20090419

A importância do papai

É muito comum a responsabilidade de acordar de madrugada cair só nas costas das mães afinal de contas são elas que amamentam não é mesmo? Além disso elas estão de licença "fazendo nada em casa" enquanto os papais terão que acordar bem cedo para trabalhar.

Na verdade a mãe, mesmo sem sair de casa, trabalha durante o dia e muito! Um bebê recém chegado exige cuidados constantes e quando descansam sempre deixam algum preocupação (principalmente para as mamães de primeira viagem). Ou dormiram demais ou de menos, ou não fizeram cocô ou fizeram demais ou choraram sem razão ou não mamaram direito etc. Resumindo a pobre não tem descanso.

No comecinho a mãe tem um vínculo muito mais forte com o bebê, mas isso vai mudando conforme o tempo passa e o pai é mais incluído no cuidado do bebê. Os cuidados do pai, traz benefícios para toda família, mas especialmente para ele mesmo.

Uma alternativa é que se faça um revezamento nas mamadas da madrugada ou pelo menos o que pai faça o caminho do berço permitindo dessa maneira um descanso a mais para a mãe e uma maior cumplicidade do casal para uma rotina de sucesso.


6 comentários:

  1. foi o mesmo comigo, sinceramente, ele nao ouve o joao chorar, nunca ouviu. aliás, eu sempre dei de mamar e agora dou biberao e muitas das vezes ele nem acorda. agora mais recentemente, ele levanta e vai aquecer o leite mas o joao ja so come antes de dormir e quando acorda demanha. o meu filho está neste momento a fazer um horario de dormir muito bom das 9h as 8h da manha. mas o meu grande problema é ensina-lo a dormir sozinho. ele tem um ano e continua a ter de adormecer comigo deitada ao lado dele na minha cama, e quando esta a dormir é que o ponho no berço. queria ensina-lo mas nao sei como. ja tentei mas ele esperneia e bate com as pernas e grita sobretudo... nao sei como fazer ate porque para bebe ele tem muita força.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui mae solteira,entao a noite quem me ajudou a primeira semana foi minha mae...depois que ela voltou a trabalhar.....ai ja era.Faz 3 anos que so que eu que acordo a noite,mas ja nao vejo problema!!!

    ResponderExcluir
  3. eu até acostumei,pois o meu companheiro nunca me ajudou alega que trabalha o dia inteiro e eu que me vire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu marido demorou para entender que ficar um dia inteiro com um bebê é como trabalhar em período integral, só que sem direito a hora de almoço. rs
      Até que ele passou algumas horas sozinho com o bebê e disse que finalmente entendiameu cansaço.

      Excluir
  4. Eu sofri bastante no primeiro mês de vida da minha bebe, Ana Jhully. ela dormia bastante durante o dia, e a noite ela ficava a noite toda acordada. sem chorar, só queria ficar acordada. pensei no primeiro instante que ela não dormia a noite porque ela dormia muito de dia e comecei a tentar deixar ela mais tempo acordada durante o dia, mais ela ficava muito enjoada, e sempre varia, teve duas semanas que ela acordava 2 horas da noite em ponto e só pegava no sono de novo as 7:00 da manhã, bastante tempo pra um bebe ficar acordado! mais foi assim durante toda a semana. mais teve vezes que ela dormiu ate 3 horas sem acordar durante a noite. tem dia que ela se corda 6:00 da manhã e tem dia que ela se acorda 8:00 da manhã. outro problema que tenho é que ela chupa chupeta, e quando ela corda que não esta na boca dela ela dá um berreiro, penso até que é outra coisa. as vezes com quinze minutos que coloquei ela no berço ela chora. acho que com bebes não podemos acostumar com coisas do tipo balançar ate dormir, ou deixar na cama, ou ate que nem a minha bebe....ela só dorme balançando o carrinho. gente é bem difícil. mais quem é mãe de primeira viagem me entende, não queremos vê-los chorando, aquilo dói na gente! acho mesmo que todo bebe tem seu estilo de vida. e nós mamães temos que nos adaptar há isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mais fácil é quando eles aprender a adormecer no berço e sozinhos de preferência, mas algumas crianças demoram mais tempo para conseguir e para os pequenininhos não adianta deixar chorar.
      Precisamos consideram que na barriga eles estavam sendo "balançados" frequentemente e geralmente acordavam quando parávamos.
      Uma dica para não acordarem depois dos primeiros 15min dormindo no berço é segurá-los no colo até que entre no sono profundo, quando a respiração deles fica mais silenciosa e constante. Neste momento fica mais fácil movê-los.
      Uma outra opção é embrulhá-los assim o reflexo de moro (quando mexem os braços como que num susto) não se ativa e não os acorda.
      Como disse cada bebê é diferente, mas cada mamãe também, é importante achar um equilíbrio onde ambos estejam felizes pois mamãe feliz, bebê feliz.

      Excluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com