20120223

Sobre fazer o certo



Quando nos tornamos mães conhecemos o amor sublime, a mais pura forma de amar. Nos doamos por inteiro, sem esperar nada em troca. Isso, certamente, nos torna um ser pessoa melhor, compreendemos melhor nossos pais, sogros e passamos a respeitar as divergências de opinião. Sentimos profundamente quando ouvimos a notícia de que um amigo querido ou até mesmo um estranho perdeu um filho. Passamos a ter mais compaixão pelas outras pessoas, até mesmo pelo "moço mal" como diz minha filha, pois um dia, este também foi um bebê amado por uma mãe.

No entanto continuamos a ser esposas, donas de casa, amigas, filhas e profissionais. Quase não sobra tempo para sermos nos mesmas e passamos grande parte do tempo achando que não fazemos nada 100%. Sentimos culpa. Pelo menos eu sinto!

A culpa me persegue, já escrevi anteriormente a respeito. Comecei a sofrer de "culpismo" assim que fiquei grávida. Me questionava por todas as coisas que tinha feito enquanto não sabia que estava grávida e era perseguida com questões como “Será que ter viajado de avião fez mal ao bebê”?  "O banho de hidromassagem na banheira quente, atrapalhou o desenvolvimento  do bebê?” "E o nervoso que passei certo dia?" E assim por diante. Depois que ela nasceu a minha “maternitite” piorou. Quando comecei a ensiná-la a dormir sozinha no berço morria de medo que sentisse abandonada, mas ao mesmo tempo temia que se não ensinasse eu não daria conta de continuar sendo uma mãe dedicada pois estava morrendo de exaustão. 


Futuramente quando precisava ensiná-la novamente a adormecer sozinha e não me sentia forte emocionalmente para vê-la chorar, a trouxemos para nosso quarto e compartilhamos a cama com ela. Dessa vez me senti culpada por não estar ensinando-a a ter independência e a adormecer sozinha. 

Precisaria de centenas de páginas para descrever todos os momentos em que me senti culpada, mas não vale a pena. Sei que a culpa não leva a nada, é perda de tempo. Mas ainda assim, sinto!
Mas aprendi a importância de aprender a nos perdoar, ter por nós mesmas, a mesma compaixão que a maternidade nos trouxe e nos ensinou a ter pelos outros.

Como tenho dito aqui, não acho que nenhuma das técnicas que descrevi seja A Melhor ou a Certa para ensinar o seu bebê a dormir melhor. Elas nos orientam a encontrar um caminho, mas cada família encontra uma variação, cada pai e/ou mãe encontra seu próprio método, cada pai e/ou mãe descobre o que é o melhor para eles e o que funciona para o seu bebê.
Não precisamos ser perfeitas, não há necessidade de fazer tudo com perfeição, só precisamos dedicar 100% do nosso amor a nossa família. Fazendo com amor, o resto, acontece.

Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com