20130706

Se preparando para a amamentação

Li uma vez que pensar em uma situação gostosa era uma boa maneira de aliviar as dores do trabalho de parto. No meu ficava me imaginando dando de mamá para minha bebezinha. Mal sabia eu oquê a tão sonhada amamentação me reservava.

Tive tanta dificuldade que meu tempo livre ficou ainda mais reduzido. Tive ajuda dos biquinhos de silicone até a metade do segundo mês pois o estrago foi grande.

Apesar de tudo, com muita ajuda e persistência, consegui finalmente amamentar sem dor o que me proporcionou um dos momentos mais prazerosos dos primeiros meses e que continuei por 20 meses. E é por isso que estou escrevendo agora.

O objetivo aqui não é assustar ninguém até porque conheci várias mamães que não tiveram problema algum para estabelecer a amamentação já que conseguiram o correto "encaixe", ou a correta pegada do bebê logo no começo. 

O que deixou tudo ainda mais complicado foi o fato de meus dois bebês nascerem com língua presa o que dificulta o encaixe. Depende de quão preso é o frenulum, aquela pelinha que temo embaixo da língua, as vezes o encaixe fica impossível então precisa ser cortado.

Vou compartilhar o que aprendi e quais acessórios eu já teria de antemão se pudesse voltar no tempo. 
Acessórios:
1.Bombinha para extração de leite - pode usar a elétrica, mas é bom começar com a manual (a elétrica as vezes machuca)
2.Conchas protetoras
3.Biquinhos de silicone
4.Pomada de lanolina
5.Bolsa térmica pequena
6.Protetores de sutiã de algodão ou descartável
7.Sutiã bem grande, cobrindo todo o seio e sem ferrinho, apertado machuca os mamilos e trazem engurgitamento (empedra). É legal ter um que seja um número maior para quando o leite desce.
8.Várias regatas com corte em V para usar por baixo de outras blusas, melhor que blusa de amamentação.

O que aprendi:
Aproveitem o máximo da estadia na maternidade, muitas enfermeiras sabem como encaixar o bebê do jeito certo. Chame-as toda vez que for amamentar, se doer, pare e peça para que elas a ajudem a encaixar. A maioria tem o maior prazer de ajudar.

A amamentação não deve causar dor. No princípio pode doer nos primeiros 10 segundos, mas se continuar doendo após isso deve-se interroper a mamada colocando o mindinho na boquinha do nene e tentar encaixar de novo colocando o máximo possível da aoréola na boca do bebê.

Quanto a preparação que tanto falam, a melhor coisa é tomar sol. Os mamilos e aoréola já escurecem na gestação porque aumentam a quantidade de melanina, um preparo natural do organismo para a amamentação, o sol reforça isso. Esse negócio de preparar os mamilos antes machucando-os é muito controverso e pode ser bem perigoso no fim da gravidez.

Um jeito não agressivo que parece dar resultado é pegar um sutiã velho e cortar no lugar dos mamilos para deixá-los de fora raspando na blusa, é uma maneira suave de fortalecê-lo. As índias não tem problema de sensibilidade no mamilo porque anda com eles expostos.

Se um dos lados começar a rachar, comece a dar mais o outro peito e tire o leite do machucado com a bombinha até cicatrizar, se o dano não for grande em 24 horas já estará novinho em folha.

Quando o leite "desce", é fácil perceber, o peito fica enorme e duro, mais ou menos no segundo ou terceiro dia (por isso é bom já ter o sutiã de tamanho maior). Esvazie um pouco antes de dar para o bebê, assim evitará que ele fique sugando só na pontinha fazendo o estrago.

Se os mamilos começarem a ficar doloridos, use as conchas protetoras. São totalmente anti-estéticas e não devem ser usadas por muito tempo para não empedrar, mas ajudam os mamilos a se recuperarem pois ficam livres de contato.

Se empedrar é só tomar um banho morno e fazer uma massagem ou colocar uma bolsa de água quente um pouquinho antes da mamada ou então tire um pouco com a bombinha (não tire muito para não ficar com superprodução). Não pode deixar empedrado principalmente com mamilos rachados pois pode dar mastite. 

Caso tenha algum caroço/nódulo que não saiu com a compressa de água quente nem com a bombinha, na próxima mamada massageie e vá empurrando aquele leite preso em direção a boquinha do bebê. As vezes pode ser um pouco dolorido, mas resolve. Massagem suave e com uma a parte de trás de uma escova elétrica enquanto o bebê mama também ajuda a esvaziar os nódulos e prevenir mastite.

Se tiver utilizando alguma pomada, coloque os protetores de sutiã ou ficará tudo manchado, sutiã, blusa, tudo (fiz um estrago, com a dor não pensava em mais nada).

Se estiver machucado por mais de dois dias, dê um descanso de um ou dois dias usando o biquinho de silicone (minha salvação) ou expresse e dê para o bebê na mamadeira.

Nas primeiras semanas sempre alterne as posições de aleitamento, isso evitará que os mamilos fiquem machucados, aliviará o lado que possa estar começando a machucar e ainda te fará descobrir qual é a melhor pra vc. O segredo é esperar o bebe abrir bem a boca e então colocar o peito de uma vez, o máximo que conseguir.

Uma outra coisa legal (as avós odeiam) é tirar a roupa do bebê na hora de mamar pois o contato pele com pele o estimula a mamar e ainda o impede de dormir no meio da mamada o que o faz escorregar para a pontinha e/ou passar muito mais tempo mamando.

Converse com todas as amigas que já tiveram filhos, sempre há algo novo a aprender.Uma amiga me disse que não gostava da Lansinoh porque manchava muito a roupa e era muito cara e me contou que usava o bepantol que tb tem lanolina pura, experimentei e achei ótimo.
Boa sorte e 'enjoy'

Um comentário:

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com