20130316

O sono quando chega o irmãozinho

É muito comum as crianças regredirem quando chega um novo membro da família na casa. Muitos voltam a fazer xixi na cama, se comportam como bebês e o pior acordam mais a noite!! Minimizar o ciúme e fortalecer o vínculo afetivo entre os irmãos é responsabilidade dos pais e é a melhor maneira de deixar a vida de todos mais tranquila nessa fase tão especial.

Li outro dia num site que o mais velho fica de luto quando o segundo chega. O luto da perda do seu velho mundo, de sua exclusividade. E para piorar os pais, em geral estão exaustos demais pra dar qualquer tipo de suporte.
Se pensar bem, deve ser muito difícil ganhar um irmão. De um dia pro outro o mundo que era só seu passa a ser metade seu. A mãe que era só sua, agora passa grande parte do tempo com aquele serzinho grudado no peito e pra ajudar todo mundo que te visita corre pra ver o bebê, despejando comentários sobre ele e ainda com presentes que o pequeno nem sabe que ganhou. Já o mais velho fica lá de fora só olhando.

Tudo se agrava ainda mais quando, por conta de toda a mudança, eles começam a ficar malcriados e os pais precisam dar broncas e punir o tempo todo.

Como nosso segundo está para chegar ando lendo sobre o assunto para ajudar minha pequena a se preparar para a chegada do irmão.
Achei no Aha parenting, -link abaixo - umas dicas que adaptei aqui e que pretendo usar.

10 dicas para preparar o filho para a chegada do irmão

1- Quando a criança chegar para conhecer o bebê ou quando o bebê é levado para casa não esteja com ele no colo é melhor que ele chegue no colo do papai. Dessa forma a mãe estará livre para encher o primogênito de beijinhos e abraços.

2- Fazer do irmão mais velho o ídolo do bebê - apresentando-o ao bebê enfatizando suas qualidades e ainda adicionando como você gostaria que o bebê fosse exatamente com o mais velho.

3- Ofereça ao mais velho para segurar o bebê, não importa a idade, ponha-o sentado, os pais podem ajudar segurando a cabecinha do pequeno. Dizem que a cabeça do bebê exala feromônios que nos leva a amá-los e desenvolver senso de proteção/

4- Reafirme sempre a cada criança o quanto ela é importante. Dizendo coisas que você gosta que ela faz, elogiando suas características. Enfatize o quanto cada pessoa, cada filho, pai, mãe, tem sua contribuição para que todos juntos componham a família.

5- Não fique dizendo que ele/ela já grande/mocinha. Não é hora de exigir maturidade, é muito comum que sofram regressões nessa fase. É também um péssimo momento para começar a ensiná-los a dormir sozinhos, a levá-los na creche/escolinha, mudar do berço para a cama, tirar a mamadeira ou chupeta ou as fraldas. Deixe-o ser tratado como bebê o tanto quanto queira.

6- Mantenha-o o mais próximo da rotina o possível, tentando respeitar os horários de comer, banho e dormir.

7- Não deixe que a vida da família fique toda em torno do bebê. Por ex. Em vez de dizer que irão sair assim que o bebê acordar, invente outra desculpa, como sairão assim que a máquina acabar de lavar ou o telefone tocar etc. Em vez de dizer assim que eu acabar de trocar a fralda eu vou te ajudar, diga que ira ajudá-lo assim que tiver as mão livres.

8- Leia livros e conte estórias sobre irmãos e sobre a chegada de bebês na família.

9- Tente dedicar tempo a cada filho. Crie o hábito de ler um livro para o mais velho toda vez que for amamentar o pequeno, permita que cada visita segure o bebê enquanto você da atenção ao mais velho e chame-o toda vez que for trocar uma fralda

10- Tenha uns presentinhos guardados para o mais velho para que ele também possa ganhar algo toda vez que o bebê ganhar.

Saiba que os limites serão testados, eles vão querer saber se ainda são amados e importantes para você. Espere que fiquem de luto e tente na medida do possível ser um pouco tolerante as malcriações afinal a maioria delas são consequências dessa mudança. As crianças pequenas não entendem os próprios sentimentos e as vezes nem sabem o por quê de estarem tão frustrados, bravos. Uma alternativa em vez das broncas é mostrar empatia aos sentimentos do pequeno dizendo que parece que ele está triste/ frustrado e dizer que você sempre estará lá para ele quando precisar de um abraço.


http://www.ahaparenting.com/Default.aspx?PageID=2385861&A=SearchResult&SearchID=6358632&ObjectID=2385861&ObjectType=1

4 comentários:

  1. Olá mae da Sandra!
    Eu achei sei blog procurando dicas de viajar com o bebe e estou encantada com tanto conteudo bom e dicas preciosas.
    Eu Tenho um filhinho de 10 meses e quando ele tiver quase 1 ano estaremos viajando para o Brasil por 5 semanas. Sei que você também viajou com a Sandra algumas vezes e gostaria de tirar algumas duvidas com alguém mais experiente e que já passou por essa situacão. Foi dificíl colocar a Sandra novamente na rotina? Eu fico pensando nisso o tempo todo, pq vai ser dificil seguir uma rotina corretinha com o Noah e eu fico preocupada se com toda a dedicacao que eu tive para ensina-lo a dormir a noite todo no seu propio cantinho, até mesmo alongar as sonequinhas dele, se isso provavelmente vai ser prejudicado quando voltarmos pra casa!
    Por favor, se poder gostaria muito da sua opnião. Muito obrigada desde já. Se não quiser responder aqui, este é meu mail (debfashion@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deb
      Desculpe a demora em responder. Estou com um bebê de dois meses e tenho tentado descansar sempre que posso.
      Foi difícil colocá-la novamente na rotina sim, para falar a verdade ela nunca mais voltou a dormir tão bem quanto antes.
      Mas não se assuste com minha resposta, várias de minha amigas voltaram à rotina em duas semanas. Acho que fiz algumas coisas que não repetiria como abrir mão do horário de dormir por ocasiões sociais e começar a niná-la para dormir lá. Estava preocupada por estar em um local diferente, mil pessoas diferentes e ainda jet leg, mas no fundo acho que se eu tivesse dado a chance ela teria continuado a dormir bem lá também.
      Uma amiga minha, agiu bem diferente e mesmo com a insistência da família em abrir mão do horário rígido de dormir e todo o "ritual" que ela fazia, ela insistiu e não teve problemas nenhum.
      Acho que se você continuar fazendo tudo, o mais próximo de como faz na sua casa será bem mais fácil retomar a rotina.
      Espero que dê tudo certo.
      Fabiana

      Excluir
  2. Oi sandra, muito obrigada por desponibilizar do seu tempo para me ajudar, muito gentil.
    Eu acho que vou relaxar em relacão a rotina, senao vou pirar nas minhas férias. Quando voltar arco com as consequencias.

    Abracos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com