20090923

O bebê deve dormir de costas!


Após o post sobre a Síndrome da Morte Súbita Infantil - SMSI(SIDS) recebi alguns e-mails de amigas e várias manifestações de parentes questionando sobre a posição em que se deve colocar o bebê para dormir. Não, eu não me enganei!

Sim, eles devem ser colocados de barriga para cima!

Desde que a academia americana de pediatria em 1994 começou a fazer campanha para colocá-los nesta posição o índice de morte súbita no berço caiu mais de 50%.

É verdade que quase todos nós fomos colocados de lado para dormir e aqui estamos "vivinhos da silva", além disso ainda há pediatras que recomendam que as mães coloquem seus bebês de lado, mas o risco apesar de ser pequeno existe então é melhor prevenir.

Há situações especiais, converse com seu médico se seu bebê tem problemas respiratórios ou outras complicações, mas se seu filho é normal, a maneira mais segura é deitá-lo de costas.

Entrevista com a pediatra Mariane Arns:



Sua mãe provavelmente irá dizer que isso é modismo e que depois tudo muda, mas o fato é que a grande maioria das crianças que morreram de forma inesperada no berço estavam de lado.

Quando o bebê começa a se virar sozinho, escolhendo a posição para dormir não é necessário desvirá-lo, mas deve-se continuar colocando-o de costas inclusive nas sonecas da tarde.

Dica: Coloque-o de bruços quando acordado para brincar. Desta maneira poderá fortalecer o pescoço.

Veja mais:
http://www.inutero.pt/UserFiles/File/artigos/seguranca_infantil/SPP%20Sindrome%20Morte%20Subita.pdf
http://www.sidscenter.org/documents/SIDRC/BackToSleep.pdf
http://www.healthed.govt.nz/uploads/docs/HE1228.pdf
http://www.netdoctor.co.uk/health_advice/facts/babysleep.htm
http://pediatrics.about.com/library/blbacktosleep.htm

5 comentários:

  1. Oie

    Linkei seu blog! sou mamãe de primeira viagem e suas dicas são preciosas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fá. Aqui em casa a gente está num dilema. Ele dorme mais rápido e melhor, se colocado de lado. Teve um dia que ele deu baile no Carlos quando eu estava dando aula e ele fez o teste. Desde então, a gente tenta sempre colocar ele de costas, mas quando demora muito, colocamos ele de lado e daí ele dorme. E mesmo quando colcoado de costas, ele se vira muitas vezes, ficando de lado... Não sei se aos 6 meses isso é um problema, já que o risco de morte súbita é muito maior até os 3 meses. O que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela,

    A Sandra está com 10 meses e também está se virando de bruços durante o sono. Também já percebemos que ela dorme melhor quando está nessa posição, mas continuo a colocando sempre de costas.

    Li no site sidscenter que quando eles começam a escolher a posição para dormir, ou seja, se viram sozinhos (e já podem se desvirar facilmente) não precisamos mais nos preocupar.

    Na verdade na maioria dos casos de morte súbita ocorrem entre os 2 e 4 meses.

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é interessante. Minha prima, hoje com 20 anos, era colocada de bruços quando bebê, pois ná época achava-se que as crianças poderiam sufocar caso vomitassem e estivessem de costas.

    Meu irmão, agora com 16, ficava de costas. Já por causa da tal morte súbita.

    Já para o meu filho a pediatra do hopital orientou que ele deveria ser colocado de lado... Ele tem 1 ano e 4 meses.

    Ele raramente aceitava ficar de costas. Pelo menos aprendeu a se virar logo :)

    Agora dorme na posição que tomba.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Tive um irmãozinho que, desde que aprendeu a se virar, no berço, só queria ficar de bruços. Minha mãe achava interessante, desvirava, mas ele virava denovo, ficava sempre de bruços. Então, como ele parecia se sentir confortável assim, na época não se falava muito nisso e achávamos que ele se desviraria, caso sentisse algum desconforto, deixávamos. Pois bem: ele faleceu no berço, de bruços, aos cinco meses e cinco dias, subitamente. Só então ficamos sabendo da recomendação para evitar essa posição, estavam começando a falar, na época. Então, não confiem e não bobeiem. É melhor perder algumas horas de sono desvirando o bebê ou colocando aparatos para ele não virar (fixos, para que também não o sufoquem!) do que ter uma surpresa desagradável dessas...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com