Assim que chegamos em casa com o bebê e começamos a sofrer com a total privação de sono nos perguntamos quando é que a criança começa a dormir a noite toda. Sabemos que há luz no fim do túnel, mas não sabemos quanto falta para chegar à luz do fim do túnel.
Um pesquisa feita na Nova Zelândia, na Universidade de Canterbury em Christchurch entrevistou 75 famílias durante o primeiro ano de vida do bebê e concluiu que até o quinto mês mais da metade deles já dorme a noite toda, das 22h00 as 6h00.
Segundo Dr Henderson "a partir dos cinco meses, e mais cedo, para algumas famílias, os pais podem realisticamente esperar desfrutar de um período ininterrupto e substancial de sono."
Os pesquisadores enfatizam que os três primeiros meses são muito importantes para se criar um bom padrão de sono e ter seus pequenos dormindo 8 horas seguidas. Frisam que os métodos não envolvem deixar o bebê chorar, nem deixá-lo sozinho. No entanto, o artigo não menciona técnicas para ajudar o bebê a criar um bom hábito de sono.
Na minha opinião criar uma rotina consistente e tranquila para o bebê ajuda bastante e especialmente observar os sinais de cansaço.
Dê uma olhadinha nos posts:
Sinais de cansaço
Sobrecarga
Chorar de sono
Rotina
Dormir a noite toda
Pra quem quiser saber mais da pesquisa da Dra Jacki Henderson, “Sleeping Through the Night: The Consolidation of Self-Regulated Sleep Across the First Year of Life” segue o link:
http://www.comsdev.canterbury.ac.nz/news/2010/101201a.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com