dorme que deito no berço ela acorda ai fica neste deita e levanta ate umas 3 horas da manhã..
    e muito estressante..

    por que não consigo controlar nem regular os horários dela dormir...

    sim ja cheguei ate pensar que ela tem problema por que ela chora muito quando esta acordada so para de chora quando dorme...
    ela não fica deitada no berço de jeito nem um ela so quer ficar de braço...

    ResponderExcluir
  67. meu bebe tem 6 meses e nao tem geito mama a noite toda e durante o dia so da umas coxiladas

    ResponderExcluir
  68. DAIANA ROSA

    Ola tenho 2meninas gemeas, elas tem 2meses e 2semanas.elas mama no peito e depois mamam formula na mamadeira de 3em 3hr durante o dia, pq so o meu leite nao e suficiente.mais a noite elas acordam 2vezes pra mamar.
    o q eu faco pra elas dormim uma noite inteira, ou pelo memos mais q 3hrs?.pq eu nao aguento mais,estou morta.cuido delas sozinha de dia e de noite.meu marido so me ajuda ah tarde quando chega do trabalho, mais a noite ele nao ajuda.me ajudem por favor..detalhe; elas ainda tem colicas e vomitam todas mamadeiras nas maioria das vezes,ai tenho q dar tudo de novo.Eu sempre gasto de 2 a 3hrs pra amamentar as duas colocar pra durmir..me ajudem por favor..desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  69. Minha Isabela tem 5 meses e vai dormir as 10 da noite, depois da mamadeira e acorda as 4 da manhã... dou um mamazinho no peito e depois ela dorme de novo! mais se fosse no peito direto seria de 2 em duas horas, o jeito é dar mamadeira mesmo...

    ResponderExcluir
  70. Olá meninas !!!

    Meu filho está com 1 mês e 17 dias, depois de mamar (mama apenas leite materno), dorme por volta das 23:00hs e 00:00hs e acorda entre 5:00hs e 6:00hs da manhã, mama e depois dorme de novo...isso ocorreu depois que comecei a dar o famoso banho no balde, ele fica super relaxado e dorme super bem a noite.
    Eu ganhei o balde de presente e começo fiquei com medo....mas agora eu sou muito grata pelo presente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério!! Esse balde seria como?? Um balde normal ou tem um balde específico?

      Excluir
  71. olá
    nao tenho tanta sorte de ter uma boa noite de sonho ele so quer dormir mamando no peito, faz meu peito de bico ele tem oito meses e eu nao sei o q e uma noite de sono beijos ana carla

    ResponderExcluir
  72. meu filho tem oito meses eu nunca consegui colocar ele pra dormi no berço...sempre q colocava ele chorava ,entao eu preferia deixar ele domri comigo e meu marido , mas agora a briga aki em casa ta feia por isso.. e o pior e q ele nao domer nem 10 minutos no berço por favor alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  73. Olá, meu filho tem 2 meses e oscila bastante, mas desde recem nascido ele só dorme no berço,geralmente ele vai dormir as 23h, acorda as 3h mama na mamadeira e depois acorda entre 6 e 7 horas da manha, mas como citei acima ele oscila, tem dias que acorda direto, mas dou mama e já coloco no berço e acaba adormecendo sozinho, mas de dia quase não dorme. Gostaria d dicas para que ele dormisse a noite toda...lemara23@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Oi... Tenho um bebezinho de 28 dias e estabelecemos uma rotina que esta dando certo: dou o banho as 20hs sempre... se ele esta dormindo, acordo! Depois do banho, deixo ele um bom tempinho na banheira, dou o peito e deixo ele mamar o tempo que ele quizer... deixo o quarto com luz fraca e coloco musica de ninar! Lá pelas 22hs ele vai para o berço, resmunga um pouco mas dou o bico! Li num artigo sobre a necessidade que os bebes tem de sugar! Ele acorada 2 vezes durante a noite mas mama dormindo e não chora!Espero que continue assim, mas uma coisa é fato, ele é um radar, se estou estressada, ele se agita! Muito bom ler esses depoimentos! aninhafritzen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  75. Meu bb tem 2 meses, no começo foi horrível nem ele nem eu nãoo dormia nada!hj não dorme mais q duas horas durante o dia apenas alguns cochilos.Durante noite ele mama no peito acorda bastante na madrugada mais o q tem me ajudado nada mais é do q uma rede dica da vovó funcionou mesmo.

    ResponderExcluir
  76. Tenho uma filha de 8 meses desde 2 neses ela dormia a noite toda, mas de uns 20 dias pra cá acorda mto a noite se debatendo querendo fikar acordada.... os dentinhos dela estão pra sair e a gengiva esta mto inchada.... os dentes quando estão pra sair o bebÊ fica com o soninho perturado mesmo... mas temos q ter paciência com eles porque isso td passa!!!!! Paciência mamães e q DEUS abençoe a todas!!!!

    ResponderExcluir
  77. Eu leio e releio tudo e nada se encaixa ao meu pequeno! Ele tem 8 meses e meio e ainda acorda a noite toda pra mama desde q nasceu, estou desesperada já! Acorda com qlqr ruido, nossa, qro uma solução! Obrigada

    ResponderExcluir
  78. minha filha tem 3 meses e acorda varias vezes a noite..isso quando ela nao quer dormi em cima de mim...nao quer ficar no berço, pensei q era somente eu q sofria com as noites mal dormida, fico cansada,stressada, nao tenho tempo p mim...faz mt tempo q eu nao sei o q é me cuidar tirar um tempo p mim...mas vamos ter força...um dia vamos sentir saudades desses momentos kkkkkk

    ResponderExcluir
  79. Meu bebê tem apenas 1 mês e 15 dias e ele chora muito durante a madrugada, principalmente quando não quer dormir. Eu e meu marido estamos cansados... Ele chora muito tambem quando o bico sai da boquinha dele e so para quando colocamos de volta! Ja tentei tirar o bico dele mas ele chora muito e tenho medo do umbigo estufar... O que eu faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga o meu bebe vai fazer dois meses estou aprendendo algumas coisas ele faz a mesma coisa que o seu nao pega chupet mas to fazendo de tudo pra ele pegar vc tem que ter paciencia ,estou fazendo assim sempre que ele dorme no peito ele chora quando o bico sai pois esta fazendo de chupeta assim que o bico sair ja coloca a chupetinha na boca dele com calma e paciencia e muito carinho ta funcionando pra mim...

      Excluir
  80. oi minha bb tem nove meses ate os 4 meses ela durmia a noite inteira , tipo das 11hrs ate 6 ou 7 da manha , mais so que dai por diante ela passou a acordar varias veses durante a noite. coloquei ela durmir comigo. so que tinha noites que ela mamava a noite inteira, quase nao durmo nada ou durmo aqueles sonos picados, nossa he muito ruim acordo cansada de mais , eu gostaria de tirar esse viciu do peito enquanto ela ainda he pequena. gostaria de uma orientaçao do que eu devo fazer.

    ResponderExcluir
  81. minha filha tem oito meses mas não dorme a noite toda ela acorda para mamar varias veses ela dormi comigo porque no berço ela não fica e eu tenho do de deixar ela chorando o que faso.beijo

    ResponderExcluir
  82. Minha bebe tem 2 meses, e ela acorda varias vezes na noite, e chorando muito, gritando, creio eu que seja colica, sempre estou dando remedio, teve uma semana inteira que ela dormiu a noite toda, e agora não dorme mais, acorda varias vezes na noite, o que faço.

    ResponderExcluir
  83. Meu filho tem 9 meses e nunca dormiu a noite inteira.antes acodava de 2 em 2 horas, depois dos 6 meses pensei que iria melhorar,piorou.acorda de 15 em 15 minutos

    berrAndo.as vezes vou dar mama p ele, mas nao quer.De dia,dorme apenas 1 hora e depois fica chorando o dia toda.O que devo fazer. pois faz 9 meses que nao sei o que e dormir 4 horad direto;estou muito cansada e desanimada.

    ResponderExcluir
  84. Meu bebê tem 9 meses,toma a última mamadeira por volta das 21:30hs, logo depois de um tempo dorme...mas quando passa das 00:00hs acorda várias vezes , tem vezes que é de hora em hora, acorda chorando, mama no peito um pouquinho e volta a dormir...não consegue dormir por várias horas seguidas e no final da madrugada para manhã se vira o tempo todo como se tivesse encomodado e com sono leve.Troco a frauda e às vezes até deito ele na cama comigo, mas não adianta muito.Ah e ele também quase não dorme de dia, pois qualquer barulhinho o desperta. Estou ficando muito cansada, pois durmo muito pouco e o coitadinho também está já cheio de olheiras. Não sei o que fazer.Preciso de um médico muito bom para me ajudar a descobrir o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acontece a mesma coisa com o meu bebe. Não estou aguentando mais. Vc achou alguma solução??

      Excluir
    2. tenho um bb de 7 meses e estou na mesma situaçao..vcs conseguiram alguma solucao?

      Excluir
    3. Desculpe, vi o comentário de vocês um tempo atrás, mas com a correria do dia a dia acabei não respondendo, espero que agora já esteja tudo bem.

      Acho que visitar o médico é sempre bom até para ficar mais segura de que está tudo certo e para ficar mais confiante para começar qualquer treinamento para ensiná-los a dormir sozinhos.

      Nesta fase dos 7 aos 9 meses é muito comum isso acontecer pois eles passam pela ansiedade de separação, é quando entendem que a mãe sai, mas não entendem que ela voltará. É um processo normal do desenvolvimento da cognição. Em geral essa fase difícil dura pouco tempo, mas as vezes ela demora um pouquinho mais.

      Sei que parece que nunca vai melhorar, mas passa.

      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  85. Acho que uma visita ao pediatra é sempre bom, pra ter certeza de que o bebê não está com nenhuma dorzinha ou incômodo como ouvido inflamado. Vale nem que sej para que a mãe fique mais tranquila.
    Nesta mesma fase minha filha estava passando por Ansiedade de Separação - fiz um post aqui no blog a respeito - e também acordava a cada ciclo de sono (cerca de 45 min). A solução que encontramos na época foi colocá-la no nosso quarto, muitas vezes na nossa cama. Mais pra frente tive que ensiná-la a adormecer no berço novamente.
    Fique atenta aos sinais de cansaço, assim que perceber que ele está cansado tente colocá-lo para dormir, mesmo que tenha que sair para andar de carrinho ou de carro. O fato de não estar super cansado os ajuda a dormir melhor a noite.
    Por favor, compartilhe dicas quem tiver sugestões diferentes.

    ResponderExcluir
  86. Olá, gostaria de alguns conselhos. Minha filha Maria Clara está com 1 ano e 10 meses. Sempre dormiu muito bem, às vezes, sete horas seguidas. Acorda, mama, troca fralda e dorme de novo, completando 11 horas por noite. Á tarde ainda dorme umas duas horas seguidas. O único problema que eu ainda não sei como enfrentar é que ela sempre pede o carrinho para poder dormir. Só precisamos balançar e cantar, às vezes por cinco minutos, às vezes por uma hora. Será que estou fazendo errado? Meu marido quer que a gente mude esse hábito. Quer que ela adormeça sozinha. O que fazer?

    Obrigada
    Michelle Lemes
    michelemes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle.
      Obrigada por visitar o blog.
      Os especialistas dizem que carrinho não é lugar para dormir, mas na prática é a solução de muitas famílias.
      Baseada em minha experiência eu te diria pra "não mexer em time que está ganhando". Vcs podem tentar colocá-la no berço, mas se não der certo, tudo bem. Há alguma vantagens da maneira que está. Vcs podem sair no horário da soneca, comer fora, por exemplo, sem precisar esperar que ela durma e acorde.
      Na verdade, a minha filha, hoje com 3, praticamente não dorme mais a tarde, mas quando está muito cansada, só adormece no carrinho.
      Aprender a adormecer sozinho é importante, mas vocês me parecem muito bem sucedidos com a técnica que estão utilizando. O que funciona para uma criança, nem sempre funciona para outra.
      Acho importante o casal entrar em um acordo e fazer o que quer que seja bom para os três.
      com carinho
      Fabiana

      Excluir
  87. Olá! Gostaria de sua ajuda,ñ sei o q faço mais,estamos muito,muito cansados mesmo.Tenho uma filha de 1a e 5m, e ela até hj,acorda de 2 a 3 vezes, p/tomar mamadeira.Me ajude meu casamento mudou bastante.Aguardo anciosa.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo. Qualquer relacionamento fica abalado quando estão ambos exaustos e privados do sono.
      Com essa idade ela não precisa mais de leite durante a noite. Dê o mamá antes de dormir. Quando ela acordar, vc vai até o quarto, mas não dê o leite. Provavelmente ela irá reclamar, irá chorar, irá demorar ainda mais para voltar a dormir. Mas se vc conseguir fazer isso por umas três noites ela irá perder o hábito.
      Estando cansados será muito difícil resistir dar a mamadeira na madrugada, mas pense no seguinte. Tomando muito leite durante a noite ela não se alimentará bem durante o dia, além disso é péssimo para os dentes. Ela poderá ficar com os dentes cariados e te a dentição deformada.
      Só tente não criar outro hábito que deixe a sua vida mais difícil como de fazê-la adormecer no seu colo.
      Boa sorte, espero ter ajudado
      Fabiana

      Excluir
  88. Olá Michelle.
    Obrigada por visitar o blog.
    Os especialistas dizem que carrinho não é lugar para dormir, mas na prática é a solução de muitas famílias.
    Baseada em minha experiência eu te diria pra "não mexer em time que está ganhando". Vcs podem tentar colocá-la no berço, mas se não der certo, tudo bem. Há alguma vantagens da maneira que está. Vcs podem sair no horário da soneca, comer fora, por exemplo, sem precisar esperar que ela durma e acorde.
    Na verdade, a minha filha, hoje com 3, praticamente não dorme mais a tarde, mas quando está muito cansada, só adormece no carrinho.
    Aprender a adormecer sozinho é importante, mas vocês me parecem muito bem sucedidos com a técnica que estão utilizando. O que funciona para uma criança, nem sempre funciona para outra.
    Acho importante o casal entrar em um acordo e fazer o que quer que seja bom para os três.
    com carinho
    Fabiana

    ResponderExcluir
  89. Olá ! Preciso de ajuda, meu filho tem 2 meses e mama no peito mas ele mal larga o peito e ja quer de novo, é o dia todo assim, não tenho mais tempo para mim. Não consigo mais tomar conta de nada.
    POR FAVOR ME AJUDE ESTOU DESEPERADA !!!!
    PRECISO DORMIR, DESCANSAR E PRINCIPALMENTE VOLTAR A VIVER !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nossa, me lembro dessa fase, vivia repetindo PRECISO DORMIR! Não poder dormir pelo menos 4 horas seguidas é desesperador não é mesmo.
      Os primeiros dois meses são muito difíceis mesmo, pra quase todas as mamães. A minha filha também mamava o tempo todo. E demorava quase uma hora cada vez.
      Veja com o médico se seu filho está ganhando peso adequadamente e comece a espaçar as mamadas da noite gradualmente. Alguns bebês que mamam bem durante o dia já conseguem dormir umas 8 horas seguidas durante a noite.
      Eu dava bastante o peito durante o dia e aos três meses ela começou a dormir a noite toda. Das 21h as 5h.
      Você precisa de ajuda do papai, família e amigos nessa fase, alguém que possa olhar o bebê para vc dormir. Tente dormir quando seu bebê dormir ou pelo menos deitar, fechar os olhos e descansar.
      Fique bastante atenta aos sinais de cansaço dele. Veja o post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html As vezes o bebê está chorando de sono e não de fome.
      Nessa fase a rotina deve ser um ciclo mama, brinca e dorme. Eu colocava minha filha em um cobertor no chão pois assim eu conseguia identificar melhor os sinais de cansaço. Assim que via as mãozinhas fechadas, movimentos bruscos a colocava no berço para dormir.

      Um alternativa é vc tirar um pouco de leite, todos os dias e ir guardando na geladeira e no freezer, aí o papai ou até mesmo outra pessoa pode dar enquanto você dorme um pouco.

      O site amigas do peito dá umas dicas ótimas. Você pode guardar o seu leite na geladeira por 24h e no freezer por 15 dias.
      http://www.amigasdopeito.org.br/?p=218

      Outra dica, se vc conseguir. Dê mamá deitada, fique de lado na cama, assim pode tirar um cochilo enquanto ele mama. Mas ponha-o de volta no bercinho porque nessa fase é perigoso dividir a cama com o bebê. Ele ainda é muito pequeno.

      Eu deixava o berço da minha filha bem ao lado da minha cama. Isso ajudava bastante.

      Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Excluir
  90. Meu filho fez 02 mesess ele dorme por volta das 21;00 horas e vai ate 1:30 da manha depois fica acordando de 1 e 1 hora para mamar porem nao fica o suficiente e dorme ....dou pra ele peito e complemento ;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ele ter acostumado a adormecer mamando. Talvez esteja acordando só pela "chupeta". Uma dica da Encantadora de Bebês que funcionou para muitas amigas minhas foi a seguinte.
      Em vez de esperá-lo acordar, acorde-o a 1:00 por exemplo. Tire-o do berço e de mamá. As vezes eles nem acordam direito e já voltam a dormir. Se ele mamar dessa vez, ele não estará com fome as 2:00, provavelmente só estará com fome as 4 ou 5h. Vc pode tentar não dar o leite dessa vez. Vá té ele, tente ajudá-lo a voltar a dormir massageando a barriga dele. Se necessário, tire do berço, mas tente não dar o peito. Para compensar dê bastante o peito durante o dia. Eu amamentava bastante minha filha durante o dia, o tanto que ela quisesse. Depois que que aprendi a ver os sinais de cansaço (tem um post aqui no blog). Ela logo começou a dormir das 9 as 5h.
      Obrigada por visitar o blog
      Fabiana

      Excluir
  91. minha bebe dorme a noite toda porem a cada 3 horas eu pego ela para dar de mama mas ela continua durmindo talvez seu bebe acorda de fome se antes de ele acordar vc botar no costume de dar peito antes de ele começar chorar ele nao acordar durante a noitye chorando

    ResponderExcluir
  92. eu consingir fazer a minhar irmâ dormir ela dormir a noiter inteiraaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  93. eu fiz aminha irmã dormir bastante e ela dormiu a noite todaaaaaaaaaa meu deus

    ResponderExcluir
  94. Eu tenho uma bebezinha q vai fazer 4 meses depois de amanha, ela nao mama no peito pois eu tinha pouco leite, entao elaa mama NAN, ela dorme a noite toda mas acorda muito cedo, por volta de 5 e meia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinco e meia tá muito bom!!! :) Ainda mais para uma noite inteira de sono!! Com tempo ela começará a acordar mais tarde.

      Excluir
  95. minha baby fez 7 meses dia 10 , e só quer saber de dormir no peito e na nossa cama. Não sei o que fazer estou muito cansada pois não durmo a noite toda. Dorme as 8 acorda as 9 ou 10 , chora do mama e coloco no berço e chora ate eu pegar , já deixei chorando por uma hora e só para qdo eu pego e coloco na cama
    Me ajudem please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividimos a cama com minha bebê por um tempo, hoje, raramente a Sandra vem pra nossa cama e gostamos. O pessoal que segue holística acha que isso é bom. Já amamentar durante a noite nessa fase não é tão bom. Até porque pode causar cáries.
      Tente não dar o peito durante a noite mesmo que ela esteja na sua cama e se for deixá-la chorar no berço, escolha um método para seguir e não desista até que tenha resultado. Aqui no blog tem alguns. Da encantadora de bebês, da Plunket, do Ferber, mas você pode adaptar e encontrar um método que funciona para a sua família.

      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  96. Olá, Meu filho tem 1 ano e 4 meses e até hoje nunca dormiu a noite toda, ele é pematuro de 31 semanas e tanto no Hospital como a Pediatra dele me ensinou a dar de mamar de 3 em 3 horas para ganhar peso, mas tinha que acorda-lo para mamar acordado pra não engasgar. Ele nunca mamou no peito, pois ficou 21 dias na UTI e acostumou com a mamadeira...Hoje ele come de tudo, e tento seguir uma rotina..jantamos as 20:30hs, quando é umas 22:00hs dou o banho, pijama e o tete com mucilon e ele adormece, ponho ele no berço (pois por 01 ano ele dormia na minha cama)mas ele acorda umas 3 vezes na noite, tirei o tete, mas acabei substituindo por um chazinho, alguma coisa ele que tomar para voltar a dormir....senão não dorme de jeito nenhum...estou exauta!!!Socorrooooooo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tentou colocá-lo para dormir mais cedo? A Nossa menina de 3 anos vai pra cama as 7h. As vezes, quando vai mais tarde não dorme bem e acorda a noite.

      Corte a mamadeira, mesmo com chazinho, ele certamente se habituou a acordar para ganhar um agrado (leite, chá etc). Dê uma olhada no post sobre os métodos da Dana Obleman http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/10/metodos-para-ensinar-o-bebe-dormir.html.

      Excluir
  97. Olá mãe da sandra, obrigada pelo retorno, mais cedo não tem jeito, pois ele fica com minha mãe e lá ele já tem uma rotina de dormir a tarde por volta das 15:30hs e acaba acordando umas 17:30...18:00hs..então faze-lo dormir umas 19:00..20:00hs acho que não vou conseguir, rsss..mas vou tentar coloca-lo mais cedo na cama...hoje vou começar a rotina de tirar tudo a noite inclusive o chazinho..se Deus quizer vou conseguir...Me falaram para dar chá de alface, vc já ouviu falar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ouvi dizer que é relaxante. Mas sinceramente, não acredito que resolva muita coisa. Não dou remédios a minha filha, a não ser que esteja doente e o médico prescreva, no entanto, após o primeiro ano dei chá de camomila e maracujá para acalmar. Não sei dizer se ajudou. Acho que o hábito e o condicionamento de dormir em determinado horário e local sejam o mais importante.
      Talvez ajude se sua mãe o colocar para dormir um pouco mais cedo após o almoço, por volta das 12h/1h. Muitas crianças mantém o hábito de dormir após o almoço até os 4 anos.
      Espero que tenha sucesso,
      Beijos
      Fabiana

      Excluir
  98. minha bebe tem quatro meses e desde que saiu do hospital ela ja dormiu no bercinho dela sem precisar embalar ate hoje ela é assim nunca embalei ela para dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma sortuda!! :)
      Ou talvez deveria escrever pra gente como faz sua rotina que funciona tão bem.

      Excluir
  99. OI meu filho tem 1 ano e 2 meses, e eu e meu marido não sabemos o que é dormir bem desde que ele nasceu, ele acorda de uma em uma hora as vezes são 3 horas da manhã e ele não quer mais dormir é terrivel vivo com dores de cabeça por falta de dormir, vou leva-lo ao neuropediatra pois não pode ser normal um bebe não dormir nem durante o dia nem durante a oite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora,
      Te entendo totalmente. A privação de sono é realmente algo muito difícil. Me lembro que alguém escreveu aqui no blog uma vez que após o prieiro ano o problema não era quando eles acordavam a noite, mas sim quando não queriam voltar a dormir.
      Você chegou a tentar usar algum dos métodos que descrevi aqui no blog? Como estão as coisas agora?
      Espero que as coisas já estejam melhores
      Fabiana

      Excluir
  100. Muito bom!! Minha bebê dorme bem de manhã, e de noite devido às colicas as vezes dá um showzinho pra dormir!!! Passei a dar banho de noite, e ajudou muito! Também dou um remedinho para cólica que a Pediatra passou.

    Beijão

    ResponderExcluir
  101. Minha filha tem 7 meses e não dorme a noite...ou melhor ela troca a noite pelo dia desde a chegada da maternidade,não sei mais o que fazer,levei na pediatra ela disse para tentar criar uma rotina acordando-a cedinho,mas como vou acorda-la sendo que ela já vai dormi 6:30 da manhã não tem como acordar..já tentei mas ela não acorda de tanto sono.Já tentei tudo,banhos,chás,massagens enfim ela é muito imperativa brinca o tempo todo,não para.Não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordar sempre no mesmo horário é bom para criar uma rotina. Se você não a acorda, a que horas ela acorda?
      Por que não tenta acordá-la as 7:30, mesmo que tenha que colocá-la para dormir logo em seguida novamente?
      Não sou especialista, mas o que tenho visto é que eles ficam agitados (hiperativos) quando estão cansados. Talvez a sua filha fique assim porque não está dormindo o suficiente. Com 7 meses o bebê precisa de cerca de 12 horas de sono. Veja: http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html?showComment=1337755043658
      Tente devagar estipulando uma nova rotina pra ela. Colocando-a um pouquinho mais cedo na cama até que os horários fiquem de uma maneira que se enquadrem na rotina da casa.
      Será que ela não gosta de dormir com o barulho, quem sabe uma musiquinha ou barulho de fundo não ajude.

      Excluir
  102. Sou uma mãe de um bébé de 8m que com as rotinas certinhas dormia a noite toda e agora acorda e chora, grita, até mamar. Estou confusa de tanta tentativa falhada. Quer de dia, quer de noite, na hora de dormir se contorce e berra como se o estivessem a matar. É horrivel! Se eu o deixar chorar entra em ciclo e não pára. Portanto agora tb a noite passou a ser um martirio!
    Li o seu blog e deixo comentário pois queria dar meus Parabéns, pois é mt raro ver um blog em q os comentários se prolongam por 3 anos! E vc cuidadosamente respondendo! Muitos Parabéns e Felicidades
    Percebi que vc está na Austrália ou NZ,certo? Poderei conversar consigo sobre esse assunto?
    Grata
    Joana
    meu emai: jsancha@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá Joana,
    Obrigada. Sei como é difícil, só mesmo quem passa por isso entende quão solitário e desesperador é ser privada de sono e não conseguir administrar o sono do bebê. Por isso tento responder, sempre que posso, dando nem que seja uma palavra de conforto as mamães.
    Nessa fase (cerca de 8 meses) é quando começam a sentir a "ansiedade de separação". É quando começam a sofrer a nossa ausência e choram toda vez que saímos de perto. Eles também sentem isso quando dormem. Veja: http://sonodobebe.blogspot.com.au/2010/02/bebe-ja-dormia-noite-toda-mas-agora-aos.html
    As vezes dar uma peça de roupa sua ou um bichinho de pelúcia ajuda como um "objeto de transição". Veja: http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/07/objeto-de-transicao.html
    As vezes se o papai o colocar para dormir, eles dormem melhor.
    Você pode usar um dos métodos de deixar chorar ou passar um período dividindo o quarto ou até mesmo a cama com seu bebê. Veja: http://sonodobebe.blogspot.com.au/search/label/dividindo%20a%20cama%20com%20o%20bebê
    Espero que as coisas melhorem em breve
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana.
      Esta noite meu bebe acordou às 4:45h, depois de todo o exercicio de rotina-berço-chora-espera uns minutos-volta p afagar-volta a sair, o q durou uma meia hora. Mas resultou, adormeceu sozinho!!
      Pelas 2h talvez, acordou e FANTASTICO voltou a pegar no sono SOZINHO! Pensei, maravilha, estou a conseguir!
      Mas às 4:45h a sirene voltou, acordou a chorar.
      A razao porq venho aqui deixar este comentário é porq foi o PAI q foi po-lo novamente a dormir, p evitar o mãe/cheiro do leite. O pai foi contrafeito, claro! :( Mas foi.
      Esteve 1 hora no afaga, sai do quarto, chora, espera uns mins, volta, afaga, sai do quarto, chora, berra, espera, volta.... isto com cada espera o regresso do pai ate mim a dizer, mas o q é isto!! Dá mama logo pra ele!! É fome, se nao porq é q chora assim. E eu a dizer, se ele se cala qd la chegas perto, nao deve ter assim tanta fome. E ele responde, vamos ficar nisto qt tempo. A terapia é pior q a doença! Quem diz q esta é a solução. Vamos ver se vai resultar!? Conheces algum bebe q durma a noite inteira? E eu respondo, se vais ter c o bebe c esse espirito nao vai resultar nunca! Bem, e lá continuou a contrariar a minha filosofia, mas fazendo!! Ate q... o bebe caiu no sono sem o pai à beira! Entao o pai disse, se é p ele saber q os pais nao estao ausentes, entao tem q ir la tb qd ele nao esta a chorar!!! É, meu marido é assim, tem sempre q fazer a propria receita! :) O q é certo é q o bebe dormiu das 5h e pico ate às 8h e tal, acordou e nem chamou p mamar!!! Bem... o pai? Nao dormiu mais!!! :)
      Eu? Vou continuar a seguir o processo, pois estou no 2º dia. Estou 1h p o por a dormir, é certo, mas ele esta a adormecer sozinho o q é lindo de ver! Ok, pode ser de mais cansaço de tanto chorar, mas aprende a adormcer sozinho e eu acho isso mt importante!
      Vou mandar os links q vc me enviou p meu marido. Talvez ele acredite mais em mim! :)

      Um abraço forte
      Joana

      Excluir
    2. Olá Joana,

      É tão legal quando alguém volta contando como as coisas estão!É tão gratificante, obrigada.
      Acho que a ajuda do pai é fundamental, principalmente quando os bebês estão passando pela ansiedade de separação com a mãe. É ótimo também para que o pai e a criança fortaleçam o laço afetivo. Isso sem falar que ter o apoio de aguém como o pai faz toda a diferença.:)
      Estou feliz que já você já está tendo resultados tão rapidamente. Por favor, continue dando notícias.
      Um beijo
      Fabiana

      Excluir
    3. Oi sandra nao sei o que fazer tenhu um bebe de dois meses e nao dorme a noite quaze nada quando dorme fica eletrico agitado se mexendo o tempo todo ja mudei o horario do banho to dando mais tarde nao sei que horas realmente do banho nele o que devo fazer ele dorme durante o dia mais acho que ta dormindo pouco demai estou agora tentando fazer ele pegar a chupeta pois queria dormir no meu peito nao sei o que fazer meu casamento nao esta sendo o mesmo tem mudado bastante estou cansada eatressada pois nao durmo de noite e de dia nao posso dormir pois tenho muita coisa pra fazer e daqui uns dias começo trabalhar me ajude o que faço..bjuas jeisi

      Excluir
  104. Olá Fabiana,

    venho aqui falar que as coisas lá em casa melhoraram bastante, nos falamos pela ultima vez no 20/04 e desde o dia 13/05 no dia das mães o Matheus está dormindo a noite toda..aleluiaaaa!!!!! belo presente de dia das mães, rsss.. Não sei se está sendo frio, a mudança do leite ou ele está crescendo, mas está adormecendo sozinho n minha cama e quando adormece, colocamos ele no berço e no quarto dele...ele está acordando por voltas das 5:30 da manhã..mama e dorme novamente...durante a semana deixo ele na minha mãe as 7:00hs e lá está tb minha sobrinha de 2 anos e quando ele escuta a voz dela, ele acorda, mas se ela está dormindo ele vai até ums 10:30 da manhã...que é o que acontece aos finais de semana...ele acorda umas 5:30..mama e volta a dormir e só corda por volta das 10:30 da manhã...onde estou achando uma maravilha..a unica coisa é que ele ainda está indo dormi muito tarde...apenas depois das 23:00hs. Até comecei a dar o banho mais cedo...janta e meia hora depois o levo pra minha cama, mas ele pensa que é pra brincar.. e lá fica pulando...até se esgotar e adormecer. Mas ele está dormindo no caso pra mim a noite toda já é uma benção..obrigada pelas dicas e se eu tiver mais melhorar vou postar, rsss..abraço...e boa sorte para todas essa mamães que como eu sofrem ou sofreram por não dormirem..ABRAÇO Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,

      Super obrigada por dar um retorno, é muito legal da sua parte voltar aqui pra contar que tudo melhorou. Fico muito feliz por vocês e por ter ajudado de alguma maneira. Além disso tenho certeza de que poderá ajudar outras mamães também.
      Mudar o horário de ir pra cama é difícil mesmo, quem sabe não dá certo em dos dias que sua sobrinha acorda ele mais cedo.
      Cada família tem um ritmo, acho que o importante é tentar "moldar" o sono do bebê de uma maneira que seja saudável pra vocês e para o Matheus. :)
      Mais uma vez obrigada e um abração
      Fabiana

      Excluir
  105. Meu bebê está com 26 dias e acorda de uma em uma hora durante a noite e mama muito.Ele não pega o peito então já usa mamadeira...tenho ficado como um zumbi durante o dia,pois dormi as prestações não está me fazendo nada bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros meses são muito difíceis mesmo, mas a vantagem de não estar amamentando é que pode revezar com o papai algumas mamadas da noite, assim, pelo menos, da pra ter uma pequeno descanso. Em breve as coisas estarão melhores.

      Excluir
  106. Olá! Eu já havia lido alguma coisa sobre sono, conseguir manter dormindo a noite toda, no livro da encantadora, e seu blog tb foi esclarecedor. Acho muito importante fazer com que durmam sozinhos, apesar dos avós estragarem algumas vezes isso por mimo. Mas tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar serei muito agradecida. Meu filho está com 4 meses, e ainda acorda de vez em quando a noite, mas chorando, e nem sempre percebemos ser fome. Começamos a colocar a chupeta nele quando ele acorda chorando, isso é bom? Tem horas que esse processo da chupeta fica por 2 horas de levanta e poe a chupeta, como das 4 até as 6 da manhã, quando vemos que ele está mesmo com fome e desperta totalmente. Como posso fazer ele dormir a noite inteira sem colocar a chupeta como unica forma que ele consegue voltar a dormir? Vc já leu algo sobre isso ou passou por isso? Nao li ainda nada a respeito disso. Será que esse meu metodo para tentar substituir a mamadeira da madrugada dando chupeta ná é bom? Se ele chorar eu deixo ou coloco a chupeta mesmo?

    ResponderExcluir
  107. Oi, eu sou a mãe da Mickaelle, ela tem 01 ano e 11 meses, as vezes ela fica sem dormir o dia todo e quando chega a noite dorme lá pra umas 20:00 e quando é mais tarde acorda denovo, qd ela dorme a tarde ela dorme bastante tempo, ñ sei mais o que fazer, isso me deixa estressada, acabo brigando com ela e até mesmo com o meu marido.
    Obs. ela ainda mama, estou tentando tirar mais ela chora muito quando eu ñ dou o peito.

    ResponderExcluir
  108. Olá , a minha filhota tem 4 meses e uma semana pesa 9 kilos e só mama leite do meu peito, entre os 1 aos 3 meses de noite ela dormia 5 a 7 horas seguidas, mas há quase 1 mês que acorda de hora em hora de madrugada para mamar, o meu cansaço é tanto que tenho ela a dormir comigo para não ter que fazer 7 ou 8 viagens ao berço de noite adormeço com a maminha de fora assim quando ela acorda ela própria toma conta do assunto , ando exausta e não sei se ela está assim porque está muito desenvolvida e o corpo dela já precisa mais do que leite. HELP :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana.
      Não acredito que sua filha esteja precisando de algo mais que o seu leite não. Prova disso é que ela esta desenvolvida para sua idade. O que vc pode fazer é :Antes de dormir da um leite com mucilon bem ralinho pra ela dormir melhor.O que deve estar acontecendo é que ela ja esta mais velha e ja esta quase na fase do pediatra introduzir outros alimentos como suco de laranja e papinha.

      Excluir
    2. minha filha tem dez meses e nao dorme a oite toda quer dormir na cama não sei mais o que fazer, ela tem dez quilos e setenta centimentro ela dentro do ideal o que faço ...

      Excluir
  109. meu filho esta com 5 meses hoje, mas ele só dorme depois da 1 da manha o que e que eu faço

    ResponderExcluir
  110. olá meu nome e LEIDIANE CAMILA mae do VICTOR GABRIEL de 5 meses meu bebe ele nao consegue "dormir" antes da 1 da madrugada, mas dormi de 18:00 e acordar muitas vezes quando vou colocar no berço por volta das 21:00 dou o minguau mas mesmo assim ele nao dorme. antes quando era mais novo dormia a noite inteira nao sei o que esta acontecendo. me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  111. Meninas se acalmem......
    Po rincrivel que pareça é so uma fase cada bebe tem o seu tempo de adaptaçao e percepcao de dia e noite... Nao se preocupem, mas mamae nao vao dfazer o seu filhote de cobaia por favor, pq dizem cha disso e daquilo, eu mesma nao fiz nada apenas deixava ela na penunmbra tudo em silencio e so isso.....hj dorme a noite toda e ela so tem 4 meses.

    Bjus a todas e lembrem-se TUDO É UMA DELICIOSA FASE

    ResponderExcluir
  112. Tenho uma filha de 1a e 9 meses, ela foi prematura de 32 semanas e desde o nascimento ela ñ dorme ja ñ aguento + e ja nem sei + o q fazer. Ja tentei de tudo q vc imagina e agora vou leva-la a uma neuropediatra pq ja esta demais, estou mto cansada tenho outro filho de 7a e ele tbm precisa da minha atenção. ela ñ dorme nem durante o dia e qdo dorme é la pelas 03hs da madrugada e acorda às 06 da manhã, sem falar q o desenvolvimento dela é bem lento. Alguem ai tem algo a me dizer estou disposta a ouvir quem puder me ajudar me ajudem por favor eu agradeço de coração. bjs meu e-mail: amor2209_04@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Leve-a no médico e se estiver tudo bem tente usar alguma das técnicas descritas aqui no blog.
      Dormir sozinho é uma habilidade que o bebê precisa aprender e dormir o suficiente é muito importante para o desenvolvimento da criança.
      Quanto ao atraso, pode ser apenas porque ela é prematura, o que é normal, mas fale com o médico sobre isso.

      Excluir
  113. a minha bebe tem 1 ano de 5 meses, e acorda umas 3X na noite para mamar, nao consigo tirar a mamadeira, tenho muita pena... alguem pode me dar uma dica??? OBS: ela mama na mamadeira....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te diria, tire a mamadeira. Ela já é grandinha, o açúcar do leite causa cáries, e o bico entorta a dentição, esse hábito não é bom pra ela. Além disso 3 mamadeiras durante a noite atrapalha o apetite dela durante o dia o que por sua vez pode impedir que ela coma nutrientes que precisa dos alimentos.
      Você pode tentar reduzir de forma gradual, diga a ela que vai tomar uma mamadeira, vai escovar os dentinhos e vai deitar e que de manhã, assim que acordar, ela vai ganhar outra mamadeira, você pode conversar com ela, ela já entende. Explique a importância de escovar os dentes antes de deitar, explique o que acontece se não limpamos os dentes. Diga que se ela não acordar a mamãe a noite para mamar ela terá um presentinho.
      Quando ela acordar pedindo a mamadeira, você não dá. Vai até lá, repete a conversa que tiveram, ajude-a a adormecer, se precisar.
      Assim que tiver a primeira noite de sucesso dê um presentinho pra ela dizendo que é porque ela.

      Excluir
  114. Não sei mais o que faço. Tem 5 noites não durmo mais de madrugada . Meu BB tem 3 meses e 5 dias e fica mais de 7 horas acordado direto toda madrugada. Ás vzs fica chorãozinho, outras não....mas isso tem me deixado muito estressada pois não durmo mais. O que será que pode ser? Fome? Pico de crescimento? Crise dos 3 meses? Ou outras coisas?
    Por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
  115. Olá,
    É realmente muito difícil ficar privada de sono. Tenter ir eliminando as causas.
    Para eliminar fome, tente dar mais mamá durante o dia e se chorar a noite, repita (até os seis meses é normal o bebê precisar mamar à noite). Se você estiver dando o peito, pode dar a vontade, não há como superalimentar um bebê só com leite materno.
    Verifique o pijaminha que está dormindo, veja se não tem etiqueta incomodando, botão pegando, essas coisas.
    Durante o dia coloque seu BB para dormir com uma certa claridade, um pouco de barulho, para que distingua o sono da noite e o do dia.
    Dê uma olhadinha aqui no blog nos sinais de cansaço. Colocar o bebê para dormir assim que mostra sinais de cansaço ajuda bastante.
    Dê uma passadinha no pediatra, é sempre bom ter certeza de que está tudo ok.
    Espero que você consiga descansar em breve.

    ResponderExcluir
  116. ola.
    a minha filha tem 8 meses e não dorme a noite toda. Acorda 3 vezes por noite e as vezes ate é mais, alguém me pode dar uma dica para que a minha filha consiga dormir pelo menos 5 horas seguidas,
    obrigada

    ResponderExcluir
  117. Meu filho tem 3 anos e 3 meses e desde bebezinho ele mama muito a noite na mamadeira,mas agora ele tem o quarto dele separado e dorme na cama dele, mas toda noite ele acorda pra mamar e passa pra minha cama eu não durmo direito à 3 anos, me da uma opinião do que tenho que fazer por que não estou aguentando mais. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Desculpe a demora em responder.
      Por que você não tira a mamadeira da madrugada? Mamar de noite não faz bem nenhum pra ele. Entorta os dentes, pode dar cáries, atrapalha o apetite durante o dia e provavelmente está atrasando a retirada da fralda noturna.
      Ele já é grandinho e entende bem o que você fala. Pode explicar a ele que precisa sempre escovar os dentes antes de dormir e que se ele mamar ficará com o açúcar do leite nos dentinhos que podem ser prejudicados. Eu digo pra minha filha que há bichinhos que vem comer o açúcar e acabam corroendo os dentes. Com ela funciona.
      Você pode prometer uma recompensa se ele conseguir passar uma noite inteira se mamar. Dê um agrado de manhã, elogie etc
      Você pode dizer que só dará o leite após as 6h por exemplo, pode ser que ele acorde e faça birra, mas se você resistir ele entenderá o recado. Por isso sugiro começar num fim de semana.

      A minha filha um pouquinho mais velha que o seu menino eventualmente vem pra nossa cama. Uma vez pode mês pelo menos, ela acorda a noite e vem pra nossa cama. Quando isso acontece dormimos super mal, mas em todos os outros dias em que ela dorme bonitinha na caminha dela, elogiamos, especialmente quando não acorda antes das 7h. :)
      Logo que nos mudamos, ela vinha praticamente todas as noites pra nossa cama e o que fiz foi mudar o quarto dela, comprar cortinas novas, enfim, criar um lugar especial, funcionou.
      Quem sabe não funciona para vocês também.
      obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  118. Boa tarde!

    Meu bebê tem 3 meses e acorda toda noite de 3 em 3 horas, não o estimulo com olhares, não troco fraldas de madrugada, porém ele sempre acorda de 3 em 3 horas e hoje ainda faço ele dormir no braço, vou começar a fazê-lo dormir no berço, mas gostaria de saber o que mais posso fazer para que ele durma a noite toda? As vezes o embrulho e ele dorme ate 5 horas o que já ajuda muito né?! rs
    Só o amamento com o peito, será que se eu der a mamadeira com leite em pó às 00h00 ele poderá dormir 5 ou 6 hrs?

    Obrigada Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Acordar de 3 em três horas nessa fase é normal. Embrulhar ajuda muito mesmo, eles ficam mais seguros e os movimentos ainda involuntários dos bracinhos não os acorda.
      Sou super a favor da amamentação exclusiva, nunca dei leite em pó para a minha filha e não acho que as fórmulas tragam nenhuma vantagem para um bebê que está mamando no peito e ganhando peso direitinho. Além disso problemas que não se tinha podem aparecer como intolerância à lactose, intestino preso e cólicas.
      Tente amamentá-la bastante durante o dia e reduzir as mamadas durante a noite. Você pode ir diminuindo um minuto por noite até cortar a mamada de vez.
      Fique atenta aos sinais de cansaço http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html
      colocando-a no momento certo no berço pode ser que nem chore e adormeça sem problemas.
      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  119. olá, adorei umas dicas, meu filho tem 1 ano e 4 meses tem mais ou menos 2 semanas que eu troquei a rotina dele ele acordava de 3 em 3 horas já não aguentava mais ficava muito cansada,agora que eu fui trocar a rotina dele na 1 vez quando ele acordou dei água em vez de mamar,mas ele não aceitou então falei pra ele que não iria dar mamar pra ele, que ele não era mais bebezinho rsrs,como se ele tivesse entendendo e ninei ele ele acabou dormindo,na 2 noite ele acordou, eu novamente disse que não era hora de ele mamar e consegui enrolar ele quase 2 horas,fui pra varanda estava calor e ele despertou e ficou brincando com o pisca-pisca depois disso agora ele acorda de 5 em 5 horas ainda não ta bom nas vou mudar aos poucos antes eu ninava ele agora estou deixando ele dormir sozinho vencido pelo cansaço,pq se acordar ele dorme de novo senão terei que ninar,obrigada!! vou seguir umas dicas que li...

    ResponderExcluir
  120. Elvira, 10 de febrero de 2013.

    Tengo un bb de 1 y 5 meses y un bb de 5 meses me cuesta acerlos dormir ya intente banarlos pero parace q no funciona con dos lo que pasa es que uno esta queriendo dormir y el otro hace bulla ya no se que hacer

    ResponderExcluir
  121. Olá, eu tenho um filho de 10 meses mas ele nao dorme a noite toda eu do mana pra ele as 10 da noite deixo ele pegar no sono bem ai ele vai acordar la pelas 12 hrs e ai adiante começa em hr em hr, eu nao sei o que fazer para ele dormir dai eu pego ele do berço coloco na minha cama e do mana ai ele dorme mas mamando nao tem jeito de fazer o meu filho dormir sozinha se alguem tem uma ideia possa me ajudar fico muito contente meu e-mail e cheilachimello18@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  122. Olá! Estou com um dificuldade grande com minha filha de 4 meses. Ela já dormia bem com 2 meses, mas faltando uma semana para completar 4 meses, eu vim morar nos Estados Unidos com meu marido, e então tudo mudou...ela não dorme mais a noite toda e não quer dormir no berço... Já fizemos de tudo e nada...tento manter a mesma rotina que tinha no Brasil, mas nada adianta...já não sei mais o que fazer. Aqui como esta no inverno o dia amanhece muito tarde e anoitece tarde também... Mas mesmo escurecendo o quarto nada faz ela dormir como antes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa,
      Desculpe a demora em responder. Estive super ocupada com a chegada do meu segundo bebê.
      Eu acho que mesmo pequenininhos eles são super sensíveis às mudanças. nova casa, novos cheiros, novo fuso horário.
      Espero que sua filha ja esteja dormindo melhor.

      Excluir
  123. Oi meu filho dormia super bem desde que nasceu, dormia as 21h e acordava uma unica vez a noite, ai com 5 meses ele pegou uma gripe forte, desde entao nao dorme mais como antes, é uma luta diária para fazê-lo dormir, e quando dorme, dorme por 2h no máximo e acorda chorando e dai por diante acorda de hora em hora. Estava ficando exausta e coloquei ele para dormir comigo, ai quando ele chora eu o amamento e dormo, mas minha saúde está ficando debilitada, acordo mais cansada do que quando fui dormir pois nao descanso nada.Ele já está com 8 meses e nao está mais doente.Socorro preciso de ajuda para dormir pelo menos umas quatro horas "a fio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibelle,
      Eu gosto muito da idéia de dividir a cama com o bebê, mas para muitas mãe isso significa mais mamadas e menos sono. Alguém me disse uma vez que era como dormir com uma barra gigante de chocolate do lado. Toda hora iríamos querer dar uma mordidinha. rs

      Você já tentou colocá-lo de volta no berço para ver se melhora? Talvez tentar uma transição suave, primeiro você coloca o berço no seu quarto e depois de uma semana no quarto dele. Brinque com ele bastante dentro do berço para se acostumar com o local e fazer uma associação positiva.

      Outra coisa legal num sábado, pedir para o papai ir até ele na madrugada, assim quem sabe um carinho o põe de volta pra dormir e nem precisa mamar.
      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  124. minha filhinha dorme a noite toda desde os 10 dias de vida... de 11h/11h30 até As 6/7 horas!

    ResponderExcluir
  125. meu fiho ja tem 1 ano e 8 meses e desde q nasceu nunca dormiu a noite toda quase toda hora acorda pra mamar,não sei mas o q fazer pois isso ta me deixando muito cansada,porque ñ consigo dormir também,e ele dorme comigo e meu esposo.

    ResponderExcluir
  126. olá.... meu bebe tem 5 meses, ele dorme as 9h sagrado, todos os dias, ou até antes.... o problema é que até 1h da manhã vai tudo bem e depois ele fica enjoado.... acorda cada pouco as vezes até de hora em hora.... parece que fica com medo porque quando ele chora e pegamos no colo em seguida ele dorme.... e começa o lenga-lenga de novo.... pra dormir mais colocamos ele no meio, sabemos q está errado, mas não sabemos mais o q fazer.... gostei das tuas dicas, vou tentar segui-lás... (obs: ele mama quando acorda a 1º vez na mamadeira q foi uma indicação do pediatra pra ajudar no sono, mas q pouco resolveu)

    ResponderExcluir
  127. para mim não existe uma fórmula que possa dar certo e fazer com que o bebê durma mais cedo ou tenha uma boa noite de sono sem interrupções. Acredito que tudo isso está condicionado ao ambiente em que ele vive. tenho um filho de 6 meses que dorme cedo, acorda apenas para mamar 01 ou 02 vezes a noite e consegue estender o soninho até pela manhã. contar uma história, colocar um cd com música suave, e fazer carinho ajuda bastante. boa sorte para as mamães.

    ResponderExcluir
  128. olá minha filha tem 11 meses mama no peito e dorme no peito, até os 9 dormia bem. mas agora depois de uma gripinha cai na besteira de coloca la na cama comigo agora nao consigo tirar. Ela CHORA muitoooo, já tentei deixar chorar nao deu certo. me ajudem. Bene

    ResponderExcluir
  129. excelente dicas... eu conheci também um curso que me ajudou com as melhores dicas de como fazer o bebe dormir a noite toda! gratidão !

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com