20090805

Dividindo a cama com o bebê

Nosso "acampamento" foi montado no quarto da Sandra, nossa bebê, com o objetivo de colocá-la de volta no berço de uma forma mais gradual. No entanto o que tem acontecido de fato é que ela acaba acordando na nossa cama.

Isso porque, como citei em um post anterior, fico tão exausta que acabo desistindo e a deito ao meu lado na cama.

Tanto tempo se passou que finalmente tomei minha decisão. Vou deixá-la dormir sozinha no berço, ou seja, vou deixá-la chorar até dormir. Tomei essa decisão porque a qualidade do sono dela e do meu estão tão ruins que ambas andamos tão cansadas que já está comprometendo a qualidade do nosso tempo juntas e de seu desenvolvimento.

Mas até decidir me questionei do porquê não deixá-la de vez em nossa cama. Descobri que em várias sociedades dormir junto é a regra. Os Maoris e várias tribos indígenas sempre dividem a cama e amamentam conforme a demanda do bebê. Descobri que problemas com o suprimento de leite praticamente são inexistentes nessas sociedades.

Na nossa sociedade, dormir junto é quase um tabu e muitos casais que dividem a cama com o bebê nem sequer conseguem admitir publicamente. Eu mesma estou sendo tão massacrada pela família e amigos que chego a questionar minha decisão de deixá-la só temendo estar agindo sob pressão. Além disso tenho questões sem respostas.

Neste momento em que a ansiedade de separação tem nos consumido, não será esse o pior momento para deixá-la se acalmar e dormir sozinha?

Como me certificar de que ela não esteja com dor ou desconforto?

Como saber se ela não se sentirá abandonada?

2 comentários:

  1. Fá, como você falou no post anterior: não existe certo ou errado, existe o que dá certo para uma família e para outra. Se você acha que está comprometendoa qualidade de vida da Sandrinha, então pode tentar ir aos poucos. Faça a bebê adormecer no berço na soneca da tarde e depois que ela estiver pronta, faça isso durante a noite. Depois leia meu post no outro blog. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Começar durante a tarde é uma ótima sugestão. Obrigada. Acho que desse final de semana não passa. Estou juntando coragem.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com