20090910

Como fazer o bebê dormir a noite toda - Parte II



Finalmente, após quatro meses de noites muito mal dormidas, o monstrinho da madrugada não nos acordou e comemoramos duas noites inteiras de sono.

Tudo que passamos nos últimos meses, descrito aqui no blog em posts anteriors, me fez ter certeza que o segredo número 1 para que o bebê durma a noite toda é aprender a dormir sozinho, ou seja, ele precisa ser capaz de deitar no berço e adormecer sem a presença da mãe, pai ou algum objeto que ele possa perder no meio da noite como uma chupeta.

Isso nao inclui o objeto de transição pois é maior do que a chupeta, não precisa de tanta habilidade motora para ser tocado e não é tão pequeno para ser perdido.

Os bebês estão aprendendo o tempo todo. A forma como adormece é também aprendida e geralmente associada a algo. Facilmente associam dormir com o peito ou mamadeira e conforme vão crescendo associam também com colo, balanço, embalo etc. Em inglês é chamado de sleep association. O bebê fica condicionado a adormecer de uma certa maneira em um certo lugar.

Quando nós pais descobrimos qual é o método que funciona com nosso bebê rapidamente começamos a usá-lo o tempo todo por mais estranho que pareça. Chega a ser engraçado pois no primeiro mês não queremos desgrudar do bebezinho e tê-lo adormecido em nossos braços é um prazer indescritível, mas conforme ele vai crescendo, dormindo menos e demorando mais para dormir o que antes era gostoso começa a virar um pesadelo.

É que nem comer brigadeiro, quando comemos os primeiros ficamos querendo mais e mais até que começamos a arrepiar e não dá nem para passar perto.

Mas com nossos filhos não temos a opção essa opção, uma vez criado o hábito temos que continuar acordando ou acordados para fazê-los dormir. Quando a Sandra dormia no meu colo, quantas noites não passei sentada semidormindo para que ela dormisse em mim.

Por isso é importante a importância de condicioná-lo a dormir no berço. Nos dois primeiros meses não há muito o que fazer até porque eles ainda mal conseguem fazer associações, mas assim que começam a precisar de algo como um balanço para adormecer já é possível começar a gentilmente a mostrar que o berço serve para dormir.

Quando a Sandra era bem pequenininha bastava que ficássemos na frente do berço ou com a mão sobre ela para que adormecesse. É claro que tomava muito mais tempo do que balançá-la na cadeira de balanço como fazíamos anteriormente, mas logo nos possibilitou deixá-la para adormecer só. É claro que só funcionava se ela estive cansada enão supercansada.

Quando o bebê não consegue adormecer sozinho ele chamará pelos pais toda vez que acordar e isso certamente acontecerá. Todos acordamos a noite, mas em muitas vezes nem chegamos a despertar pois sabemos voltar a dormir. Por isso é tão importante que o bebê saiba como adormecer sozinho ou pelo menos tenha associado o berço com dormir.

Segredo número 2 para que o bebê durma a noite toda é aprender a ler os seus sinais de cansaço para que possamos colocá-lo no berço assim que começa a ficar com sono em vez colocá-lo sem sono ou supercansadoquando já estará agitado.

Isso possibilita obtermos sucesso colocando-os para dormir as sonequinhas da manhã e tarde, importantes para que esteja relaxado para uma boa noite de sono.

Além disso aprender a ler os sinais do bebê nos livra do relógio e nos dá confiança para mudar o horário da soneca ou colocá-lo na cama uma hora mais cedo o que pode garantir que todos durmam a noite toda.;

Segredo número 3 é a tão falada rotina, mas vou chamá-la de ritual para dormir. Repetir o mesmo procedimento na hora de dormir ajuda o bebê acalmar, o fará se sentir seguro pois já sabe o que vai acontecer e possibilita que o procedimento seja realizado em outro lugar em caso de viagem e as vezes por outra pessoa na sua ausência.

E como a Sandra começou a dormir a noite toda? Vou responder no próximo post, esse já ficou muito grande.

Veja mais dicas no site da
Australasian Sleep Association

Sleepassociation.org

14 comentários:

  1. Fiquei maravilhada com seu post!!!

    São todas as palavras que sempre quiseram sair da minha boca, mas não saiam.

    Parabéns e obrigada por visitar meu cantinho!!

    ResponderExcluir
  2. Querida mamãe,
    Estou aqui para parabenizar sua dissertação: é muito bem embasada! Sinto uma pontinha de inveja pela sua disciplina e persistência, mas também me serve de modelo para não falhar e insistir na rotina com a minha pequena Alice.
    Peço, humildemente, sua ajuda. Estou muito cansada emocional e fisicamente, por conta de, inadvertidamente e depois, por pura preguiça, balançar a minha filha para adormecer.
    Li, mas não por completo, os dois livros de Tracy Hogg, porém não li o soluções para uma noite sem choro.
    Me conta, amiga...
    Como elaboro uma boa rotina, estruturada e sem paternidade acidental, visto que ela mama no peito (ao acordar, lanche da tarde e ceia), almoça e janta papinha e come frutinhas de manhã e de tarde? As sonecas estão totalmente desreguladas.
    Qual método você usou para ensinar sua filha a dormir sozinha?
    Aguardarei, ansiosamente sua resposta.
    Com carinho e admiração,
    Nayara (nayaraoandrade@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. amigas meu bebe tem dois meses e nao dorme nadinha a noite, tem somente cochilos e no peito...socorro me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Olá... adorei as dicas! Como eh dificil esse momento de fazer nossos bbs dormirem sozinhos no berço!!!! Eu estou sfrendo com o meu Heitor que tem 4 meses e meio e chora muito nessa hora. ele chega e me deixar em duvida se estou no caminho certo.... a questao dele eh que acostumou a dormir mamando e quando nao dormece imediatamente após a mamada, depois quer mar um pouquinho para dormir, um transtorno, ainda mais que tem refluxo! Meu Deus... espero ter sucesso, estou ha 3 dias na luta.. e como ele chora, grita, descabela-se....mas com as dicas e leitura creio esta fazendo o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber que alguém foi ajudado, mesmo que psicologicamente falando, ao ler o blog. Foi essa minha intenção quando comecei a escrever. Morando fora do Brasil me deparei com tanta informação útil e tive o apoio da Plunket (Nova Zelândia) que foi minha salvação. Como não tinha achado muita literatura a respeito do assunto em português, decidi escrever.

      Espero que o Heitor logo entre numa rotina de sono mais fácil para vocês dois. Uma grande amiga sofreu muito com o refluxo, vou te compartilhar uma dicas que a ajudaram bastante:
      Incline um pouco o berço, isso alivia o refluxo. Coloque umas duas listas telefônicas em baixo de cada pé da cabeceira do berço. Deve ser suficiente. Fale com seu médico a respeito, sobre o ângulo ideal de inclinação.
      Tente arrotá-lo toda vez antes de deitá-lo assim ele regurgitará logo após a mamada, no seu ombro, e não dormindo.
      Quando estiver o ajudando a arrotar não dê tapinhas nas costas, faça massagem, acariciando em círculos.
      Faz bem em ensiná-lo a adormecer sem mamar. Adormecer mamando não é bom para o bebê com refluxo, mas fique com ele no quarto se achar necessário. Se ele estiver chorando pelo desconforto não aprenderá a dormir sozinho. É muito importante que não tenha nada o incomodando.

      Não deixe de visitar seu médico, o refluxo causa muito desconforto no bebê. Muitos saram sozinhos, mas algumas vezes é necessária medicação.
      PS. Se achar que está incomodado, postergue um pouco o treinamento no berço, fique com ele no colo em posição vertical até que durma, mas sem dar de mamá novamente.

      Excluir
  5. Muito bom o site adorei, meu bebe tem 4 meses e dorme a noite toda graças a Deus beijo a todas!!!

    ResponderExcluir
  6. eu botei sempre a minha irmã dormi e ela tem 1 ano e 10 meses e eu cuido dela sem minha mãe ver eu cuidando dessa criança

    ResponderExcluir
  7. Me ajudem minhas queridas,meu bb ja tem 5 meses e acorda de 4 a5 vezes a noite não aguento mais,ele é muito agitado parece que a bateria dele nunca fica fraca,me mandem uma uma infalivel para fazer o meu queridinho dormir e deixar a mamae eo papai dormir tambem.beijao to esperando.

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê tem 2 meses e meio e dorme muito bem, só que dorme na hora errada. Ele dorme das 4 da manhã até as 13 horas da tarde (8 ou 9 horas seguidas de sono, perfeito se fosse a noite!), acorda, dou banho, amamento, uns sorrisos pega no sono, acorda de 3 em 3 horas com fome, amamento e ele volta a dormir,isso vai até umas 9 ou 10 da noite e depois fica acordado até as 4 ou cinco da manhã. Sinceramente já tentei de tudo, já consegui deixar ele acordado de dia, mas foi muito estressante para mim e para ele, eu fiquei cansada demais e ele estressado, inquieto e não adiantou, mesmo assim só dormiu as 4 da manhã depois de muito choro.
    Queria muito seguir a rotina, mas não consigo, quando ele está com sono ele dorme muito bem a ponto de nada nem ninguém conseguir acordá-lo, mas quando não está, nem adianta tentar, se forçar ele dorme 15 minutos e acorda.
    Sei que só tenho que que inverter o horário, mas como?!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. oi pessoal sou avo de um menino lindo, mas, ele chora muito sempre a partir das sete horas, dai vai ate as doze sempre no mesmo horario minha filha levou-o ao pediatra e ela informou que era normal, ele chora muito e muito alto tambem o que fazer?

    ResponderExcluir
  10. Olá td bem? Minha filha tem 4 meses e estamos vivenciando oscilações quanto as dormidas noturnas, percebemos que se colocada no carrinho ou no sofá como uma caminha ela dorme a noite toda, porém no berço não. Suas mãos se mexem muito, tira a chupeta sem querer e chora.
    Saliento que ela ainda não dorme sozinha no berço, mas iniciarei o processo. De qualquer forma alguém tem alguma dica quanto a isso?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei como é o seu sofá, mas não é recomendado que o bebê durma no sofá, não é seguro. Veja o post http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/08/morte-subita-no-ber.html
      Eles mexem as mãozinhas descontroladamente por causa do reflexo de moro que dura até cerca de 5 meses. Veja http://en.wikipedia.org/wiki/Moro_reflex
      Imagino que no sofá e no carrinho ela dorme melhor porque os bracinhos ficam meio presos. Você já tentou embrulhar sua filha? Há alguns vídeos no you tube sobre como fazer isso (pesquise baby wrapping/baby swadling). Uma alternativa é vc prender os braços embaixo do lençol e então prender o lençol embaixo do berço.

      Excluir
    2. Tenho um menino, hoje ele esta com 1 aninho nunca dormiu bem e nao consigo tira-lo da cama. Nao aguento mais estou me acabando. Uma ajuda por favor

      Excluir
  11. Oi sou mãe de uma menina linda tamb estou com mesmo poblema minha filha sofre de coliga e so domir se for mamado ou deitada em cima do meu peito e não dormi direito a noite o maximo q conseguir dumir e das 7as 11 ou 12 dai ela fika so se espremendo so.sucega qd dou o peito p ela não sei maz o q fazer

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com