20130305

Deixar chorar ou dividir a cama com o bebê?

Os pais de bebês que dormem bem provavelmente responderiam nenhuma coisa nem outra! Mas quem tem ou já teve um bebê que por meses acorda sete, oito vezes por noite sabe que a pergunta faz sentido. O meio termo simplesmente não existe pra esses bebês.

Aqueles que usaram algum método de deixar chorar defendem-no com fervor pois só assim a criança aprendeu a dormir e devolveu a sanidade aos pais. Acredita-se que muitos bebês não sabem adormecer por conta própria e que dessa maneira eles aprendem a adormecer sozinhos. É também importante para que façam uma associação de berço com dormir e não mamadeira/peito/colo com dormir.

O contrário também é verdadeiro, os pais que são contra os métodos de deixar chorar também defendem com afinco a importância de atender de imediato as necessidades dos bebês e de não deixa-los expostos a nenhum tipo de estresse precocemente. Alegam que as crianças dormem melhor no calor e aconchego do contato com os pais e se beneficiam dessa proximidade. Argumentam também que quando os bebês choram por tempo prolongado liberam o hormônio do estresse, o cortisol e que a quantidade desse hormônio em excesso no organismo é prejudicial ao desenvolvimento cerebral.

No entanto, é importante lembrar que a privação de sono, tanto para a mãe quanto para o bebê também geram estresse e por consequência também levam a liberação do cortisol. Dessa maneira, o cortisol em si não é razão para evitar o método de deixar chorar.

O fundamental é que encontremos equilíbrio e escolhamos o método que melhor funcione para nossa família. Particularmente, gosto dos dois métodos, o importante é que a mamãe e o bebê durmam.






2 comentários:

  1. Aqui nós a mantivemos no bercinho auxiliar até por volta dos 4 meses, a partir daí começamos a deixá-la no berço, no quarto dela. Foi um inferno. Ela sofria, chorava... Eu via sofrimento no rosto dela.
    Eu e meu marido conversamos e ele me disse que tinha a mesma sensação e em comum acordo trouxemos a menina de volta pro nosso quarto. Está o céu! Família toda dormindo tranquila. E não. Não atrapalha a nossa intimidade... Sempre que ela resolve dormir no quarto dela a gente aproveita. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristianne,
      Nós também mantivemos a Sandra no berço ao lado da nossa cama até perto dos seis meses e agora com o Victor (3 meses) pretendo deixar até um ano. Concordo com você facilita muito nossa vida.

      Quanto a intimidade do casal, também sou questionada. E a minha resposta é 'quem disse que sexo precisa ser feito no quarto?' Além disso o bebê pode tirar sonequinha em outros lugares. rs
      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com