20120606

Sobre deixar o bebê chorar II

Recentemente foi publicada uma matéria no site do bebê abril sobre conseqüências em deixar o bebê chorar. A manchete é "Colo faz bem e os bebês adoram". http://bebe.abril.com.br/canais/a-saude-do-meu-filho/colo-faz-bem-conversa-de-mae.shtml
A mesma matéria foi anteriormente publicada em um jornal de Harward http://www.news.harvard.edu/gazette/1998/04.09/ChildrenNeedTou.html e foi baseada em um dos estudos do dr. Michael Lamport Commons http://www.naturalchild.org/research/emotional_learning_infants.html que por sua vez fala do aprendizado emocional da criança de uma maneira bem abrangente. Comentando diversos aspectos do desenvolvimento cérebro.

No site bebê abril focaram em em deixar o bebê chorar e dar colo. Como várias das técnicas para ensinar o bebê a dormir que descrevo aqui no blog envolvem deixar o bebê chorar, decidi comentar o assunto.

No artigo original o autor comenta que diferentes estímulos desenvolvem áreas diferentes dos cérebros das crianças. É comparado a criação do crianças Guzii do Kenya e mães americanas. As mães americanas são famosas por não darem colo aos bebês, mesmo que estejam chorando enquanto as mães Guzii os carregam o tempo todo. As Guzzi usam slings e dão de mamá o tempo todo. O bebê tem acesso livre ao seio materno, amamentando até depois do segundo ano enquanto as americanas amamentam em horários predeterminados e raramente por mais do que 6 meses.

Comentam que as Guzzi compartilham a cama com os bebês dando de mamá durante a noite enquanto que as americanas colocam os bebês para dormirem no outro quarto. As americanas deixam as crianças com babás, creches e avós enquanto que as Guzzi passam todo o tempo junto com suas crianças. As americanas estimulam a linguagem e movimento de seus bebês conversando bastante com eles, olhando nos olhos. Já as Guzii acham que as crianças não conversam e evitam que fiquem super estimulados.

O resultado da pesquisa mostra que as crianças Guzii são mais calmas e obedientes aos adultos e demoram mais para desenvolver a fala enquanto que as americanas ficam superestimuladas mais facilmente e possuem maior nível de cortisol.

Cortisol é o hormônio do estresse. Nosso corpo produz toda vez que estamos estressados. Os bebês produzem quando choram por bastante tempo.
Segundo o dr. Michael Lamport Commons, as crianças que produzem muito cortizol na infância, poderiam ficar mais sucetíveis à produção de cortisol na fase adulta e portanto mais sucetíveis a sofrer "transtorno por estresse pós-traumático-TEPT". O TEPT, segundo a wikipedia é um "transtorno psicológico classificado dentro do grupo dos transtornos de ansiedade, que ocorrem como consequência da exposição a um evento traumático." wikipedia

Por outro lado as crianças criadas no modelo americano se comunicam melhor e tem mais disciplina.
Sei que após ler isso muitas mães já entram em pânico. Mas o importante é ter bom senso. Deixar o bebê chorando sem razão é bem diferente de deixar chorando por um período determinado para ensiná-lo a adormecer sozinho. Ensinar o bebê a dormir no berço não é necessariamente um evento traumático para o bebê, mesmo que chorem. A separação da mãe, na ida para a creche, por exemplo, é em geral é um evento mais estressante. Além disso nós brasileiras, damos muito colo às crianças, muito mais que a maioria dos ocidentais, principalmente do que as americanas. e o fato de que deixamos o bebê chorar para aprender a dormir não significa que o mesmo bebê não terá colo em outras ocasiões.

É importante lembrar também que a privação do sono também causa danos. Recentemente tem saído uma série pesquisas que associam falta de sono com obesidade tanto em adultos quanto em crianças. A obesidade por sua vez está associada a diversas outras enfermidades.

Quanto a dar colo...
Já tem pesquisas mais antigas que comprovaram que o bebê recém nascido se desenvolve melhor se tiver bastante colo materno, principalmente o contato pele com pele. Isso foi comprovado quando o pediatra colombiano Dr. Edgar Rey Sanabria em 1979 que na falta de unidades incubadoras para os prematuros colocou os bebês entre os seios maternos proporcionando o contato direto com mãe. O método foi continuada pelo Dr.Hector Martinez e apresentou resultados melhores do que os hospitais que tinha os equipamentos de última geração.
pele com pele

8 comentários:

  1. Desdee ontem li o seu blog interinho!!!!!
    Obrigada por compartilhar sua experiencia...

    De tudo que eu li, acho que o amadurecimento da criança é o melhor remedio!!!!

    Mas ainda tenho um grande caminho pela frente!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia,

      Obrigada pela visita!
      É verdade, enquanto a criança cresce muitas coisas vão ficando mais fáceis, especialmente porque nós, pais, amadurecemos também. Ficamos mais experientes e confiantes o que é de grande importância no que se refere a criar filhos.
      De qualquer maneira, acho, que estarmos bem informadas torna tudo mais fácil.
      Boa sorte e muita luz na sua jornada.

      Beijos
      Fabiana

      Excluir
  2. Olá parabens pelo blog,por passar suas experiências que muitas das veses pensamos que somos as únivas que passamos determinados problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E obrigada pela visita.
      É verdade, no final, nossas ânsias são muito semelhantes mesmo. :)

      Excluir
  3. Olá Mãe da Sandra!

    Eu estava passando por uma fase muito difícil com minha Carolina! Após o nascimento precoce de muitos dentinhos, minha filha não sabia mais dormir a noite! Eu achava que era sortuda pois, desde um mês e meio , ela dormia das 22hs às 06hs! Até que os dentes chegaram aos 3m e as noites tranquilas acabaram!
    Assim, aos quase 6m, os dentes pararam de aparecer, totalizando 8! E ela começou a acordar por puro costume!
    Foi então que, em uma dessas madrugadas, amamentando, eu encontrei seu blog, em uma busca por "como fazer um bebê dormir a noite toda"!
    Li vários posts, conversei com a pediatra e utilizei uma técnica diferente da usada no blog! E, por estar dando resultado, resolvi compartilhar, pois assim como esse blog me ajudou, e ajuda, creio poder ajudar outras mães compartilhando minha experiência!
    A técnica que eu usei não envolve choro. Eu sigo os sinais de cansaço (que aprendi lendo nesse blog) e quando os identifico eu paro o que estiver fazendo com minha bebê e a nino. Quando ela fica sonolenta, não dormindo (!), eu a coloco no berço de lado, continuo cantando para ela e dando batidinhas leves no seu bumbum. Se ela continua quietinha, eu paro as batidinhas e continuo com a musiquinha por alguns instantes e vou saindo do quarto. Caso ela chore, eu a pego de volta, nino e volto a colocar lá. Faço isso até que ela fique, com os olhinhos fechados e eu saio do quarto.
    Caso ela chore, eu retorno ao quarto e repito o procedimento. Se ela chorar pela segunda vez - quando eu sair do quarto, eu demoro um pouquinho para acudi-la.... E assim aumento o tempo de "socorro" à ela.
    Estou investindo nessa técnica há três dias e, por incrível que pareça, os resultados são excelentes!
    No primeiro dia, à noite, eu a ninei e coloquei para dormir mais de três vezes, demorando 40m para que ela adormecesse e eu saísse do quarto. Dormiu das 22h até à 01h, quando eu dei mamá e depois dormiu até as 06h.
    Na segunda noite, na primeira vez que tentei deu certo, não demorando mais de cinco minutos. Dormiu das 22h até às 06, porém chorando brevemente (10segundos, no máximo), mas dormindo novamente, sozinha e sem intervenções.
    E hoje aconteceu o mesmo da segunda noite. Ninei, coloquei no berço, cantei, dei as batidinhas no bumbum e a deixei no berço. Espero que ela durma novamente direto, até as 06, ou mais!!!!
    Como tenho uma babá eletrônica com vídeo, a observo sempre. Hoje, ao sair do quarto, ela não estava dormindo. Carolina se mexeu muito mas não chorou e, após 20m, aparentemente, dorme tranquila.
    Minhas observações finais são: conforme o blog orientou, criei uma rotina com banho antes de dormir. Relaxa e eu acredito que a permite dormir mais e melhor. E outra providência que tomei, inverti o mamá. Ela sempre dormia no peito, então eu coloquei o mamá antes do banho.
    Enfim, eu fiz questão de dividir essa experiência com vcs!
    Afinal, eu pesquiso tanto na internet, com experiências de outras mães, eu já fui tão ajudada que eu quero que meu relato ajude outras mamães (ou papais, avós, tios.....)!!!
    Finalmente, gostaria de parabenizar a mãe da Sandra pelo blog! É inestimável a ajuda psicológica, emocional e prática que dá para as mamães! Principamente as de primeira viagem, como eu!!!
    Obrigada!!!
    Beijos nas mamães e nos que visitam esse blog maravilhso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Super obrigada por compartilhar sua técnica comigo e com todas as mamães que visitam o blog.
      Concordo com você, é melhor tentar algo que não envolva choro antes de tentar qualquer método, porque se funcionar muito estresse é evitado.
      O começo da maternidade é uma fase muito difícil e muitas vezes muito solitária, termos outros exemplos e saber que não estamos sozinhas nas dúvidas e ansiedades ajuda muito.
      Acho que quanto mais informação melhor, considero muito importante que as mamães tenham uma ampla opção de busca de informações para, com segurança e tranquilidade tomar qualquer decisão independente de julgamentos alheios.

      Obrigada pela visita e pela colaboração
      Fabiana

      Excluir
  4. Muito bom!!!preciso aprender, ainda não consigo fazer minha bebe dormir senão no colo.

    ResponderExcluir
  5. O ideal é o equilíbrio entre os dois mundos.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com