20090819

Técnicas gentis e criativas - Como conseguir (os pais) dormir a noite toda


"Não sabia que a Sandrinha dava bailes para dormir.Quando o Pedro era pequenino, comprei vários livros sobre sono da criança e fiquei bem dividida entre deixá-lo chorar e levá-lo para minha cama. Optei por levá-lo para a minha cama, conclusão....ele até hoje vai para minha cama por volta das 02:00h. Nosso sono é tão profundo que nem vemos ele entrar no nosso meio e confesso que gostamos do quentinho, amor e aconchego que nós passamos um para o outro.

Nunca ouvi falar de adulto com problemas porque ia para a cama da mãe de madrugada, então deixamos ele dormir com a gente. Sinto que ele fica feliz, dorme bem e não atrapalha a gente, pois na hora que ele vai pra nossa cama já namoramos o suficiente.
O Pedro é muito carinhoso, seguro, faz amigos com facilidade,mas também é mimado. Acho que eu e o André não fazemos mal em deixar ele na nossa cama, embora a pediatra recrimine! Criar esses pequeninos é uma delícia! Acho que estamos acertando mais do que errando!

Você deve estar cansada de saber que cada criança tem seu tempo. Não espere que a Sandra vá cumprir o schedule dos filhos(as) de suas amigas, irmãs, primas etc......

Algumas etapas a Sandra vai ser a primeira(ficar na pole position) ,e outras ela será a última.Normal.
A nossa ansiedade faz com que a gente não aproveite cada momento com o babies....Não deixe de aproveitar!
Daria tudo para trocar uma fralda do Pedro!!!!Hj ele é independente, mas dá uma saudades.Por mais que eu um dia vá trocar fralda de outro filho, essa experiência, com o Pedro, já era.Por isso aproveite cada fase de usa gostosinha!


O Pedro com 8 meses dormia no berço dele a noite toda. Ele ia dormir 20:30 hrs e acordava 07:00hrs. Nos dias de muito frio ele acordava de manhã eu trocava a fralda e ele dormia mais um pouco na minha cama. Nunca consegui fazer como a "encantadora de bebes" diz: dar boa-noite e sair do quarto!!!!Era um choro só, eu ficava nervosa com o choro dele. O Pedro sentia o meu nervoso,era um stress. Para mim não serviu.

Não faça da hora de dormir um momento de tensão para vcs 3.

Eu ficava com ele no meu colo no quarto dele até ele dormir, depois deitava ele no berço saia de fininho do quarto. UFA, missão cumprida! Depois que ele saiu da fralda, ele acorda lá pelas 3:00da madrugada para fazer xixi, e aí vai pra minha cama. Não ponho ele direto na minha cama para dormir porque a gente dorme mais tarde que ele. O Pedro quer iniciar o sono no quarto dele, e depois do xixi, vai pra minha cama.

Hj nossa rotina é essa:
Busco ele na escola as 17:00h. Chega faminto e janta. Brinca na rua, em casa ou na casa dos amigos, até as 19:30h. Toma banho, escova os dentes e assiste um pouco de TV ou joga Video-Game até as 20:30hrs. Deito com ele na cama dele (e é só desse jeito que ele dorme), conto história e good night. O resto você já sabe: acorda de madrugada e vai pra minha cama!

Antes ele não tinha "os medos" agora, está na fase do monstro, acha que no escuro tem monstro, rsrsrs, é engraçado a imaginação deles! Acorda as 7:00h para ir na escola as 08:00h. Ele já sabe a diferença de dia de semana e fim de semana, então agora de sexta-feira e sábado, dá pra sair da rotina totalmente, ele dorme tarde, acorda tarde.

Depois da fase de neura com o sono, tive neura com alimentação.Ele não comia nada!!! Eu fazia de tudo, mas era tudo em vão. Um dia estava passando o desenho do Lazy Town, peguei o telefone e liguei para a mãe do Spotacus(herói do desenho),e a mãe dele ia dar de janta para o Sportacus exatamente o que tinha em casa para comer. Que coincidência!!!rsrsrs o Pedro caiu nessas por um bom tempo! Depois da neura com comida veio a neura com desfraldamento.......

Alguns amiguinhos saíram da fralda com 1 ano e 11 meses e o Pedro só fazia xixi na calça! Ele desfraldou com 2 anos e 2meses. Agora, pensa de uma maneira racional, que diferença faz desfraldar com 1 ano e 11 meses ou com 2 anos e 2 meses!!!!

Atualmente minha neura é que ele está comendo muito, tenho medo que engorde!Ah! tem também a neura de desenhos violentos, jogar muito video-game. Fabi, acho que nunca vai passar. As fases mudam, mas a gente sempre vai ter uma ponta de insegurança.

O dr. Hernrique(pediatra) diz que ele é normal e saudável, não tenho com que me preocupar!O ruim seria e ele tivesse um problema de saúde sério, que aí não seria neura seria uma realidade.

Quanto aos livros,
-A encantadora de bebês
algumas técnicas foram legais, outras não.

O que mais me ajudou foi o grupo:
Soluções Para noites sem choro.

Li o livro Criando Meninos. Nada do que a gente não conheça! Mas valeu a pena ler.

Estou amando relembrar quando Pedro era bebê, estou amando compartilhar com você e outras mães."

Depoimento da Andrea, mãe do Pedro, hoje com 4 anos , sobre sua experiência e rotina em criar seu filho em clima de harmonia.

2 comentários:

  1. Oi Andrea, eu tenho a mesma opinião que você.
    Meu filho tb tem o tempo dele. Para mim é um prazer ser mãe. A hora de dormir é o nosso momento. Ele janta, toma banho e depois vai para a minha cama para a gente "namorar". Geralmente meu marido chega nesta hora e aí o namoro é a três. A gente brinca, rir e se curte. Ele, o nosso bebê, dá boas gargalhadas e tenta um pouquinho vencer o sono. A gente faz com ele brincadeiras de toque, com leveza, sem excitar, apenas mostrando para ele o tanto que ele é amado. Meu marido então apaga a luz do quarto e a gente fica ali, em aconchego, eu e ele, até que ele pede o peito. Mama a vontade, já que amamento até hoje em livre demanda, ele tem 1 ano e 2 meses, come de tudo, mas ainda mama. Sou feliz e gosto de amamentá-lo. Vou desmamar naturalmente e o processo já começou, já que ele mama so a noite.
    Depois de mamar ele dorme satisfeito, com a carinha mais gostosa do mundo. Coloco ele no berço, no quarto dele. Lá pelas 0h, ele me chama e pede mais mamá. Eu amamento. Se estou cansada deixo ele na cama comigo, do contrário, ele volta para o berço. E não tem nenhum stress. Pela manhã, as 6h, ele acorda e meu marido entra em cena. Dá banho, troca a roupa e eles vão juntos a padaria. Quando valtam, já esta na minha hora de acordar tb, já que trabalhamos e eu tb tenho que sair.
    Aqui em casa tb funciona a leitura do soluções para noite sem choro.

    ResponderExcluir
  2. que lindo seu amor por seu filho o meu filho tem 7 meses e so dorme pensei q eu estava educando mal ele mas quer saber de uma coisa eu tenho mas e q aproveitar mesmo ele aqui bem pertinho de mim, agora q esta pequeno. Obrigada vc me ajudou muito com seu depoimento.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com