20131017

Deixar chorar para ensinar o bebê a dormir a noite toda

Recentemente algumas mães me escreveram perguntando o porquê de eu ainda não ter usado nenhum método de deixar chorar com o Victor (6 meses) já que ele ainda acorda mais de uma vez a noite. Me perguntaram se eu achava que deixar chorar fazia mal para o bebê.

Como já escrevi aqui no blog acredito nos métodos de deixar chorar para ensinar o bebê a adormecer sozinho. Considero que saber adormecer no berço é uma das habilidades mais importantes para ajudar o bebê dormir a noite toda.

Recentemente pesquisadores do Murdoch Childrens Research Institute em Melborne, na Australia chegaram a conclusão que deixar o bebê chorar com o objetivo de ensiná-lo a dormir sozinho não traz nenhum dano a longo prazo como antigas pesquisas haviam mencionado.

Eles analisaram crianças de seis anos as quais os pais usaram técnicas de "controled crying" (choro controlado), na qual se coloca o bebê cansado no berço para que adormeça e o deixa lá para adormecer sozinho, mesmo que chore. É importante observar que o choro controlado, assim como os métodos citados aqui no blog Ferber e Plunket, requerem que o bebê seja atendido regularmente para que se acalme e consiga adormecer.

Compararam com crianças cujos pais não usaram nenhuma técnica de deixar chorar e concluíram que a prática melhora o sono das crianças a longo prazo e reduz o risco de depressão nas mães por 16 meses. Também não encontraram nenhum problema emocional, comportamental, nenhum problemas de relacionamento e nenhuma diferença nos níveis de stress das crianças.

Essa pesquisa é uma das mais completas no assunto e a primeira a acompanhar crianças, com as quais os métodos de deixar chorar foram usados, por tanto tempo. Considero super importante esse tipo de pesquisa pois tira a culpa dos pais que recorreram a esses métodos.

Quanto ao Victor, o problema que estou enfrentando é que ele já sabe adormecer sozinho, mas mesmo assim acorda algumas vezes a noite. Como ele mama muito bem a noite acho que ele acorda porque tem fome. Estou começando, aos poucos, a reduzir o tempo das mamadas e tentando dar mais papinhas durante o dia.

Além disso não atender ao choro me causa muita ansiedade, geraria um estresse maior do que a privação de sono.

É incrível como estamos sempre aprendendo, especialmente no que se refere a filhos... Lá atrás no blog quando escrevi dicas para fazer com que o bebê durma a noite toda, citei que uma das características cruciais para dormir a noite toda era saber adormecer sozinho.  Aqui estou eu com mais esse desafio que deixa então o blog mais vivo do que nunca.

Pra quem quiser ver o artigo sobre a pesquisa citada, veja o link abaixo.
http://www.smh.com.au/lifestyle/life/for-crying-out-loud-study-backs-baby-sleep-strategies-20120911-25p2a.html

17 comentários:

  1. Filhos precisam é de colo!!

    ResponderExcluir
  2. Discordo, jamais deixaria minha filhinha chorando e pedindo meu colo.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estou nesse momento meu filho está chorando no berço. Estou aflita, mas muito cansada de não poder dormir. Ele tem um ano e dois meses. Não durmo uma noite toda desde então. Sinto que estou no limite. Trabalho de dia e não durmo. Estou desmamando aos poucos. Ele já come super bem. Mesmo assim quer mamar. Nunca o deixei chorar mas o desespero por dormir está maior! Estou lendo tudo o que posso para melhorar essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí deu certo ? Meu bebé tem 6 meses e estou neste momento tentando aplicar o método. Começou a chorar há 1:20 agora já está. Acalmando. Coloquei a chupeta mas ainda acordado. Ai difícil viu, não sei o q é o certo a fazer !!!

      Excluir
  4. Usei o método com o meu filho quando ele tinha 8 meses - hoje já tem três anos - e posso afirmar que funciona muito. Após uns quatro dias ele aprendeu a dormir sozinho e nem acordou mais para mamar na madrugada. Antes eu chegava a coloca-lo no berço umas cinco vezes para dormir e ele acordava antes de entrar em sono profundo porque só queria dormir no colo. Hoje é um menino alegre e nunca mais me deu trabalho na hora de dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura minha bebe tem exatamente esta idade fez 8 meses ontem, esta dormindo comigo porque desde que nasceu teve muita alergia respiratoria, usa bombinha 2 vezes por dias, anti alergico, e inalação com berotec 4 vezes ao dia.. porque tem asma, bronquite, bronquiolite, bronco espasmos.. a 1 mês comecei a fazer fisioterapia respiratoria com ela e esta surtindo efeito.. as crises de asma acabaram melhorou 100% agora estou no maior problema. Moro sozinha e não consigo fazer nada ela não fica sozinha de modo algum.. grita demais.. faz a maior birra. Acredito ser pelo fato de eu cuidar dela sozinha e ainda dormir comigo todo este tempo. Quero ensina-la a dormir sozinha. Assim quem sabe diminui esses choros. Mas por onde começar?

      Excluir
  5. Estou tentando aplicar o método com meu filho hoje, ele tem 6 meses. Também nunca fui a favor de deixar chorar mas também estou no meu limite. No último mês ele está acordando de hora em hora. Estamos acabados de cansaço !!

    ResponderExcluir
  6. Fabiana
    Já li de tudo sobre sono de bebês.. e hoje achei seu blog. Mas vi que vc parou de escrever subitamente após estar decidida a utilizar das técnicas de choro controlado, e fiquei me perguntando se teria dado certo ou se vc teria abandonado de vez tudo que é fórmula para fazer o bebê dormir a noite toda e deixado seu bebê guiar esse processo, como eu fiz. Olha, não foi fácil, não está sendo. Mas a história de que as encantadoras tentam te convencer, de que se vc deixar seu bebê vai SEMPRE te requisitar no meio da noite, vai MANDAR na sua casa e na sua rotina, e que NUNCA vai dormir sozinho ou dormir a noite inteira tanto não é verdade que estou aqui para contar que nunca deixei meu bebê chorando, que ele mama no peito ainda aos 19 meses, dorme na minha cama e esta noite, pela primeira vez desde que nasceu, DORMIU A NOITE INTEIRA! Passamos por muitos perrengues, desde os 4 meses quando ele passou a acordar muitas, muitas vezes para mamar à noite. Muitas fases se passaram desde então, umas mais fáceis, outras menos, outras tremendamente difíceis em que me questionei muito e duvidei de que estava fazendo a coisa certa, e tentei impor meios mas sem sucesso, pois não suporto deixá-lo chorar sem consolo. E assim, fui deixando meu coração e meu filho me mostrarem qual a melhor forma, relaxando quanto a isso, descansando como podia e parece que ele sentiu a minha tranquilidade e se deixou levar por Morfeu.. As coisas estão melhorando, com certeza fases mais complicadas virão, mas tenho em mente, sempre, que são fases e passarão assim como começaram, do nada. Boa sorte e boas escolhas, abraço sincero, Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Também não sou capaz de deixar o meu bebé de 11 meses chorar. .. Aos poucos vai se habituando ! Eles mudam muito ! Afinal eles estão a conhecer este mundo , estão a começar aprender o que é vida!!

      Excluir
  7. Que legal. Muito interessante esse seu artigo. Meu bebê completou 2 meses, será que posso começar utilizar esse método?

    ResponderExcluir
  8. Preciso de ajuda! Estou no início do processo de fazer minha bebê de 7 meses dormir sozinha! Se puder me mandar umas dicas por e-mail: cris_geisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gente n consigo deixar minha bebê chorando. Dai li a dica p n deixa-la dormir muito ao dia e amamentar bem. Principalmente às 23:00 hrs.
    Ontem ela dormiu só uma hora a tarde. E amamentei muito.
    Enfim deu certo. Dormiu seis horas direto.
    Vou continuar tentando estas dicas. Ela tem 3 meses.

    ResponderExcluir
  10. Leia mais artigos. Deixar chorar é egoísmo. O bebê não pediu p vir ao mundo e vc ainda quer deixa-lo chorar em prol de conforto próprio? Desculpe mas isso é egoísmo e preguiça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. egoismo é não dar ao bebe uma qualidade de vida melhor, se não dorme bem não se desenvolve corretamente. E se tiver que chorar durante 1 semana para dormir e depois levar o resto da sua vida a dormir bem qual é? olha tenho uma filha com 10 anos e fiz o choro controlado e hoje é uma menina super normal que adora dormir. Preguiça ? é levar a embalar bébé o dia inteiro e ficar tudo por fazer e usar isso como desculpa ,já o fiz ja passei por isso e não funciona porque ficas com um bébé super dependente e tu entras em parafuso pois deixas de ser tu e só és bébé.pode até não concordar mas egoismo e preguiça não é de certeza

      Excluir
  11. O método funciona sim! o meu desde pequenininho dorme sozinho a noite inteira no quarto dele, lógico que não deixo chorar quando sei que precisa de mais atenção, está doentinho etc etc... mas no dia a dia hoje ele AMA o bercinho dele, só dorme mesmo quando está nele...

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente estou no meu limite, se meu bebê chorar ou não, não ira fazer diferença ela já chora por tudo mesmo, o que eu sei é que estou exausta.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com