20090906

Breve desabafo

Já faz algum tempo desde a última vez que falei do sono da Sandra, desde então a fiz dormir no berço, mas com minha mão sobre ela. Não aguentei vê-la chorar. Meu Deus, é muito sofrimento!!!!

Na verdade tentei métodos menos agressivos como ir me afastando do berço aos poucos, tentei ficar no quarto a acalmando enquanto ela berrava. Mas definitivamente minha presença só a excitava e a fazia sofrer mais até dormir. Falar pela babá eletrônica também não deu certo.

Ainda como se não bastasse ela acordar pelo menos umas 3 vezes por noite ela ainda estava totalmente desperta por volta das 6h da manhã do dia seguinte. As coisas melhoraram, desde que parei de fazê-la dormir no colo ela parou de acordar de 40 em 40 min e até a ansiedade de separação melhorou.

Decidi então testar por uma semana colocá-la para dormir um pouco mais tarde, por volta das 8h30 acrescentando então uma soneca por volta das 5h. Desastre total. Só a fez acordar mais e ficar cansada e mal humorada no dia seguinte.

Com exceção de alguns fins de semana, quem acordava nas madrugadas e depois estava brincando na sala as 6h da manhã era EU. A noite ficava acordada com meu marido até umas 10h30. Ele no entanto só ia dormir as 11h30 e advinha quem acordava? ELA, o bebê Sandra, a nossa monstrinha da madrugada. :)

Eu era um zumbi, mal humorada e esgotada e é claro alguém tinha que levar a culpa. Comecei a ficar com raiva do meu marido, o Alexandre, afinal o bonitão dormia das 12h as 8h todos os dias, se negava a acordar mais cedo e ainda a acordava quando ia deitar. Eu explodia, ele não entedia.

Enquanto isso os amigos e a família preocupados falavam a clássica frase: "deixa chorar"!

Um dia perguntei para uma amiga o que ela queria dizer com o "deixa chorar", ela disse que quando o bebê acordasse num horário em que não devia estar acordado simplesmente para não atendê-lo deixando-o simplesmente chorando até que voltasse a dormir.

A técnica provavelmente funcionaria, provavelmente um dia o bebê entenderia que a noite acontecesse o que acontecer ele não seria atendendido e provavelmente desistiria de chorar. Mas não conseguiria fazer isso, não me parece certo.

Vou fazer uma observação importante. Dizer "deixa chorar" para uma mãe desesperada não ajuda em nada e ela provavelmete já tentou essa abordagem de alguma maneira sem sucesso e ficará portanto mais chateada do que já estava no começo da conversa. Se quiser ajudar de alguma maneira, sugira ou dê um livro de presente, ofereça para ficar com o bebê enquanto ela descansa algum dia, convença o papai do bebê a ajudá-la ou simplestmente escute sem dizer nada.

A encantadora de bebês, Tracy Hogg cita no livro que fez um teste colocando o som de um bebê chorando para pais durante um minuto. Perguntando depois por quanto tempo o bebê havia chorado todos disseram pelo menos 3 minutos, ou seja, para os pais o choro parece ainda pior do que na verdade é. Ela comenta então que não conhece nenhum bebê que morreu de chorar, mas como disse meu amigo Carlos Amorim, somos programados a reagir ao choro do bebê. No livro "O que esperar do primeiro ano" dizem que até mesmo crianças ficam com a pressão elevada ao ouvir um bebê chorando agora imagine só como fica a pobre da mãe.

Até que um dia nos convencemos de que não tinha mais jeito. Cheguei no meu limite. Precisava dormir. Não tinha mais humor nem disposição para fazer nada e ainda meu esgotamento resultou na queda da Sandra da minha cama.

Decidimos seguir o método da Plunket que é uma variação do Ferber e insistir nele até obter resultado, doa o quê doer. Infelizmente cheguei a conclusão que não é possível evitar as lágrimas. Para um bebê acostumado a dormir no colo aprender a dormir sozinho no berço vai ter muito choro. Por isso é importante não tomar nenhuma atitude até se ter certeza de que é isso mesmo que se quer fazer. Pois se desistir no meio do processo todo sofrimento, dos pais e do bebê, terá sido a tôa.

Colocamos na balança os prós e contras. Até decidirmos seguir adiante. Falarei mais sobre isso em outro post.

Registrei parte do processo, em um dia que não foi o pior de todos. Veja o vídeo abaixo. Família, não veja!




Deixar um bebê chorar de uma hora ou outra não resolverá nada, só fará o coitadinho sofrer. É preciso ter um objetivo e seguir uma metodologia. Seja ela da encantadora, do Ferber, do Nana nenê, Dana Obleman ou qualquer outro que você leu ou criou, mas o importante é ser coerente e insistir por pelo menos um mês.

Uma dica para minimizar as lágrima é reduzir as atividas antes de colocá-lo para dormir, carregá-lo no colo por alguns minutos tentando deixá-lo bem molinho, já quase dormindo para então colocar no berço. Ele pode abrir o berreiro quando colocá-lo lá, mas provavelmente chorará um pouquinho menos e ainda há a chance de que fique com preguiça e nem chore.

Outro detalhe importante que aprendi. No meio do processo terá noites piores, sonecas mais difíceis, dias que você pode não resistir e retroceder, mas não desista, ainda é possível atingir o objetivo de ensinar o seu pequeno a adormecer sozinho e finalmente desfrutar do tão sonhado momento de ver seu bebê dormir a noite toda.

3 comentários:

  1. A minha dorme a noite toda, dorme + - umas 23:00 quando está bem e acorda as 8:00 pra mamar. Mas antes de dormir é um sofrimento total, resmunga, chora, grita, e só dorme com o meu peito na boca. Estou tentando fazer ela dormir sem o peito na boca, mas sempre me parece que ela está com fome. Me causa sofrimento vê-la chorando. Hoje deu um pouco de leite na mamadeira e embalei ela e cantei até ela dormir. Se tiver alguma dica me envia por e-mail para kellyangelita23@hotmail.com
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, seu blog tem me dado muita força... Tenho um menino de 7 meses e ele é muito agitado, ele não tem dormido bem e eu não sei mais oque eu faço, a minha sogra ela e do tipo que acha que voc tem que sempre estar com o bebe até ele dormir... mais eu estou cansada e quando e comigo ele não dorme, fico me sentindo realmente incompetente pq quanto mais eu tento mais dificuldade eu tenho... Mais eu ando lendo seus posts e eles tem me dado força para tentar novas coisas, mesmo as pessoas daqui não sendo adeptas as essas novidades, so sabem falar que eu estou errada ou que o Rafa deve ter hiperatividade. Bom acho que foi mais um desabafo, mais gostaria de falar que eu vou continuar acompanhando as postagens.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com