20100416

Confissões


Há cerca de um mês a Sandra começou a ir para a creche. A adaptação tem sido muito difícil.

Moramos longe da família, passamos muito tempo juntas, sabia que não seria fácil essa separação, mas não tinha idéia de quão difícil seria.

Iniciar o processo de adaptação na creche antes de voltar a trabalhar foi uma ótima decisão.

Ela sempre chora quando saio e tem vários períodos de choro durante o dia. Por causa disso tenho dado o máximo de atenção possível a ela.

Não tive coragem de deixá-la chorar no berço nem por um minuto, nem comigo ao lado, e no final das contas ela tem acordado todos os dias na nossa cama!!

Após tudo que contei aqui no blog, tudo que estudei, me envergonho de admitir isso, mas é a mais pura verdade.

Por isso parei de responder às perguntas enviadas por emails e pelos comentários, me desculpem, mas me senti um tanto quanto ridícula recitando os conselhos que leio nos livros quando nem eu mesma consigo seguir. O blog que supostamente deveria dar dicas e ajudar outras mamães pelo exemplo se torna agora um contraexemplo.

Mamães de plantão, vocês podem ver aqui oque não se deve fazer!!

Começou assim: Depois que começou a ir para escola, a Sandra começou a acordar dezenas de vezes na madrugada. O pior é que acordar tinha deixado de ser o problema, a dificuldade era pô-la para dormir novamente, o que as vezes demorava mais de uma hora.

Ela ficava lá deitada, acordada, nos olhando. Quando tentávamos sair do quarto ela chorava.

Quando ela acordava por volta das 5h da manhã eu dava mamá (sim, posterguei o desmame) e tentava desesperadamente colocá-la de volta no berço, mas não funcionava. Descobri então que se a colocasse na nossa cama ela dormia. Essa se tornou então nossa nova rotina.

Com as idas para a creche os resfriados ficaram mais frequentes. Dodoizinha só voltava a dormir no colo e a acordada das 5h virou 4h e depois 3h. Quando me dei conta nossa filha de 1 ano e 3 meses agora acordava de madrugada e só voltava a dormir depois de mamar!!! Ela não mamava de madrugada desde o terceiro mês.

Com dedicação consegui cortar a tal mamada da madrugada, mas as acordadas das 3h virou 2h, então 1h e agora com grande frequência a Sandra passa quase toda noite em nossa cama.

Num post antigo comentei falei sobre a culpa. Novamente a culpa guia meus passos. Deixá-la na creche aos berros me deixa com o coração partido e acabei me conformando com a situação.

Veja também


8 comentários:

  1. Voce esta equivocada quando usa o termo ridicula, voce eh mae e ser mae na pratica eh mais facil que na teoria.

    Sempre tive os problemas do mundo para fazer meu filho dormir e tentei de tudo que me foi explicado, mas eu mesma criei a rotina dele dormir e tem funcionado a quase 3 meses ja.

    Ele adormece na minha cama, quando vamos deitar ele eh transportado dormido para o berco, acorda por volta das 6 e pede para ir para nossa cama onde adormece por mais 3 ou 4 horas as vezes.

    Sabe que? Te sido otimo, dorme 12 horas e desperta uma vez mas em menos de 10 minutos esta dormindo de novo, nossa vida tem sido mais pratica, mais facil e menos cansativa.

    Amanha eu me preocupe em deixa-lo dormir sozinho no berco dele ou na cama dele no quartinho dele.

    Por enquanto estamos todos felizes.
    Menina, liga o piloto automatico no foda-se e seja feliz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o comentário da Kelly! Sempre fico tentando seguir regras e meu marido me mostra que de vez em quando é saudável quebrá-las. O Deco até que dorme bem, mas ele tem acordado às 5 e fica chorando "mamãe" até eu ir para o quarto dele. Só dorme comigo lá ao lado dele. Até tentei levá-lo para a minha cama, mas não adianta. Também começou depois que voltei a pegar projetos. Só as aulas não era um problema. Agora estou vendo ele bem menos... Tb fico culpada, mas não tem uma situação ótima... Algumas mulheres sentem necessidade de voltar ao trabalho. Se eu conseguisse, largaria tudo para ficar com ele, mas estava faltando alguma coisa. Estou super feliz no trabalho, mas sinto saudade dele o dia todo. Fico olhando a fotinho do Deco que tem no meu celular direto... Isso tem fim? Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando na net, procurando exatamente ajuda, pois minha bebê está com dificuldade de relaxar e dormir e encontrei seu blog. Não acho que deva se julgar como um contraexemplo. Eu vejo aqui um lugar onde lemos sobre as suas experiências e podemos aprender com seus acertos e erros, além de poder dividir as nossas angústias de mãe.
    Comprei o livro da encantadora (A encantadora de bebes resolve todos os problemas) quando minha filha tinha 15 dias e tentei quase tudo do que ela ensina, muitas coisas funcionaram e muitas não! Até hoje tento colocar ela no EASY, e olha que com menos de 1 mês ela diz que é mais fácil, e não consigo! Dormir então, é uma saga! A teoria é sempre mais fácil que a prática. Bola pra frente, é ter paciência e curtir o lado bom de tudo! Parabéns pelo blog, achei super!!

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando na internet sobre problemas pra dormir em bebes apos entrada na creche e achei seu blog. Nossa, vc descreveu exatamente o que acontece com meu filho. Ele tem 11 meses e comecou na creche há 2 semanas. Antes ele dormia super-bem a noite e desde que entrou na creche acorda às 3hs e so dorme quando vai pra nossa cama. Ate fica quieto no berco se a gente fica do lado fazendo carinho, mas e so irmos embora que ele comeca a chorar. Queria tentar deixa-lo chorar como dizem os livros, mas nao consigo...acho que isso é o jeito dele expressar que precisa de nós nesse periodo de adaptacao que deve ser dificl pra ele. tb concordo que o que dizem os livros as vezes e meio utopico...

    ResponderExcluir
  5. Meninas, acho que me encontrei! Escrevo agora embaixo do choro da Clara... Quem está com ela tentando fazer ela adormecer no berço é ele.. fiquei quase até agora e não dei conta!!! Estou exausta, exaurida e me sentindo péssima!!!
    A Clara nasceu prematura, então todas as teorias e livros que li foram por água abaixo... Tinhamos que acorda-la de hora e meia, hora e meia para amamenta-la! A pediatra recomendou o canguru para ela se sentir melhor... E o resultado disso tudo é que ela hoje com 1 ano e 5 meses não dorme sozinha. Dorme aninada, no peito(sim, ela ainda mama!) e acorda no mínimo duas vezes por noite.
    Sei que tenho total responsabilidade por esse comportamento, mas estou me sentindo muito exausta ultimamente e vou procurar ajuda!
    Também passei ha pouco tempo pela fase de adaptação na escolinha, e entendo vc Mãe da Sandra, é muito forte esse momento, tanto que fiz um blog:Clara no mundo dos tigrinhos http://olharpeloburacodafechadura.blogspot.com/´para poder compartilhar essa experiência da minha filha na escolinha.
    Gostei muito de ler seu blog e os comentários
    beijos e boa sorte para nós!
    Fabíola

    ResponderExcluir
  6. Minha querida seu blog tem mais valor exactamente porque você consegue ir alem dos livros. Partilha as regras e os verdadeiros resultados, os seus, naturais, de mãe afectuosa, que tem duvidas, encontra respostas, experimenta, erra, aprende e partilha!!! E nós nos sentimos melhor porque lemos coisas escritas por quem nos entende, por alguem que haje como nós. Aqui eu leio-me e descubro melhorias! :)
    Estou a passar ponto por ponto aquilo que vc passou com a Sandra na escolinha. Resisto em levar o Tomás para a nossa cama (acho que o meu cerebro limpou essa hipotese e nem sequer surge nas alturas de desespero), mas mantive-me paciente, de pés gelados, a morrer de sono, ao lado do berço para ele sentir q a mãe está lá e não se sentir abandonado! Mas a verdade é q só piorou. Depois de já ter acordado de hora em hora e exigido a minha presença p voltar a adormecer, às 5h passa a estar 1h p voltar a dormecer. É quando por desespero total VOLTO ao programa do deixar chorar por 3 min, depois, 6 min e depois 12 min. E sabes que mais? Estes periodos são menores quanto mais rápido é o aconchego. Quando tenho pena e fico a mimá-lo para adormecer tranquilo é quando se demora mais a adormecer. Dá para acreditar? Pois, eu ainda não e por isso caio no erro de o mimar ate adormecer pois nunca quero que ele chore. E acabo sempre por ter que aplicar o programa do choro e ser o único que resulta rápido. Fico aborrecida por não ter feito isso 1 hora atrás, às 5h! Mas gostava de levar a coisa a bem e só estou a alongar a tortura das noites de todos!
    Obrigada Sandra pela sua partilha honesta, opiniões e concelhos sempre bem vindos!
    Bjinho
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joana,
      Acho que de qualquer maneira é sempre bom saber que tem por aí um montão de mães passando pelas mesmas dúvidas e angústias que estamos passando e que apesar de parecer que não, tudo passa e passa rápido. :)
      bj
      Fabiana

      Excluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com