20090824

Viajando com o bebê







Viajar com um bebê é uma missão que exige bastante coragem, viajar com um

bebê sem acompanhante pode ser um verdadeiro desafio. Dizem que as crianças e os
bebês se adaptam muito mais fácil a um novo fuso horário e a uma nova rotina do que nós adultos, mas acho que a mudança foi um fator considerável para arruinar os bons hábitos de sono de nossa pequena Sandra.


Sem ter ainda alcançado o objetivo de tê-la dormindo de novo a noite toda, inventamos de viajar neste fim de semana o que não ajudou muito a retomada da rotina, mas como o objetivo do blog é registrar minha experiência e tudo que tenho aprendido segue um post interessante sobre viagens de avião com bebês. Acho que outras mães de primeira viagem, que pretendem colocar seus pequenos na estrada, podem encontrar algumas dicas úteis aqui.

-As companhias aéreas possuem pequenos berços/moisés (bassinet) que são atachados na frente das poltronas da primeira fileira tanto da classe econômica quanto da primeira classe. O problema é que a maioria das empresas não divulgam e precisamos pedir, as vezes exigir, esse serviço que pode garantir que o bebe, a mãe e outros passageiros durmam durante a viagem. Não é necessário pagar extra por ele e o limite de peso e idade do bebê varia de empresa para empresa.


- Caso não seja possível reservar o bassinet, costumam dar preferência para bebês mais novos, marcar o assento da primeira fileira pode ser muito útil pois tem mais espaço e fica perto  dos toilets.  Com a Sandra já sentando, ter espaço para colocá-la sentada no chão na minha frente foi muito útil.














-A cadeirinha do carro/ bebê conforto pode ser usado caso os pais optem por comprar um assento extra para o bebê, em geral é permitido tê-los no colo até dois anos. Neste caso se o bebê estiver dormindo no destino final é só pegar a cadeirinha com ele dentro sem precisar interromper o soninho do pequeno.

- Se não comprar um assento extra para o bebê, peça para utilizar um assento livre. Algumas companhias permitem, mas não oferecem. Não custa nada pedir pedir. Neste caso prefira o da segunda fileira pois os braços da primeira fileira da maioria dos aviões não levantam.

- Entretenimento - Levar alguns brinquedos pequenos é fundamental para não deixar o bebê irritado por estar confinado ou superestimulado com tanta coisa diferente. No entanto é melhor dar um por vez. Na primeira vez que viajamos dei todos de uma vez, ela logo se cansou deles e começou a chamar a atenção das pessoas a volta. Quando os outros passageiros cansaram de dar sorrisos ela já estava superagitada e como não tínhamos para onde correr o berreiro foi inevitável e com a sobrecarga ela não conseguiu dormir. 

- Para os pequenos que já iniciaram as papinhas, bolachinhas também podem ajudar entreter. As de polvilho são minhas favoritas, demoram para acabar.

- Para maiorzinhos DVDs portáteis e Ipadpodem ser a salvação.

- Rotina - Em caso de viagens longas é melhor manter os horários de alimentação e sono o mais próximos possível do de costume garantindo dessa maneira não deixar o bebê com fome, sono ou lotado de comida.

- Suprimentos -Não esquecer das fraldas, se o bebê tiver que ficar sujo por falta de fralda, provavelmente, não vai querer dormir. Roupas extras também são importantes, o bebê pode vomitar, se molhar etc. Melhor vesti-lo em várias camadas (leves) pois nunca sabemos a temperatura do avião.

- O ar do avião é muito seco, o bebê pode ficar com sede, é bom ter uma mamadeira ou copinho de água à mão.

- Se o bebê toma fórmula/leite em pó, melhor já levar algumas mamadeiras já prontas ou quase prontas pois se depender da disponibilidade da comissária para prepará-la pode atrasar meia hora e consequentemente atrasar a soneca.

- Remédios - Há alguns remédios que induzem o sono, é possível pedir
para o médico, mas é uma boa
idéia testar antes. Já pensou se dá efeito inverso e a ferinha fica acordado e superestimulado a viagem toda?
Um paracetamol à mão pode ser de grande ajuda.

- Carrinhos - Na maioria dos casos é possível levá-los até a porta da aeronave e pegá-los na saída. Os modelos pequenos e facilmente dobrável (guarda-chuva) muitas vezes podem ficar guardados no setor de passageiros o que facilita muito a vida em caso de conexão pois pode-se colocar o bebê adormecido e com ele ali passear pelo aeroporto enquanto espera o horário do próximo vôo.

- Acessórios - Cangurus e Slings ajudam bebês supercansados a dormir no translado aeroporto - aeronave e ainda permitem que se fique com as mãos livres, existem também, coleiras para prender as ferinhas e carriers (veja foto) uma espécie de mala para por o bebê dentro para dormir e transportar.

Quanto a chegada no destino a melhor coisa é manter o bebê dormindo da maneira habitual. Tenho algumas amigas que tem seu próprio berço portátil garantindo que seus bebês possam continuar adormecendo no berço. Em toda viagem o bebê dorme no mesmo bercinho já familiar.

Como não perder a rotina conquistada? NÃO SEI! Acho que foi assim que todos os meus problemas começaram. Depois da viagem tudo mudou. :)

Veja também:
Viajando com o bebê III




4 comentários:

  1. ADOREI as dicas de viagem! Para aonde vocês foram? Beijos

    ResponderExcluir
  2. As fotos são da viagem para Australia, mas neste fim de semana fomos para Christchurch. Como a viagem dura menos de uma hora eles não oferecem o bassinet.

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa leva nosso filho para o trabalho todos os dias no ônibus da empresa, a creche fica lá. Cerca de 1h30m de viagem. Há pouco tempo ela apelou para o DVD portátil. De fato é a salvação. Nunca levamos João para viagens mais longas, no máximo 4h de carro. Não quero nem imaginar como seria ele em um avião.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com