20090818

Como o bebe Deco começou a dormir a noite toda

Obrigada a todos pelas mensagens de apoio. Estou copiando abaixo o depoimento da Angela, minha amiga querida que tem dado várias dicas legais e bastante apoio aqui no blog.

É uma história de sucesso, muito bom lê-la para continuar motivada. É bom saber que é possível direcionar o sono do bebê de uma maneira que se torne um hábito saudável para a mãe e para o bebê.

O Deco é um bebê muito esperto e tem 5 meses.

Obrigada Angela

"Vou contar o passo-a-passo da evolução do Deco (5m) nesse último mês.
Depois que eu escrevi o post "desisti" comecei a fazer o Deco dormir no colo mesmo. Criei um ritual antes e ficava com ele no colo 20, 30 minutos até ele dormir. Fiz isso sempre nos mesmos horários (soneca de manhã, depois do almoço e no final d tarde) durante uns 10 dias para ajeitar o relógio biológico dele.
Depois disso comecei a fazer ele acalmar no colo durante uns 10 minutos e colocava ele no berço ainda acordado. Ficava ao lado dele fazendo carinho até ele adormecer. No começo demorava de 20 minutos a 40, mas ele começou a adormecer sem o colo. Mais uma semana assim. Ao final dessa semana eu já estava acalmando ele no colo por apenas 5 minutos para que ele não apagasse antes de chegar ao berço.
Na semana seguinte, ritual, colo por 5 minutos, berço, beijo e tchau. No começo ele demorava uma meia hora para dormir e uma vez ou outra eu voltava para acalmá-lo. Agora, mal dá tempo de ficar com ele 5 minutos no colo e ele adormece no berço depois de 5 a 15 minutos. Resmungando, reclamando, às vezes brincando com o pé ou com o desenho da almofada, mas adormece logo.
Resumo da história, quase um mês para chegar onde estamos. Tivemos paciência e fizemos um progresso de cada vez ao invés de impor todos os passos de uma hora para outra.
Na verdade, seguimos um pouco o livro da encantadora de bebês, mas ela fala em 3 dias para ajeitar a rotina do bebê. Decidimos fazer esse processo de transição mais lento... e no final deu certo igual.

Como ele está dormindo melhor, não é todo dia que ele precisa da soneca da tarde. Isso sobra mais tempo para ele brincar e se divertir e como resultado também ele dorme melhor e mais rápido a noite."

4 comentários:

  1. aHHH SERÁ QUE ISSO FUNCIONA COM MINHA ALICIA (TRES MESES).. QUE LEGAL !!! TALVEZ SIM...
    PORQUE ESTÁ MUITO DIFÍCIL FAZÊ-LA DORMIR SOZINHA NO BERÇO, ESTOU TENTANDO HA MAIS DE UM MÊS, ALGUMAS VEZES (MUITO RARAS) ELA DORME QUANDO SE ACALMA LÁ MESMO.. MAS NA MAIORIA DAS VEZES PRECISO FICAR ACALMANDO=A POR ALGUMAS VEZES ATÉ ELA DORMIR NO BERÇO, DE OLHINHOS QUASE FECHADOS.. VOU TENTAR ISSO.. PORQUE DAQUI A ALGUNS DIAS ELA VAI PRO HOTELZINHO.. AÍ TENHO QUE PASSAR A TÉCNICA Q FUNCI0NA.
    ELIZANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizana,
      O quê é hotelzinho? É tipo escolinha?
      Se você já está tentando com consistência há mais de um mês, talvez ela ainda seja muito pequenininha pra conseguir adormecer sozinha. Dê um trégua, fique ao lado do berço ou dê colo, mas fique sentada e não balance. As vezes, mesmo os bebês que dormem bem sozinhos, choram um pouco pra dormir, principalmente quando estão super estimulados.
      Não se preocupe, na escolinha, ela vai se condicionar a dormir do jeito deles. As vezes com uma pessoa de fora funciona melhor pois eles ficam menos ansiosos que a nós mães e acabam sendo mais consistentes. Aproveite pra curtir enquanto está com ela o tempo todo. :)

      Excluir
    2. Fabiana, Hotelzinho é como uma creche.. eles pegam bebês a partir dos quatro meses.. e cuidam direitinho.
      Eu sinto que lá ela fica tranquila, acho q porque eles falam baixinho, não tem barulhos, a minha ansiedade, nada disso... ela está ótima, Graças a Deus.. as vezes penso isso mesmo, ela ainda não tem maturidade pra dormir sozinha, mesmo assim coloco ela no berço cochilando, quase de olhos fechados.
      Elizana.

      Excluir
    3. Elizana
      Que bom que você encontrou um lugar assim, com pessoas queridas para cuidar da sua bebê.
      Não há nada melhor para uma mãe doque ter a certeza de ter deixado a pessoinha mais amada do mundo num lugar de confiança.
      Pelo jeito ela já aprendeu mesmo a adormecer sozinha. :)
      Agora é só curtir. :)

      Excluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com