20130717

Não deixe seu bebê ficar dormindo na cadeirinha do carro


As cadeirinhas do carro são muito importantes para o transporte seguro dos bebês, no entanto pesquisas mostram que não é seguro deixar o bebê dormindo nela e seu uso deveria ser restringido apenas para o transporte.

O bebê quando dorme na cadeirinha derruba a cabeça levemente para frente obstruindo as vias aéreas, com isso, o nível de oxigênio no sangue cai significativamente aumentando o risco de SMSI Síndrome da Morte Súbita Infantil. Isso acontece porque a cabeça do bebê é proporcionalmente maior que a do adulto.

Há alguns anos pesquisadores da Nova Zelândia avaliaram o nível de oxigênio e circunferência das vias aéreas de bebês dormindo nas cadeirinhas e constataram que o posicionamento da cabeça do bebê empurra a mandíbula e língua para trás causando a compressão das vias aéreas. Observaram que há períodos de apnéia, em que o bebê fica sem respirar, e que o nível de concentração de oxigênio cairam para baixo de 85% .

Para minimizar esse feito criaram uma almofada especial para ser inserida embaixo do bebê na cadeirinha.Veja foto. Com isso o número de episódios de apnéia caíram pela metade.

Uma pesquisa divulgada ontem mostrou que embora o uso da almofada tenho reduzido pela metade os instantes em que os bebês ficam sem respirar e que tenha minimizado os episódios de hipóxia  (quedas dos níveis de oxigênio), ela não as evita e isso pode trazer consequências para o desenvolvimento dos bebês .

Há evidencias de que crianças que sofreram hipóxia tem mais chances de desenvolver problemas de comportamento e baixo desempenho escolar.

A divulgação dessa pesquisa é muito importante porque o número de bebês que passam mais de 30 min na cadeirinha por dia é muito grande e os pais precisam ser informados do risco. Em casa, a cadeirinha não deve ser usada como substituta para o berço.

Tradução da legenda da foto preta
1- Parte de trás da cabeça é empurrada para frente pela cadeirinha
2- O queixo é empurrado em direção ao peito
3- O queixo move-se para cima e para trás
4- A língua é empurra em direção das vias aéreas

Tradução da foto vermelha
1- A parte de cima das costas descansa na almofada permitindo que a parte de trás da cabeça descanse confortavelmente atrás da linha dos ombros
2- Vias aéreas livres
3- Queixo fora do peito

Almofada para a cadeirinha do carro


Para ler mais sobre o assunto

Um comentário:

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com