20120210

O bebê que come bem, dorme melhor.

No ano passado tive pela primeira vez deficiência em ferro. Foi em uma época de muito estresse, má alimentação, muita privação de sono consequentemente muito café (que eu bebo com leite).
Eu estava trabalhando de casa, e como minha filha não estava indo para creche, eu ficava todos os dias trabalhando até a meia noite ou mais tarde. Apesar disso, meu dia começava cedo, como acontece com a maioria das mães.

Comecei a me sentir muito cansada, me sentia sonolenta o dia todo e quando ia pra cama não descansava direito. Pra completar engordei e minhas costas que já eram “bichadas” atrapalhavam ainda mais a hora do descanso.
Fui ao medico e após alguns exames fui diagnosticada com anemia. Tive que mudar tudo, todo meu estilo insalubre de vida e hoje estou bem melhor, bem mais saudável, especialmente porque estou me exercitando.

Contei essa historia porque nessa fase comecei a pesquisar tudo sobre ferro na internet. Então me dei conta que nunca havia escrito aqui no blog sobre algo muito importante, a alimentação do bebê.
Desde que minha filha foi introduzida aos sólidos (as papinhas), comprei uns livros a respeito, fiz um cursinho e fiquei fascinada pelo assunto. No intuito de criar hábitos saudáveis e alimentar minha pequena da melhor maneira possível comecei a pesquisar os nutrientes de cada comidinha que eu incluía no cardápio dela. Acho que farei um post no futuro pra compartilhar algumas das coisas que aprendi, e que, como todos os meus posts, não substitui a visita ao medico ou nutricionista, no caso da alimentação.

De todas as vitaminas, proteínas e minerais encontrados nos alimentos, o ferro cumpre um papel importante na qualidade do sono e pesquisas tem mostrado a deficiência em ferro em crianças tem relação com os distúrbios do sono.

Como já disse anteriormente aqui, sou super favorável a amamentação exclusiva (se possível)  até os seis meses e acho fundamental que as mães amamentem até um ano de idade, mas pesquisas tem mostrado que as crianças que mamam exclusivamente no peito apos o sexto mês tem, estatisticamente, mais deficiência em ferro que aquelas que tomam fórmula. Isso se dá pelo fato de que os leites em pó para bebês vem enriquecidos com ferro.

Isso não significa que as mães precisam trocar o peito pela mamadeira após os sexto mês, mas que é importante estar atenta as necessidades diárias de ferro do bebê. Nesta fase eles precisam comer carne todos os dias de preferência acompanhada de algo que contenha vitamina A como por exemplo cenoura, abóbora ou vitamina C. Um suquinho de laranja espremido na hora após a refeição é uma boa pedida. Maracujá também é riquíssimo em vitamina C. Uma outra dica é cozinhar a carne com extrato de tomate (também rico em vitamina C). Isso favorecerá a melhor absorção do ferro da carne.

Ovo também é bom, mas antes de um ano só se deve dar a gema para minimizar o risco de alergias.

Feijão, espinafre, grão de bico, beterraba também são ricos em ferro, mas a carne tem maior índice.
A vitamina A e C fazem o papel de bonzinhos, mas por outro lado há alimentos que atrapalham ou até mesmo bloqueiam a absorção do ferro, por exemplo o leite e a batata doce. O cálcio do leite de vaca (fórmula incluída) age como vilão bloqueando a absorção, mas rumores de que o leite materno não tem o mesmo efeito, no entanto, não encontrei nenhuma bibliografia a respeito.
Sem que ninguém dá café para bebês, mas a cafeína pode passar pelo leite materno e esta é também outra vilã.

Resumindo aqui, minha dica para as novas mamães é carne para o bebê e para você todos os dias, pelo menos um pouquinho.
Para o bebê pode ser cozida e então batida no liquidificador com cenoura, por exemplo. Carnes magras de preferência. Uma vez que a carne será triturada não há a menor necessidade de comprar filé mignon, pode ser músculo mesmo que é mais magro e muito nutritivo.

Dica1* Bata 500g de carne no liquidificador com 3 cenouras (se achar que pó bebê tem dificuldade para engolir adicione uma batata e água) e congele em bandejinhas de gelo para os pequenininhos e bandejas de empadinha para os maiorzinhos. Assim que endurecer, desenforme e mantenha no freezer em saquinhos de congelar. A cada refeição descongele um ofereça um pouco. Dê preferência antes da papinha preferida e antes da fruta para evitar que o bebê mate a fome e recuse a carne. ;)

Dica2*  A vitamina C do limão e da laranja começa oxidar assim que são cortados portanto guardar o suco por horas perde muito do valor nutritivo.

Receitas de papinha:
http://amigapediatra.blogspot.com.au/

Desculpem as bibliografias em inglês, mas o Google translate está fazendo um ótimo trabalho de tradução para quem se interessar em ler os links.

Bibliografia
http://www.fyiliving.com/health/sleep/infants-children/could-iron-deficiency-be-interrupting-your-childs-sleep/
http://www.cdc.gov/nutrition/everyone/basics/vitamins/iron.html

Veja também
Dormir a noite toda
Importância do papai
Sobrecarga

4 comentários:

  1. meu bebê está com 1 ano e 1 mês e acorda 7 vezes de madrugada, agitado. Dou o peito e ele continua dormindo. Se não dou, chora até acordar a vizinhança e desperta. Não tenho marido ou qualquer pessoa que me ajude à noite e, por isso, o bebê dorme comigo, pois não consigo ir até o berço no outro quarto 7 vezes de madrugada. No outro dia trabalho cedo. Estou desesperada. Não posso sair, passear, fazer uma viagem curta, namorar, nada. Ludmila

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludmila,

    Obrigada pela visita. Que fase difícil!
    Com um ano e um mês ele já sabe bem o que quer, se você não der ele vai berrar mesmo! Imagino que ele tenha se acostumado a dormir mamando, faz do peito uma chupeta e quando se dá conta de que está sem, acorda. Se não tem o quê quer, berra.

    Segue minha sugestão, mas fale com seu médico e veja os sites abaixo. Para começar e conseguir ir até o fim.

    Pense que parar de mamar durante a noite será bom para o seu bebê. Ele, provavelmente, já tem dentes e o leite tem lactose, que é um tipo de açúcar, portanto pode dar cáries.
    Se ele não dorme bem, fica cansado durante o dia e não aproveita todos os estímulos de aprendizagem.
    Se ele "come" muito a noite ele fica com menos apetite durante o dia e perde nutrientes dos outros alimentos como o ferro.
    Se você dormir melhor, será uma mãe mais paciente e mais alegre.

    Já que vai fazer uma mudança brusca já tente colocá-lo de volta no berço. Ele dormirá melhor lá e você não precisará fazer a transição se no futuro se casar novamente.
    Ele provavelmente resistirá, vai gritar, chorar por muito tempo, então escolha uma sexta-feira para começar, se preferir converse com os vizinhos de antemão, explique que está o ensinando a dormir no berço e que será barulhento por uns dias. Tente arranjar alguém para cuidar dele durante o dia pois você vai precisar descansar.

    A vantagem é que com um ano ele já entende o que você fala então você pode explicar com carinho as novas regras.

    Faça a rotina da hora de dormir e diga pra ele que vai dar mamá, vai colocá-lo na caminha dele para dormir e que só terá mamá no dia seguinte de manhã. Tente não deixá-lo adormecer no peito. Comece a rotina um pouco mais cedo se achar que isso vai acontecer, amamente no quarto dele com alguma luz acesa em vez de na sua cama, fique falando com ele, enfim qq coisa que o mantenha acordado. Dê pra ele uma peça de roupa sua para dormir, ou bichinho de pelúcia (objeto de transição) e o coloque no berço.
    Fique lá com ele até ele adormecer, só pegue no colo se ele estiver chorando muito, muito desesperado, acalme-o e ponha de volta. Fique lá do lado até ele dormir. Você pode fazer carinho nas costas, segurar na mãozinha, falar com ele carinhosamente, mas o que vc quer é que ele adormeça lá, na caminha dele. Você vai pensar em desistir, mas insista, você está ensinado algo bom pra ele e ambos colherão os frutos. Se der sorte, em três dias ele terá se acostumado ao novo hábito.
    Faça isso, do mesmo jeito, toda vez que ela acordar a noite. Só o tire de lá as 6h. Se conseguir tente dar a ele algo para comer antes do mamá. Isso facilitará o desmame mais pra frente.

    Tente cansá-lo durante o dia, leve-o para brincar no parquinho, faça-o se mover bastante, gastar energia e garanta o soninho de depois do almoço. Vai precisar da soneca mais cedo nesses dias e esse descanso a tarde o ajudará a dormir melhor a noite.

    Sei que é difícil, depois de ouvi-los chorar por mais de 10 min todas as células do nosso corpo querem acudi-los, choramos tb, mas pense que a situação atual não pode continuar. Uma vez uma psicóloga me disse que em caso de emergência no avião, recomenda-se colocar a máscara primeiro em você para então ajudar a pessoa ao lado. Achei uma ótima metáfora para a maternidade pois temos uma grande tendência em colocar nossos amados bebês a frente de nossas necessidades básicas.
    Pode me mandar e-mail se quiser, não sou especialista, sou apenas outra mãe, e fico feliz em compartilhar minhas experiências.

    Sites que podem ser úteis
    www.aleitamento.com
    www.amigasdopeito.org.br

    Veja tb aqui no blog
    http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/07/objeto-de-transicao.html
    http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/09/metodos-para-ensinar-dormir-sozinho-mae.html

    Se conseguir, compartilhe aqui com a gente.
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Acabei de descobrir o seu blog e estou amando!
    Depois dê as dicas dos livros sobre nutrição que você leu.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fá, só para dizer que a última moda aqui é um livro "porque as crianças francesas não fazem manhã.", que tem algumas colocações interessantes sobre seu tema predileto (rs..). Seu blog está ficando cada dia melhor. Abraços e Saudades. Carlos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com