20130817

Livro infantil para pais

Sabe aqueles dias em que nossos pequenos inventam de tudo para não dormir? Mais um livro... Um copo de água...

meia hora depois...

Xixi... Um copo de leite... To com medo... Quero meu bichinho.... e por aí vai.

Adan Mansbach escreve rimas nada infantis no livro Go the fk to sleep!                                                                                                                                                                                                          

Apesar de ter cara de livro infantil, jeito de livro infantil, é uma paródia de livro infantil, mas é "proibido para menores", feito para pais privados de sono, mas com muito senso de humor lerem.

Tentamos de tudo para levar nossos pequenos para o mundo dos sonhos, mas tem vezes que nem rotina, nem carinho, nem livros bonitinhos em que no final todos os bichinhos terminam dormindo resolvem.

O autor teve a idéia do livro em um dos dias em que ficou mais de duas horas para por sua filhinha para dormir.

Antes que você delete o Sono do bebê da sua lista de favoritos, deixe-me explicar o "fuck"do livro.

Não existe uma tradução exata do título "Go the fuck to sleep" em português e se traduzíssemos literalmente, o livro seria extremamente grosseiro, no entanto o "fuck" em inglês não tem apenas o significado que todos conhecem (que não vou escrever aqui), mas sim, é usado mais ou menos como o "puta" em São Paulo. Seria algo como "está um puta calor", "estou puta cansado". É giria, não falamos para crianças, mas não é exatamente palavrão e apesar de parecer horrível, pelo menos estou achando enquanto escrevo, os paulistanos usam esse linguajar rotineiramente. Da mesma maneira os falantes da língua inglesa dizem "it's fucking hot", "I'm fucking tired". É uma forma não muito educada porém não tão feia quanto parece de enfatizar algo.

Eu leio o "Go the fuck to sleep" mais ou menos como "Vai dormir caramba". Foi traduzido, no Brasil, para o português pela editora Sextante como "Vai dormir p*##a" e em Portugal pela Arte Plural Edições como "Vai dormir, f*da-se". Não sei em Portugal, mas para nós brasileiros, essa tradução fica um pouco grosseira demais para ser engraçado.

Sinopse do livro
Vai Dormir, P*##@' foi escrito para pais que vivem em um mundo onde histórias sobre gatinhos sonolentos e rimas fofinhas não conseguem fazer as crianças embarcarem para a viagem ao mundo dos sonhos. O livro procura capturar a frustração dos pais ao tentarem, sem sucesso, colocar seus filhos para dormir. Apresenta um contraste entre o desespero crescente dos versos e as idílicas ilustrações.

Enfim, para quem quiser dar uma espiadinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com