20130628

Sobrevivendo a privação de sono dos primeiros meses

Quando temos um recém nascido em casa ouvimos vários conselhos e um deles é "durma enquanto seu bebê dorme". No entanto pouquíssimas mamães conseguem fazer isso, principalmente as que moram longe da família como eu.

Além disso, sem ter o hábito de cochilar no meio tarde, parece impossível deitar e dormir. No entanto, nós mamães também ficamos com sobrecarga e se não descansamos nem um pouquinho durante o dia, muitas vezes acabamos não tendo um sono de qualidade durante a noite, nem mesmo quando temos a oportunidade.

Bem frequentemente, quando estou num ritmo acelerado, fazendo mil coisas, durante o dia todo, o bebê acorda para mamar e eu não consigo voltar a dormir. Eu que nunca tinha tido problemas de insônia, comecei a sofrer do mal no momento em que mais preciso dormir.

Seguem 7 dicas
que tem me ajudado muito a descansar mesmo estando super privada de sono.
Evite cafeína - Alimentos com alto teor de cafeína como chocolate, guaraná, coca-cola, chá verde e café são estimulantes. Melhor não tomar após um certo horário.

Tenha na mesa de cabeceira um bloco de papel e uma caneta  - Serve para anotar as pendências, preocupações e idéias, dessa maneira a mente pode esquecer delas e relaxar.

Não leve o telefone, computador pra cama - Estudos mostram que a luz de equipamentos eletrônicos, mesmo da TV atrapalham o sono e além disso, ligações, mensagens, facebook podem te deixar ainda mais acordada.

Medite - Mesmo não usando técnicas de meditação avançadas, só fato de deitar a cabeça e fechar os olhos por alguns minutos já ajuda a acalmar.

Tire um cochilo - Quando precisar repor algumas horas de sono, tire um cochilo, mas evite que seja de mais de meia hora.

Faça exercícios - Uma simples caminhada de 15 min já ativa a circulação trazendo mais disposição.

Alimente-se bem - Comer alimentos gordurosos e não nutritivos nos deixam mais cansada.

Tentar ir deitar sempre no mesmo horário - Isso por causa do ritmo circadiano que é nosso relógio biológico  que tem um ciclo de 24 horas e regula entre outras coisas o nosso sono.

http://www.health.harvard.edu/newsletters/Harvard_Health_Letter/2009/November/napping-may-not-be-such-a-no-no

2 comentários:

  1. Gostei mto do seu blog!
    Criei o meu "Me Sinto Uma Boa Mãe Quando" e gostaria de saber se posso publicar seus posts, dando-lhe sempre todo o crédito.
    Um beijo!
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,
      Obrigada!
      Pode sim, legal você pedir permissão e colocar os créditos, acho que temos que 'blogar' com integridade.
      Fabiana
      Também gostei muito do seu blog, vou seguir. :)

      Excluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com