20090815

Massagem relaxante para bebês


Recebi algumas dicas para massagear a Sandra para ajudá-la a relaxar e dormir melhor. Obrigada pelas dicas.

Na verdade a massageio desde bem pequena, mas sem técnica apenas passando minhas mão suavimente por todo o seu corpinho. Ela gosta, mas desde que começou a se sentar ficou bem difícil conseguir matê-la deitada.

O que faço agora é um pouquinho de massagem na barriga e nas perninhas nas trocas de fralda quando ela está disposta. O que inclussive ajuda no funcionamento do intestino.

Ela teve intestino preso assim que começamos a introduzir os sólidos e a enfermeira da Plunket nos recomendou que massageássemos a barriguinha dela várias vezes por dia. Como aqui na Nova Zelândia não tem aqueles supositórios de glicerina. Levei bem a sério o conselho e funcionou.

Comprei até um livrinho de Shiatsu (foto) para bebês para aprender algumas técnicas como a de indução ao sono. Mas acho que não faço direito ou não faz efeito na Sandra. :)
Na verdade não acho que ela tenha falta de sono e sim falta de vontade de dormir. De qualquer maneira continuo tentando. Mas infelizmente após o banho ela não tem muita paciência. Quer ficar sentada ou de pé enquanto lutamos para vesti-la. Talvez ela já esteja muito cansada na hora do banho. Vou tentar dar o banho um pouco mais cedo.

Quanto a Shantala que parece ter ficado famosa no Brasil por causa da novela também é bem relaxante, mas nunca consegui fazer o ritual todo então na prática faço só oque ela gosta no tempo que ela aceita e curtimos bastante o momento.

Na verdade o importante é o contato físico, para os bebês que não gostam de ser massageados o abraço, colo e carinho são ótimos substitutos.

Já foi comprovado que os bebês que não são tocados mesmo recebendo alimentação suficiente falham no ganho de peso e desenvolvimento e os bebês prematuros que são massageados pelo menos vinte minutos por dia ou que tem bastante contato pele com pele estatísticamente ganham peso mais depressa e tem mais chances de sucesso.

O site abaixo é legal, explica simplificadamente e mostra algumas fotos.
Shiatsu

Veja o vídeo também



Bibliografia
O que esperar do primeiro ano - Murcoff, Eisenberg e Hathaway
Touch for love Shiatsu for your baby - Waturu Ohashi e Mary Hoover

8 comentários:

  1. minha bebe é muito ipaciente...e na hora de dormi,ela só dorme se for mamando...e toda hora de noite ela acorda.eu nao sei mas o que fazer...e estou MUITO PREOCUPADA pois ela dorme tarde e acorda cedo...vou tentar essas massagens tomara que de certo com ela...beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. meu bebe tem muitas colicas nao sei mais o que fazer .....por isso ele nao dorme tao bem a noite. alguem me ajuda kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a minha filha só teve cólica uma vez. Tenho ouvido que massagem ajuda bastante a liberar os gases. De qualquer maneira de uma olhada nos posts http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sabia-que-o-bebe-chora-de-sono.html,
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sobrecarga.html e http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html

      Excluir
    2. Experimente colocar seu bebe de burso sobre sua barriga, de preferencia pele com pele. se seu bebe é um menino sua barriga ajudará bastante, se for uma menina também ajuda, porém é mais eficaz a barriga do papai. a minha bebe sofria com muitas colicas e esse método nos ajudou bastante. espero que dê certo.

      Excluir
    3. minha pequena tem 5 meses e tambem estava com colicas, naverdade muitos gases entao meu pediatra passou flagas pra ela e foi otimo, solta tudo mesmo, manter o pezinho aquecido tb ajuda, espero que tenha sucessos......

      Excluir
    4. MINHA PEQUENA TEM 5 MESES, E ESTAVA COM MUITOS GASES ENTAO MEU PEDIATRA PASSOU FLAGAS FOI MUITO BOM, PERGUNTA PRO SEU PEDIATRA SE SEU BEBE PODE TOMAR... MANTER O PEZINHO AQUECIDO TB E MUITO BOM... ESPERO QUE DE CERTO

      Excluir
  3. Lendo esse blog consigo entender o sofrimento dos meus pais.... Não sei como, mas eles descobriram que eu dormia andando de carro e toda noite era a mesma novela.... Andar de carro até eu dormir, parar o carro na garagem e meu pai só desligar o carro quando eu já estivesse na cama! Já pensou no drama. Estou pensando em engravidar no fim do ano. Tomara que eu tenha um bebê menos trabalhoso que eu.

    ResponderExcluir
  4. meu bb tem 1ano e 4meses ele dorme bem mas sempre acorda de madrugada para mamar

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com