20090414

Rotina eh tudo!!!

Quando pensamos em rotina, logo pensamos no nosso cotidiano - cheio de deveres e obrigacoes. E a ultima coisa que queremos eh isso para o nosso nenem. Como colocar um serzinho que acaba de nascer na rotina??? QUE LOUCURA, muitos devem pensar! Mas eh isso mesmo que devemos fazer, e o quanto antes, melhor!!!
Colocar seu bebe na rotina significa cuidar dele - eh sobretudo uma prova de amor e respeito! Uma vez que eles possuem ainda poucas ferramentas para expressar seus proprios sentimentos, eh necessario que eles saibam o que lhes acontecera. Isso evitara surpresas e muito provavelmente o choro!!!
Uma otima forma de iniciar a rotina, eh comunicar ao bebe tudo o que vc ira fazer (e fazer sempre igual). Por exemplo, antes de trocar a fralda, diga a ele que voce ira tirar a roupa, a fralda e limpa-lo. Depois de algumas vezes (depende da idade do seu bebe) quando voce anunciar que ira troca-lo (seja qual for a forma que vc o faca), garanto que nao havera mais choro nem reclamacoes - eh claro, se tudo estiver bem, isto eh, nao haja frio, nem calor, dores e etc...
Minha bebezinha se irrita muito quando esta cansada, entao a forma que eu achei de lhe acalmar foi colocar uma rotina antes dela dormir. Assim, toda vez que ela da um dos sinais de cansaco (ja descrito em um dos topicos do blog), eu a pego no colo e falo de uma maneira bem sorridente - "Vamos fazer uma naninha gostosa??" e entro no quarto. Dai, pergunto a ela: -"Voce lembra de como se faz uma naninha gostosa?? Primeiro a gente fecha a porta (e fecho a porta), depois a gente fecha a janela (e fecho janela/cortina e deixo o quarto bem escuro) e falamos tchau dia, tchau sol agora eu vou fazer naninha com a minha mamaezinha!!!" Dai, coloco-a em meu bracos, sento-me na poltrona, canto uma cancao de ninar por uns 5 minutos e ela ja esta dormindo!!! Por incrivel que pareca,funciona perfeitamente. Mas devo alertar que, se voce deixou de observar os sinais de cansaco, existe uma grande chance de seu bebe chorar pelos proximos 5, 10, 15 ou 20 minutos dependendo do grau de excitacao dele!! Mas nao desista e nao o tire do quarto, pois se coloca-lo novamente em contato com os estimulos externos, provavelmente fara com que ele fique ainda mais excitado e demorara mais a dormir.
Lembre-se que, quanto mais excitado, mais choro, maior o tempo para o bebe adormecer e por consequencia, menos tempo de sono e descanso!!
O sono do seu bebe eh muito importante! Priorize e logo voce tambem tera uma boa noite de sono!

10 comentários:

  1. Fabi

    Muito legal o seu blog, apesar de AINDA nao ter filhos, acho muito interessante essa psicologia utilizada com os bebes, espero um dia por na pratica :)

    Beijos Anabel PimentinhA

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a fazer isso com minha filha Nikolly ela tem 6 meses e e muito dificil ela dormir a noite toda. Vou começar a fazer para ela uma rotina e ai quando ela for dormir dormira a noite toda!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, descobri o blog HOJE buscando na internet métodos e experiências de mães que conseguiram fazer seus filhos dormirem. Meu caso é o seguinte: tenho um filho de 1 ano e 4 meses e estou grávida de 3 meses, portanto muito preocupada porque meu filho não adormece sozinho, dorme no quarto comigo e acorda a noite querendo mamadeira. Não sei o que fazer, preciso de um rumo, e o pior de tudo, meu marido viaja muito e fica a semana praticamente fora, tenho medo de ficar em casa sozinha, então praticamente moro na casa da minha mãe, é maravilhoso, ela me ajuda muito (pq eu trabalho o dia todo), mas eu meio que fico sem voz ativa, todo mundo dá palpite, se eu entro no quarto pra fazer o ritual do sono, ou minha mãe ou meu pai (q chega a noite e quer vê-lo) entram no quarto despertando-o e se eu reclamo eles acham ruim. Não sei o q fazer, tenho q criar coragem e ir pra minha casa!!! Isso é fato!! Eu preciso fazê-lo aprender a dormir sozinho e principalmente parar de acordar (ele mama e dorme de novo imdediatamente, eu nem fico acordada), mas fico preocupada qdo o outro bebê nascer, se ele ver o movimento pode despertar e eu vou ficar cansada em dobro! Me ajudem por favor! Estou desesperada!!!!

    ResponderExcluir
  4. As dicas são excelentes. Vejo que ter uma rotina é sempre a melhor opção pois tantos os bebês quanto os pais ficam mais relaxados e seguros. Tenho um Bebê de 40 dias, normalmente ele dorme a noite 10:30/11, acorda às 4 hs, mama e volta a dormir e daí acorda de 7:30/8. Acho que por enquanto tá ótimo comparando com a experiência de outras amigas que tem filhos que acordam bem mais.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas...começar a rotina amanhã...minha filha tem 2 meses...ela costuma acordar 2 a 3 vezes na noite...acho q em breve ela dorme a noite inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não deixe de ver também sobre os sinais de cansaço http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html

      Excluir
  6. Maezinha da Sandra, gostaria de um conselho, uma ajuda... minha bebe tem 2 meses mas assim como vc descreveu no post da sobrecarga, eu acho q ela dorme muito pouco pra uma bebe tão novinha. Tenho feito a rotina desde o começo de manhã brinco, dou banho de sol, depois banho e mama depois disso ela tira um cochilo de 2hs mais ou menos.. depois so tira cochilos e 20 a 30 mint no maximo e ja acorda.. as vezes chorando as vezes não... e ai vai as vezes ate as 23hs da noite acordada lutando com o sono. Ja tentei de tudo fazer nanar no colo.. fazer nanar sozinha no berço mas sempre acorda... e as vezes passa 10hs acordada.. ja sei identificar os sinais de cansaço por isso ponho logo pra dormir mas dai 10 a 20 minutos ela acorda. A pediatra diz ser normal mas tenho receio de isso atrapalhar seu desenvolvimento fora q eu fico um caco. Pq qdo ela dorme ela geme e resmunga muito. Ela mama LA e LM pois tenho pouco leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,
      A Sandra era exatamente assim nessa fase. Também procurei especialistas e me disseram que é normal. O ciclo de sono dos recém nascidos é menor por isso despertam facilmente e depois de pouco tempo.

      Apesar de muitos especialistas dizerem que não adianta tentar ensiná-los a adormecer sozinhos antes dos 4 ou 6 meses, eu fiz. Assim que eu percebia os sinais de cansaço eu a colocava no berço. As vezes chorava, mas as maioria das vezes só reclamava e acabou por começar a dormir muito melhor.
      Nessa fase embrulhá-los para dormir ajuda muito. Se não souber como, pesquise no youtube, tem várias dicas legais e práticas. As vezes eles se distraem com os próprios bracinhos (que se movimentam sem que eles os controlem) e não conseguem adormecer.

      Acho que não importa o que você faça, mas ela precisa dormir. Já tentou dar o peito, mesmo que fora de hora? O peito acalma e quanto mais você oferecer mais leite vem. Se não der certo coloque-a no sling/carrinho e fique andando. Com dois meses apenas 10 horas acordada é muito tempo. Nessa fase eles devem dormir em torno de 16 horas. O ideal é que a rotina seja mamar, trocar, brincar uns 5 min e volta a dormir. Veja p post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2012/02/quanto-o-bebe-deve-dormir-e-comum-nos.html

      Comecei um pág no facebook, tem uma pergunta parecida sobre bebê de dois meses lá, dê uma olhada.
      https://www.facebook.com/SonoDoBebe

      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  7. Oi meu bb tb me da muito trabalho a noite, durtante o dia é um anjo e dorme o dia quase todo, nao vejo os sinais de sono dele, tentei manter uma rotina, mas aqui em casa é dificil, ele é muito agitado no comecinho da noite ate dorme mas quando chega as 11 da noite ate as 2 ou 3 da manha é um Deus nos acuda, o que posso fazer ele dorme cedo e acorda super agitado quando pego na cama ele ja esta com os olhos arregalados e sem cara de sono algum, estou desesperada pois ja perdi toda a paciencia com meu bb...me ajudem

    ResponderExcluir
  8. ola meu bb dorme cedo da noite e acorda por volta das 11 da noite super agitado, como se estivesse comecando o dia, ele dorme bem o dia todo, me ajudem ....

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com